sexta-feira, 6 de março de 2009

Felipe Recebe Assessora de Vice-Governador

PMO/SEAD
O prefeito de Orizona Felipe Dias (PMDB) recebeu hoje, sexta-feira, em seu gabinete, a Assessora do Vice-Governador Ademir Menezes (PR), senhora Maria Magda. Na reunião, que teve a participação do Secretário de Saúde, Renato V. Cunha, de Administração, Rinaldo Costa, de Indústria e Comércio, Anteres V. Pereira, discutiram a respeito da viabilização de recursos e benefícios através do Estado para o município de Orizona.

Reunião em Nova Aurora define sobre Copa Sudeste

PMO/ Comunicação
Em reunião que ocorreu hoje, 06 de março, na Prefeitura de Nova Aurora, ficaram definidos o regulamento, as chaves e a tabela da Copa Sudeste. Na reunião, estiveram presentes representando Orizona o vereador Ronaldo Costa, o Secretário de Esporte Paulo Barbosa e a dirigente do Orizona Esporte Clube, Ivone Dantas.

O torneio tem o seu início previsto para o dia três (03) de maio e terá a participação de 20 equipes representantes das cidades do Sul e Sudeste Goiano.

A primeira fase será dividida em quatro chaves de cinco equipes. As equipes jogarão entre si dentro da chave em turno e returno. Cassificam as duas melhor colocadas de cada grupo.

A partir daí a competição entrará na fase dos mata-matas e os confrontos serão baseados na classificação de cada time o no grupo que este participou. Até as finais os jogos acontecerão em ida e volta, não levando em conta o saldo de gols. Resultados iguais levam direto às penalidades.
Confira abaixo como se formaram as Chaves:

Chave A:
- Goianápolis
- Bonfinópolis
- Gameleira
- Silvânia
- Vianópolis

Chave B:
- Cristianópolis
- Palmelo
- Pires do Rio
- Orizona
- Urutaí

Chave C:
- Nova Aurora
- Anhanguera
- Cumari
- Goiandira
- Catalão

Chave D:
- Ipameri
- Campo Alegre
- Davinópolis
- Ouvidor
- Três Ranchos


Prefeitos retornam a Brasília na próxima Quarta-feira


CNM
Exatos 30 dias após a visita à capital federal - em virtude do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro - centenas de prefeitos brasileiros retornarão a Brasília na próxima quarta-feira, 11 de março. Mas, desta vez, os gestores brasileiros têm, em especial, uma reivindicação a fazer: negociar e discutir o problema do endividamento dos municípios brasileiros junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a ‘Mobilização Municipalista sobre Previdência’ vai acontecer no auditório Petrônio Portela, às 9 horas, no Senado Federal. Além dos prefeitos, a CNM também está convidando para participar desta iniciativa: gestores dos Fundos e Institutos de Previdência Social, Secretários Municipais de Finanças e Administração, Procuradores Jurídicos Municipais e Vereadores.
“O INSS vem, desde 2001, retendo vultuosas quantias das finanças municipais sob a argumentação de que elas se tratam de valores devidos pelos municípios, medida que torna muitas prefeituras ingovernáveis”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Veja mais na página da CNM.

PREFEITO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO TELECURSO TEC


PMO/SEAD

O Prefeito de Orizona, Felipe Antônio Dias, participou em Goiânia no dia 03 de março, terça-feira, do Lançamento/Adesão ao Programa Telecurso TEC. A solenidade contou com a presença do Governador de Goiás, Alcides Rodrigues, do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e várias outras autoridades, como a Secretária Estadual de Educação Milca Severino, da Ciência e Tecnologia, Joel Santana Filho, da Segurança Pública, Ernesto Roller, das Cidades, Paulo Gonçalves, do Vice-Governador Ademir Menezes, além de vários deputados e presidentes de entidades classistas (FAEG, FIEG, Fetaeg), SEBRAE e outras.

Cerca de 60 prefeitos foram convidados pelo Governador para participar deste Programa. A solenidade aconteceu no Auditório Governador Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Centro Administrativo). O convênio foi assinado pelo governador, pelo Secretário de Ciência e Tecnologia e pelo prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, representando todos os municípios presentes.

Só neste ano, a expectativa é de que 20 mil jovens se formem nos cursos técnicos oferecidos pelo Telecurso TEC. O estudante interessado se inscreve pelo site http://www.telecursotec.org.br/ e, ao final do curso, faz o exame de conclusão na sua região. Goiás é o primeiro estado fora do eixo Rio-São Paulo a aplicar o exame de conclusão e emitir o certificado.

Fonte: PMO/SEAD-Goiás Agora.

