sábado, 30 de novembro de 2019

Dois homens são presos pela Polícia por suspeita de terem decapitado um terceiro

PORTAL G1 GOIÁS - Uma mulher chamou a Polícia Militar, nesta sexta-feira (29), para prender o filho dela, após ele contar que tinha matado Levino Florentino de Sousa Filho, de 51 anos, em um bar de Orizona, região sul de Goiás. Segundo a Polícia Civil, Ezequiel Joaquim da Silva, de 20 anos, ainda cortou a cabeça da vítima e a jogou no meio de uma rua da cidade.
A polícia informou que Ezequiel confessou o crime ao ser preso e contou que contou com a ajuda de Dorval Ferreira, de 35 anos. O homem também foi preso, mas ficou em silêncio durante o interrogatório.O homicídio aconteceu na madrugada de quarta-feira (27). Segundo o delegado, Ezequiel contou que ele e Dorval tinham uma briga antiga com a vítima. Por isto, atraíram Levino para um bar com a intenção de matá-lo.
Segundo a confissão de Ezequiel, em determinado momento, Dorval segurou Levino para ele desferir as primeiras facadas no pescoço da vítima. Com a vítima caída no chão, Ezequiel e Dorval continuaram com os golpes.
Em seguida, conforme o delegado, Dorval foi embora, mas Ezequiel ficou para decapitar a vítima e jogou a cabeça dela no meio da rua.
Durante todo o dia 29, as polícias Militar  e Civil realizaram as diligências e fizeram as operações necessárias para a apreensão dos suspeitos.

Unidade Prisional participa das Atividades do Novembro Azul

DGAP/ GO - A Unidade Prisional de Orizona, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, durante esta semana, uma programação especial que marcou o chamado Novembro Azul, mês de conscientização e ações para a prevenção do câncer de próstata, no Brasil e boa parte do mundo.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda exames de prevenção à doença, especialmente para homens com idade a partir dos 45 anos. No presídio, equipes técnicas de saúde realizaram coleta de sangue para o Prostate-Specific Antigens (PSA), que verifica a concentração dessa partícula no material coletado para a análise da presença da doença, além de palestras educativas e informativas sobre esse tipo de câncer.
De acordo com a direção do presídio, a ação foi desenvolvida a partir de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Orizona e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); o que possibilitou a realização dos exames em todos os presos com idade acima de 40 anos, além dos servidores da unidade. Durante as palestras, foi ressaltada a importância da prevenção e o diagnóstico precoce, contra o câncer de próstata. A campanha reflete políticas de ressocialização determinadas pelo Governo do Estado à administração penitenciária em Goiás.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Homem encontrado decapitado no povoado de Buritizinho

RIO VERMELHO FM - É de Leopoldo de Bulhões o homem encontrado morto com a cabeça decepada na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, em um bar no distrito rural de Buritizinho, município de Orizona. O corpo de Levino Florentino de Souza Silva, de 51 anos de idade, trabalhador braçal, foi encontrado pelo proprietário do bar, por volta das 6h desta quarta-feira.
O corpo do trabalhador, todo ensanguentado e com a cabeça há cerca de 30 metros distante do corpo, estava na área que fica em frente ao bar. Segundo informações do Sargento Gomes, Comandante do 2º Pelotão da PM de Orizona, e do Delegado Marcus Vinicius da Costa Júnior, o assassinato aconteceu na madrugada e as autoridades policiais não tem informações sobre quem praticou o crime.
Segundo o Sargento Gomes, nenhum vizinho testemunhou o assassinato e muito menos ouviu barulho de uma possível briga entre a vítima e o assassino.
A ocorrência policial foi atendida pelos Sargentos Poloniato e Bizinoto, que acionaram o IML (Instituto Médico Legal) de Caldas Novas. Os peritos fizeram levantamentos e constataram que Levino foi morto com um objeto perfurante, sendo que diversas perfurações foram feitas no tórax do homem.
Após os levantamentos, o corpo foi levado para Caldas Novas.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Municípios da região são os mais infestados por Javali no Estado de Goiás

