sábado, 9 de outubro de 2010

Um dia para defender as nascentes do Rio Piracanjuba

Sigam o conselho do jornalista Célio Silva, da Rádio Rio Vermelho de Silvânia: A nascente do Rio Piracanjuba, no município de Silvânia e próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis, está sendo devastada por desmatamento, loteamento irregular e esgoto indevido.
No próximo final de semana o grupo SOS NASCENTE faz movimento para replantio de parte da mata ciliar. Quem mora próximo e conhece a realidade deste rio sabe que ele está morrendo e não é aos poucos, é muito rapidamente. A coordenadora do grupo é Helena Nunes, uma cidadã preocupada com o Rio. O dia 10/10/10 é numerologicamente uma data especial e foi definido como Dia Global de Ações Climáticas pela organização 350. No plano de ação do SOS Rio Piracanjuba para esse domingo está a limpeza da mata ciliar e plantio de árvores. Será a 8 km do Daia em Anápolis - Saída para Silvânia-GO, às 9h30min. Pense no assunto e colabore. Informações por e-mail: helenanunes.maezona@gmail.com ou celular: (62) 9973-4914.
Saiba mais sobre a situação da nascente do Piracanjuba clicando aqui.

Vacinação de Cães e Gatos é interrompida em todo o país

Após o aumento de mortes e reações adversas de cães e gatos vacinados contra a raiva, o Ministério Saúde determinou a suspensão da vacinação dos animais em todo o País por tempo indeterminado.
Testes do Ministério da Agricultura constataram mortes e efeitos graves em cobaias após tomarem a vacina. Os animais apresentaram hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração - reações graves que não haviam ocorrido nos testes anteriores feitos pelo ministério para a liberação da vacina.
O ministério recomendou a interrupção em todo o País após os resultados parciais de laboratório revelarem que os sintomas aparecem até 72 horas depois da vacinação e também aumento de notificação de mortes nos estados.
De acordo com o ministério, a vacina Rai-Pet, do laboratório Biovet, que passou a ser usada na campanha pública de vacinação deste ano, garante proteção por um ano - mais tempo do que o produto usado em anos anteriores. O fabricante tem registro há oito anos e vende o produto em clínicas veterinárias particulares. O ministério comprou 30,9 milhões de dose da atual vacina, sendo 22,6 milhões de doses distribuídas aos Estados.
Conforme informou o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Orizona, Cláudio Sousa Porto, após orientação do Ministério da Saúde, a vacinação foi interrompida e a mesma permanece armazenada nas Salas de Vacinação, de acordo com o que reza a orientação técnica. (O Popular/Radio Orizona Web).

Campo Saúde promove Inclusão e Cidadania em Buritizinho

O Povoado de Buritizinho teve um sábado (9) mais saudável. Produtores, trabalhadores rurais e familiares participaram de mais uma edição do Campo Saúde, realizado das 8 às 17 horas, na Escola Municipal Geraldo Sílvio de Lima. Durante todo o dia, os moradores da região foram atendidos por profissionais da área da saúde, como clínico geral, pediatra, oftalmologista, ginecologista e odontologista.
Alguns participantes receberam mais que consultas gratuitas, ganharam também remédios, fizeram exames e se vacinaram. Outros preferiram aproveitar o dia e a oportunidade para solicitarem documentos pessoais, como CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade e assessoria jurídica. Este é o caso da estudante Carla Silva Rodrigues, 15 (foto). Moradora da área rural do município, a jovem chegou cedo ao Campo Saúde para tirar, pela primeira vez, a carteira de identidade. Ela, que estava acompanhada pela mãe, contou que se não houvesse o evento, iria esperar mais tempo para poder fazer o documento. O mesmo ocorreu com o também estudante, Jefferson Correia de Sousa, 17. Tirando a carteira de identidade pela primeira, o morador do município de Orizona conta que precisaria ir até Ipameri para solicitar o documento. “Também vou solicitar a carteira de trabalho e o CPF”, acrescentou.
Aproveitando a oportunidade para divulgar o artesanato local, assim como ensinar os participantes interessados a confeccionar peças decorativas, a Associação dos Artesãos de Orizona (ASDAO) fez uma exposição com todos os trabalhos feitos pelos membros da entidade. Com o período natalino se aproximando, os artesãos expuseram guirlandas, anjos, árvores de natal, entre outros produtos feitos com fibra de bananeira e palha de milho. Quem passava pelo estande montando dentro da escola, onde ocorreu o Campo Saúde, pode ver e comprar os produtos.
Além disso, oficinas eram oferecidas aos interessados. Segundo a coordenadora da ASDAO, Cleide Maria de Araújo Pinheiro, assim como todos os artesãos membros passaram pelos cursos oferecidos pelo Senar antes de ingressarem nesta profissão, elas também estão ensinando aos interessados formas de aproveitar material reciclado e ganhar uma renda extra.
Autoridades políticas e produtores rurais prestigiaram o Campo Saúde realizado nesta sábado e puderam presenciar o trabalho de responsabilidade social promovido pelo Sistema Faeg/Senar. O presidente do Sistema, José Mário Schreiner, ressaltou a importância das parcerias entre o Sistema, o Sindicato Rural do município e a Prefeitura Municipal. Segundo ele, a preocupação com o bem-estar da população deve vir em primeiro lugar e que ações como estas devem ser realizadas com o intuito de levar mais cidadania as comunidades cujos acessos à rede de saúde são mais difíceis. “Não queremos ocupar o lugar das autoridades, apenas gostaríamos que eles percebessem que as necessidades da população estão além do que eles veem”, comentou.
O presidente do Sindicato Rural de Orizona, Hélio Frutuoso disse que o Campo Saúde realizado na região foi de grande importância para os moradores e ressaltou a benefício da parceira entre o sindicato e a prefeitura para a realização do evento. “Nós representamos o meio rural e por isso estamos aqui hoje. O sistema sindical se fortalece conforme nos unimos”, diz.
Já o prefeito de Orizona, Felipe Dias, agradeceu ao Sistema Faeg/Senar pela ação realizada no município. “Orizona foi escolhido entre 246 municípios goianos e podem ter certeza que este benefício está chegando a quem realmente precisa”. Após solicitação de Felipe Dias, José Mário prometeu trazer de volta o Programa em 2010, de forma que atenda a outras regiões do município. (Alessandra Goias/ Fernando Leite - Depto. de Comunicação Integrada do Sistema Faeg/Senar)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Prefeito decreta ponto facultativo em Orizona na segunda