Deputado Samuel Belchior Visita Prefeito de Orizona


PMO/SEAD

O deputado estadual Samuel Belchior (PMDB) visitou ontem, dia 5, a cidade de Orizona. O encontro foi reservado com o Prefeito Felipe Dias.

O principal assunto tratado foi a sucessão estadual. Participaram da reunião os secretários municipais Rinaldo Costa e Anteres Vieira Pereira. Em seguida, almoçaram juntos.

Não foram revelados maiores detalhes da conversa.

O significado do dia 8 de março


SPPE/ANCA
Nos últimos tempos tem-se pesquisado muito sobre a participação das mulheres na história e isso tem revelado que, além de cuidar das chamadas tarefas de reprodução (ter e cuidar de filhos, fazer trabalhos domésticos...), elas foram ativas no trabalho reprodutivo na agricultura, na indústria, bem como nas lutas por direitos sindicais, por transformações políticas e econômicas, nas revoluções socialistas.
No entanto, as pessoas que se dedicam a estudar essas questões encontram bastante dificuldades de fazer o resgate histórico, pois como vivemos em uma sociedade machista mesmo as organizações ditas de esquerda não registram com o devido rigor as lutas das mulheres. E isso acaba gerando muitas confusões, como ocorreu por exemplo, com a história do 8 de março.
Estudos recentes tem mostrado que o 8 de março não surgiu a partir de uma luta, mas de várias lutas de mulheres do mundo inteiro. Há anos que contam que a escolha do 8 de março foi uma homenagem a 129 operárias norte americanas queimadas numa fábrica em 1857. Mas, não há registros de nenhum grande incêndio numa fábrica em Nova York naquele ano, nem de greve que elas estariam fazendo por redução de jornada. Há registro de um grande tragédia em uma fábrica de tecidos em Nova York em 1911, onde ocorreu incêndio devido as más condições de estrutura e dezenas de operárias morreram porque não conseguiram sair. Na época os patrões mantinham as portas das fábricas fechadas para ter controle das operárias.
O que se conseguiu verificar foi que em várias partes do mundo as mulheres se mobilizaram para lutar contra a exploração, por redução de jornada e melhores salários, e em muitos lugares as trabalhadoras morreram, inclusive em incêndios, devido às péssimas condições de trabalho a que eram submetidas. Um outro fato comprovado é que no 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário russo) as mulheres russas saíram as ruas incentivando a greve geral.
Outra confusão é quanto ao uso do lilás como cor símbolo das mulheres feministas. Dizia-se que as operárias mortas no incêndio de 1857 estariam pintando tecidos de lilás. Mas já se sabe que aquela tragédia não ocorreu. Além disso naquela época provavelmente ainda não havia tinta da cor lilás.
Mas o lilás continua sendo um símbolo importante para utilizarmos nas lutas e nos debates de gênero, porque é uma cor que representa a igualdade entre mulheres e homens. O lilás é o resultado da mistura das cores azul e rosa, que a sociedade machista nos impõe como símbolos do padrão masculino e feminino.
Enfim, o que as pesquisas tem mostrado é que o 8 de março foi construído historicamente pelas lutas das mulheres. E ainda que tenha havido confusões de datas devido a falta de registro da participação das mulheres na história, as lutas são verdadeiras. E fica aqui a responsabilidade de fazer com que o 8 de março seja cada vez mais um dia de luta das mulheres contra esse modelo capitalista, denunciando as conseqüências desse sistema para as mulheres no campo e nas cidades.
Fonte: Contruindo Novas Relações de Gênero. SPPE/ANCA.2005

quinta-feira, 5 de março de 2009

Jornal destaca trabalho do novo governo de Orizona

Anselmo de Lima
O início da administração do prefeito de Orizona Felipe Dias foi destacada em páginas da 61ª edição do jornal Serra Dourada News, um jornal de grande expressão no Triângulo Mineiro e Sul do Estado de Goiás. O prefeito de Orizona recebeu mensão especial na página 17, com uma matéria entitulada "Felipe prioriza saúde, educação e infra-estrutura" (veja matéria abaixo).
Na pagina 13, falando sobre a inauguração do asfalto entre Pires do Rio e Caldas Novas (GO-309), o mesmo é mensionado. Em matéria sobre Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas (pág. 04), Felipe é fotografado ao lado de prefeitos como o de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, de Catalão Velomar Rios e de Quirinópolis Gilmar Alves, esse último presidente da Frente de Mobilização Municipalista.