JORNAL OPÇÃO - O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) manifestou-se sobre a infestação de javalis no Estado. Segundo o conselho, estima-se que a espécie esteja presente em 61 dos 246 municípios goianos. As cidades goianas mais infestadas são: São Miguel do Passa Quatro, Orizona, Vianópolis, Leopoldo de Bulhões e Gameleiras.
Nesta região, mais de 150 nascentes foram destruídas nos últimos dois anos e produtores chegaram a perder toda a plantação devido aos ataques dos javaporcos. O assunto foi tema de debate no “1° Seminário sobre Javalis: a análise do invasor”, realizado em Goiânia por iniciativa do iniciativa da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente do CRMV-GO.
O javali é uma espécie exótica invasora trazida da Europa no início do século 20. Atualmente, é considerado uma das 100 piores espécies exóticas invasoras do mundo, ao proliferar e expandir rapidamente em diversas regiões, pois não tem predador natural no país.
No Brasil, a população de javalis cresce exponencialmente, de 5% a 15% ao ano, concentrando nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Esse aumento do número de javalis e, consequente expansão territorial, devem resultar em convívio com a população das periferias das cidades, pois esses animais também vivem à procura de resíduos que os alimente.
De acordo com o CRMV-GO, os javalis causam danos à fauna, diminuindo a biodiversidade, à flora, gerando grandes perdas nas lavouras de milho e de soja, desencadeiam o assoreamento de cursos de água e processos de erosão do solo.
Além disso, representam um grave risco sanitário para a atividade pecuária e riscos à saúde pública devido às várias zoonoses que esses animais veiculam, como hepatite tipo “E”, febre hemorrágica de Crimeia-Congo, peste suína clássica, febre aftosa, leptospirose, tuberculose, entre outras, como ressaltou a presidente da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente, Luana Rodrigues Borboleta.
A programação do evento abordou desde a biologia e comportamento da espécie, para entender o motivo desse animal ser considerado uma praga, a temas como caça estratégica. O seminário teve o apoio institucional do Ministério Público do Estado de Goiás (CAOMA MP-GO), Agrodefesa, Associação Goiana de Suinocultores (AGS), IBAMA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Nacional de Caça e Conservação (ANCC), Instituto Chico Mendes (ICMBio), Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG e Exército Brasileiro.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Cresol Goiás inaugura agência de atendimento em Ipameri

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPAMERI - Aconteceu na noite da última sexta-feira, 23 de novembro, a inauguração da Agência Cooperativa Cresol de Ipameri. O evento contou com a presença do presidente da Cresol Goiás, Sr. Luís Antônio Fernandes, gerente regional da Cresol Goiás, Sr. Jeferson Aparecido, gerente da Cresol – Agência Ipameri, Sr. Marlon Rogoski, vice-prefeito Dr. José Roberto Marot, neste ato representando a Prefeita Daniela Vaz Carneiro, presidente da ACIIPA, Sr.ª Márcia Joaquim, presidente do Sindicato Rural de Ipameri, Sr. Plínio Machado e demais autoridades.
Na oportunidade, o vice-prefeito Dr. José Roberto Marot externou os cumprimentos da Prefeita Daniela as autoridades presentes, registrou sua felicidade e de toda gestão municipal ao receber a implantação desta importante instituição em nossa cidade. Prestigiaram a inauguração autoridades locais, diretores de outras entidades, empresários, produtores rurais e a comunidade local.
O gerente da Cresol, agência de Ipameri agradeceu a presença de todos, dando boas vindas a nova unidade Cresol, assegurando a todos trabalhar por um melhor atendimento aos cooperados, trazendo facilidades, agilidade e conforto a eles, além de garantir eficiência no trabalho realizado pelos colaboradores em uma agência ampla e agradável.