O prefeito Felipe Dias, em virtude do Feriado de 12 de outubro, do Dia da Padroeira do Brasil e Dia da Criança, determinou ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 11, para os servidores municipais.
Assim, ficam os servidores da Prefeitura dispensados de assinatura do ponto de frequência. Serviços essenciais como a coleta do lixo e o SAMU 192 deverão funcionar normalmente. A portaria PMO nº 475/2010 foi assinada hoje (08) pelo secretario de Finanças, Luiz Antonio de Castro, em nome do prefeito, que está em Brasília juntamente com o secretário de Administração Rinaldo Costa resolvendo questões importantes da municipalidade.

VIII Encontro sobre Raiva Animal e Bat Nigth 2010

A raiva dos herbívoros é responsável por elevados prejuízos econômicos diretos na América Latina, da ordem de 30 milhões de dólares/ano, sendo que no Brasil este valor se aproxima de 15 milhões de dólares, com a morte de cerca de 40.000 cabeças bovinas.
A ocorrência desta doença vem sendo registrada com acentuada freqüência em propriedades de diversas regiões no Estado de Goiás, trazendo sérios prejuízos e riscos à saúde pública por se tratar de uma zoonose. A doença tem sido diagnosticada em patamares crescentes, atingindo a maior parte dos municípios, inclusive Orizona, aspectos que podem ser relacionados a uma série de fatores, incluindo aumento populacional de reservatórios de vírus rábico (Desmodus rotundus), devido alterações ambientais impactantes, dentre outros; quadro que vem exigindo constantes e contínuas ações relacionadas à Defesa Agropecuária.
Em parceria com o Serviço de Defesa Agropecuário do Estado de Goiás, “AGRODEFESA”, Vallée e com a participação de forma efetiva de Empresas do Agronegócio, juntamente com a participação da Fazenda Rio dos Bois, Prefeitura de Orizona, Agrodefesa, Emater, Classivet, Laticinios JL, Coapro, Casa do Produtor, EFAORI, MASTER-VET, Mercecampo e Sindicato Rural de Orizona, a Escola de Medicina Veterinária realiza o “VIII ENCONTRO SOBRE RAIVA ANIMAL E BAT NIGHT 2010”, na Escola Família Agrícola de Orizona, no período de 07 a 10 de outubro, com atividades de captura e identificação de morcegos e palestras técnicas sobre o tema. O encontro é coordenado pelo professor Dr. Aires Manoel de Souza, com participação efetiva dos estudantes da Escola de Medicina Veterinária. (EMV/UFG).