Voltando no Tempo - prefeito Felipe Dias

O prefeito de Orizona Felipe Dias conduziu os seus estudos inicialmente nas escolas públicas de nossa cidade. Em seguida fez o curso Técnico em Agropecuária na Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (atual Instituto Federal de Goiás- Campus de Urutaí). O curso superior foi feito em Ciências Agrárias na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Em seguida, foi para o Estado do Paraná, onde trabalhou quase por uma década em Castro. Ao retornar em 1999 para Orizona, foi trabalhar na Escola Família Agrícola. Abaixo, a imagem mostra o atual prefeito naquele importante centro de ensino técnico de nosso município.

Goiás passa a ter Centro de Referência para Mulheres

Felipe Homsi /Rubens Otoni
Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, inaugura no dia 24 de março o Centro de Referência da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), em Goiânia. Na ocasião, será assinado acordo de R$ 35 milhões que vão ser investidos no centro e na construção de mais delegacias da mulher, casas abrigo e outros centros de referência em 42 municípios goianos. A unidade de Goiânia pretende se tornar referência na execução de políticas públicas de combate à violência contra a mulher.

Em parceria, o Governo de Goiás foi o responsável pelo estabelecimento da estrutura física, reforma do prédio onde vai funcionar o centro e o deslocamento de servidores públicos para trabalhar no local. Estão sendo investidos R$ 500 mil na preparação do local para o início das atividades.

Essa ação faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, estabelecido em 2007 pelo Governo Lula e que pretende investir R$ 1 bilhão até 2011 em políticas públicas de enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres.
Veja mais AQUI.

PMDB Nacional tem programação da Semana da Mulher

PMDB Nacional
A Executiva Nacional do PMDB Mulher estará reunida em Brasília com as dirigentes de todos os estados brasileiros para marcar com trabalho e animação a Semana da Mulher 2009.
Além de participar das duas reuniões programadas, as participantes estarão testemunhando a posse da deputada Íris de Araújo na Presidência Nacional do PMDB, no dia 10, concedida a ela pelo presidente Michel Temer, que se licencia do cargo para o exercício pleno da Presidência da Câmara dos Deputados.

Todas deverão prestigiar também a entrega do Prêmio Carlota Oliveira de Queirós, outorgado pela Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, à presidenta nacional do PMDB Mulher e ex-deputada federal, Maria Elvira Salles Ferreira, no dia 11. A solenidade será às 15 horas, no salão nobre da Câmara. A Executiva Nacional do PMDB Mulher tem como meta para 2009, a organização formal dos núcleos em todos os Estados do País.

Para isso, reunirá em Brasília, no dia 10 de março, às 9 horas, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, duas representantes de cada Estado – presidenta e secretária-geral eleitas em Convenção, presidenta e secretária de Comissões Provisórias Estaduais e, onde não houver essa estrutura, duas lideranças estaduais femininas do partido. Participam desta reunião as Vice-Presidentas Regionais Kátia Lôbo (Sudeste), Maria Helena Sartori (Sul), Dahlia Oliveira Almeida (Centro-Oeste), a deputada estadual Iraê Lucena, da Paraíba (Nordeste) e a deputada federal Marinha Raupp (Norte).
Mais notícias sobre esse assunto, veja no Portal do PMDB.

Demóstenes promete agilizar reforma política

DM- Política e Justiça

O senador goiano Demóstenes Torres (DEM) foi confirmado ontem, no início da tarde, como titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele anunciou que pretende conferir prioridade a alguns projetos, citando a reforma política, maneiras de combater o excesso de medidas provisórias e matérias que versem sobre segurança pública, agilização das leis e regulamentação da Constituição Federal.

Demóstenes afirmou que pretende regulamentar 60 artigos da Constituição. “Já falei com o Ministério da Justiça e o presidente do Supremo Tribunal Federal (Gilmar Mendes) para a gente constituir comissão mista e discutir o assunto, começar a elaborar as leis”. O senador quer ainda, na reforma política, colocar artigos que punam partido que abriga delinquente, além de restringir a mudança de siglas.

Outra meta, que também atinge políticos, é criar um pacote anticorrupção, de modo a tornar a corrupção crime hediondo e que o condenado cumpra ao menos metade da pena antes de ganhar liberdade provisória. “São mudanças que o País espera e quero fazê-las”, disse. Ele assume o cargo porque a vaga era da cota do Democratas. A CCJ tem função estratégica na Casa, pois possui poder de barrar ou não qualquer projeto que entre no Senado. Só com aval da CCJ, o projeto pode virar lei.

Momento de Tensão entre Iris e Vereadores

* Alexandre Bittencourt

Os ataques da oposição ao prefeito Iris Rezende (PMDB) continuaram ontem, pelo segundo dia seguido na Câmara Municipal. Outra vez, a base aliada ao Paço, apesar da vantagem numérica, se confundiu na defesa do peemedebista e deixou as críticas à Saúde e ao secretário da pasta, Paulo Rassi, dominarem a pauta da sessão ordinária, realizada pela manhã.

