sexta-feira, 15 de junho de 2012

EFAORI promove encontro de formação para parceiros e famílias de estudantes

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona promoveu no dia 15 de junho o 1º Encontro de Integração e Formação das Famílias e Amigos da EFAORI. O evento aconteceu na sede da escola, localizada na Rodovia Orizona-Cachoeira, Km 02, próximo a cidade de Orizona.
A temática escolhida, que foi abordada a partir dos quatro pilares das EFAs (associação, alternância, formação integral e desenvolvimento do meio) faz parte do processo de formação em Alternância. Por isso foi importante a significativa participação de estudantes e familiares, educadores, dirigentes do Centro Social Rural de Orizona (entidade mantenedora) e parceiros da escola. Foram discutidas questões relacionadas ao funcionamento da EFAORI e ao método da alternância na formação de jovens rurais.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Marrequinho sobre "Os Alicerces da Música Sertaneja' - Capítulo IX

Os artistas sertanejos de São Paulo formavam um bloco de ‘’medalhões’’que marcaram época e construíram bases para que a música sertaneja se apoiasse, e chegasse, orgulhosamente, onde está hoje. Na década de 50, o gênero, que obedecia, mais ou menos, um padrão, começou a sair da ‘’bitola’’ sobre a qual caminhava. Quero prestar homenagem a algumas duplas e trios que me faziam ficar extasiado, com suas canções.

Orizona na 2ª Conferência Estadual de Cultura

A Secretaria da Cultura (Secult) realiza a  Conferência de Cultura do Estado de Goiás de 15 a 17 de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A solenidade de abertura será às 10 horas, com a presença do secretário da Cultura, Gilvane Felipe, e do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, José Roberto Peixe. Logo após a abertura oficial, Peixe fará palestra sobre Sistema e Plano Nacional de Cultura.
No sábado, dia 16, os participantes se reúnem em grupos de trabalho para debate de temas específicos e produção de relatórios. Esses documentos vão compor a base do Sistema Estadual de Cultura, em implantação em Goiás e que será o norte das políticas públicas para a cultura nos próximos anos. No domingo, os resultados serão apresentados e debatidos na plenária geral. 

Primeira etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite

Vai acontecer no próximo sábado, 16 de junho, o dia D da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, primeira etapa.
Nesta campanha, devem ser vacinadas todas as crianças menores de cinco anos.
Em Orizona, quatro pontos de vacinação vão funcionar das 8 às 17 horas. São eles: Praça do Lazer, Unidade de Saúde do bairro Boa Vista e Centros de Saúde dos bairros Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia.
Os responsáveis deverão levar consigo o cartão de vacinação da criança. A campanha estenderá até o dia 6 de julho.

* Texto por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Conselheiros tutelares de Orizona participam de mobilização em Brasília

Uma mobilização reuniu nesta terça-feira, 12 de junho, na Câmara Federal, aproximadamente mil conselheiros tutelares de todo o País pela aprovação do projeto de lei nº 3.754/12, tratando do estabelecimento de direitos e organização básica para os Conselhos. Conselheiros tutelares de Orizona participaram da atividade na capital federal.
A matéria, que estava na pauta da sessão plenária em Brasília, não entrou em votação como previsto, causando frustração entre os conselheiros.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Benedito Silva: um notável cidadão de Campo Formoso

