sexta-feira, 29 de março de 2013

Monsenhor Massimo Leoratto morreu na Itália no dia 26/03

DA REDAÇÃO - Orizona e a Diocese de Ipameri perderam na madrugada do último dia 26 de março, um dos seus maiores benfeitores: o Mons. Massimo Leoratto, ou simplesmente Padre Massimo. Pe. Massimo, natural da Diocese de Vicenza-Itália, veio para o Brasil em 1968. Trabalhou em diversas Paróquias da Diocese de Ipameri e em 2006 retornou para a Itália, onde veio a falecer.
Seu trabalho foi um importante estímulo para as comunidades por onde passou. Com espírito de associativismo e cooperativismo, implantou diversas cooperativas de trabalhadores por onde passou. Também auxiliou no embrião daquilo que seriam as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Em Orizona, estimulou e apoiou as CEBs, o Centro Social Rural de Orizona, a formação e fortalecimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das primeiras associações. Através do Centro Social, nos anos de 1970, desenvolveu ações que viabilizaram a gestão daquela entidade, na época ligada diretamente à Paróquia, para a manutenção do Hospital São Camilo, hoje, Hospital e Maternidade São Pio X.
Segundo o atual diretor do Hospital, Dr. Fernando Dorival Pires, no início da década de 1970, Pe. Massimo o chamou e convidou, juntamente com o Dr. José Mesquita, para trabalhar no ambulatório médico, que na época estava praticamente falido. Foi para Dr. Fernando uma atitude que considerou inusitada: um padre e uma entidade ligada à Igreja querendo atuar na área da saúde.
Pe. Massimo buscou recursos financeiros e enfermeiros na Europa e investiu no ambulatório médico. Eram equipamentos de ponta, que ainda são usados em parte hoje no hospital. Anos depois, o padre chamou o mesmo médico, pedindo que junto com os colegas montasse uma empresa que viesse a gerir o hospital, que a partir dali mudou para o nome que ainda é mantido.
Massimo chegou na Paróquia de Orizona na mesma época que Pe. Cláudio, também muito dinâmico. A partir daí, abriu as portas para vários missionários italianos que continuaram aquele trabalho tranformador até o final da década de 1980, entre eles, Giuseppe (José), Vittorio e Rosino.
A Prefeitura de Orizona divulgou nota de pesar pelo falecimento do mesmo, assinada pelo prefeito Felipe Dias, nota essa que foi encaminhada à Paróquia Nossa Senhora da Piedade e à Diocese de Ipameri. Leia abaixo a nota de pesar:

"A Prefeitura Municipal de Orizona recebe a notícia do falecimento e Pe Massimo com pesar e ao tempo com a certeza que sua passagem ao encontro definitivo com Deus é coroado de glórias.
O município de Orizona teve a grata satisfação de receber este missionário italiano nos idos de 1968, logo após a realização do Concílio Vaticano II de onde veio a novidade das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base. Foi essa convicção que fez padre Massimo iniciar seu trabalho neste município. Ele conseguiu criar uma célula das CEBs em 70 localidades no meio rural. Uma proposta que transformava um simples fiel em protagonista do Evangelho e um lutador pela cidadania. Aos coordenadores desses grupos eclesiais deu-se o nome de dirigentes.
A partir desta experiência exitosa, iniciou também um processo de organização social de nossas comunidades rurais. Das comunidades nasceram associações de pequenos produtores, sobretudo no final da década de 1980, experiência que resultou na criação da Central de Associações e logo depois na cooperativa de produção e cooperativa de crédito.
Orizona lembra com saudades dos feitos de Pe. Massimo e reconhece nele uma grande força evangelizadora capaz de impulsionar o desenvolvimento social, econômico e cultural em nosso município. Merece destaque a criação dos centros comunitários nas mais longínquas localidades onde o povo pudesse reunir aos domingos para refletir a fé e a vida. Como dizia Pe. Massimo: 'um novo jeito de toda a Igreja ser - gente que se faz gente na Igreja e na sociedade'.
Que o Deus da vida nos ajude a enxugar as lágrimas de seus familiares e de todos que aprenderam a admirar esse grande missionário".

