quinta-feira, 17 de março de 2011

Confiram a programação da 2ª Festa da Cultura de Orizona

Nesta sexta feira 18 de março, a partir das 19 horas terá inicio a 2ª Festa da Cultura de Orizona, na Feira da Agricultura Familiar. Após a abertura oficial terá apresentação de grupo de capoeira, Banda Frutos da Perseverança, catira com Os Considerados de Silvania, moda de viola com Marcelo Antônio & Renato, apresentação da Banda Usucapião, demais artistas da região e grande forró com Bruno Cesar & Cristiano com a participação dos Originais do Forró.
No sábado, dia 19 de março, a partir das 7:30 da manhã terá um desfile com carreiros e cavalgada, saindo do Parque de Exposições em direção a feira e as 9:00 horas terá inicio com as apresentações artísticas: Antônio Marçal & Teresinha, os Cantores de Cristo, Joaquim Moreira & Welson Tavares, Zé Paulo & Nielcio, Nilsinho dos Teclados e muita poesia.
Durante todo período haverá exposição de artesanato, comidas típicas e a tarde,realização de oficinas, dança do ventre, show com os Originais do Forró, musicas com Sávio Reis & Maria Luisa, Josemar, Limoeiro & Cana Verde, e catira das meninas.
A noite de sábado será aberta a partir das 18:00 com a encomendação das almas, músicas com Jeovani & Siuane, Pedro Jovando & Geovane, João Baiano, Nilson & Suzana Lima, apresentação teatral, Banda GO-010 e forró com Pedro Paulo & Miliquinho.
Não deixem de participar dessa grande festa da cultura popular, uma realização do Coletivo de Cultura de Orizona e Ponto de Cultura Orizona Encenarte.

Zé Paulo e Nielson se apresentam em canal de Morrinhos

A dupla orizonense Zé Paulo e Nielson esteve no último dia 11 de março no programa "Goiás é Mais" da Rede TV Local de Morrinhos. Vejam o vídeo da participação dos artistas na ocasião.

Veja mais aqui e aqui.

Encomenda de Almas: fé religiosa e a tradição cultural

Você sabe o que é encomenda de almas? Segundo o vice-prefeito Antônio Baiano, a tradição de rezar pelo sufrágio das almas tem fundamentação bíblica no livro de Macabeus. Eles acreditavam na ressurreição e na interseção aos mortos. Rezar pelos mortos que não tiveram tempo de se arrepender e proporcionar-lhes um refrigério das penúrias do purgatório. Acreditam que ao soar a matraca ou o berraboi as almas se aproximam dos encomendadores para receber as orações.
A tradição afirma que quando for fazer as encomendações, estas devem ser em números impares (1, 3, 5, 7...) casas. O grupo deve andar em silêncio e não deve olhar para trás. As pessoas que recebem as visitas não devem abrir a porta, apenas acender a luz e rezar conforme solicitado pelos encomendadores. Apesar disso em algumas regiões os moradores abrem a porta e servem café com biscoito.
Existem segundo informações do Ponto de Cultura Orizona Encenarte, existem no município três grupos de encomendadores: um na cidade de Orizona e outros dois nas comunidades rurais de Buritizinho e Coqueiros.

IV Celebrai será dia 16 de abril e terá Robinson Monteiro

As Igrejas Evangélicas de Orizona, através do Conselho de Pastores e do presbítero Wesley Camamugi trazem dia 16 de abril o IV Orizona Celebrai, um evento religioso com muito louvor e adoração e que já se tornou tradicional no município.
O IV Celebrai será realizado na Feira do Produtor Rural, ao lado da Rodoviária, a partir das 19 horas. O ingresso será um Kg de alimentos não perecíveis. Neste ano, o evento trás Robinson Monteiro, a maior revelação da Música Gospel nos últimos anos.