BIOGRAFIA
- Benedicto Silva nasceu em Campo Formoso, hoje Orizona, no dia 3 de abril de 1905, filho de Minervino Silva e de Maria Jerônima Silva e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de fevereiro de 2000. De família de parcos recursos financeiros, frequentou as primeiras aulas, em sua terra natal, contando na época mais de 10 anos de idade.
Uma de suas primeiras funções foi trabalhando ainda muito duro com ajudante de Euclydes Brettas, na fabricação de tijolos. Atuou como jornalista com o pseudônimo de Polônio Tabosa, escrevendo principalmente para periódicos de Goiás e Triângulo Mineiro. 
Em 1932, foi designado diretor geral do Interior de Goiás, ano seguinte, diretor da Secretaria do IBGE e, em 1937, diretor da Divisão de Publicidade do Serviço Nacional de Recenseamento. Em 1939, bacharel em Ciências Sociais, pela American University de Washington, nos Estados Unidos.
Retorna ao Brasil e é nomeado, em 1941, diretor da Divisão da Receita da Comissão de Orçamento da Receita Federal e passa a residir no Rio de Janeiro. Em 1945, nomeado diretor da Divisão de Aperfeiçoamento da DASP. Ingressa, no Rio de Janeiro, na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas e foi diretor do Instituto de Documentação da referida fundação, e redator principal de O Correio da Unesco, edição brasileira.
Por muitos anos, foi designado para trabalhar nas Nações Unidas, exercendo a assessoria do Secretário para Assuntos Administrativos; vice-diretor da Divisão de Finanças Públicas e assessor do Departamento de Assistência Técnica da Unesco. Pertenceu ao Pen Clube do Brasil, à Academia Brasileira de Ciências da Administração e à Associação Goiana de Imprensa.
Durante a vida, assinou diversos artigos e crônicas para jornais, artigos científicos, participou de dezenas de conferências e se especializou na área da gestão pública. Escreveu e traduziu livros na área e correspondeu com diversos intelectuais do mundo.
Publicou a Era do Administrador Profissional; Administração Civil na Mobilização Pública; Taylor e Fayol; Uma teoria geral do planejamento; Vocabulário Administrativo (português, inglês e espanhol); A reforma do Ministério da Fazenda e sua metodologia; Origem e evolução dos escritores; Da documentação à informação: Editoração hoje; O impacto de Goiânia. Ainda traduziu as seguintes obras de Pedro Muños Amato: Introdução à Administração Pública; Introdução à teoria geral de administração pública e Orçamentos e planejamentos.
Não se esqueceu em momento algum de sua terra natal e intercedeu em diversos momentos pelo município patrício. Um exemplo de sua atuação pode ser vista quando na criação da comarca de Campo Formoso. Para saber, leia o texto neste link, de nossa autoria. 
Sobre a mudança do nome de Campo Formoso para Orizona, Benedicto nunca se satisfez e morreu contrariado com esta mudança. No documentário "Terra Caiapó" (1989), produzido pela TV Brasil Central e dirigido por Lisa França e narrado por Washington Novaes, o notável faz referência a este momento histórico e fala da características políticas, econômicas e culturais do município:
"Não é esta a Campo Formoso que eu nasci, em que vivi quando criança. Campo Formoso era então ainda uma vila, não era comarca. A presença do governo federal na cidade era documentada exclusivamente pelo correio, uma agência dos Correios. E havia o domínio dos chamados 'coronéis'. Esses eram os donos, eram os chefes. Inclusive quando havia eleições, eu me lembro: teve um dia que houve eleição, mas foi a chamada eleição cartorial. Ninguém votou. Fazia de conta. A economia era uma economia que estava nas mãos dos chamados fazendeiros, os quais eram autossuficientes. Quer dizer, o que eles consumiam nas respectivas fazendas, nas suas casas, quase tudo, mais de 90% era produto local. De maneira que aqui era uma região muito primitiva, pacata, pacífica, gente ordeira, hospitaleira e evidentemente acanhada".
A Biblioteca Municipal Maurity Silva, localizada no antigo Fórum, na Praça do Lazer, além de homenagear o notável, apresenta um rico acervo sobre a sua biografia, com mais de sete mil exemplares de livros de seu acervo e amplo catálogo de documentos pessoais. A família de Benedicto surpreendeu ao escolher em 2003 Orizona para deixar toda essa riqueza, ao invés de doar a um museu ou instituto histórico em alguma capital como Goiânia, Brasília ou Rio de Janeiro, claro que contando com a intervenção do escritor goiano José Mendonça Teles.

* Com informações da Academia Goiana de Letras. Todos os direitos reservados; Foto: CPDOC/ FGV.


ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com)

(Alterações feitas em 25/11/2020)

domingo, 10 de junho de 2012

Base de apoio à candidatura de Felipe Dias está formada

As executivas municipais do PT e PMDB fecharam no início deste mês, acordo para compor coligação para o próximo pleito eleitoral de outubro deste ano. Após muitas discussões, ficou acertado que a base de apoio ao prefeito Felipe Dias, rumo à reeleição será mantida.
O atual vice-prefeito Antônio Baiano deverá lançar candidatura a vereador em uma chapa proporcional única com o PMDB, que deverá ser composta também pelo PR e PSC. Com isso, o ex-prefeito Anteres V. Pereira deverá sair como vice ao lado de Felipe Dias.
Quanto à candidatura de Antônio Baiano a vereador, o PT local acredita que um pleito bem sucedido poderá fortalecer a legenda. PMDB e aliados pretendem lançar uma chapa completa de vereadores, composta por 18 nomes. Nesta configuração, apenas a situação do PC do B está indefinida, já que o partido está fora da legalidade no município e na situação atual não poderia participar do processo.
PMDB e aliados realizarão Convenção Municipal conjunta do dia 30 de junho, às 19 horas, no ginásio de esportes Amir Borges.

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

AABB Comunidade de Orizona comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho de 2012, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, educandos do Programa Integração AABB Comunidade de Orizona participaram, na companhia dos educadores, de uma visita a uma propriedade rural chamada Recanto Feliz, vizinha ao clube da AABB. O objetivo foi, além de observar espécies do cerrado, fazer o plantio de algumas mudas de árvores nativas.
O momento também serviu para que as crianças e adolescentes presentes pudessem observar bem de perto uma bacia de captação de água de uma rodovia, cujo resultado é evitar a erosão nas estradas.

FICO realiza importante encontro em Orizona

Com grande confraternização, o FICO - Frente de Integração e Cooperação por Orizona, encerrou no dia 26 de maio no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona o ciclo de reuniões que vinham sendo realizadas em todos os povoados e distritos do município.
Neste período, a população do meio rural e da cidade puderam conhecer o projeto do FICO. Este grupo político que faz oposição à administração do prefeito Felipe Dias congrega os partidos PP, PSDB, DEM, PSB e PTB.