Orizona joga dia 10 contra o Aragoiânia pela Copa Flavios

A Federação Goiana de Futebol divulgou, através de seu coordenador técnico, Roberto Sampaio, a tabela de jogos das oitavas-de-finais da Copa Flavios/Umbro de Futebol Amador 2010. O Orizona estréia no mata-mata neste domingo (10) em casa, contra o Aragoiânia. A partida de volta será em Aragoiânia no outro sábado (16). Confira a tabela completa:
Jogos de Ida
09/Out – Sáb 15:30 Le Postiche EC X Renavi/Kavel (Clube da Pol. Rod. Federal).
09/Out – Sáb 15:30 Universo/Jaó/Metal Nobre X AA Sol Nascente (CT Universo).
07/Out – Qui 20:30 Gyn Sports X Real EC (Saneago – Campo 2).
10/Out – Dom 15:30 EC Resende X EC Goianás (Professor Jamil).
10/Out – Dom 15:30 Goianira EC X Las Vegas FC/Ajel (Goianira).
09/Out – Sáb 15:30 Chico Zica Goianiense X Eternit (Saneago – Campo 1).
10/Out – Dom 16:00 Orizona EC X Aragoiânia EC (Orizona).
Jogos de Volta
17/Out – Dom 16:30 Renavi/Kavel X Le Postiche EC (Eternit).
16/Out – Sáb 15:30 AA Sol Nascente X Universo/Jaó/Metal Nobre (Abrão Manoel da Costa).
16/Out – Sáb 15:30 Real EC X Gyn Sports (Clube da Pol. Rod. Federal).
17/Out – Dom 16:30 EC Goianás X EC Resende (Nova Veneza).
16/Out – Sáb 15:30 Las Vegas FC X Goianira EC (Saneago – Campo 2).
16/Out – Sáb 15:30 Eternit X Chico Zica Goianiense (Eternit).
16/Out – Sáb 15:30 Aragoiânia EC X Orizona EC (Aragoiânia).

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Propaganda eleitoral recomeça amanhã no rádio e na TV

Começa nesta sexta-feira (8) a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos que disputam o segundo turno para a Presidência da República. Cada coligação terá direito a dois blocos de dez minutos de propaganda na TV: às 13h e às 20h30. No rádio, a programação será transmitida às 7h e ao meio-dia.
O primeiro programa será o da candidata petista Dilma Rousseff, que teve mais votos no primeiro turno. Em seguida, será exibido o programa de José Serra (PSDB). No primeiro turno, o tempo de propaganda foi distribuído segundo as coligações dos candidatos. Agora, os dois candidatos terão o mesmo tempo para divulgar seu programa, que irá ao ar também aos domingos.
Além do horário eleitoral, a legislação prevê sete minutos e meio de inserções de, no máximo, 30 segundos para serem exibidas ao longo da programação diária das emissoras. Em oito estados e no Distrito Federal, onde vai haver segundo turno na disputa para governador, também haverá horário eleitoral gratuito. O tempo de televisão e rádio previsto para os candidatos na disputa ao governo será o mesmo concedido aos candidatos à Presidência.
A propaganda eleitoral termina no dia 29, dois dias antes do segundo turno das eleições, e deve ser transmitida pelas emissoras de rádio e televisão abertas e os canais por assinatura do Senado, da Câmara, das assembleias legislativas e da Câmara Legislativa. (Agencia Brasil/ Jornal do Sudeste).

Um pouco de história: chegada dos Libaneses a Orizona

A cidade de Orizona, como todos sabem, possui grande quantidade de moradores descendentes de libaneses. São pessoas de credibilidade que viveram ou ainda vivem aqui, prosperando principalmente na área comercial. Ao falar dos libaneses lembramos do Seu Nain, Ibrahim, Elias e vários outros. Mas talvez o leitor não saiba o que motivou essas famílias a migrarem para o Brasil.
Vamos a um pouco de história: Jamil Hanna El Khouri teve que abandonar seu país de origem, pois seu irmão mais velho, o então ministro do Líbano, Ibrahim Hanna El Khouri, que lutava pela unificação dos países árabes, foi considerado pelo partido de oposição como facista. Jamil, depois de rodar o mundo todo, foi parar na cidade de Orizona, em 1951. Se apaixonou por Zélia de Castro e se casaram e a família prosperou por aqui. Outros familiares também fugiram da guerra e vieram parar no Brasil. É o que relata o artista e poeta Diego EL Khouri, como segundo o mesmo se autodenomina, "um descendente da exclusão".
Segundo Diego, a cultura árabe é rica e digna. Respira arte e alegria, apesar de tudo. A guerra é apenas um lixo político que ainda sustenta suas paredes. "A guerra tolhe os membros e destrói a beleza. Mas a cadeia do mundo ocidental fere muito mais".
Mais sobre essa história, CLIQUE AQUI. Alguma informação interessante sobre a vinda dos libaneses para o Brasil e para Orizona, publique um comentário no rodapé deste texto.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Beneficiários do Bolsa Família deverão atualizar cadastro

Essa notícia é direcionada em especial aos beneficiários do Programa Bolsa Família: Mais de 580 mil famílias em todo o país correm o risco de ter os benefícios do programa bloqueados, a partir de 17 de novembro, caso não façam a atualização de dados no banco cadastral do programa. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), essas famílias terão até 31 de outubro para procurar as prefeituras de seus municípios.
Entre as informações que precisam ser atualizadas de dois em dois anos estão o endereço e a renda dos beneficiários, além de dados sobre a escola onde os filhos estudam. Em 2009, o ministério bloqueou o benefício de 975.601 famílias que estavam há mais de dois anos sem atualizar informações.
As famílias que não conseguirem renovar as informações no prazo terão uma segunda chance até 31 de dezembro. Mesmo com o benefício bloqueado, elas podem procurar as prefeituras para atualizar os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Caso não haja atualização, o benefício será cancelado em 2011.
A revisão cadastral é uma atividade anual feita pelo MDS em parceria com os municípios. Para maiores informações, os beneficiários orizonenses deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Ação Social (localizada na Praça da Amizade - próximo ao Carvalho's Hotel) em horário comercial ou entrar em contato pelo telefone (64) 3474-1617. (Agência Brasil).

