quinta-feira, 14 de junho de 2012

Orizona na 2ª Conferência Estadual de Cultura

A Secretaria da Cultura (Secult) realiza a  Conferência de Cultura do Estado de Goiás de 15 a 17 de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A solenidade de abertura será às 10 horas, com a presença do secretário da Cultura, Gilvane Felipe, e do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, José Roberto Peixe. Logo após a abertura oficial, Peixe fará palestra sobre Sistema e Plano Nacional de Cultura.
No sábado, dia 16, os participantes se reúnem em grupos de trabalho para debate de temas específicos e produção de relatórios. Esses documentos vão compor a base do Sistema Estadual de Cultura, em implantação em Goiás e que será o norte das políticas públicas para a cultura nos próximos anos. No domingo, os resultados serão apresentados e debatidos na plenária geral. 

A preparação da conferência envolveu todo o Estado. Os municípios realizaram conferências locais e foram eleitos delegados que, agora, participam da Conferência Estadual. O município de Orizona realizou a sua conferência municipal no dia 14 de maio, na Câmara Municipal. Naquela ocasião foram definidos os delegados e as propostas que serão enviadas à Conferência Estadual.

De acordo com o secretário Gilvane Felipe, a segunda Conferência Estadual da Cultura de Goiás é o ápice de um movimento cultural que teve início no ano passado com reuniões em todas as regiões do Estado.
“A Conferência será um momento de ampla participação social e construção coletiva, princípios caros a esta gestão e orientação explícita do governador Marconi Perillo. Trata-se de um movimento que iniciamos há mais de um ano e que agora se conclui. Fizemos a primeira reunião em Alto Paraíso, extremo Nordeste do Estado, em julho do ano passado. Ouvimos ricas contribuições. Realizamos 14 encontros regionais e demos voz a mais de uma centena de municípios goianos com o projeto Agepel Itinerante, reconhecendo a cultura nos seus diversos territórios de identidade. Outra importante etapa foi a realização do Fórum Estadual Setorial, em setembro do ano passado, quando mais de 400 participantes de todas as regiões do Estado contribuíram para a formulação de um mosaico de propostas. A Conferência Estadual é o ápice desse ciclo, avançando na construção de uma democrática arquitetura cultural goiana”, concluiu.

Programação
Dia 15/06 - Sexta-feira8 às 9h30 - Café da manhã e credenciamento
10 horas - Abertura – Solenidade Oficial
11 horas - Palestra de abertura – José Roberto Peixe, Secretaria de Articulação Institucional (SAI) 
13 horas - Almoço
14h30 – 16horas -  Palestra: Planos Estaduais de Cultura - conquistas e desafios - Palestrante: Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva - coordenadora técnica do Projeto de Apoio à Elaboração dos Planos Estaduais de Cultura - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
16 às 17 horas - Debate
17 horas - Encerramento dos trabalhos e lanche 

Dia 16/06 - Sábado8 às 9 horas - Início dos trabalhos – Plenária Leitura, discussão e aprovação do Regimento
9 às 12 horas – Grupos de Trabalho 
12 horas – Almoço
13h30 -  Retorno aos trabalhos dos GT’s e produção de relatórios
18 horas – Encerramento das atividades 

Dia 17/06 - Domingo8 às 13 horas – Plenária Geral
13 às 14 horas - Almoço

* Com informações do portal de Notícias Goiás Agora. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....