sábado, 30 de outubro de 2010

Vox Populi conclui que Marconi e Iris estão empatados

A segunda rodada da pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rádio 730 sobre o segundo turno da eleição em Goiás, aponta empate técnico entre o senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB). Apenas dois pontos porcentuais separam os postulantes ao Palácio das Esmeraldas.
Na primeira rodada, há uma semana, o candidato do PSDB tinha 49% das indicações estimuladas. Agora ele aparece com 46%, com queda de três pontos porcentuais, portanto, acima da margem de erro. Pelo Vox Populi, Marconi pode ter entre 48,8% e 43,2% das intenções de voto. Iris Rezende tinha, na primeira rodada, 44% das intenções de voto e, agora, manteve o mesmo porcentual. O peemedebista pode ter entre 46,8% e 41,2%.
Em votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos, Marconi tem 51% das intenções de voto contra 49% de Iris Rezende, persistindo, assim, o empate técnico dentro da margem de erro. Na rodada anterior, Marconi tinha 53% e Íris 47%. Portanto, houve diminuição da diferença.
De acordo com o Vox Populi, 5% dos eleitores goianos ainda não definiram em quem votar. Outros 5% devem votar em branco ou anular o voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 27 de outubro com 1.200 eleitores em 53 cidades.
Na consulta espontânea, quando o entrevistado não recebe a cartela com o nome dos candidatos, o cenário também é de empate técnico na disputa pelo governo de Goiás. O senador Marconi Perillo tem 45% das intenções de voto e Iris Rezende 43%. Indecisos somam 7% e brancos e nulos 5% dos entrevistados.
Foram entrevistados 1.200 eleitores nos dias 26 e 27 de outubro sob encomenda da Rádio 730. A pesquisa foi registrada no TRE/GO (protocolada sob o nº 54.486/10) e TSE (protocolada sob o nº 37.861/10) em 25 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos para mais ou para menos. (Rádio 730).

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Lula com mais de 100 mil em ato Pró-Dilma no Recife

Em desfile em carro aberto realizado nesta sexta-feira (29), no centro de Recife, o presidente Lula, foi recepcionado em sua terra natal para o último evento da campanha pró-Dilma antes do segundo turno das eleições.
Segundo estimativa da Polícia Militar de Pernambuco, mais de 100 mil pessoas acompanharam a passagem do petista pela cidade. Durante o trajeto os militantes gritaram: "Lula guerreiro do povo brasileiro", uma referência a um coro feito para o ex-governador Miguel Arraes - avô do governador reeleito, Eduardo Campos - quando ele voltou do exílio.
Ao final da caminhada, o presidente Lula não falou com a imprensa, mas o senador eleito Humberto Costa (PT) disse que o presidente ficou emocionado com a caminhada. "Ele (Lula) estava muito emocionado com esta vinda a Pernambuco, sua terra natal. Ele disse que estava terminando a campanha neste local como uma homenagem a Miguel Arraes, o único político que ele veio recepcionar pessoalmente após o exílio".
Durante todo o percurso, Lula enfrentou a chuva que caía na cidade. Militantes e populares também continuaram ao lado do carro, acenando para ele. No início do trajeto, o presidente utilizou um chapéu branco de vaqueiro - apetrecho peculiar nordestino. Uma bandeira do Brasil também foi lhe dada e ele exibiu algumas vezes durante o percurso. Já no final do evento, quando o cortejo passava sobre a Ponte do Duarte Coelho, no centro de Recife, os militantes cantaram "Parabéns para Você" para o petista, que fez aniversário na última quarta-feira (27).
Lula seguiu de Recife para São Paulo, onde acompanhou o debate entre presidenciáveis que foi realizado na noite desta sexta-feira pela Rede Globo. (Portal Terra).

