quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Orizona cresceu mais de 8%

O Governo de Goiás, através da Sefaz - Secretaria da Fazenda, publicou em 19 de agosto de 2009, a Resolução nº 088/2009, que estabelece os Índices de Participação dos Municípios referentes aos dois últimos anos. E podemos nos orgulhar: ORIZONA é um dos municípios que mais crescem em Goiás e é o 1º da Região. Confira no gráfico abaixo:

EFAORI na Jornada da Juventude Rural III

A III Jornada da Juventude Rural, que acontece de 22 a 25 de setembro em Glória do Goitá (PE) e que tem a participação de uma delegação da EFAORI, inclusive do vice-prefeito Antonio Baiano, foi destaque na edição de ontem (23) do Globo Rural, conforme pode ser visto abaixo:

Orizona no Senso Escolar 2009

O DOU - Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, o Senso Escolar 2009, conforme a portaria 919/09, de 22 de setembro de 2009, do Ministério da Educação. Confira abaixo os resultados referentes ao município de Orizona:
EDUCAÇÃO INFANTIL
- Cheche: não consta.
- Pré-Escola: 306 estudantes.
ENSINO FUNDAMENTAL
- Anos Iniciais (parcial): 866 estudantes.
- Anos Iniciais (integral): 286 estudantes.
- Anos Finais (parcial): 936 estudantes.
ENSINO MÉDIO
- Regime Parcial: 556 estudantes.
EJA
- Fundamental: 36 estudantes.
- Médio: 31 estudantes.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Ensino Fundamental: 13 estudantes.
- Ensino Médio: 6 estudantes.
- EJA: 2 estudantes.
TOTAL: 3038 estudantes.
As secretarias municipais e estaduais terão 30 dias para questionar e recorrer com relação aos resultados.

Feira da Lua em Orizona

Aconteceu nesta quarta-feira (23), a reabertura da Feira da Agricultura Familiar no período noturno. A comercialização, que acontece tradicionalmente nas manhãs de domingo, funcionou de 17 às 22 horas. Por enquanto, poucos feirantes apareceram e a movimentação dos consumidores também foi pequena. A chuva prejudicou um pouco, mas faltou divulgação. De qualquer forma, se virar tradição, será muito bom para Orizona.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Benefícios ao Sudeste Goiano

Catalão, Ouvidor, Urutaí, Ipameri, Davinópolis, Orizona, Cumari e Goiatuba foram contemplados cada um com o valor de R$ 50.000,00. O dinheiro foi liberado pelo Governador Alcides Rodrigues, através das Secretarias da Fazenda e Planejamento. A solicitação da liberação de verbas de convênios para atender as necessidades dos municípios da região sudeste e sul, foi um trabalho da deputada Adriete Elias (foto) junto ao governo do Estado. “Tenho certeza esta quantia de R$ 400.000,00, dividida com os oito municípios será bem utilizada pelos prefeitos em prol da população. Cada prefeito vai poder empregar a verba diante a necessidade urgente da cidade”, declara Adriete Elias - PMDB. Todos os municípios contemplados com a verba, já foram contactados pela SEPLAN. O dinheiro só será liberado mediante apresentação de documentação exigida por Lei.

CNM quer mais ajuda do Governo

Na tarde desta terça-feira, 22 de setembro, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, solicitou ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), meios que auxiliem os Municípios a saírem da crise econômica. Acompanhado dos presidentes das entidades estaduais, Ziulkoski apresentou duas reivindicações que, em parte, devem ajudar os Municípios a superar a situação de aflição em que se encontram: Maior a agilidade na tramitação do Projeto de Emenda à Constituição 351/2009 – PEC dos Precatórios – e a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 306/2008, que regulamenta a Emenda Constitucional 29, foram os itens prioritários, apresentados na ocasião. De acordo com Ziulkoski, os dois encaminhamentos ajudariam, de certa maneira, os Municípios brasileiros neste momento de redução das arrecadações municipais. (CNM)

PEC dos Vereadores V

O Plenário aprovou nesta terça-feira, dia 22, em segundo turno, as PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores do País dos atuais cerca de 52 mil para cerca de 59 mil. Além disso, ficam reduzidos os percentuais máximos de receita municipal que podem ser gastos com as câmaras. As PECs serão promulgadas em sessão solene do Congresso.
Fonte: AGENCIA CAMARA.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Giro da Notícia por Orizona

- O executivo enviou à Câmara Municipal, Projeto de Lei que aumenta a licença maternidade de 120 para 180 dias para as servidoras municipais. A proposta será apreciada ainda hoje pelos parlamentares.