O avanço rápido e sem obstáculos da oposição nas últimas duas sessões se deve principalmente à insatisfação dos governistas com a demora do prefeito em assinar as disposições dos servidores municipais convidados a trabalhar no gabinete dos vereadores, ato que, tradicionalmente, ocorre em janeiro. A aliados, nesta terça e quarta-feira, o prefeito emitiu novos sinais de que não está disposto a alterar o ritmo de assinatura das disposições, e reclamou da “insistência” e “falta de compreensão” de alguns vereadores.

Os governistas, obviamente, não gostaram. Frente à nova saraivada de críticas sem resposta, o líder do PMDB, Daniel Vilela, convocou para o final da manhã de ontem reunião da bancada. Ao ouvir os colegas verbalizarem reclamações, pediu lealdade. “Não sugeri nada demais, apenas que sejam compreensivos com o prefeito, que está ocupado com série de outras questões administrativas complexas. Esta ainda é situação defensável.”O líder do governo na Câmara, Bruno Peixoto, fez mea culpa à acusação de “omissão” que, veladamente, vinha sofrendo por parte de colegas do próprio partido. “E o que nós vamos fazer, se o próprio líder não vem a plenário defender Iris e não convoca ninguém para a tarefa?”, diz um governista.

* Mais dessa matéria, leia na página do Diário da Manhã.

Jornalismo que virou lenda

Jávier Godinho - DM Revista*
Há 50 anos, na noite de hoje, acontecia um massacre estudantil na Praça do Bandeirante, motivador do surgimento do semanário Cinco de Março, do jornalista Batista Custódio, que circulou até 1980, quando foi sucedido pelo Diário da Manhã, em 12 de março daquele ano. Já nos dias seguintes, Batista Custódio e seu primo Waldemar Peres de Faria, ambos alunos de agrimensura da Escola Técnica Federal de Goiás, onde cuidavam do jornalzinho Luneta, do Centro Acadêmico, se movimentavam buscando o lançamento do Cinco de Março, em protesto contra aquele ato de violência oficial, que obtivera enorme repercussão na imprensa de todo o País. Com a desistência de Waldemar, a Batista se juntaria Telmo de Faria e, nos anos seguintes, o Cinco de Março, já então com a participação de Consuelo Nasser, se transformaria no semanário praticamente inesquecível.Foram chegando talentos inconformados com todas as formas de injustiças: Waldomiro Santos, Carlos Alberto Santa Cruz, Antônio José de Moura, Carmo Bernardes, Geraldo Vale, Anatole Ramos, Sebastião Povoa, Antônio Gomes e tantos outros jornalistas, escritores, poetas e artistas que formavam a nata da cultura goiana. Como os admiramos, como sentimos saudades de todos eles! Embora lá fora fosse a noite negra da ditadura, lá dentro respirava-se, a longos haustos, a atmosfera pura da liberdade.Na oficina, no térreo, a estridente Marinoni, do começo do século 20, que antes fizera o Jornal de Notícias de Alfredo Nasser – a voz vibrante das oposições goianas –, imprimindo duas páginas de cada vez, e uma linotipo que funcionava canibalescamente, com peças transplantadas de outras duas, transformadas em carcaças. Umas poucas caixas de tipos obsoletos, a mesa metálica, onde se paginava, com as pernas bambas; quatro ou cinco cadeiras sujas de graxa e nada mais. À entrada, a saleta da gerência, com divisórias de eucatex. Em cima, um jirau de madeira a que chamávamos redação, com mesas, cadeiras e armários caindo aos pedaços e quatro ou cinco máquinas de escrever, do tempo da onça. O Cinco de Março, contudo, virou lenda e, em 2004, inclusive, foi homenageado pela Universidade Católica de Goiás, com o que sobrou de sua coleção, semidestruída no regime militar, microfilmada e integrando o acervo do Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central. O acontecimento foi prestigiado pelo governador, prefeito de Goiânia e destacadas personalidades da vida pública do Estado, que relembraram passagens de destemor do jornal nos árduos anos do autoritarismo.O Cinco de Março trouxe em página interna: “Na Polícia Militar do Estado é assim: corruptos graduados prendem inocentes e subalternos e ficam ilesos.” O texto se referia a uma carta-denúncia, datada de 10/6/64, enviada por alguém da própria PM, cuja identidade, conforme lhe garantia a lei de imprensa, o jornal jamais revelou, arcando com todas as consequências. Ao invés da apuração dos fatos, veio a resposta arrasadora, bem ao estilo policialesco daquele tempo. Pouco depois do Cinco de Março circular, fardados e ocupando dois jipes da instituição, portando metralhadoras e revólveres da corporação, visivelmente embriagados, oficiais da PM invadiram a sede do jornal, na Avenida Goiás. Lá encontraram apenas dois humildes funcionários da oficina, sujos de tinta e inocentes das maldades do mundo, fazendo a limpeza. Os invasores esbravejaram que queriam matar o diretor, Batista Custódio, e o redator-chefe. Não os encontrando, quebraram tudo. À noite, o governador dava entrevista na televisão, chamando o semanário de “comuno-chantagista”.
*A matéria completa, de autoria de Jávier Godinho, você vê na página do Diário da Manhã.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Assembleia arquiva PEC da Adequação Constitucional

