sexta-feira, 26 de março de 2010

Assembleia Geral do Centro Social

O Centro Social Rural de Orizona realizará segunda-feira, dia 29 de março, a sua Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício 2009, entre outros pontos de pauta.
A assembleia acontecerá no Centro de Convivência da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona , localizado na Rod. GO-424, Km 02, Zona Rural, em primeira convocação às 8 horas com presença mínima de metade mais um dos associados em dia com suas obrigações, ou em segunda convocação às 9 horas, com presença de qualquer número de associados.
Na pauta da assembleia está a prestação de contas e o parecer do Conselho Fiscal, a apresentação do relatório de gestão, o balancete do 1º e 2º semestre de 2009, a alteração do Estatuto Social da Entidade e o estudo de outras questões importantes para a entidade.
Atualmente, o Centro Social desenvolve todo o seu trabalho voltado à manutenção do funcionamento da EFAORI, escola técnica que trabalha na metodologia da Pedagogia da Alternância.

Unidade básica do Samu para Orizona

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o secretário interino da Saúde, Rafael Nakamura, participaram quarta-feira (24) da entrega de 650 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), no pátio da montadora Rontan, situado na cidade de Tatuí (SP). “Receberemos nove unidades de suporte básico. As ambulâncias vão atender Aparecida e as cidades da nova regional Centro-Sul – projeto que está em fase de implantação e cuja sede ficará em nosso município”, disse Maguito.
Dentre os veículos, três serão direcionados para Aparecida. As outras seis unidades de suporte básico atenderão aos municípios de Hidrolândia, Piracanjuba, Pontalina, Bela Vista de Goiás, Orizona e Indiara. O prefeito Felipe Dias não participou da solenidade de entrega em SP por problemas de incompatibilidade de agenda, mas na próxima semana o município buscará a unidade. A base de funcionamento do Samu em Orizona será instalada em anexo à Secretaria de Saúde, na Av. Egerineu Teixeira, nº 11, Centro. Além de atender ao município de Orizona, a unidade dará suporte a municípios vizinhos como Vianópolis. (Diário da Manhã).

70% de acordos em mutirão de Orizona

A Comarca de Orizona realizou no início desse mês (dia 2 para ser mais preciso) mutirão de audiências previdenciárias de conciliação, sob a coordenação do juiz Ricardo de Guimarães e Souza. A ação contou ainda com a presença do procurador do INSS, Luis Antônio Leite de Andrade. Com 20 processos ainda não julgados de um montante de 160, Orizona pretendia concluí-los.
O mutirão previdenciário obteve 70% de êxito, com a realização de 23 audiências, das quais 16 resultaram em sentenças homologatórias. O montante arrecadado com a iniciativa alcançou mais de R$ 80 mil em acordos, incluindo uma ação por invalidez temporária que tramitava desde 2007. (TJ-GO).

STE acolhe Ação Civil contra Marconi

O Ministério Público, com o promotor de Justiça, Fernando Krebs, propôs Ação Civil contra o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (foto), atualmente senador, por ato de improbidade administrativa. Inicialmente negada pelo Tribunal Regional Eleitoral, o MP recorreu ao Superior Tribunal Eleitoral, onde obteve êxito.
As irregularidades teriam sido praticadas entre os anos de 1999 e 2002, decorrente de gastos com publicidade no último semestre de gestão. Na época que está sendo averiguada, Marconi era candidato à reeleição. De acordo com Fernando Krebs, os gastos foram realizados em ano eleitoral, conduta proibida pela Lei que estabelece normas para as eleições em todo o território nacional.
A assessoria do senador Marconi Perillo informou a produção da Radio 730 (fonte dessa informação) que somente após o senador e sua assessoria jurídica tomar conhecimento geral da ação ele irá se posicionar. (Rádio 730).

