sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Brasil x Argentina na decisão da Copa Sul-America

Independiente (Argentina) e Goiás decidirão o título da Copa Sul-Americana de 2010. O time argentino derrotou em casa a LDU, por 2 a 1, nesta quinta-feira, e obteve a classificação graças aos dois gols marcados em Quito, onde foi derrotado por 3 a 2, na semana passada. O primeiro jogo da final será na póxima quarta-feira, no Serra Dourada, e o último, em Avellaneda, no dia 8. Os gols do Independiente foram feitos por Parra e Fredes, um em cada tempo, e o da LDU, por Salgueiro, no fim da etapa inicial.
Necessitando da vitória, o Independiente tomou as iniciativas da partida, mas sem levar perigo ao gol da equipe equatoriana. Aos 20, foi a LDU que teve uma boa chance em forte chute de fora da área de Chila, que passou raspando o travessão de Navarro. Mas, aos 26, Parra, de cabeça, quase em cima da linha abriu o marcador para o time argentino.
O gol desnorteou a equipe do Equador e a equipe da casa desperdiçou uma chance incrível, aos 34 com Silvera. E esse gol desperdiçado fez falta, porque logo depois de desperdiçar uma excelente oportunidade, a LDU empatou o jogo com um belo chute de fora da área de Salgueiro, aos 45 minutos.
Mal começou o segundo tempo, e o Independiente conseguiu o seu segundo gol, por intermédio de Fredes, que se aproveitou de uma falha de Urrutia na entrada da área. O resultado classificava o Independiente para a final e o gol levado logo aos 40 segundos da etapa final deixou o time equatoriano perdido em campo por alguns minutos. Depois, a LDU se recompôs e tentou partiu em busca do empate, mas foi em vão. (Globo Esporte).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Asdao realiza seminário sobre cultura em Corumbajuba

A Asdao - Associação dos Artesãos de Orizona e o Ponto de Cultura Orizona Encenarte, realizará no dia 26 de novembro (sexta-feira), no Povoado de Corumbajuba, Seminário sobre cultura, dentro do Projeto Orizona Encenarte, quando serão realizadas palestras e oficinas.
Confira a programação do evento:
- 08:00 hs às 09:00 – Abertura com atração musical
- 09:00 às 09:40 – Palestra Motivacional com Diva Maria Gomes de Brito Carneiro
- 09:40 às 10:00 hs - Apresentações com artistas da região.
- 10:00 às 10:40 hs – Palestra sobre o Panorama Cultural de Orizona.
- 11:00 às 11:30 hs – Chamada para as oficinas.
- 12:00 hs – Almoço.
- 13:00 às 16:00 hs – Oficinas de teatro, voz e violão, verso e prosa, desenho/pintura.
As inscrições para as oficinas serão feitas no Colégio Municipal Virgínio Vaz da Costa, onde acontecerá o seminário. O Orizona Encenarte é um ponto de cultura financiado pela Asdao com recursos da Agepel - Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico e Ministério da Cultura.

3º Jeep Cross de Orizona: de 3 a 5 de novembro

Acontece de 03 a 05 de dezembro de 2010, na área da Prefeitura, localizada na Rodovia Orizona Cachoeira, Km 03, a 3ª Edição do Jeep Cross de Orizona. A entrada é 1Kg de alimentos não perecíveis.
Já tradicional na região, o evento disponibilizará área de camping, estacionamento, praça de alimentação, shows de sertanejo universitário (04 e 05/11) e som automotivo (05/11). A organização do evento é de Pascoal Porto. Contato: (64) 9967-1713.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Os três primeiros nomes do governo Dilma Rousseff