- Oleno Marçal: "o Centro de Convivencia do Idoso arrecadou aproximadamente 15 mil reais com portaria na Festa do Leite 2009. Boa parte desse dinheiro foi gasta pagando despesas com farmácias".

- O presidente do Sindicato Rural Helio Frutuoso, fez hoje prestação de contas da Festa do Leite 2009, no jornalismo da Rádio Orizona FM. Segundo o mesmo a avaliação da festa foi a mais positiva possível.

EFAORI na Jornada da Juventude Rural II

Começou hoje, 22 de setembro de 2009, a III Jornada Nacional da Juventude Rural. Jovens de todo o Brasil estão reunidos em Glória do Goitá, Pernambuco, para discutir o tema "Trabalho e Sustentabilidade no Campo". O SERTA já está recheado de pessoas, artistas e, sobretudo, jovens. A abertura do evento foi realizada com a apresentação do Grupo teatral Zum Zum Zum Danado, com a peça intitulada "Qual sua história Maria, qual seu sonho José?" Na chegada, os participantes foram recepcionados pela rádio Mariêda. Com o slogan a voz da jornada, a rádio foi montada por jovens participantes da jornada e comunicadores do Giral, em homenagem a todas as mulheres da jornada, em especial, Maria Ieda, uma das idealizadas do evento. Eles entram no ar, por meio de caixas espalhados pelo espaço do evento, sempre nos horários de intervalo da programação, com músicas, entrevistas e muita animação.O evento já recebeu a cobertura da rede Globo Nordeste. Para o prefeito de Glória do Goitá, Djalma Paes, essa jornada representa um marco na história do município. "Essa jornada ficará marcada em nossa história. Ela representa um reconhecimento das ações que são desenvolvidas no município, e um estímulo para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. E sediar tudo isso, é bom demais", afirma Djalma. Uma delegação de seis pessoas da EFA de Orizona partipa da Jornada. (Fernanda Tallarico)
Fonte: Jovem Rural.

Mutirão no Povoado da Cachoeira

A Secretaria Municipal de Ação Urbana realiza a partir de hoje, 21 de setembro, mutirão de limpeza no povoado de Cachoeira. A atividade dá continuidade às ações desenvolvidas desde o início do ano pelo Governo Municipal nos bairros e nos povoados.
Com esse mutirão, a Prefeitura passa por todos os povoados do município neste ano e a comunidade da Cachoeira terá estímulo a mais para receber os visitantes que participarão da Tradicional Festa em Louvor a São Miguel Arcanjo e Santa Terezinha, que ocorrerá de 16 a 26 de setembro. Essa festa, aliás, é uma das mais tradicionais de Orizona e já é realizada há quase um século, atraindo pessoas de todo o município e de outras regiões do Estado de Goiás.

NOTA OFICIAL SOBRE A GRIPE A

A Prefeitura Municipal de Orizona, tendo em vista o aumento dos casos da Gripe A em todo o Estado, já atingindo inclusive cidades vizinhas, publicou nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, a Portaria nº 524/2009 que suspende por 40 dias todos os eventos públicos a ser realizados pela Administração Municipal.
Essa medida já é adotada pelo Governo de Goiás e recomendada pelo Ministério da Saúde. Os eventos particulares não serão afetados, mas os organizadores deverão apresentar um plano de ação junto ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Município.
A Prefeitura de Orizona esclarece ainda à população que não há em nosso município nenhum caso suspeito ou em observação. A medida é meramente preventiva. No entanto, fique atento aos sintomas provocados pela Gripe A. Ao menor sinal, procure uma de nossas unidades de saúde.
A Prefeitura de Orizona está preparada para enfrentar possíveis casos da nova gripe, com o encaminhamento rápido para tratamento especializado e fornecimento da medicação indicada.
Ajude-nos a manter a Gripe A fora de Orizona. Evite viagens que possam ser reprogramadas e participe ao mínimo de grandes aglomerações.

