sexta-feira, 5 de junho de 2009

Retomada das obras do Santa Maria

A Prefeitura de Orizona retomou nesse início de junho, através de administração direta, as obras de pavimentação asfaltica do bairro Santa Maria e deverão entregar as mesmas em breve à comunidade orizonense.
Por ocasião do período chuvoso, as obras estavam paralisadas desde o final de 2008. Nos meses de abril e maio foram concluídos todos os meio-fios (foto) que estavam orçados e até o final do período seco, a Prefeitura deverá entregar o restante das obras.
Os recursos financeiros para pavimentação foram liberados pelo Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura de Orizona.

Homenagem a Dona Luzia

A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás prestou, no dia 05 de maio uma homenagem a Dona Luzia (mãe do vereador Ronaldo Costa, do secretário de Administração, Rinaldo Costa e de Nelsinho), que faleceu no último dia 25 de abril.
A proposição foi do deputado Tiãozinho Costa (PT do B), que solicitou que nos termos regimentais, fosse registrado no livro de atas daquela Casa o voto de profundo pesar. O Requerimento do Deputado Tiãozinho Costa foi aprovado por unanimidade por todos os demais deputados presentes na sessão.
Dona Luzia era professora e atualmente exercia o mandato de Conselheira Tutelar. A Assembléia Legislativa enviou à família, cópia dos ofícios e do Requerimento do Deputado Tiãozinho Costa.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Orizonenses retornam de São Paulo

O grupo de lideranças de Orizona que estavam no interior de São Paulo chegaram ontem a noite(dia 03) a Orizona. Na viagem, conheceram propriedades e a implantação de projetos de microbacias e de recuperação de matas ciliares. O grupo foi formado pelo prefeito, Felipe Dias, o vice Antonio Baiano, o presidente da Câmara, João Lucas Teixeira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio do Quimba, o presidente do Sindicato Rural, Hélio Frutuoso, o veterinário da SEAGRO, José Geraldo, o engenheiro ambiental, João Flávio Caixeta e o motorista Fernando. A intenção das lideranças é tomar a experiência paulista como referência e implantar projetos semelhantes de conservação do solo em nosso município.
Curiosidade: a presença das autoridades orizonenses em São Paulo mereceu destaque da imprensa local. O prefeito Felipe, inclusive, concedeu entrevista à TV TEM, afiliada a Rede Globo.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vacinação contra a Paralisia Infantil

A Secretaria Municipal de Saúde participará da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil, dia 20 de junho de 2009 (sábado), das 8 às 17 horas, para crianças de zero a 5 anos. Os locais de vacinação serão os Centros de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia, o Posto de Saúde do Bairro Santa Maria e na Praça do Lazer. Ao vacinar as crianças, não esqueçam de levar o Cartão de Vacinação.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais freqüentemente afetadas. Por isso, não deixem de vacinar as crianças nessa faixa etária.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Orizona, terra da Cobra Grande

A sucuri encontrada no povoado de Taquaral no último sábado virou uma celebridade nacional, daquelas dígnas de Tapete Vermelho (risos). Foi destaque nos jornais O Popular, Diário da Manhã e Diário do Pará desta terça-feira (dia 2), e de programas em canais de Goiânia como o Jornal do Meio Dia, Jornal Anhanguera, além de portais eletrônicos como o Jus Brasil, Vooz, Meio Norte, Brasil Local e G1 (Rede Globo). Leia abaixo a matéria extraída do jornal O Popular.

Orizona, terra do Frio e da Garoa

Hoje, dia 2 de junho, está sendo um dia muito frio em todo o Centro Sul do Brasil. Em Orizona, a temperatura chegou a 10º C no início da manhã e o dia está se mantendo muito ameno, encoberto por nuvens e por uma névoa e com a ocorrência de garoa durante todo o dia. Na imagem abaixo é possível perceber os sintomas de um clima que se tornará cada vez mais rigoroso nos próximos dias. Esta é uma tomada do povoado de Buritizinho, feita às 11 horas da manhã.

Reunião do Conselho Territorial

O técnico Carlos Eduardo Mesquita Pode, assessor da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, está na cidade de Caldazinha (GO), defendendo junto ao Conselho Técnico, Conselho Diretor e Diretoria Executiva do Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, projetos do MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrário, que poderão beneficiar Orizona e mais 13 municípios da região. Após passarem pelo Conselho Territorial, os projetos serão apreciados pelo Conselho Estadual e em seguida, analisados em última instância no MDA.

