sexta-feira, 20 de março de 2009

Pouca chuva em Goiás atribuida a "A Menina"

O POPULAR/CLIMATEMPO
A combinação do pequeno volume de chuvas no Estado de Goiás em 2009 com o aumento médio de 2,5 graus na temperatura pode levar à falta de água e a medidas como racionamento no fornecimento de água em algumas cidades. A hipótese é admitida pela SANEAGO, que prepara medidas preventivas e de emergência. O início do ano bem mais seco do que os anteriores é atribuído por especialistas ao fenômeno La Niña (A Menina), caracterizado pelo resfriamento da água do Oceano Pacífico, que modifica a circulação dos ventos.
Segundo o Portal Clima Tempo, Orizona poderá ter hoje, sexta-feira, uma tarde e uma noite com possíveis pancadas de chuva, com probabilidade de 60% de ocorrência de precipitação. A temperatura máxima chega aos 30º C. O final de semana também deverá ser muito quente e com chuvas ocasionais.
A verdade é que os moradores de Orizona podem preparar desde já para um final de safra de grãos bem árduo e um período seco bem longo. Os produtores de leite que aumentem os seus silos, porque o pasto já está endurecendo.

Bolsa Família exclui 451 mil beneficiários por falta de adequação

AG. BRASIL
Brasília - Mais de 400 mil beneficiários do Bolsa Família foram excluídos do programa pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entre outubro de 2008 e fevereiro deste ano.

As famílias que tiveram o benefício suspenso não se enquadravam mais no perfil do programa ou não atualizaram os cadastros até 31 de dezembro do ano passado. O programa selecionou mais 208 mil famílias para receber a bolsa a partir deste mês.De acordo com o MDS, as irregularidades foram identificadas após o cruzamento de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2006, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com a comparação, foram identificadas 622.476 famílias beneficiárias que tinham renda per capita superior ao teto de R$ 120 estabelecido pelo programa de transferência de renda do governo federal.

Todas tiveram seus benefícios bloqueados em setembro do ano passado e tiveram prazo até 31 dezembro para demonstrar que se enquadravam no perfil do Bolsa Família. Do total, 171.455 famílias comprovaram que atendiam aos critérios do programa e tiveram o benefício liberado. As demais famílias (451.021) foram excluídas.


Mais informações, click aqui.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Orizona discute adesão ao Programa Ponto de Cultura

PMO/Comunicação
Tendo em vista a discussão de propostas de ação para a valorização da cultura popular de nosso município e o debate de proposta para implementar um Ponto de Cultura em Orizona, a partir de uma parceria com a AGEPEL – Agencia Goiana de Cultura Pedro Ludovico e o Ministério da Cultura, lideranças de nosso município estão reunindo frequentemente para somar idéias e definir um plano de trabalho.

Liderados pelo vice-prefeito, Antônio Baiano, que participou do lançamento do edital dos Pontos de Cultura do Estado de Goiás, no dia 2 de março, em Goiânia, um grupo formado por dirigentes da Associação de Artesã(os), as Pastorais da Juventude Urbana e Rurais, os grupos de Catira e de Folia de Reis, o Jornal Terra Goiana e artistas já discutiram em outras reuniões o que deverá ser priorizado.

São muitas as manifestações artísticas, culturais e religiosas promovidas em nosso município: as cavalgadas, as folias de reis e do Divino, as encomendas de almas, as quadrilhas, as festas em louvor a padroeiros, a catira e a congada, a música, a pintura, a literatura e muito mais. O fortalecimento dessas expressões pode ser contemplado por esse programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado.

A AGEPEL está recebendo, até 16 de abril de 2009, as propostas para esta que é a Edição Estadual do Programa Mais Cultura – Cultura Viva, do Ministério da Cultura. As propostas, que passarão por um processo seletivo, deverão ser entregues na sede da Agepel, situada na Rua 82, nº 400, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 1º andar – Ala Oeste – Setor Sul, CEP 74.015-908, em Goiânia.
Por meio de edital serão selecionadas propostas de 40 entidades culturais, voltadas para o interior do Estado. Poderão participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que trabalhem com cultura há pelo menos dois anos, de forma comprovada. São associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas definidas como comunitárias e suas associações de pais e professores, organizações da sociedade civil de interesse público e organizações sociais de Goiás. A microrregião de Pires do Rio será contemplada com dos projetos.

Foi marcada para a próxima sexta-feira, dia 2o de março, às 19 horas no Antigo Seminário (Centro de Formação José Ribeiro de Oliveira), uma nova reunião para que artistas, promotores e agentes culturais possam opinar a respeito do projeto. Segundo Antonio Baiano, a iniciativa de envolver a comunidade nessas discussões foi com o intuito de que as ações realmente se direcionem para aquilo que é realmente é anseio da comunidade.

Para encerrar, Antonio deixa o convite a toda a comunidade orizonense, principalmente aqueles e aquelas que desenvolvem alguma atividade cultural ou que são apaixonados pela causa, a participarem desta reunião e a somarem na construção de propostas que valorizem a cultura popular de Orizona.