Estrada de Ferro: Marconi Perillo 10 x 4 Iriz Rezende

Levantamento feito pelo CORRESPONDENTE VIANOPOLINO e ORIZONA EM FOCO, constatou que nos quatorze municípios que fazem parte do Território de Identidade da Estrada de Ferro, Marconi Perillo (PSDB) venceu em 10 e Iris Rezende (PMDB) em 4.
Em Orizona, a diferença à favor de Iris foi de 441 votos. Nas cidades da região a disputa IRIS X MARCONI ficou assim:
Marconi Perillo venceu em Vianópolis (2.937 x 2.668), Gameleira de Goiás (912 x 648), Bonfinópolis (1.555 x 795), Leopoldo de Bulhões (2.066 x 1.739), Cristianópolis (1.201 x 747), Pires do Rio (6.862 x 6.031), Urutai (978 x 772), Caldazinha (733 x 167), Bela Vista de Goiás (5.145 x 3.348), Santa Cruz (758 x 723).
Iris Rezende venceu em Silvânia (4.325 x 4.251), Orizona (4.147 x 3.706), São Miguel do Passa Quatro (1.168 x 1.118) e Palmelo (680 x 347).
No montante dos 14 municípios, Marconi somou 32.389 votos contra 27.958 de Iris, uma vantagem de 4.431 votos para o tucano. Essa vantagem é superior ao total de votos que o peemedebista obteve em Orizona.

Estrada de Ferro: Marconi Perillo 10 x 4 Iriz Rezende

Levantamento feito pelo CORRESPONDENTE VIANOPOLINO e ORIZONA EM FOCO, constatou que nos quatorze municípios que fazem parte do Território de Identidade da Estrada de Ferro, Marconi Perillo (PSDB) venceu em 10 e Iris Rezende (PMDB) em 4.
Em Orizona, a diferença à favor de Iris foi de 441 votos. Nas cidades da região a disputa IRIS X MARCONI ficou assim:
Marconi Perillo venceu em Vianópolis (2.937 x 2.668), Gameleira de Goiás (912 x 648), Bonfinópolis (1.555 x 795), Leopoldo de Bulhões (2.066 x 1.739), Cristianópolis (1.201 x 747), Pires do Rio (6.862 x 6.031), Urutai (978 x 772), Caldazinha (733 x 167), Bela Vista de Goiás (5.145 x 3.348), Santa Cruz (758 x 723).
Iris Rezende venceu em Silvânia (4.325 x 4.251), Orizona (4.147 x 3.706), São Miguel do Passa Quatro (1.168 x 1.118) e Palmelo (680 x 347).
No montante dos 14 municípios, Marconi somou 32.389 votos contra 27.958 de Iris, uma vantagem de 4.431 votos para o tucano. Essa vantagem é superior ao total de votos que o peemedebista obteve em Orizona.

Prêmio de 115 milhões de reais será sorteado em Catalão

Valor é o maior já registrado entre os sorteios regulares da modalidade. O concurso 1.220 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (6), em Catalão, pode pagar o maior prêmio já registrado nos sorteios regulares dessa modalidade de loteria. O valor previsto é de R$ 115 milhões, resultado de oito sorteios sem vencedor na faixa principal (6 dezenas) e mais um valor adicional de R$ 18 milhões acumulado para o concurso de final zero, além das apostas da própria extração.
O sorteio acontecerá na cidade de Catalão (GO), às 21h30, com transmissão ao vivo pela TV Band. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h da quarta-feira (6) em qualquer uma das 10,6 mil lotéricas de todo o país. O preço mínimo para concorrer é de R$ 2,00.
O prêmio acumulado da Mega-Sena, se fosse todo convertido em notas de R$ 100, pesaria um pouco mais de uma tonelada (1.030kg). Com os R$ 115 milhões aplicados na poupança, por exemplo, seria possível conseguir uma renda mensal de aproximadamente R$ 700 mil. O prêmio seria suficiente, ainda, para comprar uma frota de 4,6 mil carros populares ou 23 mil motocicletas de 125cc.
Mas se o eventual ganhador quiser mesmo é viver com luxo, comprometendo menos de 10% do prêmio, ele poderia comprar uma Ferrari 612 Scaglietti, com preço de venda no Brasil em torno de R$ 2,5 milhões e um apartamento de luxo com cerca de 1.000 m2 em qualquer capital do país. (Caixa/ Jornal do Sudeste).

