quarta-feira, 15 de abril de 2020

Reunião entre prefeitos e o governador de Goiás indica que haverá flexibilização a partir da próxima semana

DA REDAÇÃO - O prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, participou nesta terça-feira, 14, de uma webconferência com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Na oportunidade, discutiram sobre os próximos passos que o Estado e Municípios deverão dar no enfrentamento à Covid-19.
Segundo o prefeito, "a expectativa é de que até na próxima semana seja publicado um novo Decreto do Governo de Goiás flexibilizando o funcionamento dos estabelecimentos considerados não essenciais. Mas não iremos baixar a guarda contra este vírus, as ações até o momento desacelerou o contágio e Orizona fez o dever de casa, não tivemos nenhum caso. E para continuarmos assim, peço aos empresários que se organizem e adquiram máscaras para seus funcionários e álcool em gel para os clientes, assim quando o novo decreto de flexibilização for divulgado, voltemos a trabalhar com os devidos cuidados".
Durante a reunião virtual, o prefeito ainda enfatizou a importância da união dos diversos entes públicos no combate à pandemia, deixando de lado, neste momento, as diferenças políticas. "Nós que somos médicos temos um olhar diferenciado para o ser humano, mas às vezes não somos compreendidos", comentou.
O prefeito disse que há um esforço de resolver os casos suspeitos dentro do Município para que não haja superlotação das unidades da capital. Também observou que é favorável à uma maior flexibilização dos serviços, mas que como tem feito, continuará respeitando aos decretos e normativas estaduais. Até o momento, Orizona não confirmou nenhum caso de Coronavírus e não há casos suspeitos.
Em entrevista nesta quarta-feira, 15, no jornal Orizona FM, o prefeito disse que não irá flexibilizar para além daquilo que é considerado adequado para o momento, uma vez que futuramente poderá ser responsabilizado pelas consequências de uma ação inconsequente.
O Município não registra casos, mas, mais cedo ou mais tarde, de acordo com o prefeito, isso irá acontecer. Orizona também não teria condições de receber pacientes graves. No momento, há dois respiradores e mais um está em fase de aquisição. Mas esses não serão suficientes, segundo o prefeito.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Em Nota, Prefeitura de Orizona lamenta a morte da professora Maria Luzia


DA REDAÇÃO - Em Nota, a Prefeitura de Orizona lamentou a morte precoce da professora Maria Luzia Vieira, integrante dos quadros da rede municipal de Ensino, ocorrida nesta segunda-feira, 13 de abril. A professora, que foi também diretora da Escola Municipal Ana Cândida Vieira, no povoado do Taquaral, era a filha mais jovem do Sr. José Vieira dos Santos Sobrinho (Zé Coalhada) e da Sra. Iracema. Confira abaixo a nota:
"A Prefeitura Municipal de Orizona através da Secretaria de Educação e toda a rede municipal de ensino lamenta profundamente o falecimento da Professora e ex-Diretora, Maria Luzia.
Transmitimos daqui nossos sentimentos à amigos e familiares que compartilha conosco esse momento de dor e profundo pesar".