sexta-feira, 15 de junho de 2012

EFAORI promove encontro de formação para parceiros e famílias de estudantes

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona promoveu no dia 15 de junho o 1º Encontro de Integração e Formação das Famílias e Amigos da EFAORI. O evento aconteceu na sede da escola, localizada na Rodovia Orizona-Cachoeira, Km 02, próximo a cidade de Orizona.
A temática escolhida, que foi abordada a partir dos quatro pilares das EFAs (associação, alternância, formação integral e desenvolvimento do meio) faz parte do processo de formação em Alternância. Por isso foi importante a significativa participação de estudantes e familiares, educadores, dirigentes do Centro Social Rural de Orizona (entidade mantenedora) e parceiros da escola. Foram discutidas questões relacionadas ao funcionamento da EFAORI e ao método da alternância na formação de jovens rurais.

O encontro foi aberto no período da manhã, no Centro de Convivências, com um momento de oração e uma apresentação cultural, conduzidos por estudantes. Em seguida, o vice-presidente do Centro Social, Anselmo Lima, e a secretária executiva da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, Iara Silva, fizeram uma abordagem sobre a "Associação da EFA", retratando a importância da participação das famílias na associação local, no caso de Orizona, do Centro Social Rural, além de estar inteirados sobre o papel das associações que representam o movimento a nível regional (AEFACOT), nacional (UNEFAB) e internacional (AIMFR).
Em seguida, o presidente do Centro Social, Antônio Baiano, fez uma palestra sobre "Valores, Ética e Cidadania", abordando o pilar da Formação Integral. A diretora da EFAORI, Aparecida Fonseca, fez exposição sobre a Pedagogia da Alternância, destacando o plano de formação da escola, os instrumentos pedagógicos, a metodologia por sequência de alternância na formação (sessão escola/sessão família).
A exposição sobre o quarto pilar, do Desenvolvimento do Meio, foi feito por estudantes da EFAORI, através de seis mini-cursos abordando temas referentes ao dia-a-dia da escola e aos setores de produção da propriedade: 1º) Sala de aula, laboratórios, conteúdo das disciplinas e currículos por série; 2º) Serões, esporte e cultura, oficinas, eventos, programa de rádio, etc; 3º) Olericultura e Fruticultura; 4º) Paisagismo e floricultura; 5º) Avicultura e suinocultura; 6º) Bovinocultura leiteira. Os participantes foram divididos em grupos, de forma que cada grupo pudesse assistir as apresentações dos estudantes, na forma de rodízio.

* Texto por Anselmo Lima. Imagens: Aparecida Fonseca/EFAORI. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....