A Assembleia Legislativa rejeitou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que adequa a Constituição Goiana à Federal, nesta tarde de quarta-feira, 4, em sessão ordinária, por 23 votos favoráveis a oito contrários.
Segundo o líder do Governo, deputado Evandro Magal (PSDB), "o caminho agora é começar o processo de novo, infelizmente. Levamos 18 meses para chegarmos a esse ponto de apreciação da Proposta".Presidente em exercício, o deputado Honor Cruvinel (PMDB) determinou que a matéria fosse para o arquivo do Legislativo estadual. A PEC alterava 110 artigos, revogava 62 dispositivos e acrescentava 10 novos artigos à Constituição do Estado de Goiás. O artigo 38, considerado o mais importante, porque concedia anistia aos ex-servidores da Caixego, foi derrubado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Detalhe que foi decisivo para a rejeição da matéria.
Os deputados da oposição - formados pelo PMDB e pelo PT - com exceção do petista Luís César Bueno e do peemedebista Paulo César Martins - comemoraram o arquivamento da Proposta de Adequação Constitucional (PEC). "E a base governista não pode acusar a oposição de votar contra (a PEC), porque a base tinha votos suficientes para votar a favor, portanto não me venham com esse discurso", disse Mauro Rubem (PT), seguido por discursos semelhantes de Thiago Peixoto (PMDB) e Humberto Aidar (PT).
Mais informações, no sítio eletrônico da Assembléia Legislativa.

Participação de Prefeito de Orizona merece destaque em página da UNICAFES


Anselmo de Lima
A participação do prefeito Felipe Dias no dia 11 de fevereiro em um debate da UNICAFES - União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária mereceu destaque em páginas da entidade nacional, como é mostrado nos links unicafesba.blogspot.com e www.unicafes.org.br datados do dia 18 de fevereiro:

“Com objetivo de discutir as ações de fortalecimento da agricultura familiar, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), reuniu trinta e nove prefeitos no auditório do Hotel San Marcos, em Brasília na quarta-feira (11).
Eles tiveram oportunidade de debater com diversos secretários de Ministérios os projetos relacionados aos agricultores familiares, hoje responsáveis por 70% dos alimentos produzidos que chegam à mesa do brasileiro... "

Em outro trecho, a matéria fala sobre o perfil do prefeito de Orizona:

"... Felipe Antonio Dias (PMDB), prefeito de Orizona, Goiás, a 130 km de Goiânia, 15.015 habitantes. Sua história tem muito haver com o momento, pois é fruto da agricultura familiar, ajudou na fundação da Escola Família Agrícola, que formam filhos de pequenos agricultores. Esteve presente do movimento que concretizou com a criação da UNICAFES, sendo que anteriormente ajudou na fundação da Credfer, uma cooperativa de crédito da região leste do estado de Goiás, conhecida estrada de ferro. Ele reconhece que sua participação nestes movimentos credenciou bom resultado nas urnas. Em Orizona, mais de 50% da população ainda mora na zona rural, "condição especial para ele representar a agricultura familiar no município", reconhece”.

Secretaria de Agricultura trabalha para garantir o escoamento da produção agrícola

PMO/Comunicação
A Secretaria Municipal de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, tem através de seu secretário Hélio do Quimba e de toda a equipe, trabalhado de forma intensiva desde o começo desta administração.
Essa secretaria tem a sua frente uma demanda muito ampla de trabalho, seja na área ambiental, do apoio à produção agropecuária ou na manutenção e ampliação das estradas rurais.
No incentivo à produção, continuam em andamento os programas de Trator (com prestação de serviços de trator aos agricultores familiares a menor custo), de Calcário (com frete de calcário aos agricultores pelo pagamento do óleo) e o de Lavoura Comunitária, em parceria com a Seagro – Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás.
Quanto à manutenção das estradas rurais, as ações estão concentradas na reforma (aterramento e cascalhamento) de alguns trechos das estradas vicinais, reforma ou construção de pontes. Com o final do período chuvoso, as obras deverão intensificar, com a reforma de todos os trechos, ampliação das estradas e construção de pontes, bueiros e mata-burros
Na imagem acima, uma equipe da secretaria da Agricultura reconstroi a ponte da Jabuticaba, na região de Firmeza, beneficiando a vários agricultores. Na ocasião, o prefeito Felipe Dias esteve presente, verificando o trabalho da equipe e dialogando com o público beneficiado.