A Visão e o Legado de Mauro Borges para os Goianos

DA REDAÇÃO - Neste dia em que foi sepultado um dos mais importantes goianos dos últimos dois séculos, aproveitamos a oportunidade e colocamos abaixo, em sua íntegra, texto do Brasil 247 intitulado "Mauro Borges: O Visionário que Mudou Goiás", que descreve de forma sucinta o que representou Mauro Borges para o desenvolvimento de nosso Estado:

"Ex-governador deixa legado de democracia plena e crença nas instituições administrativas bem fundamentadas; Mauro criou as bases para o desenvolvimento do Estado e foi responsável por desbravar e valorizar o interior goiano; corpo do filho de Pedro Ludovico foi velado no Palácio das Esmeraldas
Mauro Borges Teixeira era estadista puro e simples. Como governador do Estado na década de 60 lançou as bases para o desenvolvimento de Goiás. Morto nesta sexta-feira aos 93 anos, Mauro deixa o legado do planejamento, das estruturas administrativas bem montadas e do espírito democrático.
Não perdia o humor e o sorriso característico nem quando falava do fatídico episódio em que foi deposto pelos militares. Naquele 26 de novembro de 1964, o povo cercou a Praça Cívica para presenciar e protestar contra a intervenção militar que tirava Borges do governo. "Ao contrário do que eles queriam e imaginavam, eu saí nos braços do povo", costumava dizer sorrindo Mauro Borges.
O ex-governador nasceu em Rio Verde, no interior do Estado, e foi o primeiro político goiano a enxergar a valorização do interior como um passo para o desenvolvimento. Borges patrocinou a chamada "marcha para o Oeste". Levava prosperidade e benefícios aos municípios até então abandonados. Criou colônias agrícolas e durante suas estadias pelo interior tomava banho pelado nos rios junto com os integrantes de sua comitiva - um exemplo de sua humildade no poder.
Planejamento era outra palavra adorada pelo filho de Pedro Ludovico. Antes mesmo de assumir o Estado, Mauro já tinha traçado todo o plano de desenvolvimento que tinha na cabeça. Com o "Plano MB" criou autarquias e secretarias que tinham como objetivo fortalecer a estrutura administrativa do Estado.
Crio a Iquego, Osego, Cerne, Crisa e Metago. Desbravou o mato e abriu estradas para o interior goiano. O golpe militar pôs um freio no visionário político goiano. Mas, não conseguiu apagar o que ele construiu com tanta convicção. As sombras da ditadura não causavam rancor em Mauro Borges e nem manchavam seu apreço pela democracia. Costumava dizer que os homens precisavam ser respeitados e reconhecidos não por suas armas, mas sim por suas ideias".

Foto: Jornal Opção.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Ponto Facultativo na Prefeitura de Orizona; Pagamento da Folha de março

DA REDAÇÃO - O prefeito de Orizona Felipe Dias assinou o decreto nesta terça-feira, 26 de março, que dispõe sobre ponto facultativo na administração municipal, nesta quinta-feira, 28, tendo em vista as comemorações religiosas do feriado desta sexta-feira Santa, dia 29, em todo o país. 
Foram mantidos fora do decreto oficial, apenas os serviços essenciais de saúde e limpeza urbana, ou seja, estarão funcionando, regularmente, durante todo o feriado. Além desses, a secretaria de Finanças deverá nesta quinta-feira efetuar o pagamento da folha dos servidores referente ao mês de março/2013. Os proventos deverão estar disponíveis para os servidores no mesmo dia.