Sexta-feira com sol e chuva à tarde

Em Orizona o dia 26 de março (sexta-feira) começou com sol e poucas nuvens, mas à tarde a nebulosidade aumenta e há chance de pancadas de chuva. Existe a possibilidade de chover até 5 mm nessa tarde. A umidade relativa do ar deve subir, com os menores valores na casa dos 40%. A temperatura varia de 21ºC a 31ºC.
Para o final de semana, o tempo deverá comportar de forma semelhante, com poucas nuvens, calor e possibilidades de chuvas ocasionais. Definitivamente, esse está sendo o ano menos chuvoso do século em nossa região. E o mais quente também. Os agropecuaristas que se cuidem: é ano de prejuizo na safra e de pouca água no final do período seco.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Câmara de Orizona terá sítio eletrônico

A Assembleia Legislativa promoveu nesta quarta-feira, 24, a partir das 14 horas, um treinamento para os servidores de 23 Câmaras Municipais para a disponibilização das páginas das Casas Legislativas na internet, através do servidor da própria Assembleia, entre eles, da Câmara Municipal de Orizona.
Os servidores, indicados pelos presidentes das respectivas Câmaras, ao final do treinamento, receberam login e senha que os permitirão alimentar os sites. A disponibilização de sites para as Câmaras Municipais é um dos objetivos do Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo (Intercâmaras) para democratizar o acesso às informações sobre os Legislativos goianos na internet.
Um dos colaboradores do Intercâmaras, Eri Ristov afirmou que o custo de criação de uma página gira em torno de R$ 8 a 10 mil. “Esta é uma despesa bem alta, que inviabilizava esta forma de comunicação entre as Câmaras e os cidadãos. Através de uma equipe de servidores qualificados, a Assembleia pode oferecer gratuitamente esse serviço, além do acompanhamento técnico. Já foram criados 60 sites”, contou. (Assembleia Legislativa-GO).

PT e PMDB juntos só se for com Iris

A indefinição do prefeito Iris Rezende a respeito de sua possível candidatura ao governo do estado ainda impede a oficialização do apoio PT ao PMDB. Os petistas decidiram que só apoiariam os peemedebistas se o candidato do partido ao governo fosse o prefeito de Goiânia.
O deputado estadual pelo PT, Luis Cesar Bueno, disse nesta quinta-feira, 25, que em reunião com liderenças petistas o PMDB garantiu que o prefeito Iris Rezende será o candidato ao governo do estado. Segundo ele o lançamento da candidatura tem até data marcada.
Segundo Bueno, o Diretório Regional do PT realiza nesse sábado, 27, um Encontro Estadual de Delegados do PT para definir a tática das eleições desse ano. O deputado acredita que a ala está preparada para apresentar um excelente projeto de gestão ao povo goiano. "Lutaremos e venceremos. Vamos confirmar o do nome de Iris como candidato ao Governo e formar uma chapa capaz de garantir a eleição de Dilma Rousseff à presidência", acrescentou em seu perfil no Twitter. "Será feito, no dia 30, um ato público quando será lançada a candidatura. É uma acordo da direção dos partidos e não trabalhamos com outro plano. Já vamos discutir ações e estratégias de campanha".
O deputado federal Rubens Otoni, a mais importante liderança do Partido dos Trabalhadores em Goiás, considera que o prefeito de Goiânia não está vacilando e nem indeciso quanto a sua candidatura a governo. Iris usa o tempo que tem para fortalecer alianças e buscar apoio interna e externamente.

Estudantes visitam a Fenicafé 2010

Estudantes da 3a série da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona estão nesta quinta-feira, dia 25, em Araguari, em visita de Estudos à Feira de Cafeicultura Irrigada - Fenicafé 2010. Araguari é uma das grandes produtoras de café do país e vai sediar a Fenicafé 2010 de 24 a 26 de março.
O objetivo é divulgar os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do Cerrado Mineiro, técnicas de irrigação na cafeicultura e o lançamento de novos produtos e equipamentos. A Fenicafé conta com apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), por meio de convênio celebrado entre o Mapa e a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA).
Paralelamente, estão sendo realizados o 15º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a 13ª Feira de Irrigação em Café do Brasil e o 12º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.
O diretor da escola, Cícero José da Silva está concluída a dissertação de mestrado com enfoque na Cafeicultura Irrigada na UFU - Universidade Federal de Uberlândia e é um dos profissionais da EFAORI que acompanha o grupo de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio. No grupo estão também estudantes e professores do IFG - Campus de Urutai. (Olhar Direto).