Prefeitura Adquire Trator de Poda




A Prefeitura de Orizona adquiriu recentemente, através de recursos próprios, um trator Trapp 500 cilindradas, com 15,5 HP de potência (mesmo modelo da imagem ao lado). Ele será usado para podar campos de futebol e praças de nosso município.
O autopropelido, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Esportes e Lazer, tem sido levado a todos os campos onde estão ocorrendo partidas do Campeonato Municipal, com o intuito de garantir que estas praças esportivas sempre estejam em condições de jogo.
Essa é mais uma aquisição do novo governo municipal, que está desde o primeiro dia de administração trabalhando com o objetivo de manter o nosso município bem cuidado e de respeitar sempre as necessidades de nossa população.

Ao lado do presidente Lula


Durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília, no dia 10 de fevereiro, o jovem orizonense Gustavo Pires (filho do Dr. Fernando), foi recebido em audiência reservada, pelo presidente Lula.
Outro que aproveitou a badalação do encontro e apareceu ao lado de famosos foi o Secretário de Administração Rinaldo Costa, nesse caso ao lado dos campeões da seleção de volei Maurício e Paulão.

CCJ aprova projeto de lei da deputada Adriete Elias sobre SPC


Projeto de lei de autoria da deputada estadual Adriete Elias (PMDB), que dispõe sobre informações prestadas em consultas a bancos de dados sobre relações de consumo, a cadastros de consumo e serviço de proteção ao crédito, foi aprovado nesta terça-feira, em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Segundo a matéria, as pessoas jurídicas responsáveis por banco de dados referentes aos cadastros deverão manter postos de atendimento ao público. Através destes postos, os consumidores poderão obter acesso à certidão em que conste todas as informações arquivadas a seu respeito, incluindo os dados daquele que tenha solicitado a inclusão no cadastro.De acordo com a deputada, a medida pretende impedir que o consumidor fique “sem acesso efetivo a um documento que comprove os dados de quem tenha solicitado a inclusão de suas informações ou, o que é ainda mais preocupante, sem conhecer o inteiro teor das demais informações arquivadas sobre ele”.

CNM convoca prefeitos para discutir débitos dos municípios com INSS


Além de todos os desafios de administrar uma prefeitura municipal, os milhares de prefeitos brasileiros que assumiram mandatos em 2009 encontraram outro obstáculo: ajustar o orçamento da prefeitura - respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR) – e lidar com um sério problema: o endividamento dos municípios junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Preocupada em buscar uma solução para este impasse, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizará no dia 11 de março uma ‘Mobilização Municipalista sobre Previdência’, a partir das 9 horas, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília (DF).“O INSS vem, ao longo dos últimos anos, retendo vultuosas quantias das finanças municipais sob a argumentação de que elas se tratam de valores devidos pelos municípios, medida que torna muitas prefeituras ingovernáveis”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Neste contexto, o que mais causa indignação à CNM é que existe um grande montante de recursos que são devidos pelo INSS aos municípios sem que exista iniciativa por parte do Instituto no que diz respeito ao pagamento destas quantias.
“Se a legislação for respeitada, a dívida dos municípios já será reduzida pela metade”, acrescentou Ziulkoski.

TSE cassa mandato do governador do Maranhão


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou ontem o mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e determinou que o governo daquele Estado seja assumido pela senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), segunda colocada na eleição de 2006.
A decisão foi tomada durante o julgamento de um processo no qual Lago foi acusado de abuso de poder e compra de votos. Foi a segunda cassação de governador em menos de um mês. No dia 17, o TSE confirmou a cassação do então governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e a posse do então senador José Maranhão (PMDB).
Cinco dos sete ministros do TSE concluíram que na eleição de 2006 ocorreram irregularidades que beneficiaram a candidatura de Jackson Lago e prejudicaram Roseana Sarney. Entre outras acusações, a oposição alegou que foram feitos 1.817 convênios no ano da eleição entre o governo estadual e prefeituras e associações civis.
O relator do caso no TSE, Eros Grau, disse que ficou comprovada a compra de votos em Imperatriz, com a prisão de eleitores e a apreensão com o motorista de um vereador de R$ 17 mil em notas miúdas, de uma tabela com valores que seriam pagos em troca dos votos e de santinhos de Jackson Lago.
Fica claro que a família Sarney continua muito viva e ainda com poder de articular muita coisa em seu Estado.

