sexta-feira, 6 de março de 2009

O significado do dia 8 de março


SPPE/ANCA
Nos últimos tempos tem-se pesquisado muito sobre a participação das mulheres na história e isso tem revelado que, além de cuidar das chamadas tarefas de reprodução (ter e cuidar de filhos, fazer trabalhos domésticos...), elas foram ativas no trabalho reprodutivo na agricultura, na indústria, bem como nas lutas por direitos sindicais, por transformações políticas e econômicas, nas revoluções socialistas.
No entanto, as pessoas que se dedicam a estudar essas questões encontram bastante dificuldades de fazer o resgate histórico, pois como vivemos em uma sociedade machista mesmo as organizações ditas de esquerda não registram com o devido rigor as lutas das mulheres. E isso acaba gerando muitas confusões, como ocorreu por exemplo, com a história do 8 de março.
Estudos recentes tem mostrado que o 8 de março não surgiu a partir de uma luta, mas de várias lutas de mulheres do mundo inteiro. Há anos que contam que a escolha do 8 de março foi uma homenagem a 129 operárias norte americanas queimadas numa fábrica em 1857. Mas, não há registros de nenhum grande incêndio numa fábrica em Nova York naquele ano, nem de greve que elas estariam fazendo por redução de jornada. Há registro de um grande tragédia em uma fábrica de tecidos em Nova York em 1911, onde ocorreu incêndio devido as más condições de estrutura e dezenas de operárias morreram porque não conseguiram sair. Na época os patrões mantinham as portas das fábricas fechadas para ter controle das operárias.
O que se conseguiu verificar foi que em várias partes do mundo as mulheres se mobilizaram para lutar contra a exploração, por redução de jornada e melhores salários, e em muitos lugares as trabalhadoras morreram, inclusive em incêndios, devido às péssimas condições de trabalho a que eram submetidas. Um outro fato comprovado é que no 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário russo) as mulheres russas saíram as ruas incentivando a greve geral.
Outra confusão é quanto ao uso do lilás como cor símbolo das mulheres feministas. Dizia-se que as operárias mortas no incêndio de 1857 estariam pintando tecidos de lilás. Mas já se sabe que aquela tragédia não ocorreu. Além disso naquela época provavelmente ainda não havia tinta da cor lilás.
Mas o lilás continua sendo um símbolo importante para utilizarmos nas lutas e nos debates de gênero, porque é uma cor que representa a igualdade entre mulheres e homens. O lilás é o resultado da mistura das cores azul e rosa, que a sociedade machista nos impõe como símbolos do padrão masculino e feminino.
Enfim, o que as pesquisas tem mostrado é que o 8 de março foi construído historicamente pelas lutas das mulheres. E ainda que tenha havido confusões de datas devido a falta de registro da participação das mulheres na história, as lutas são verdadeiras. E fica aqui a responsabilidade de fazer com que o 8 de março seja cada vez mais um dia de luta das mulheres contra esse modelo capitalista, denunciando as conseqüências desse sistema para as mulheres no campo e nas cidades.
Fonte: Contruindo Novas Relações de Gênero. SPPE/ANCA.2005

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....