Em nota emitida na tarde desta quarta (24) pela assessoria de imprensa da presidente eleita Dilma Rousseff informa os nomes dos primeiros ministros indicados para o futuro governo, todos integrantes da equipe econômica: Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Alexandre Tombini (presidência do Banco Central).
A assessoria informou que, às 16h, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, um dos coordenadores da campanha de Dilma, e os três indicados farão um pronunciamento no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília. Desde esta terça (23), havia expectativa da oficialização dos três nomes.
Mantega continua na mesma pasta que ocupa no atual mandato. Já o economista Alexandre Tombini, que ocupa atualmente a diretoria de Normas do Banco Central, assumirá a Presidência da autoridade monetária no início de 2011 em substituição a Henrique Meirelles. Pai de dois filhos, torcedor do Internacional de Porto Alegre e funcionário de carreira do governo, Tombini já representou, em várias oportunidades, o presidente Meirelles no comando da autoridade monetária e, também, em reuniões do governo. Segundo analistas da área econômica, seu nome deve representar continuidade, embora com menos conservadorismo, da condução da política vigente de fixação da taxa de juros - a principal função do BC.
A futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, 54 anos, está há oito anos no governo. Em 2002, ela participou da equipe que fez a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso para o de Luiz Inácio Lula da Silva. A futura ministra é a atual coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja gestão, a partir do ano que vem, passará para o âmbito do Ministério do Planejamento. Ela era secretária-executiva do PAC quando substituiu na função a presidente eleita, Dilma Rousseff, que coordenava o programa na condição de ministra da Casa Civil. Paulo Bernardo, atual ministro da pasta, deverá ocupar outro ministério com Dilma. (Portal G1).

Reunião propõe criação de mini presídio em Pires do Rio

No dia 12 de novembro, a Comarca de Orizona realizou reunião com objetivo viabilizar a segurança da comunidade e da região. Neste contexto, foi apresentado pelo diretor de foro de Santa Cruz de Goiás, o magistrado Nivaldo Mendes Pereira, o projeto de construção de um mini presídio em Pires do Rio, visando desafogar o sistema prisional nas cidades de Orizona, Santa Cruz de Goiás, Urutaí, Cristianópolis, Palmelo e no município que o abrigará.
O evento contou com a presença do 2° juiz-corregedor e coordenador do grupo de monitoramento do mutirão carcerário, Carlos Magno Rocha da Silva, do diretor de foro da Comarca de Orizona, Ricardo Guimarães e Souza, do diretor do foro de Santa Cruz de Goiás, Nivaldo Mendes Pereira, o prefeito de Orizona, Felipe Antônio Dias, os vereadores do município, Joãozinho Albino e Franquilino e outras autoridades regionais. (TJ/GO).

Governo do Japão assina convênio com Centro Social

O presidente do Centro Social Rural de Orizona, Antônio Baiano, e o diretor geral da EFAORI – Escola Família Agrícola de Orizona, Cícero José da Silva, estudantes e funcionários, receberam na manhã desta quarta-feira (24), autoridades, agricultores e lideranças comunitárias de Orizona e municípios da região Estrada de Ferro, para participarem de cerimônia de assinatura de termo de cooperação econômica entre o Governo Japonês, através da Embaixada do Japão, e o Centro Social. Uma delegação japonesa participou do evento, realizado no Centro de Convivências da EFAORI.
O Projeto Qualificação do Ensino e Formação dos Agricultores Familiares do Território Estrada de Ferro na EFAORI, aprovado por meio de um programa de cooperação econômica a projetos comunitários da Embaixada Japonesa no Brasil tem como objetivo a melhoria dos laboratórios didáticos de olericultura, suinocultura e bovinocultura leiteira, através da construção de uma sala de ordenha para dez vacas; uma pocilga que possibilite a cria, recria e engorda de suínos; duas estufas de 30 m x 8m; e, ainda, a aquisição de um micro-trator com implementos, visando qualificar o ensino através do fortalecimento da relação ensino-aprendizado, oferecendo condições de estudo e pesquisa, maximizando a produção agrícola na escola e contribuindo com a formação dos jovens e suas famílias.
A proposta é a integração das quatro atividades, bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura e olericultura, que funcionará da seguinte forma: o efluente originário da atividade de suinocultura será depositado em um tanque, dali será bombeado para os piquetes da unidade de bovinocultura leiteira, através de um sistema de fertirrigação, por meio de canhões hidráulicos. Os dejetos da atividade de avicultura e bovinocultura serão utilizados na atividade de olericultura, demais campos agrostológicos, como fruticultura, mandiocal, cana-de-açúcar e no campo de futebol e jardins (gramíneas).
Várias autoridades e lideranças comunitárias participaram do evento de assinatura, entre eles, o prefeito de Orizona, Felipe Dias, a primeira dama, Ana Lucia Ribeiro Dias, o presidente da Câmara Municipal de Orizona, Ver. Ronaldo José da Costa, a subsecretária regional de Educação do Estado de Goiás – Pires do Rio, Sra. Auristelina Miranda Cotrim, o presidente do Território da Estrada de Ferro, Antônio Sêneca do Nascimento Neto, o chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Eumírio Monteiro Marques Jr., o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Orizona, Prof. Carlos Eduardo Mesquita Pode, o membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, Glênio Napoleão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona, João Bosco de Lima, o presidente do Sindicato Rural, Hélio Frutuoso de Assis, o presidente da Creditag-Orizona, Deuslírio José Gonçalves, o gerente local da Emater-GO, Joaquim Nunes de Souza, o diretor do Laticínio JL, Fernando Fonseca, a presidenta da Colméia Campo Formoso nº 12, o pastor Edilson Nascimento, Fernanda de Castro Coutinho, o presidente da Coopervi, Oroberto Bastos Pinheiro, além de vereadores e secretários municipais. Da comitiva japonesa estiveram presentes o Ministro da Embaixada do Japão em Brasília, Toshio Kunikata, o secretário da Embaixada, Seiji Nakatani, e os assessores, Srta. Aki Ozawa e Sr. Makoto Hasegawa.
O presidente do Centro Social, Antônio Baiano e a estudante da 1ª série Marluce Correa Ribeiro acolheram os visitantes e agradeceram o governo japonês pela grande contribuição com os jovens e agricultores familiares da região. As demais autoridades que fizeram uso da palavra ressaltaram a relevância da cultura e economia japonesa para o Brasil e também agradeceram pelo apoio dos entes ao Centro Social, que culminará no fortalecimento da agricultura familiar em todos os municípios cobertos pela EFAORI e território da Estrada de Ferro. O ministro Kunikata, que contava com o apoio de uma intérprete, leu discurso em português e comentou dos aspectos que levaram a esta cooperação econômica, principalmente os fins que deverão ser garantidos com a ampliação e fortalecimento do trabalho do Centro Social/ EFAORI.
Toshio Kunikata e Antônio Baiano assinaram o contrato de cooperação, que permitirá o investimento de aproximadamente 82 mil dólares (140 mil reais) em laboratórios didáticos na escola. Em seguida ao evento, a delegação japonesa foi recebida pelo prefeito Felipe Dias na sede da Prefeitura de Orizona. O ministro agradeceu e comentou que nunca se esquecerá do calor humano em que foi recebido no município goiano. (Anselmo de Lima).