terça-feira, 3 de março de 2009

Participação de Íris em Eventos Caiu Muito

A agenda do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), “desacelerou” após sua reeleição. Levantamento feito pelo Diário da Manhã com base na agenda oficial, fornecida pelo Departamento de Relações Públicas do Paço, revela que o peemedebista cumpriu, este ano, um número de atividades 75% menor na comparação com o mesmo período do ano passado (12 contra 3).
A redução drástica no número de solenidades e o início de ano menos atribulado do prefeito após ser consagrado nas urnas, com 75% dos votos, para administrar Goiânia por mais quatro anos podem ser encarados sob dois aspectos. Um deles é a crise econômica mundial, utilizada várias vezes por Iris como argumento para retenção de despesas, o que justificaria menor número de obras. O outro estaria relacionado ao contexto político. Iris tem ressaltado, desde que foi reeleito, que o compromisso com Goiânia se sobrepõe a demais objetivos e nega que tenha utilizado a máquina com finalidade eleitoreira.

Edital de Convocação da Assembléia Geral da COAPRO

Acontecerá dia 13 de março, no Country Clube de Orizona, em primeira convocação às 8 horas da manhã a terceira e última convocação às 10 horas , Assembléia Geral Ordinária da Coapro (Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona).
Na Assembléia terá em pauta a apresentação e aprovação do Relatório de Gestão, o Balanço do Exercício Social e demonstrativo de sobras e perdas, entre outros pontos especificados no edital abaixo (click na imagem para ampliar).

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL DA CREDFER

Acontecerá no dia 9 de março no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona (Av. Egerineu Teixeira, 71 - Nossa Senhora de Fátima), Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária da CREDFER - Cooperativa de Crédito Rural da Região Leste de Goiás da Estrada de Ferro.
A Assembléia iniciará às 8 horas em primeira convocação com 2/3 dos associados, ou às 9 horas em segunda convocação ou finalmente às 10 horas em terceira e última convocação com no mínimo 10 associados. Veja pauta no edital de convocação abaixo(click na imagem para ampliar).



Eleição da AGM vira ATO em Favor de Marconi e Alcides

A eleição para a renovação da diretoria da Associação Goiana dos Municípios (AGM), ontem, dia 2 de fevereiro, na Assembleia Legislativa, se transformou em grande ato eleitoreiro em favor da base aliada para 2010. Discursos e manifestações em torno da continuidade de união entre PSDB e PP foram aplaudidos por prefeitos, presidentes de câmaras e deputados. O secretário de Governo e nome forte do governador Alcides Rodrigues (PP), Roberto Balestra (PP), fez questão de elogiar a atuação do senador Marconi Perillo (PSDB) e falou que consenso em torno do novo presidente da entidade, prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz Filho (PP), que encabeçou chapa única, mostrou ao Estado a grandeza de espírito público daqueles que abriram mão da candidatura para apoiar pepista.
O apoio que Marconi e Alcides deram à candidatura única de Abelardo injetou novo ânimo para entusiastas que pregam a união da base. O evento ocorrido ontem sinalizou que a nova administração “suprapartidária” – como definiu Abelardo – colabora para que o senador e o governador caminhem juntos em 2010.
A troca de elogios foi comandada pelo presidente da Assembleia, Helder Valin (PSDB); por Balestra; pelo ex-presidente da AGM, prefeito de Jussara, Joaquim de Castro (PSDB). Balestra, que representou Alcides, fez questão de declarar a mensagem que o governador deixou para os prefeitos. “Governador entende que é preciso que haja humildade e desprendimento para realizar ato em favor de todos. Todos merecem respeito e admiração pela grandeza de espírito público que demonstraram ao abrirem mão da candidatura e entrarem em consenso.” Lembrou ainda que a AGM não será um governo de partidos, e sim de prefeitos.
Abelardo preferiu se desvincular da imagem de presidente da AGM ao ser questionado se o apoio que o PSDB deu à sua candidatura colabora para que a base continue unida em 2010. “Como presidente da AGM, não posso falar em base partidária. Agora, como prefeito e filiado ao PP, entendo que essa unidade que conseguimos dentro da AGM deve seguir na base aliada. Quando há consenso, dificilmente passamos por problemas ou atritos. Acredito que a base deve pegar o que ocorreu na entidade como exemplo e superar dificuldades pontuais e seguir para a importância de um projeto único para o Estado”. Ele frisou ainda que Alcides sempre respeitou a relevância do PSDB e vice-versa, e que o PP estará junto com tucanos em 2010.
Deputados estaduais da base estiveram em peso na solenidade como forma de arregimentar forças políticas. Em discurso, Abelardo enfatizou que a administração da AGM não terá conotação de sigla partidária e que, a partir de agora, a guerra entre municípios vai acabar. “AGM está acima de qualquer interesse. Precisamos unir nossas forças em torno de um único projeto, sermos solidários com todas as prefeituras e buscar o consenso"(Fonte: Diário da Manhã).