terça-feira, 26 de março de 2013

Prefeito Felipe Dias recebe menção honrosa da Câmara Municipal de Pires do Rio

DA REDAÇÃO - A Câmara Municipal de Pires do Rio aprovou em sessão realizada no início deste mês de março, requerimento de autoria do vereador Ruimar da Lajota, presidente daquela Casa, subscrito pelos vereadores Júlio Auto Peças, Douglas da Garagem, Sinésio Chaveiro, Cleide do Gulla's, Amélia Móveis, Silvio Felipe e Watevilo Cotrim, aprovado por unanimidade, fazendo menção honrosa ao prefeito de Orizona Felipe Dias.
No requerimento de nº 70/2013, os vereadores acima registram os votos de louvor ao prefeito pelo excelente trabalho realizado em prol do desenvolvimento, pelas conquistas realizadas através do Governo Federal, a cidade de Orizona está segundo os mesmos cada dia mais limpa, as estradas da zona rural bem patroladas, pagamento de fornecedores e funcionários municipais em dia, tudo isso com um trabalho de determinação e responsabilidade o que faz o município crescer cada vez mais, tornando referência em Goiás e no Brasil.
O grupo de parlamentares do município vizinho desejou que esta missão de governar, novamente colocada nas mãos de Felipe, proporcione um período fértil de realizações. No encerramento do requerimento, é citado texto do economista e filósofo estadunidense Ludwig von Mises em referência à conduta e missão de Felipe Dias: " Um gênio criativo não pode ser treinado. Não existem escolas para a criatividade. Um gênio é precisamente um homem que desafia todas as escolas e regras, que se desvia dos caminhos tradicionais da rotina e abre novos caminhos através de terras inacessíveis antes. Um gênio é sempre um professor, nunca um aluno; ele é sempre feito de si mesmo".

AGR autoriza reajuste na tarifa de água da Saneago

GOIÁS AGORA - O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR) aprovou nesta segunda-feira, dia 25, o reajuste tarifário deste ano para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Foi definido o aumento de 6,02% a ser repassado aos usuários, de forma linear, a partir do próximo mês de maio. O índice de reajuste da nova tarifa já foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado. 
O índice, que foi apresentado para apreciação dos conselheiros, teve por base as informações financeiras enviadas pela Saneago à AGR. Para se chegar a este número, técnicos da AGR fizeram uma análise profunda dos números enviados pela Saneago. Foram considerados índices inflacionários como o IPCA, INPC e IGPM e, de forma inédita, este ano, houve a inclusão do cálculo referente aos investimentos feitos pela empresa no sistema, na casa de R$ 1 bilhão nos últimos quatro anos.
Porém, os técnicos da AGR adiantam que não foi essa mudança a responsável pelo aumento de quase um por cento em relação ao valor aprovado no ano passado, 5,32%. Segundo eles, o que levou ao reajuste de 6,02% foram os aumentos consideráveis de dois índices de peso neste tipo de cálculo: INPC, 1,73% e do IGPM, 1,10%, em relação a 2012.



Marrequinho: Coincidência, Predestinação ou Burrice? - Capítulo XXXII

OPINIÃO - Acredito que embora sendo autodidata, eu teria conseguido garantir minha presença nos novos rumos que a música estava tomando. Porém, alvejado pelas decepções e dificuldades anteriores, preferi fugir da raia e deixar o espaço livre para quem acreditava mais que eu, no futuro da incerta profissão de compositor. Será que fui precipitado em tomar tal decisão? Hoje, não saberia dizer se obedeci ao bom senso ou se fugi covardemente de uma oportunidade que poderia ter realizado o meu sonho de me tornar um compositor realmente famoso, conseguindo reconhecimento nacional e atingindo posição de destaque, no mundo musical. Será que estive bem próximo do momento em que a arte me proporcionaria os recursos necessários para a estruturação da minha vida financeira? De qualquer forma, preferi não deixar o certo, pelo duvidoso. As reais dificuldades experimentadas falaram mais alto do que as esperanças fantasiosas e acabei por abandonar a profissão de "artista". 
A inspiração, de vez em quando me "insultava", ou me alertava de que eu poderia fazer grandes coisas, realizar muito, na área da música. Eu rechaçava essa possibilidade, por acreditar que a vida havia reservado para mim, caminhos, que não os da arte. Sentia-me orgulhoso em estar exercendo um trabalho que me permitia garantir certo conforto material e tranquilidade para mim, para minha mãe, minha irmã e seu filhote. Rompi, definitivamente, com o meio artístico, em caráter irreversível. 
Se o sucesso esperava por mim, eu não sei. Será que inadvertidamente me afastei da estrada que me levaria a ele? 
Até hoje me pergunto se o surgimento daquele emprego na qualificação de motorista de caminhão teria sido uma coincidência ou uma predestinação. Não encontro resposta para essa pergunta.