Iris vence em Orizona mas Marconi leva vantagem em Goiás

A colunista do Cheque Mate do jornal O Hoje (que assim como o Diário da Manhã foi cooptado pelos marconistas), Sueny Arantes observa na sua coluna de hoje (06) que "proliferam como coelhos os 'cientistas políticos' em Goiânia. A cada dia surge um comentando o obvio".
Pessoalmente, também gosto nesses dias de dar as minhas atiradas para ver se acerta em alguma verdade. E é assim que pela cultura do povo brasileiro as coisas acontecem. Como em tempos de Copa do Mundo o povo gosta de dar uma de técnico de futebol, também em tempos de fortes articulações políticas vai aparecer um ou outro que queira dar o seu palpite. Tentado não comentar apenas o óbvio, vamos refletir neste texto sobre essa conjuntura, puxando um leque para o que ocorreu em 3 de outubro no município de Orizona, no que se refere aos votos para o governo do Estado.
Para governador, como acontece há 44 anos, o PMDB (antigo MDB e PSD) venceu no município. Foram 4.147 votos (49,59%) para Iris Rezende contra 3.706 votos (44,31%) de Marconi Perillo (PSDB). Vanderlan (PR) obteve 487 votos (5,82%). Os 441 votos de frente neste primeiro turno não foram comemorados pelos peemedebistas, que consideraram a diferença quase uma derrota política local. Se compararmos os 441 votos de frente nesse primeiro turno com os 1.062 votos (4.481 x 3.419) de vantagem de Maguito Vilella sobre Alcides Rodrigues em 2006, vamos perceber que numericamente ouve uma queda, mas que não pode ser analisada apenas no viés das ciências exatas.
Em 2006, o prefeito que estava no poder no município era Dr Itamar, apoiador do governador Alcides. O PMDB era oposição em Orizona e em Goiás. Nesse sentido, naquela época a vitória foi mais valorizada. Porém, temos que levar em conta hoje que Marconi (junto com o próprio Iris) é o político de maior expressão no Estado e isso faz dele um adversário mais difícil de ser batido. Por outro lado, a vitória mais estreita (em tempos de governo local do PMDB) pode ser responsabilizada por um favoritismo antecipado que fez com que o partido do prefeito Felipe tenha se acomodado em berços explêndidos e permitido que a oposição reagisse. Outro ponto é que as lideranças do partido concentraram apoio a seus deputados preferidos e esqueceram da chapa majoritária. Esse comodismo, aliás, já aconteceu antes. Em 2006, Alcides reverteu a desvantagem de 1.062 votos e no segundo turno diminuiu essa diferença em 1000 votos.
Para o segundo turno de 2010, para o bem do partido do ex-prefeito Anteres, será necessário que as lideranças abram mão das vaidades e partam para o diálogo com o PR, PT, PC do B e até para os ex-peemedebistas (e rivais) do PSB, levando em conta que todos os votos terão que ser conquistados novamente. Mesmo que Serra tenha vencido no município, o partido não poderá desvincular Iris de Dilma, até porque os 643 votos de Marina representam aproximadamente 6% do eleitorado local. Ou os peemedebistas concentrem forças ou do contrário, os marconistas poderão dar aos iristas uma derrota inédita. Isso porque hoje as lideranças do PP (que apoiaram Marconi desde o princípio), PSDB e DEM parecem estar um pouco mais motivadas e articuladas para uma disputa mais intensa.
A nível estadual, Vanderlan Cardoso e seus principais apoiadores, mesmo com trocas de carinhos com Iris e farpas com Marconi, ainda não definiram de que lado ficar. Mas parece que o posicionamento será mesmo de deixar os partidários do PP, PR, PDT, PSB e demais aliados à vontade. Com isso, cada um deverá ir para uma direção. Mabel vai para onde Lula mandar; Balestra e mais uma grande quantidade de prefeitos e partidários vai com Marconi; Barbosa Neto vai para o lado mais adocicado como sempre foi a sua prática; o governador Alcides deverá ficar teoricamente neutro, nem com Iris, nem com Marconi. Com isso, o favorecido no 2º turno será mesmo o tucano, que já somou confortáveis 46,33 pontos em 3 de outubro, uma vantagem de cerca de 300 mil votos para o peemedebista. Dessa forma, os votos de Vanderlan e até alguns de Marconi terão que ser conquistados em um estratégia mais arrojada e em um trabalho mais intenso das cabeças pensantes (ou não tão pensantes) da base de apoio a Iris.
E o óbvio: como em todas as outras vezes, dificilmente (ou nunca) o segundo colocado vence no final da disputa (leia a opinião de Altair Tavares sobre essas conjuntura). Pior para a base de apoio ao presidente Lula em Goiás. Mas quem viver até dia 31 de outubro verá o desfecho dessa novela em 28 capítulos que poderá ter muitas surpresas, principalmente se Lula entrar em cena como melhor amigo do protagonista.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Federais mais votados em Orizona foram eleitos em Goiás