Governo Municipal de Orizona
A Força do Trabalho!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EFAORI na Jornada da Juventude Rural

Pernambuco abre suas portas para receber jovens rurais do Brasil inteiro na III Jornada Nacional do Jovem Rural. Pela primeira vez, a Jornada vai debater o rural no próprio rural. O município de Glória do Goitá, na Zona da Mata pernambucana, será a casa durante quatro dias (22 a 24 de setembro) para as discussões acerca do tema “Trabalho e Sustentabilidade do Campo”, fio condutor da programação. Painéis, minicursos, oficinas e grupos de trabalho irão movimentar as dependências do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), anfitrião do evento.
Neste ano, além da Jornada Cultural, quando várias organizações mostrarão o melhor das culturas locais, será organizado uma feira com produtos típicos de todas as regiões do país. Haverá ainda um dia de visitas dedicado às experiências juvenis na agricultura familiar em toda a Bacia do Goitá.
A III Jornada Nacional do Jovem Rural também será palco do lançamento do livro "Vozes e Visões do Campo", um belíssimo registro em textos e fotos que conta como foi a experiência do II Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, realizado no ano passado em 14 estados.
A III Jornada vai reunir 800 jovens rurais de todos os estados brasileiros. O encontro é uma realização da Rede de Fortalecimento Institucional do Jovem Rural, que tem como objetivo favorecer a integração de jovens rurais e estabelecer uma rede focada no empreendedorismo.
Nesta edição, o vice-prefeito de Orizona e presidente do Centro Social, Antonio Baiano, o professor César Augusto de Castro, monitor da EFAORI e diretor da Escola da Firmeza e os estudantes da Escola Família Agrícola de Orizona, Rosiele, Beatriz, Karine e Ademir, participam das atividades da jornada e já estão em Pernambuco. A estudante Rosiele (filha do Zé Abrão), aliás, faz parte da equipe organizadora do evento.
Fonte: Jovem Rural.

Pedro Wilson parabeniza Orizona

O deputado federal Pedro Wilson (PT-GO) também lembrou dos 159 anos de Orizona. Leia abaixo, trechos do ofício 159/09, do Gabinete de Pedro Wilson:

"População orizonense,

Foi com muita honra que recebi o convite para participar da 'Festa do Leite e aniversário da Cidade de Orizona', importante cidade do nosso Estado, conhecida inicialmente como Campo Formoso, foi fundada por Joaquim Fernandes de Castro e José Pereira Cardoso, terra de coração do Nosso Companheiro Antonio Baiano, e terra de nascimento dos nossos companheiros e companheiras Olívia, Fabiana, Balduino e Pedro Jacinto. Ressalto ainda os povoados como Corumbajuba, Montes Claros, Buritizinho, Taquaral, Cachoeira e Salto, Beira dentre outros.
Região do leite, terra da cachaça, povo de fé e esperança, religião, cantigas de roda, folclore... do Amigo Anteres e do Prefeito Felipe, da cachaça Marçalina.
Viva Orizona!
Viva o saudoso e eterno Vereador Salvador!
Viva Goiás!
Viva o Brasil!
Atenciosamente,
Pedro Wilson
Deputado Federal - PT/GO"

Adriete lembra dos 159 anos de Orizona

A deputada estadual Adriete Elias (PMDB), não esteve presente nas comemorações dos 159 anos de Orizona, mas cuidou de enviar ao prefeito Felipe Dias, um cartão parabenizando o município pela data, conforme pode ser lido integralmente abaixo:

Vacinação contra a Paralisia Infantil V

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, realizada nesse sábado, dia 19, em todo o Brasil, aconteceu também em Orizona, com a disponibilização de quatro pontos na cidade.
72% das crianças de zero a 5 anos de nosso município foram vacinadas, percentual que ficou abaixo da meta de 90%, definida pelo Ministério da Saúde. Com esse quadro, a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a campanha até o dia 5 de outubro. Quem ainda não vacinou as suas crianças poderá vacinar no Posto de Saúde do bairro Santa Maria e nos Centros de Saúde dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.
A vacina contra a Rubéola também estava disponível durante a Campanha para homens e mulheres de 20 a 40 anos, mas a procura foi muito pequena. Esta vacina também continuará disponível nos respectivos centros municipais de saúde.

Concurso da Educação é Prorrogado

O prazo de inscrições para o concurso público para Professor Nível III do quadro permanente da Secretaria da Educação, previsto para encerrar dia 17 de setembro, foi prorrogado até o dia 1º de outubro. O concurso visa formar um cadastro de reserva nas diversas áreas do conhecimento, de forma a suprir as necessidades da rede de escolas públicas estaduais. Os interessados devem efetivar as inscrições no endereço www.cs.ufg.br.
Mais informações: (62) 3201-3004.
Fonte: Jornal do Sudeste.