Livro com vencedores do Agrinho 2009

Com o objetivo de mostrar os trabalhos premiados da edição de 2009 do Programa Agrinho, o Sistema Faeg/Senar reuniu todos os vencedores em uma revista. A publicação traz os desenhos, redações, as experiências pedagógicas e as escolas. Este é o primeiro livro de um dos principais programas do Sistema Faeg/Senar.
A meta do Sistema Faeg/Senar para 2010 é alcançar a participação de 250 mil alunos da rede pública em todo o Estado de Goiás. Com isso aumentar o número trabalhos e de estudantes concorrendo ao prêmio Agrinho no final do ano.
O trabalho dos estudantes orizonenses Leandra Aparecida de Oliveira e Ronam Lemos de Lima (Escola Municipal Virginio Vaz da Costa), Romes Pinheiro dos Santos (Escola Municipal São Miguel Arcanjo), Karina Pereira Guimarães e Jaíne Martins de Castro(Escola Municipal Ana Cândida Vieira) e Pollyane Silva Borges (Escola Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira) está incluído na publicação. (Faeg/ Senar).

quarta-feira, 24 de março de 2010

Assalto a Garagem da Prefeitura de SMPQ

Ladrões assaltaram na madrugada de ontem (23) a garagem da Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro. Os assaltantes renderam e amarraram o guarda noturno e praticaram o assalto levando tacógrafos e outros equipamentos.
Para fugir os bandidos utilizaram uma ambulância da Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro. O veículo ambulância foi abandonado nos arredores de Cristianópolis, município vizinho. A policia não tem pista dos assaltantes. (Rádio Rio Vermelho).

EFAORI no II Salão dos Territórios Rurais

Com 11 anos em atividade, a EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, que capacita e forma jovens agricultores familiares do território Estrada de Ferro no curso Técnicos em Agropecuária, foi selecionado para o II Salão Nacional dos Territórios Rurais, que está acontecendo de 22 a 25 de março em Brasília.
Promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, o evento reune 145 projetos modelos de todo o Brasil. O Salão reune iniciativas de apoio à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável do meio rural brasileiro. Aberto em outubro do ano passado, foram inscritas 394 experiências de 157 Territórios Rurais.
A EFAORI é mantida pelo Centro Social Rural de Orizona, com a parceria do Governo Municipal, Secretaria Estadual de Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Coapro, Furnas, Correios, Creditag-Orizona, entre outras instituições.
A experiência da EFAORI, localizada no território da Estrada de Ferro foi a única selecionada no estado de Goiás. Durante o Salão a escola apresentará em plenária a experiência de formação de técnicos na Pedagogia da Alternância.

terça-feira, 23 de março de 2010

Mas quem é Arthur Rezende Filho?