Partidos de Orizona se mobilizam na reta final de campanha

Nessa última semana, a base de apoio dos candidatos Iris/Dilma e Marconi/Serra movimentaram a militância em Orizona. Várias carreatas aconteceram na cidade e rumo aos povoados.
A base de apoio de Iris governador e Dilma presidente, do PMDB e PT respectivamente, fizeram carreata na segunda-feira (25) rumo a Ubatan, com cerca de 60 veículos. Na quarta (27) sairam da cidade e passaram pelos povoados de Montes Claros, Corumbajuba, com encerramento em Buritizinho. Hoje (29) foi a vez de seguirem passando por Cachoeira, Firmeza e Taquaral. Nessas duas mobilizações participaram aproximadamente 30 veículos. O grupo, representado em Orizona pelo PT, PMDB, PR e PC do B deve realizar ainda uma carreata amanhã (30) pelas ruas da cidade, no encerramento da campanha.
Do outro lado, a base de Marconi governador e Serra presidente, ambos do PSDB, que no município é formada pelo PSDB, DEM e PP, também usou de uma estratégia parecida aos adversários. Durante a semana fizeram mobilizações quase que diárias e giraram por todo o município. Hoje à tarde foi realizada uma carreata com cerca de 25 veículos pelas ruas de Orizona, com a presença do deputado estadual reeleito Jardel Sebba (PSDB) e de lideranças locais dos três partidos que formam a base.
Disputas de votos à parte, que o eleitor não deixe de votar no domingo, dia 31, e que cada pessoa sinta totalmente livre e independente para votar em quem mandar a consciência.

Mais um debate chato, pobre e cheio de acusações

Foi um debate chato, repetitivo e cheio de agulhadas. Candidatos ao governo do Estado, Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) abriram fogo um contra o outro no último debate realizado antes da eleição de segundo turno, neste domingo. Na TV Anhanguera (afiliada Rede Globo), os dois se atacaram com artilharia pesada, em meio à apresentação de propostas de governo. O debate foi na noite desta quinta-feira (28).
Ambos concentraram fogo na comparação de gestões e promessas não cumpridas de um e outro. Eles levaram para a TV a campanha acirrada que militantes dos dois partidos fazem nas ruas, nesta última semana da eleição. Mesmo com o clima quente, o mediador Fabio William, da TV Globo Brasília, não precisou intervir – a não ser quando o peemedebista estourava o tempo. Também não houve pedido de resposta. O debate foi dividido em apenas três blocos. No primeiro, candidato perguntava a candidato sobre temas sorteados; no segundo, o tema era livre; no terceiro, as considerações finais.
Na primeira pergunta – Iris pergunta para Marconi sobre metas para a saúde –, o tucano mostrou seus projetos para a área, como a construção do Credeq (hospital para recuperação de dependentes químicos), de hospitais em Goiânia e no interior. Mas Iris, na primeira resposta, começou os ataques. Disse que o rival havia feito promessas na área não cumpridas durante seus dois governos (1999 a maio de 2006).
“À exceção do Crer (Centro de Recuperação e Reabilitação), muito pouco se viu na área de saúde nos sete anos e meio em que o senhor foi governador. O senhor não concluiu os hospitais em Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Novo Gama, o da região noroeste de Goiânia. Tenho dúvida do cumprimento por parte do senhor destas propostas.”
Marconi não deixou por menos. Disse que o adversário faz campanha de “inverdade”. “Comecei e deixei quase pronto o hospital de Santo Antônio do Descoberto. Ajudei na construção do hospital do Novo Gama. Praticamente terminei o hospital de Valparaíso. O governo anterior (de Maguito Vilela-PMDB), mesmo com dinheiro da venda da Usina de Cachoeira Dourada, deixou mais de mil obras sem conclusão em Goiás.”
Os dois ainda trocaram acusações sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ensino público, transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia, políticas públicas para pessoas de baixa renda, moradia popular, funcionalismo público e saneamento básico. Apenas nas considerações finais os candidatos “esqueceram” um do outro.
Um dos momentos mais tensos do debate ocorreu quando Iris falou sobre uma possível proposta de Marconi para derrubar as casas da Vila Mutirão, construídas no primeiro governo do peemedebista (1983 a 1986). “O senhor prometeu construir 240 mil casas em 1998 (eleição) em Goiás e não fez nenhuma. Agora quer agredir as famílias que têm tanto amor às suas casas. Construa casas, cumpra as promessas, deixe aquelas famílias em paz.”
O tucano respondeu: “Até o presidente Lula criticou as construções destas casas de placas. Eu propus às famílias que quisessem substituir as placas por tijolos, as telhas quentes por telhas de barro, que eu daria este benefício (cheque moradia). Este boato foi espalhado pela rede de panfletos apócrifos que o PMDB espalhou, de compra de votos. Quem quiser trocar estas casas malfeitas, de placas, por casas de alvenaria, vamos trocar.” (O Hoje).