Continuando a nossa reflexão, vamos mergulhar no contexto da votação para os deputados federais no município de Orizona. 62 dos candidatos que não tiveram a candidatura indeferida obtiveram votos na 23ª zona eleitoral. Para a Câmara Federal, geralmente se faz um voto mais polarizado e garante que alguns candidatos tenham uma quantia mais significativa de votos.
No primeiro turno de 2010, Roberto Balestra (PP) foi novamente o mas votado. Obteve 1.820 votos, 31 a menos que em 2006. Não podemos nesse caso associar a sua votação a imagem das lideranças locais que o apoiam, como é o caso do ex-prefeito Dr. Itamar. Os votos de Balestra são votos fidelizados e vêm praticamente das sete eleições em que foi bem-sucedido.
Já o segundo colocado no município, o peemedebista Leandro Vilela, que teve apoio de forças como o secretário Rinaldo Costa, o ex-prefeito Anteres e os vereadores Ronaldo Costa, Reinaldo Cardoso e Franquilino, saltou de 416 em 2006 para 1.275 votos em 2010 graças ao grande apelo de marketing e a muito investimento financeiro no trabalho das lideranças que o apoiaram.
Pedro Chaves (PMDB) conseguiu crescer 658 para 904 votos graças ao apoio da base governista. A quem diga que o próprio prefeito Felipe Dias tenha votado no deputado federal que por acaso sempre faz uma campanha interessante, com poucos gastos e uma quantidade importante de votos em vários municípios do Estado. Pedro recebeu apoio da maioria dos secretários de governo e dos vereadores Joãozinho Albino e João Lucas. Não por acaso foi reeleito com 94.318 votos.
O deputado federal Leréia (PSDB) foi o quarto mais votado em Orizona, com 592 votos, em uma quase dobradinha com Cristóvão. Esteve apoiado pelos vereadores Jeremias, Gracinha e Vino (ambos do PP) e pelo presidente do PSDB, Dr. Joaquim Marçal.
Rubens Otoni (PT) foi o segundo mais votado em Goiás, com 171.382 votos e em Orizona obteve 527. O seu crescimento local acompanhou o crescimento de sua campanha e de sua influência política na conjuntura estadual, sem esquecermos também do fortalecimento político de Antônio Baiano no município. Otoni, assim como Marina Santanna (que teve 107 votos em Orizona) foram quem garantiu algum apoio financeiro à campanha do vice-prefeito.
Flávia Morais (PDT) teve uma votação estadual muito expressiva, com 152.553 votos e foi pelo menos para mim, uma interessante surpresa. As razões do seu sucesso estão associadas ao fato de ter sido apoiada estadualmente por importantes nomes como o presidente do PSB, Barbosa Neto, e o próprio governador Alcides Rodrigues. Em Orizona fez dobradinha com o estadual Nélio Freitas (PSB) e atingiu 425 votos.
Leonardo Vilela, presidente estadual do PSDB, foi apoiado localmente pela vereadora Sandra Chaveiro (PSDB), que o defendeu em uma dobradinha com Tiãozinho Costa (PT do B). Foram 417 votos, praticamente os mesmos do eleitorado da vereadora. No Estado teve 91.924 votos e foi reeleito.
A candidata mais votada nessas eleições em Goiás foi Dona Iris (PMDB), que atingiu novamente o topo da lista com 185.934 votos. Em Orizona não atingiu a mesma marca dos seus partidário Leandro Vilela e Pedro Chaves. Teve aqui o apoio do PMDB Mulher, na pessoa da sua presidente Maria da Telemensagem. Ficou abaixo das expectativas e obteve 353 votos. Porém, há de considerar que o trabalho feito pelas mulheres que a apoiaram poderá render bons frutos políticos daqui a dois anos, já nas eleições municipais.
Para um município do porte de Orizona, são os deputados federais as figuras mais importantes, aqueles que realmente liberam recursos financeiros importantes através das emendas pessoais. Haja vista que os estaduais ficam amarrados em recursos muito pequenos e sob o júdice dos interesses do governador em exercício e os senadores não tem muito interesse em demandas de municípios de menor espressão.
Passadas as eleições proporcionais, quando todos estes foram reeleitos (com excessão de Flávia Morais que foi eleita para seu primeiro mandato), já é hora de lembrarem de Orizona com bastante carinho e bastantes emendas, porque o eleitor local deu respaldo as suas sucessões e a região anseia por investimentos, principalmente em infraestrutura.

Federais mais votados em Orizona foram eleitos em GO

Continuando a sua reflexão, Anselmo de Lima mergulha no contexto da votação para os deputados federais no município de Orizona. 62 dos candidatos que não tiveram a candidatura indeferida obtiveram votos na 23ª zona eleitoral. Para a Câmara Federal, geralmente se faz um voto mais polarizado e garante que alguns candidatos tenham uma quantia mais significativa de votos. (...)

(...) Passadas as eleições proporcionais, quanto todos estes (com excessão de Flávia Morais) foram reeleitos, já é hora dos mesmos lembrarem de Orizona com bastante carinho e bastantes recursos, porque o eleitor local deu respaldo as suas sucessões.
Leia o texto completo sobre a votação para deputado federal em Orizona CLICANDO AQUI.