A matéria abaixo cita o colunista orizonense Arthur Rezende. Mas quem é esse Artur? Veja abaixo um resumo de sua biografia, escrita por Iúri Rincon e extraída do sítio Literatura do Brasil:
Arthur Rezende é o colunista goiano que mais tempo está em jornal diário. Sua coluna, sempre aos domingos em O Popular, traz o estilo clássico, apurado com o passar dos anos, aliado a informações sobre a sociedade atual.
Arthur Rezende Filho (foto) nasceu em 14 de março de 1943, na cidade de Orizona. Por vocação começou na imprensa pelo rádio, no caso a Difusora, em 1960, passando pela Brasil Central um ano depois, onde apresentava o programa A Juventude Comanda. Esta, inclusive, foi a atração mais popular entre os jovens de toda a história da imprensa. Após sair da Rádio Brasil Central entrou na Anhangüera, um total de 10 anos no ar todos os dias. Quando a televisão do mesmo nome foi inaugurada, em 23 de outubro de 1963 (exatamente às 17h45, com o programa A Hora da Ave-Maria, de 30 minutos, narrado por Sélem Domingos, com texto de Jávier Godinho), Arthur Rezende já estava de olho no novo veículo. Daí para estrear na emissora passaram-se menos de um ano e, em 1964, ele já apresentava o A Juventude Comanda aos domingos, o que fez até 1969.
Só faltava mesmo o jornal para que ele pudesse dizer que passara por todos os principais meios de comunicação. Sua estréia aconteceu no início da década de 70, com a coluna Top Set no semanário Cinco de Março, editado por Batista Custódio. Em seguida, ingressou no maior diário de Goiás, O Popular, assinando o Informe Artístico, justamente embaixo da prestigiada coluna de Lourival Batista Pereira, decano dos colunistas goianos. Dedicada a informações sobre artistas e celebridades, o Informe Artístico acabou quando Lourival deixou a empresa e Arthur assumiu a coluna diária em 4 de novembro de 1975.
Sua experiência com A Juventude Comanda e o bom trânsito na área social fizeram com que ele criasse, em 1971, o Comunica-Som, o maior festival de música que Goiás já teve. Foram 12 edições do evento, a última em 1985, primeiramente no então Cine Teatro Goiânia, e os últimos já em grandes ginásios, como o Rio Vermelho. Nessa promoção se revelaram praticamente todos os grandes nomes da música goiana em evidência, como Fernando Perillo, João Caetano, Marcelo Barra, Bororó, Ricardo Leão, além dos letristas Carlos Brandão, Nasr Chaul e Otavinho Daher.
Além da coluna semanal em O Popular, Arthur edita anualmente a agenda Sociedade Goiana, a revista Applauso, mesmo nome de seu programa semanal nas TVs Brasil Central e Net (canal 36).
E ele diz que é cristão fervoroso, torcedor do Flamengo e do Vila Nova, casado com Sônia de Souza Rezende, pai de Rogério, Luciana, Cristiane e Fabiana. Diz também que é uma vitória ter vivido o que já viveu, com saúde, paz e amor.

Ubirajara e o orizonense Arthur Rezende

O escritor piresino Ubirajara Galli (foto) escreveu crônica no jornal Diário da Manhã no dia 11 de março, destacando o amigo (o orizonense e aniversariante do dia 14) Arthur Rezende Filho. Entitulada "Applausos para Arthur Rezende", o texto do administrador de empresas, diretor do Instituto Cultural José Mendonça Teles, membro do Conselho de Cultura do Município de Goiânia, do Conselho Editorial da Universidade Católica de Goiás, da União Brasileira de Escritores, Seção de Goiás, da Academia Goiana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás assim é iniciado:
"Pertinho. Algo em torno de trinta quilômetros é a distância que separa as terras que mastigaram nossos cordões umbilicais. Arthur nascido em Orizona e, eu em Pires do Rio. Com certeza deve ter havido uma forte conspiração, não sei precisar a sua origem, mas, isso, houve sim, para que ele nascesse no dia 14 de março, justamente na data que se comemora o Dia Nacional da Poesia, em homenagem a Castro Alves. Profético. Acidental. Mero acaso. Não sei. O que sei é que a arte ao longo da existência do Arthur sempre dividiu com ele o oxigênio das suas horas.
O adolescente Arthur Rezende Filho deixou a sua Campo Formoso, digo: Orizona – foi um pecado a mudança da toponímia da cidade – nos beirais de 1955, para fixar residência no bairro de Campinas, onde eu me casei, registrei meus filhos, tive a minha primeira inserção cultural, numa mostra poética realizada na avenida 24 de Outubro, além de tantos outros acontecimentos que bordam a minha argamassa familiar e artística".
LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Valor Econômico e a indústria de Orizona