Contato com Marequinho:

* Trigésimo Segundo capítulo do livro "Marrequinho - O Menino de Campo Formoso", de Francisco Ricardo de Souza. Imagens: Acervo Pessoal. Publicação autorizada pelo autor. Todos os direitos reservados.

domingo, 24 de março de 2013

Prefeitura realizou 9a Edição do Mutirão no Povo 2013 no povoado de Firmeza

DA REDAÇÃO - Aconteceu nesta quinta-feira, 21 de março, no povoado de Firmeza, a 9a Edição do Mutirão do Povo em 2013, realizado pela Prefeitura Municipal de Orizona, com envolvimento de todas as secretarias. Mesmo sendo um dia muito chuvoso, as ações itinerantes da administração municipal aconteceram, como tem sido todas as quintas-feiras.
Com uma votação jamais vista em Orizona, o prefeito Felipe Dias se reelegeu e iniciou se novo mandato com o firme propósito de levar o governo cada vez mais para perto do povo. Todos os governos, na teoria, são do povo, mas na prática nem sempre é o que acontece. Por isso, Felipe disse ter tomado posse com o firme propósito de governar junto com o povo e para o povo orizonense.
Os Mutirões do Povo iniciaram no dia 24 de janeiro, no distrito de Ubatan e desde então, passaram pelas localidades da APAMAC, Taquaral de Cima, Rio do Peixe, Campo Aberto, Assentamento do Geraldo Curraleiro (Cooperflor e COPPRONOGO), Taquaral, Assentamento da Posse (Coopercamp) e Firmeza. A próxima edição acontecerá nesta semana, na sede da Posse. Os mutirões aproveitaram o formato do CRAS Volante, realizado desde a gestão passada e coordenado pela secretaria de Ação Social, e ampliou os serviços, envolvendo todas as secretarias municipais.
Seguem o calendário anual, já estabelecido para todo o ano de 2013, percorrendo todos os povoados e regiões do município onde possuem centros comunitários. Nos mutirões, o gabinete do prefeito passa a funcionar naquela comunidade. Naquele dia, o prefeito, junto com secretários e vereadores passam o dia na região. Os problemas detectados são encaminhados para resolução imediatamente.
O CRAS Rural, que em Orizona foi batizado de CRAS Volante, oferece neste dia vários serviços, como atendimentos psicológicos, fonoaudiológicos, de assistência social, cadastramento em programas da Prefeitura e do Governo Federal, além do tradicional forró da terceira idade.
A secretaria de Saúde disponibiliza médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde para o atendimento personalizado à população. A secretaria de Obras e Ação Urbana, juntamente com a secretaria da Agricultura atuam em várias frentes de trabalho e mudam o visual da comunidade. As demais secretarias também desenvolvem ações pontuais nestas localidades.
O prefeito Felipe Dias disse que o próximo passo é trazer os mutirões para a cidade e isso pode acontecer já no próximo ano. Assim, as ações que integram toda a comunidade, exercitando a cidadania, agilizando na solução de problemas e melhorando a qualidade de vida do povo também serão uma realidade no meio urbano.

Foto: Anselmo Di Lima.