sexta-feira, 26 de abril de 2013

Neste sábado, 27 de abril, tem o 6º Orizona Celebrai


DA REDAÇÃO - O maior evento de louvor e adoração da região ganhou prestígio e chega neste ano à sua 6ª edição: será realizado no dia 27 de abril, na Feira do Produtor Rural (ao lado da Rodoviária), a partir das 19:30 horas o 6º Orizona Celebrai. O evento gospel é uma realização de Wesley Camamugi, com apoio de todas as Igrejas Evangélicas de Orizona.
A principal atração artística desta edição será o cantor Anderson Freire. Outros talentos e atrações da região também participarão do  momento de louvor.

Imagem: Divulgação.

Peças de Artesanato de Orizona participam da Feira do Artesanato Mundial em Goiânia

GOIÁS AGORA - A beleza da cultura popular brasileira por meio do artesanato e o contato com manifestações artísticas de diversos países poderão ser conferidos na quinta edição da Feira do Artesanato Mundial - FAM, que acontece de 26 de abril a 5 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Artesãs de Orizona, membros da ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona enviaram peças para serem expostas na Feira.
Num mesmo local, visitantes poderão fazer uma verdadeira viagem por meio do artesanato, presente na moda, decoração e até na gastronomia. E o melhor: opções de compras adquiridas diretamente do artesão, somadas a costumes e produtos que refletem as origens de diferentes povos e características de cada uma das culturas representadas na mostra.
Cerâmicas da Tunísia, tapeçarias da Índia, rendas da Síria, porcelanas da Turquia e bonecas típicas da Rússia, além de artesanatos vindos diretamente do Equador, Colômbia e Peru são algumas das atrações internacionais. Traços marcantes da cultura brasileira de estados como Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também poderão ser conferidas no espaço.
Como destaque, o artesanato produzido em Goiás estará representado num espaço de 150 m2, sob a coordenação da Central do Artesanato Goiano, programa da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio. Peças de artesãos de cidades de Anápolis, Pirenópolis, Hidrolândia, Piracanjuba, Cristalina, cidade de Goiás, Orizona, Jataí, Caiapônia, Uruaçu, bem como peças de artesãos do Entorno do Distrito Federal (Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Luziânia), além da representação do artesanato da comunidade Kalunga de Cavalcante e outras, que refletem parte da identidade cultural do Estado, estarão representadas na FAM. Objetos de decoração em madeira, argila, fibra vegetal, tecelagem e artesanato mineral, além dos produtos típicos como doces, cachaças, geleias, creme de pequi e óleos essenciais serão comercializados no local.
O Girau de Saberes, da Universidade Federal de Goiás, também estará presente no evento com um espaço temático. O projeto promove a organização de grupos de trabalhos em torno da produção artesanal coletiva em comunidades Quilombolas, no território Kalunga. Tecelagem com fibras e sementes, além de bordados com a utilização de plantas medicinais, poderão ser adquiridos no local.
Mais de 70 mil visitantes são esperados na Feira, que além de 90 estandes, oferecerá um espaço gastronômico e apresentações de danças culturais de regiões brasileiras e de outros países. Todos os estandes irão aceitar cartões de crédito. Os produtos à venda variam de R$ 5 a R$ 3.000 com exceção dos móveis artesanais, que têm preços diferenciados.