MP de Vianópolis lança blog para combater as drogas

Com o objetivo de orientar crianças, adolescentes, pais, educadores e comunidade em geral sobre os malefícios do uso de drogas, o promotor de Justiça de Vianópólis Maurício Gebrim lançou um blog com conteúdo didático e informativo sobre o assunto.
No vianopoliscd.blogspot.com, o internauta encontra dicas diversas, telefones úteis e relação de locais para tratamento de drogadição em Goiás, legislação sobre o tema, cartilhas educativas, além de link para o portal do Ministério Público e outras instituições e entidades. (MP-GO/ Rádio Rio Vermelho).

Definido calendário na rede estadual de ensino em 2011

A Secretaria da Educação já definiu o calendário escolar da rede estadual para 2011. As aulas terão início no dia 24 de janeiro e devem terminar até o dia 22 de dezembro. O ano terá 207 dias letivos, com férias de 1º a 31 de julho. O calendário escolar 2011 da rede estadual está disponível no site www.educacao.go.gov.br. (Agecom/ Rádio Rio Vermelho).

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Inscrições para a UBEC-CENTAF em Orizona dia 25/11

Continuam abertas até o dia 30 de novembro de 2010, as inscrições para o Processo de Seleção de turma do Curso de Técnico em Agropecuária de nível pós-médio oferecido pela UBEC-CENTAF - Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman.
Quem deseja participar do processo seletivo, haverá uma banca de inscrição em Orizona-GO, no dia 25(quinta-feira). A banca acontecerá na loja Agropecuária Coapro no horário de 07:30 às 17:00 horas. Para efetuar a inscrição os interessados deverão levar todos documentos pessoais. Ao efetuar a inscrição, será entregue uma lista de documentos e todas as informações necessárias para o processo seletivo. (Rádio Orizona Web).

Jogos da 3ª rodada da Copa Coapro de Futebol Society

Está em andamento na cidade de Orizona a 3ª Copa Coapro de Futebol Society – Edição 2010. Participam 16 equipes divididas em dois (02) grupos com oito (08) times onde as equipes enfrentarão entre si dentro do grupo e os quatro (04) primeiros de cada grupo classificarão para as quartas de final.
Confira os resultados da 3ª rodada:

Grupo B - Local: Aurélio - Data: 11/11/2010
*** REAL ORIZONA x PS TRANSPORTES
*** AMIGOS DONIZET x DROGAFARMA
*** Jogos adiados, sem data prevista para as partidas, em virtude de chuvas ocorridas em nossa cidade.