Incentivo às Agroindústrias em Orizona

Claudionor Tomás Severino, chefe do Departamento de Agroindústria da SEAGRO (antiga Agência Rural) e coordenador do projeto de Fruteiras do Cerrado, está em Orizona desde ontem, dia 1º, para visitar entidades que serão beneficiadas pelos respectivos projetos da SEAGRO/FUNDATER.
Na manhã de ontem, Claudionor esteve presente em reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona que discutiu sobre a produção orgânica, quando o mesmo expos sobre o projeto de Fruteiras do Cerrado. Serão escolhidas 14 propriedades do município para a implantação de um Arranjo Florestal (área experimental) de 1 hectare. Para que os agricultores envolvam nesse projeto, os mesmos deverão antes, participar de treinamento sobre o assunto. De acordo com a reação dos agricultores durante a sua explanação, Claudionor acredita que a adesão será muito grande.
No período da tarde, Claudinor esteve na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, ao lado do técnico Anselmo Lima (Prefeitura) e da monitoras Adriana Batista e Eliana (EFAORI), e conheceu o viveiro de mudas da escola, que será utilizado no projeto. Também visitaram o viveiro da Prefeitura. Claudionor acredita que com a participação da EFAORI, o Fruteiras do Cerrado terá um impacto muito positivo em Orizona.
Hoje, dia 2, participou de uma reunião na Prefeitura de Orizona, com a participação do Secretário de Administração, Rinaldo Costa, do vereador Reinaldo Cardoso, e dos técnicos Carlos Eduardo e Anselmo. Rinaldo apresentou para Claudionor um orçamento e a proposta de parceria entre Prefeitura e a Associação do Buritizinho (ADCO).
Logo após essa explanação, seguiram então para o povoado de Buritizinho, local onde reuniram com agricultores membros da Associação. Na oportunidade, o gestor da SEAGRO orientou sobre os aspectos técnicos do projeto e as exigências que a Agrodefesa faz nesse caso. O projeto pretende construir uma agroindústria no local para a pasteurização do leite produzido na associação.
Nessa parceria, a Associação fará as adequações necessárias no prédio e a Prefeitura irá adquirir os equipamentos, orçados em 160 mil reais. Esse recurso virá do Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Território da Estrada de Ferro e está sendo direcionado para a comunidade graças aos esforços do vereador Reinaldo Cardoso.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Reunião sobre Produção Orgânica

Aconteceu hoje, dia 1º de junho, uma reunião com o objetivo de discutir e conhecer melhor a respeito da produção orgânica e da comercialização de produtos da agricultura familiar.
A atividade foi realizada no Auditório Antônio Olavo da Costa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e iniciou às 10:30 horas. Foi coordenada por Carlos Divino M. Pacheco (Carlinhos da Coapro) e teve a presença de técnicos, lideranças e agricultores. Entre as representações presentes, estiveram o vereador Ronaldo Costa, Claudionor Tomaz Severino (SEAGRO/FUNDATER), João Bosco Pereira (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Deuslírio Gonçalves (Credfer/ Sistema CREDTAG), José Antônio Pinheiro (SEAGRO/Orizona), Carlos Eduardo Mesquita Pode e Anselmo Pereira de Lima (técnicos da Prefeitura), Sr. Adolfo (presidente da Associação dos Feirantes), José Correia (presidente da Central de Associações) e Eliana (monitora da EFAORI).
Técnicos e agricultores de Silvânia, produtores de alimentos orgânicos, explanaram sobre a atividade e sobre a experiência que possuem no ramo. São aproximadamente 40 agricultores daquele município certificados pelo IBD – Instituto Biodinâmico para a produção e comercialização de orgânicos. A necessidade de certificar vem do fato que ser difícil a identificação de um produto orgânico em relação a um cheio de agroquímicos. Os mesmos cultivam hortaliças, frutíferas, milho e outros alimentos desde 2006.
A produção é envasada na sede da cooperativa (Coopersil) e em seguida, é transportada para Brasília, onde funciona uma central de comercialização. De lá, vendem o produto selecionado para grandes empresas como a rede de Supermercados Pão de Açúcar.
Segundo os técnicos e agricultores de Silvânia presentes na reunião, não se devem esperar grandes lucros iniciais. O produto orgânico é valorizado, mas a escala é pequena. Para entrar nesse mercado é necessário muito esforço, já que a fase de transição da produção convencional para a orgânica é árdua e com muitas normas da certificadora. A assistência técnica é fundamental nesse processo.
A Coopersil comercializa também com a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento e essa é uma possibilidade bastante viável aos agricultores. Além disso, com o cadastro de entidades assistenciais do município, esses alimentos podem ser comprados pelo governo e repassados para essas entidades.
Os cerca de 30 agricultores orizonenses presentes na reunião questionaram muito e ficaram motivados com a possibilidade de inserirem nesse processo de produção orgânica e de comercialização com a CONAB.