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ibope/TV Anhanguera mostra empate entre Iris e Marconi

Rodada do Ibope divulgada nesta quarta-feira (27) pela TV Anhanguera mostra indefinição na disputa eleitoral em Goiás, com empate técnico. A diferença entre o líder e o segundo colocado é de apenas um ponto percentual. No levantamento com margem de erro de três pontos para mais ou para menos, o candidato Marconi Perillo (PSDB) tem 46%, enquanto Iris Rezende (PMDB) aparece com 45%.
Ainda de acordo com o Ibope, os indecisos somam 5% e brancos e nulos, 4%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informa que os pesquisadores foram a campo entre 24 e 27 de outubro e entrevistaram 1204 eleitores. Em votos válidos, o tucano alcançaria 51% e Iris, 49%. Na rodada anterior do Ibope/TV Anhanguera, divulgada na última quarta-feira (20), Marconi teve 48% contra 44% de Iris. Indecisos eram 5% e brancos e nulos, 3%. A amostra foi a mesma da pesquisa atual, 1204 entrevistados, bem como a margem de erro.
No primeiro turno, a pesquisa IBOPE apontou o segundo turno, conforme pesquisa divulgada no dia 02 de outubro. Naquela data, a pesquisa indicou Marconi com 45%, Íris com 39%e Vanderlan com 15%. O resultado foi: Marconi 46,3%, Íris 36,3% e Vanderlan com 16,6%. Na pesquisa boca de urna, no dia 3 de outubro, o IBOPE deu Marconi com 46%, 39% e 14%. (Rádio 730).

Leia também:

EFAORI recebe micro-ônibus através de convênio com MDA

Aconteceu na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro) durante a manhã desta quarta-feira, 27, a solenidade de lançamento da safra 2010/11 do Programa Lavoura Comunitária, com vasta programação que incluiu também a entrega simbólica de veículos, resultado do convênio entre os governos federal e estadual.
Logo que chegou à Seagro, o governador Alcides Rodrigues repassou, em mãos, as chaves dos veículos (foto) ao chefe de Transporte da Seagro, José Humberto da Mata, ao delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Goiás, Otacílio Alves, e ao presidente do Centro Social Rural de Orizona, Fernando Afonso de Castro. Na ocasião, ressaltou a importância desta disponibilização no atendimento à demanda existente.
O chefe de Transporte da Seagro, José Humberto da Mata, explica que os 15 veículos destinados à Secretaria – dentre carros de passeio, utilitários, caminhonetes, micro-ônibus e moto – vão reforçar a frota e atender às necessidades dos servidores do órgão com mais rapidez e agilidade. Um desses veículos é um micro-ônibus que, já na oportunidade, foi transferido ao Centro Social, para o transporte de alunos da EFAORI - Escola Familia Agrícola de Orizona, instituição de ensino técnico mantido pelo Centro Social.
O delegado do MDA em Goiás, Otacílio Alves, destaca que a entrega de dois veículos de passeio à delegacia em Goiás potencializa as condições de locomoção dos agricultores familiares e dos integrantes dos movimentos sociais nos Territórios da Cidadania e Territórios Rurais no Estado.
O presidente do Centro Social, Fernando Afonso de Castro, conta que o micro-ônibus recebido será instrumento importante na formação dos 72 estudantes que cursam o ensino médio na instituição - até então, o transporte era feito em carros de praça. (Seagro/ Agecom).