Comunidade Rural de Buritizinho recebe o Campo Saúde

O Distrito de Buritizinho, no município de Orizona, receberá neste sábado (09) o Programa Campo Saúde. O evento é realizado pelo Sistema Faeg/Senar e Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal. Durante todo o dia, na Escola Municipal Geraldo Sílvio de Lima, trabalhadores, produtores rurais e familiares receberão atendimentos médico gratuito em cinco especialidades: clínica geral, pediatria, dermatologia, oftalmologia e ginecologia, além de odontologia.
No local também haverá entrega de medicamentos receitados pelos médicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e serão emitidos documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e assessoria jurídica Corte de cabelo, manicure e pedicure serão oferecidos. Além de todos os atendimentos e serviços, as crianças vão aprender como escovar os dentes de forma correta no “escovódromo”, montado no local, além de ter à disposição carrinho de pipoca, algodão doce e pula-pula.

Ficha técnica:
Campo Saúde
Data: 9 de outubro de 2010
Horário: 8 horas
Local: Escola Municipal Geraldo Silvio de Lima, Distrito de Buritizinho, Orizona-GO.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Panorama da votação para deputado estadual em Orizona

E o comportamento do eleitor orizonense? Como explicar uma das eleições mais estranhas de todos os tempos? Por que quase 1/5 do eleitorado não quis votar? Essas e outras questões são o que pretendemos analisar em nosso blog pessoal, sempre com um enfoque que parte do local para o global.
O primeiro texto, entitulado "Um panorama da votação para deputado estadual em Orizona" reflete sobre as circustâncias em que os candidatos à Assembleia Legislativa obtiveram votos no município e qual o papel das lideranças locais nesse processo.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI.


Nos próximos dias comentaremos também sobre os resultados para deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Um panorama da votação para deputado estadual em Orizona

E o comportamento do eleitor orizonense? Como explicar uma das eleições mais estranhas de todos os tempos? Por que quase 1/5 do eleitorado brasileiro não quis votar? Essas e outras questões são o que pretendemos analisar a partir de agora, sempre com um enfoque que parte do local para o global. Vamos lá, começando com os deputados estaduais. Dos 41 deputados eleitos em Goiás, 20 foram reeleitos, 20 são novatos e 1 já ocupou o cargo em outra ocasião.
O candidato mais votado em Orizona foi novamente o vice-prefeito Antônio Baiano (PT). O candidato saltou no município de 1.451 (2006) para 2.324 votos neste primeiro turno, a maior votação de todos os tempos na 23ª zona eleitoral. Baiano é um dos que tem maior aceitação dentro do governo do prefeito Felipe Dias e vive um bom momento político. Recebeu apoio de boa parte do PMDB local e tem simpatizantes inclusive na oposição. Por ter concentrado o seu domicílio em Orizona perdeu espaço fora e teve apenas 4.678 votos. Assim, fica difícil pensar uma quarta candidatura daqui a quatro anos.
O segundo mais votado foi Cristóvão (PDT) que somou 1.109 votos. Cristóvão teve apoio da maioria das lideranças do PP como os vereadores Jeremias, Vino e Gracinha, além de outras como Dr. Joaquim, presidente do PSDB. Financeiramente investiu pesado e até teria cooptado muita gente, com uma postura ética questionável. Em 2006 tinha tido 797 votos no município e foi reeleito com 36.474 votos no Estado.
O novato Nélio Freitas (PSB) teve sem dúvidas uma experiência amarga e experimentou um dos maiores fiascos dessas eleições. Mesmo com um custo de campanha absurdo, a sua candidatura não decolou. Com 10.937 votos em Goiás e apenas 907 votos em Orizona, Nélio não conseguiu se eleger deputado. E não venha me dizer que o eleitor é 'traira'. O empresário tentou forçar a barra ao buscar convencer o povo que era alguém de expressão política. Nélio é uma força que não vai se tornar realidade tão rapidamente e vai passar muitos meses de cabeça inchada.
Dr. Itamar até se queixou que os companheiros de partido tinham lhe abandonado ao deixá-lo só com Jardel (PSDB), mas ainda assim conseguiu arrancar 657 votos para o parlamentar, uma queda importante se considerarmos os 928 votos obtidos na eleição passada, mas provou que o círculo de influências do ex-prefeito ainda continua relativamente amplo. Valcenor (PSDB), assim como Jardel foi eleito e somou 508 votos em Orizona, graças ao trabalho de seu cunhado João Flávio e do povo de Buritizinho e arredores.
Samuel Belchior (PMDB) teve o apoio dos vereadores Ronaldo Costa e Reinaldo Cardoso e dos secretários Rinaldo Costa e Paulo Henrique. Foi um dos candidatos que fez mais barulho na cidade, mas obteve modestos 346 votos, diríamos, os votos dos eleitores de Ronaldo Costa. O que adianta um deputado estar na cidade toda semana e vir somente a passeio, sem trazer nada de bom? O povo conseguiu perceber e valorizar esses detalhes.
Adriete Elias (PMDB) teve apoio local dos vereadores correligionários João Lucas e Joãozinho Albino, mas seus 329 votos aqui não ajudaram a candidata a ser reeleita. Adriete foi traída pelos escândalos envolvendo o marido Adib Elias e pela sua atuação apagada na Assembleia Legislativa. O jovem Daniel Vilela (PMDB) foi eleito deputado estadual com 36.382 votos e graças ao empenho de seu pai Maguito Vilela, é uma grande revelação em Goiás. Em Orizona foi apoiado pelo ex-prefeito Anteres, que abandonou Adriete Elias rumo a uma estrada mais larga. Angariou apenas 132 votos no município, quantidade que nos faz questionar com muito interesse a relevância e a força política do presidente do PMDB local.
Os deputados Tiãozinho Costa (PT do B) e Laudeni Lemos obtiveram respectivamente 266 e 148 votos no município. Não farão parte da próxima bancada de deputados estaduais. Como observação, a única vez que estive pessoalmente com Tiãozinho o achei um esnobe, desmerecedor de qualquer confiança pública e já vai tarde. Laudeni passou desde as eleições de 2006 a não ser uma realidade em Goiás. Em contrapartida, um caso interessante é o do candidato Ruy Rocha que mesmo sem nenhuma mídia em Orizona obteve 93 votos, diga de passagens dos seus irmãos de maçonaria.
Foi uma votação muito pulverizada que beneficiou 159 candidatos, sem contar aqueles que não tiveram os votos contabilizados por causa da lei da Ficha Limpa. Com essas eleições ficou provado mais uma vez que quem paga mais quase sempre é bem-sucedido e quem não tem recursos financeiros para manter lideranças não vai longe. É uma pena que as coisas funcionem assim.
Nas próximas postagens comentaremos sobre os resultados para deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Veja votação dos candidatos "impugnados" em Goiás