O Final de Semana em Orizona

- O prefeito Felipe Dias, os vereadores João Lucas Teixeira e Joãozinho Albino, e os Secretários de Governo, Hélio do Quimba e Paulo Acácio, participaram no sábado, dia 30, de um mutirão de limpeza na região de Campo Aberto, mais precisamente na propriedade do Sr. Celso. O mutirão contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas e a tarefa principal foi a limpeza do rego que abastece a propriedade.
- Por falar em Campo Aberto, o vereador João Lucas apresentou requerimento solicitando reforma das estradas da região, ação que segundo o prefeito, será desenvolvida em breve. A comunidade local, aliás, está mobilizando para viabilizar a construção de mataburros, feita numa parceria da Prefeitura com os agricultores. Para a primeira etapa, segundo João Lucas, foram planejados 16 mataburros na comunidade.
- O secretário de Administração, Rinaldo Costa, cadastrou nessa sexta-feira, dia 29 de maio, várias entidades assistenciais de Orizona junto a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. Com esse cadastro, entidades como a Casa do Idoso, a Conferência Vicentina, a Creche José Ribeiro de Oliveira e outras, poderão futuramente receber doações em alimentos através da Conab.
- Foi encontrada uma cobra Sucuri nas proximidades da Capela do Taquaral. A fêmea que mede aproximadamente 4,75 metros, foi captura por moradores e pelo Corpo de Bombeiros e levada a Anápolis, para ser examinada e cadastrada. Em seguida, será doada ao Zoológico de Goiânia. A suspeita é que também circula pela região um macho da espécie, o companheiro da capturada.

Duas derrotas no Final de Semana

O Orizona Esporte Clube trouxe muita decepção a sua torcida neste final de semana. No sábado (30), em um resultado aceitável, a equipe comandada por Clayton Gonçalves perdeu em Piracanjuba para o time local por 2 a 1, jogando pela 2ª rodada da Copa Flávio's. Já pela Copa Sudeste, ontem (31), a equipe comandada por Ângelo decepcionou mais uma a torcida ao perder para o fraco time de Urutai (em casa) por 1 a 0, jogo válido pela 4ª rodada. Parece não haver adjetivos que expressem a mediucridade deste grupo que disputa a Copa Sudeste.

Estação Férrea do Distrito de Ubatan

A linha-tronco da Estrada de Ferro Goyaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás (atual Bairro de Campinas/Goiânia). Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
A estação de Ubatan foi inaugurada em 1º de novembro de 1923. Nos anos 1940 seu nome passou a ser Egerineu Teixeira e hoje voltou ao nome de origem. Atualmente está praticamente abandonada. "Interessante notar que a ferrovia, ao invés de passar em Campo Formoso (atual Orizona), cidade já antiga e então importante, passou a 8 quilômetros de distância, em Ubatan, que faz parte do mesmo município. Pelo que se pode verificar, a estação de Ubatan mais tarde recebeu o nome de Egerineu Teixeira em homenagem ao jovem prefeito da então Campo Formoso, assassinado em 5 de julho de 1938 por motivos políticos. Egerineu Teixeira foi um grande escritor e ferrenho jornalista que publicava matérias e textos nos jornais do Triângulo Mineiro e Goiás. É o patrono da cadeira 21 da Academia Goiana de Letras. A localidade da então Ubatan, já servida pela ferrovia, chegou a ser cogitada para a construção da nova capital de Goiás".
Fontes: Roberto Fonseca Dias, 2006; Glaucio H. Chaves, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1957.

Orizona Celebra o dia de Pentecostes

Mais de 600 pessoas participaram da Festa de Pentecostes neste domingo, dia 31 de maio, na Quadra Paroquial de Orizona. Durante todo o dia, as mais diversas comunidades do município participaram de atividades como palestras, reflexões e da celebração religiosa, realizada a partir das 13 horas.
Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, local onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo, inspirador de todos os trabalhos na Igreja. No Cenáculo, desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes.
Enquanto a Páscoa era uma festa caseira, Colheita ou Semanas ou Pentecostes era uma celebração agrícola, originalmente, realizada na roça, no lugar onde se cultivava o trigo e a cevada, entre outros produtos agrícolas. Posteriormente, essa celebração foi levada para os lugares de culto, particularmente, o Templo de Jerusalém.
A Festa das Colheitas (Cabanas ou Pentecostes) não era uma cerimônia neutra, isto é, os celebrantes não se reuniam para um simples lazer ou diversão. Toda a cerimônia buscava reafirmar e aprofundar o sentido da fé em Javé, o Deus Criador e Libertador.