Domingo tem segundo turno das eleições majoritárias

Domingo (31) tem 2º turno das eleições majoritárias para presidente (Dilma x Serra) e governador (Iris x Marconi). Vamos recordar o que se deu na apuração do primeiro turno da eleição na 23ª zona eleitoral, que abrange o município de Orizona e foi feita com resultados de 38 sessões. 9.053 eleitores foram às urnas. Confira novamente os mais votados no município, segundo a Justiça Eleitoral. Para ver o resultado completo clique no link ao lado do cargo eletivo:
Deputados Estaduais (lista completa):
1º) Antônio Baiano (PT): 2.324 votos.
2º) Cristóvão (PTB): 1.109 votos.
3º) Nélio Freitas (PSB): 907 votos.
4º) Jardel (PSDB): 657 votos.
5º) Valcenor Brás (PTB): 508 votos.
6º) Samuel Belchior (PMDB): 346 votos.
7º) Adriete Elias (PMDB): 329 votos.
Deputados Federais (lista completa):
1º) Roberto Balestra (PP): 1.820 votos.
2º) Leandro Vilela (PMDB): 1.275 votos.
3º) Pedro Chaves (PMDB): 904 votos.
4º) Leréia (PSDB): 592 votos.
5º) Rubens Otoni (PT): 527 votos.
6º) Flávia Morais (PDT): 425 votos.
7º) Leonardo Vilela (PSDB): 417 votos.
Senadores (lista completa):
1º) Demóstenes Torres (DEM): 4.352 votos (36,19%).
2º) Lúcia Vânia (PSDB): 3.621 votos (30,11%).
3º) Pedro Wilson (PT): 3.294 votos (27,39%).
4º) Paulo Roberto Cunha (PP): 581 votos (4,83%).
5º) Renner (PP): 150 votos (1,25%).
Governadores (lista completa):
1º) Iris Rezende (PMDB): 4.147 votos (49,59%).
2º) Marconi Perillo (PSDB): 3.706 votos (44,31%).
3º) Vanderlan (PR): 487 votos (5,82%).
4º) Marta Jane (PCB): 17 votos (0,20%).
5º) Washington Fraga (PSol): 6 votos (0,07%).
Presidentes (lista completa):
1º) José Serra (PSDB): 3.884 votos (46,02%).
2º) Dilma (PT): 3.825 votos (45,33%).
3º) Marina Silva (PV): 643 votos (7,62%).
4º) Plínio (PSol): 67 votos (0,79%).
Orizona votou em 159 deputados estaduais e 62 deputados federais. A eleição teve um alto indice de abstenção (10,84%) e um número considerado alto de votos brancos e nulos.

Novembro é mês de vacinação contra a febre aftosa

Todo o rebanho bovino e bubalino de Goiás deve ser vacinado contra a febre aftosa de 1º a 30 de novembro. Além de Goiás, a vacinação é obrigatória, nesta época, nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal. O Brasil não registra casos de febre aftosa há quase cinco anos. Atualmente, Goiás figura entre os 14 estados - além do Distrito Federal - que são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como áreas livres da doença com vacinação. (Rádio Rio Vermelho/Agecom).

Memórias da inquietação e as faces de um governante

Confira nos vídeos abaixo, que fazem parte de uma sequência, como o senhor Marconi Perillo gosta de tratar as classes menos favorecidas de Goiás. O vídeo diz por si só o que este senhor, que quer novamente o posto de governante do Estado pode fazer com os goianos e com quem atravessar na frente de seus interesses.

Advertência: Tirem as crianças e idosos da frente do computador.




Estado muda feriado; Prefeitura sem expediente até quarta

O prefeito Felipe Dias, através do Decreto nº 2.092/2010, determinou ponto facultativo nos dias 29 de outubro (data posterior ao dia do servidor público) e 1º de novembro (véspera do feriado de Finados). Com isso, o expediente dos órgãos municipais só voltará ao normal na próxima quarta-feira, dia 3 de novembro. Serviços essenciais como o SAMU 192 e a limpeza urbana deverão funcionar normalmente.
Já nas repartições estaduais, o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, foi transferido para a sexta-feira, dia 29, conforme disposto no Decreto 7.176, de 25 de outubro de 2010, publicado no Diário Oficial do Estado. O dia 1º de novembro, véspera do feriado de Finados, será ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, exceto naquelas que desenvolvam atividades cuja continuidade do serviço é considerada indispensável, como as unidades de saúde, de policiamento civil e militar entre outras. (PMO/Agecom).

Veja também:

Funcionamento do Ipasgo durante o feriado.