Grupo B - Local: MOEMA - Data: 11/11/2010
CACHOEIRA 2 x 4 ODERICH
C COSTA ANDRADE 0 x 6 LATICÍNIO JL

Grupo A – Local: AABB - Data: 12/11/2010
ATEMO 1 x 3 AMIGOS DO UNIÃO
PANELA QUEBRADA 2 x 3 CASA DO PRODUTOR
3ª Rodada: Grupo A – Local: Coapro - Data: 12/11/2010
BAR DO BIA 3 x 1 RIO DO PEIXE
COAPRO 2 x 2 BOA VISTA
Fonte: Elson Caixeta/ Rádio Orizona Web.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O retorno do leilão de gado misto no município de Orizona

O Leilão de Gado Misto da cidade de Orizona foi reaberto neste sábado, 20, em grande estilo e revivendo os grandes leilões realizados pelo extinto Grupo OS PROGRESSISTAS na década de 90. Foi no tatersal do Anteres, no Bairro Santa Luzia.
Neste sábado, o pecuarista Alair de Freitas promoveu a reabertura do leilão de Orizona e alcançou sucesso total. Foram vendidos na pista, 958 animais, sendo um marco para os leilões de nossa região, significando quase 100% de venda. Promovido por Alair de Freitas, o leilão de Orizona será realizado sempre nas terças-feira, a partir das 20 h.
O próximo leilão será realizado no dia 30 vindouro, uma terça-feira. Como leiloeiro rural, Olívio Lemos realizou neste sábado em Orizona, o leilão de maior volume de vendas deste ano. (Correspondente Vianopolino).

Secretário da Agricultura participará de evento na EFAORI

O Governo estadual, via Secretaria de Agricultura, - Seagro, participa na próxima quarta-feira, dia 24, a partir das 10 horas, de assinatura do contrato entre o Governo Japonês e o Centro Social Rural de Orizona/Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI). Estarão presentes no evento o secretário de Agricultura, Leonardo Veloso, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, Paulo Martins, e o ministro da Embaixada do Japão em Brasília, Toshio Kunikata, representando o Governo Japonês.
O convênio que será firmado visa melhorias nos setores de olericultura, suinocultura e bovinocultura, além da aquisição de um trator que vai beneficiar os 14 municípios integrantes da região da Estrada de Ferro. A iniciativa faz parte do Projeto Qualificação do Ensino e Formação dos Agricultores Familiares do Território Estrada de Ferro na EFAORI, aprovado por meio de um programa de cooperação econômica a projetos comunitários da embaixada japonesa no Brasil. O Governo do Japão costuma contribuir com projetos sociais de vários países doando parte do orçamento, buscando dessa forma divulgar seu trabalho.
A Escola Família Agrícola de Orizona foi criada em 1999 e é administrada até hoje pelo Centro Social Rural da cidade em parceria com diversas instituições. A EFAORI oferece ensino médio e cursos técnicos visando principalmente o ensino a filhos de produtores da região. Ela também promove assistência técnica e rural e dias de campo, além de várias outras atividades. (Agecom/Seagro).

Humilhação: Goiás é goleado e cai para a Série B

Não poderia ser em circustâncias piores. Depois de 12 anos, o Goiás está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. Com oito vitórias, oito empates e 20 derrotas, o alvi-verde está matematicamente rebaixado para a 2ª divisão. A confirmação veio com a goleada por 4 a 1 sofrida para o Santos neste domingo (21) no Serra Dourada.
Pouco mais de 2 mil torcedores assistiram a partida que decretou a terceira queda do time esmeraldino (1993, 1998 e 2010). O torcedor que compareceu ao Serra Dourada, com a esperança de ver o Goiás seguir vivo na luta contra o rebaixamento, teve que enfrentar, de início, muita chuva. Um temporal que caiu em Goiânia atrasou o início do jogo entre o time esmeraldino e o Santos em cerca de 30 minutos.
Faltou energia, como prenúncio da noite “negra” que o torcedor iria viver. Depois disso, o vilão foi Neymar, que – literalmente - fez chover de novo e marcou três dos quatro gols da goleada santista por 4 a 1. Com 32 pontos, o time goiano vai apenas cumprir tabela nas próximas duas rodadas. (Rádio 730).