Repasse aos Municípios em 2009 já é 5% menor em relação ao Ano Passado


A crise econômica mundial chegou definitivamente aos municípios. Números fechados de fevereiro mostram que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para as 5.563 prefeituras do País apresentou queda de 5% em relação ao ano passado – interrompendo uma trajetória de seis anos de crescimento. Foram R$ 4,327 bilhões em 2008 ante R$ 4,109 bilhões de 2009 (valores corrigidos pelo IPCA).

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que levantou os dados, após o último repasse do mês, diz que a situação é de alerta geral. O FPM é a principal fonte de receita de 81% das prefeituras. No Nordeste, há casos de cidades em que o fundo corresponde a 95% do orçamento local. Cada Estado tem um porcentual definido no montante do fundo, que é dividido pelos municípios de acordo com o número de habitantes.

Quanto menor a cidade e o grau de industrialização, maior será sua fatia proporcional do FPM. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explica que a redução de repasse comprova que as receitas federais do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que servem de base de cálculo para o FPM, “estão numa forte tendência de declínio”.

Isso agrava ainda mais o quadro de redução de gastos nas administrações já adotado preventivamente no início do ano por prefeitos de todo o País. O presidente da CNM afirma que a queda de 5% pode até parecer baixa, mas deve ser considerada. Entre fevereiro de 2007 e fevereiro de 2008, por exemplo, houve um crescimento real de 15% dos repasses do FPM.

A CNM também alerta para outro problema. As previsões de arrecadação do governo federal feitas pela Receita – que possibilitam às prefeituras o planejamento na elaboração de suas leis orçamentárias – estão ficando acima do constatado. Veja mais no sítio eletrônico da Associação Goiana de Municípios.

Orizona participa do lançamento do Edital do Ponto de Cultura


Com a presença de Célio Turino, secretário de Programas do Ministério da Cultura (MinC), Linda Monteiro, presidenta da Agência Goiana de Cultura (Agepel), lançou, na manhã de segunda-feira, 2 de março, no Cristal Plaza Hotel, o edital do programa Ponto de Cultura – Cultura Viva, uma ação conjunta do Ministério da Cultura e AGEPEL.

Linda Monteiro aproveitou a oportunidade para revelar que a Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes deverá passar por um processo de aperfeiçoamento com vistas a tornar-se mais eficaz no cumprimento de seus objetivos como mecanismo real de estímulo à criação artística e cultural no Estado.

No início da solenidade, mais de 60 agentes culturais de diferentes regiões goianas haviam feito inscrição para as oficinas cuja finalidade é eliminar dúvidas quanto à natureza e funcionamento do programa Ponto de Cultura, além de auxiliar os inscritos no preenchimento dos formulários.

O edital selecionará 40 projetos para atuar em cidades do interior do Estado. O Ponto de Cultura agrega atividades culturais a partir de uma estrutura multiplicadora na qual representantes de manifestações culturais das diferentes cidades e regiões poderão trocar experiências.

Cada ponto de cultura selecionado receberá R$ 180 mil, em três anos, são três parcelas de R$ 60 mil. O edital estará aberto até o dia 16 de abril e pode ser encontrado no site da AGEPEL.

Com os pontos de cultura, é esperada uma diversidade de manifestações populares e culturais que compõem o imenso tabuleiro da cultura de Goiás.

No lançamento do edital, houve o registro de presenças de representantes culturais de cidades como Goianésia, Bela Vista de Goiás, Ipameri, Senador Canedo, Hidrolândia, Santo Antônio de Goiás, Cidade de Goiás, Aruanã, Aparecida de Goiânia, Orizona, Corumbá de Goiás, Valparaíso, Santa Helena de Goiás, Anápolis, Aragoiânia, Iporá, Mineiros, Trindade, Colinas do Sul, Nazário e Águas Claras.

Orizona se fez presente no lançamento representada pelo vice-prefeito Antonio Baiano, o Assessor da Prefeitura Anselmo de Lima e o jovem Lucas Ribeiro, da Pastoral da Juventude.