Mais informações, entre no sitio eletronico da AGEPEL.

terça-feira, 17 de março de 2009

Orizona continua na luta contra a Dengue

PMO/Comunicação
Nos últimos anos, principalmente, temos notado um grande avanço dos casos de Dengue pelo nosso país. O que era há algumas décadas uma doença tropical sem grandes efeitos, chegou atualmente em algumas localidades ao status de epidemia. Os problemas de saneamento, a urbanização e outros fatores da vida contemporânea favoreceram em demasia a expansão dessa doença.
Em Orizona, as tendências de avanço dos focos e casos são semelhantes a outras partes do país. Desde 2007 os registros de focos no período chuvoso e quente estão quase sempre sendo classificados como de "Médio" ou "Alto Risco", de acordo com o Núcleo de Apoio ao Controle de Endemias.
Segundo o Secretário de Saúde, Renato Vieira da Cunha, a sua secretaria tem se desdobrado no sentido de previnir, conter e reduzir os focos do mosquito transmissor. As metas de visitas por parte das equipes de saúde às residências estão sendo atingidas. Também está em andamento uma campanha com distribuição de material orientativo e veiculando chamadas no rádio, mas isso ainda não é o bastante. A população tem que realmente sentir-se incomodada com os riscos da doença.
Renato lembrou que este foi um ano pouco chuvoso e mesmo assim, muitos focos de larvas e do mosquito foram encontrados. A comunidade deve se envolver de verdade. Mesmo que o período de maior risco esteja terminando, as pessoas devem continuar atentas e ser agentes fiscalizadores de seus lotes, de seu bairro, enfim, do município. Além disso, o trabalho dos agentes precisa ser facilitado. Os moradores devem recebe-los e ouvir atentamente as suas orientações. O trabalho de combate da Dengue é preventivo e devemos fazer o combate na origem, antes que o mal aconteça, acrescentou o secretário.
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus, infectados com o vírus transmissor da doença. A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que vacinas ou medicamentos que combatem a contaminação ainda estão em fase inicial de testes e muito pouco se tem concreto. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, seja de uma caixa d'água mal fechada a uma tampinha de garrafa ou mesmo uma planta em formato que retenha a água. A atenção a todas as situações é fundamental.
Outro que está atento a essa questão é o Secretário de Ação Urbana, Rui de Castro. Segundo Rui, os mutirões de limpeza da cidade, iniciados no início da administração foram pensados, além do sentido estético de manter os bairros limpos, também na preocupação com a saúde pública. A Prefeitura está, segundo o secretário, se esforçando muito, mas conta e necessita do apoio da comunidade.
Rui conclui que cada um deve cuidar no minimo de seu lote, de sua chácara, de sua propriedade. Se cada um faz a sua parte, o trabalho torna-se bem menor e tão logo Orizona estará limpa, mais bonita e protegida de problemas como a dengue.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Artistas Orizonenses – Parte I – Zé Conceição


No ultimo sábado, dia 14 de março, foi Dia Nacional da Poesia, data criada em homenagem ao aniversário do grande escritor e abolicionista Castro Alves. Para homenagear esta data, queremos lembrar um de nossos escritores, artista e poeta popular de nossa querida Orizona: o Sr. Zé Conceição.

José de Sousa Peres, o Zé Conceição, nasceu na fazenda Taquaral de Baixo (Orizona-Goiás), em treze de abril de 1952, filho de Altaídes José de Sousa e de Maria da Conceição de Sousa, ambos agricultores.

Zé estudou na Escola Rural de Firmeza, do professor Salviano, no Grupo Escolar do Taquaral de Baixo, no Taquaral do Meio e no Taquaral Capela, tendo como professor o Sr. Achiles Araújo e Dona Ana.

Sempre foi, segundo o mesmo, um apaixonado pela natureza, pela família e pela poesia. Confessa que desde criança teve uma grande criatividade, fazendo versos para ele mesmo. A timidez e a humildade impediram que demonstrasse o seu sonho. Um dia teve coragem e mostrou para a esposa e ela se impressionou.

A partir daí passou a mostrar os trabalhos a outras pessoas, sendo elogiado pela comunidade e familiares, que incentivaram a editar um livro, expressando os sentimentos nos versos. Em 2000 e 2002, participou das duas edições da Coletânea Orizona em Prosa e Verso. É também o autor da letra do Hino de Orizona. Em 2008, lançou o seu primeiro livro entitulado “Sentimentos de um Poeta”, pela Editora Deescubra. Em todos esses trabalhos vale destacar o apoio de colegas como Olímpio Pereira Neto, Sebastião Eduardo, Dona Inês, João Baiano, entre outros.

Zé Conceição é casado com Tereza de Jesus. Juntos tiveram dois filhos: Ricardo e Simone. Zé trabalhou na SANEAGO por 21 anos e hoje é aposentado por tempo de serviço. Segundo o próprio, tem guardadas ainda umas três mil poesias que nunca foram publicadas.

Estudantes conhecem a Prefeitura de Orizona

PMO/Comunicação
Estudantes da turma da professora Tânia Cleice, da Escola Estadual Amélia Issa, visitaram e conheceram na manhã desta segunda-feira, dia 16, a sede da Prefeitura de Orizona e ainda foram a outras localidades de nossa cidade.
Na visita à Prefeitura, foram acompanhados pelo Secretário de Administração Rinaldo Costa e de Indústria, Comércio e Turismo, Anteres Vieira Pereira, e puderam conhecer os departamentos e áreas da administração municipal. Também foram recebidos pelo prefeito Felipe Dias, que os acolheu em seu gabinete. Na oportunidade, as crianças ainda assistiram a uma " pequena palestra"em frente ao painel dos prefeitos, dada pelo secretário Anteres sobre um pouco da história desses prefeitos e de nosso município.