Orizona é citada em uma reportagem do Jornal Valor Econômico do dia 11 de março, um dos mais importantes do país. A matéria começa com a seguinte manchete: Centro-Oeste vive novo ciclo de investimentos no setor de alimentos - Projetos industriais na região de Cristalina devem receber mais de R$ 1 bilhão até 2012.
A reportagem destaca o grande desenvolvimento da agroindústria de Cristalina e principalmente a chegada de grandes indústrias no município, bem como investimentos industriais em Luziânia, Orizona, Goiandira e Morrinhos, puxados pelo bom momento econômico que estes municípios estão vivendo.
Reforçando o que apresenta a matéria, a Goiás Industrial fez avaliação mais que positiva de 2009 do DAIO - Distrito Agroindustrial de Orizona. Em julho do ano passado, o distrito foi regulamentado e já possui oito empresas em processo de instalação.
Se não for assinante do Valor Econômico, leia a reprodução da matéria nos links abaixo, extraído do blog Redecol Brasil:

Cronograma de vacinação contra Gripe A

Começa hoje, 22, a segunda etapa de vacinação contra a Gripe A H1N1, conforme calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em Orizona, a população poderá vacinar nos Centros de Saúde dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia e no posto do bairro Santa Maria. Nessa etapa (até o dia 2 de abril) serão vacinadas as gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e a população com doenças crônicas.
A primeira etapa vacinou os profissionais da saúde, porém as 60 doses repassadas a Orizona foram insuficientes e foi possível vacinar apenas uma parcela desses profissionais. Veja na tabela abaixo o cronograma de vacinação até o final da campanha:

Grande público foi ao 3º Celebrai

Um grande público prestigiu o show do grupo Voz da Verdade neste sábado dia 20 de março, na Feira do Produtor, durante a 3ª edição do Orizona Celebrai, um evento de grande impacto com louvores a Deus. A organização do evento que contou com o maior público até então, foi de responsabilidade de Wesley Camamugi, com a participação de todas as igrejas evangélicas e com o apoio do Conselho de Pastores.
Durante a programação, pastores e cantores de Deus louvaram ao Senhor. Segundo os organizadores, uma grande quantidade de alimentos foi arrecadada e será repassado a entidades assistenciais do município. O Governo Municipal e a Câmara Municipal de Orizona foram os principais apoiadores do evento evangélico.

Felipe inaugura obras em Ubatan

O prefeito de Orizona Felipe Dias e o vereador João Lucas Teixeira inauguraram nessa sexta, 19, as obras de reforma e ampliação do Posto de Saúde de Ubatan e de construção dos vestiários no campo de futebol do distrito. As obras, realizadas com recursos do tesouro municipal, serão muito importantes para o distrito.
Em sua fala, o ex-prefeito Anteres V. Pereira falou de sua emoção em estar ao lado de Felipe, porque o mesmo honra compromissos e é um prefeito que trabalhará os quatro anos. O vice-prefeito Antonio Baiano comentou que a obra representa o espírito dessa gestão, que se baseia no trabalho e na força da parceria. O vereador João Lucas foi aplaudido pelos moradores de Ubatan e confessou que lutará até o fim de seu mandato pela região que representa e por todo o município de Orizona. As duas obras foram possíveis, segundo o prefeito Felipe, por causa da parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura. Com a devolução do duodécimo por parte do legislativo municipal em 2009, na gestão de João Lucas, foi possível concretizar essas ações.
Várias lideranças do município e moradores da região prestigiaram a solenidade, que contou com grande presença popular. Ao final ainda puderam confraternizar no salão de festas do distrito, quando foi servido um delicioso jantar e realizado um animado baile com Pedro Paulo & Miliquinho.