Estado paga a folha dos servidores nesta quarta.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TCU vai investigar contratos de publicidade de Marconi

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai fiscalizar a Secretaria da Saúde de Goiás nesta quinta-feira (28). Os auditores já pediram os documentos sobre a licitação para serviços de marketing e publicidade da Secretaria de 1999 a 2005.
A equipe do TCU quer verificar as ocorrências apontadas no processo 020.767/2009.9, sobre recursos repassados ao Estado de Goiás pelo Ministério da Saúde. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB), aliás, teria gasto mais de 1 bilhão de reais em mídia durante seus 7 anos de mandato. Para se ter uma idéia, o governo de São Paulo de José Serra gastou 120 milhões, o que já é considerado muito, por um período de tempo semelhante. (Rádio 730).

Marilena Chaui: ‘tucanos articulam violência para culpar PT’

A filósofa Marilena Chaui (foto) denunciou nesta segunda-feira (25) uma possível articulação para tentar relacionar o PT e a candidatura de Dilma Rousseff a atos de violência. Ela afirmou, diante de um público de quase duas mil pessoas, que soube de uma possível ação violenta que seria montada para incriminar o PT durante comício do candidato José Serra (PSDB) no dia 29.
Segundo Marilena, a promessa dos participantes da suposta armação seria de "tirar sangue" durante o comício. As cenas seriam usadas sem que a campanha petista tivesse tempo de responder. "Dois homens diziam: 'dia 29, nós vamos acertar tudo, vamos trazer o pessoal vestidos com camisetas do PT, carregando bandeiras do PT e vão atacar pra tirar sangue, no comício do Serra", reafirmou a filósofa em entrevista à Rede Brasil Atual. "É preciso alertar a sociedade brasileira toda, alertar São Paulo e alertar os petistas", pediu Marilena. A ação estaria em planejamento em um bar de São Paulo, no final de semana.
Para exemplificar o caso, ela disse que se trata de um novo caso Abílio Diniz. Em 1989, o sequestro do empresário foi usado para culpar o PT e o desmentido só ocorreu após a eleição de Fernando Collor de Melo.
A denúncia foi feita durante encontro de intelectuais e pessoas ligadas à Cultura, estudantes e professores universitários e políticos, na USP, em São Paulo. "Não vai dar tempo de explicar que não fomos nós. Por isso, espalhem pelas redes sociais", divulguem.
Ela também criticou a campanha de Serra nestas eleições. "A campanha tucana passou do deboche para a obscenidade e recrutou o que há de mais reacionário, tanto na direita quanto nas religiões." (Rede Brasil Atual).

Leia também:
Risco de tumulto na passeata de FHC?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mais informações sobre o Censo IBGE 2010 em Orizona

Em reunião nesta segunda-feira (25) com a agência regional do IBGE de Pires do Rio, a coordenação e supervisão da área que abrange Orizona, lideranças do município conheceram algumas informações preliminares sobre os resultados do Censo 2010. A reunião aconteceu na Câmara Municipal. Veja alguns resultados e a avaliação da coleta de dados em Orizona:
- Hoje Orizona possui 14.061 habitantes.
- A população é 7,5% inferior à estimada em 2009.
- A diminuição dessa população se deve principalmente à redução significativa do número de partos.
- O número de crianças menores de 3 anos reduziu praticamente pela metade desde o último censo e a população maior de 65 anos cresceu, alterando significamente o desenho da pirâmide etária.
- São 4.794 domicílios urbanos e rurais.
- Em média 2,93 pessoas ocupam um domicílio.
- Aproximadamente 42% dos domicílios são rurais.
- Existem 1.971 estabelecimentos agropecuários em Orizona.
- São 954 estabelecimentos comerciais de qualquer natureza.
- 77 domicílios não foram ainda fechados e será lançada estimativa sobre esses casos.Quando incluídos poderão aumentar essa população em aproximadamente 150 habitantes.
- Houve uma cobertura superior a 98% dos domicílios do município e portanto a margem de erro da pesquisa não chega a 2%.
- Nas áreas rurais, os recenseadores foram recebidos em todos os domicílios. Na cidade, porém, em algumas residências os moradores não receberam o pesquisador. Houve ainda atos hostis contra recenseadores.
- O número de eleitores que votam no município é compatível com a população total.
Os dados definitivos deverão estar disponíveis a toda a população já no final de novembro, quando será possível inclusive proceder pesquisa desses dados pela internet.

Quadro desenha um acirramento entre Iris e Marconi

Até o último dia 16 todas as pesquisas apontavam para uma vitória do candidato Marconi Perillo (PSDB). A pesquisa Serpes desta data apontava vitória do candidato tucano que teria 11,5 pontos de vantagem em relação ao peemedebista Iris Rezende. Mas como os próprios cientistas políticos afirmam, as pesquisas medem “os distintos momentos da campanha”, e uma oscilação começou a ser sentida na última semana com a divulgação das pesquisas Grupom/730, Ibope e Vox Populi. Pela primeira vez na campanha neste segundo turno as pesquisas mostraram um clima de incerteza com a diminuição da distância entre os dois candidatos.
Para o cientista político Pedro Célio, os resultados apresentados pelas pequisas nesta última semana apontam para uma indefinição que não existia em um primeiro momento. Ele ressalta que o crescimento de Iris Rezende é resultado de uma reação do próprio candidato, que segundo ele, “mudou de postura no segundo turno”, passando a comparar mais suas gestões com as de Marconi Perillo e focando no discurso de agilidade administrativa e infraestrutura.
O cientista político Itami Campos também endossa a ideia de que o crescimento de Iris possibilita uma rearticulação interna da base aliada do PMDB, e provoca alterações nos rumos da campanha. “O crescimento de Iris anima as bases e os eleitores que passam a ver a possibilidade de vitória.” Segundo Itami, a estratégia de Iris de comparar governos e atacar o opositor tem surtido efeitos positivos para o peemedebista.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA TRIBUNA DO PLANALTO.

Leia também:

Tribuna do Planalto: PSDB busca ritmo intenso na reta final

População orizonense fica abaixo do estimado pelo IBGE

O IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas já teria concluido a coleta de dados referente ao Censo 2010 no município de Orizona. A estimativa inicial, baseada em dados de 2009, indicava que o município teria uma população de 15.201 habitantes, mas os resultados mostraram que essa população seria hoje de apenas 14.061 habitantes, indice 7,5% inferior ao estimado.
Em comparação ao último censo (2000), quando a população era de 13.067, houve um crescimento de 7,6% da população e com relação à Contagem da População de 2007 (que era de 14.374), houve um decréscimo de 2,17%. Com relação aos dados de 2010, há 2,93 moradores por domicílio (agora são 4.794 domicílios), o que implica dizer entre várias variáveis que a família teria diminuido o seu número de membros, os filhos estariam cada vez mais deixando seus pais e avós para viverem uma vida independente e a característica da família também poderia ter mudado (com uma composição mais frequente de mães e filhos, avós e netos e pais e filhos). Um dos motivos que teriam influenciado na diminuição da população seria a redução do número de partos no município. No final da década passada nasciam anualmente mais de 200 bebês. Hoje nascem cerca de 150 bebês por ano.
Esclarecimento: Como a transmissão de dados pelo sistema encerrou hoje (25), o sistema do IBGE pressupõe automaticamente que a pesquisa foi concluída. Na realidade, conforme sabemos, vários domicílios ainda não foram recenseados e os dados deverão de alguma forma serem transmitidos posteriormente. Portanto, a população de 14.061 habitantes está um pouco abaixo da população real.

Prefeitura está fazendo a reforma da rua Edmundo Marinho

A secretaria municipal de Ação Urbana está preste a concluir a restauração de trecho da rua Edmundo Marinho, no centro de Orizona, próximo ao Country Clube. O serviço de recuperação do solo, reinstalação dos paralelepípedos e implantação de uma rede de drenagem terá um custo de aproximadamente 10 mil reais.
A demanda é uma reivindicação antiga dos moradores da rua. O secretário Rui de Castro comentou que mesmo concluindo o serviço antes da intensificação das chuvas, ainda há riscos de danos, já que a rua é muito inclinada e o trecho prejudicado se encontra muito próximo do lençol freático, implicando em complicações na manutenção do terreno.