Com as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral, muitos candidatos em Goiás não tiveram os votos computados e divulgados, mas apresentaram votações expressivas. O candidato ao Senado pelo PMDB, Adib Elias, teve 672.983 votos, 13,74% do total de válidos para o Senado.
Magda Mofatto (PTB), que pleiteava vaga na Câmara Federal, teve 54.887 votos. Fábio Tokarski, também candidato à deputado federal, 35.646 votos.
Também com boa votação, apareceram Cláudio Meirelles, 26.733, Marlúcio Pereira (20.204), Dirceu Ferreira de Araújo (14.125), Neyde Aparecida da Silva (13.551) e João Batista Pereira (11.254).
Clique aqui e veja a lista completa
O Supremo Tribunal Federal ainda julgará a validade, ou não, da Lei “Ficha Limpa” para este pleito. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral ainda julgará recursos que podem deferir candidaturas barradas.
Desta forma, levando em conta o coeficiente eleitoral, a validação destas candidaturas pode provocar mudanças na formação da Assembléia Legislativa e da bancada goiana na Câmara Federal. (Rádio 730).

E Orizona assim votou no 1º turno das eleições de 2010

A apuração do primeiro turno da eleição na 23ª zona eleitoral, que abrange o município de Orizona e foi feita com resultados de 38 sessões, foi concluída um pouco antes das 21 horas deste domingo, 3 de outubro. 9.053 eleitores foram às urnas. Confira os mais votados no município, segundo a Justiça Eleitoral:
Deputados Estaduais:
1º) Antônio Baiano (PT): 2.324 votos.
2º) Cristóvão (PTB): 1.109 votos.
3º) Nélio Freitas (PSB): 907 votos.
4º) Jardel (PSDB): 657 votos.
5º) Valcenor Brás (PTB): 508 votos.
6º) Samuel Belchior (PMDB): 346 votos.
7º) Adriete Elias (PMDB): 329 votos.
Deputados Federais:
1º) Roberto Balestra (PP): 1.820 votos.
2º) Leandro Vilela (PMDB): 1.275 votos.
3º) Pedro Chaves (PMDB): 904 votos.
4º) Leréia (PSDB): 592 votos.
5º) Rubens Otoni (PT): 527 votos.
6º) Flávia Morais (PDT): 425 votos.
7º) Leonardo Vilela (PSDB): 417 votos.
Senadores:
1º) Demóstenes Torres (DEM): 4.352 votos (36,19%).
2º) Lúcia Vânia (PSDB): 3.621 votos (30,11%).
3º) Pedro Wilson (PT): 3.294 votos (27,39%).
4º) Paulo Roberto Cunha (PP): 581 votos (4,83%).
5º) Renner (PP): 150 votos (1,25%).
Governadores:
1º) Iris Rezende (PMDB): 4.147 votos (49,59%).
2º) Marconi Perillo (PSDB): 3.706 votos (44,31%).
3º) Vanderlan (PR): 487 votos (5,82%).
4º) Marta Jane (PCB): 17 votos (0,20%).
5º) Washington Fraga (PSol): 6 votos (0,07%).
Presidentes:
1º) José Serra (PSDB): 3.884 votos (46,02%).
2º) Dilma (PT): 3.825 votos (45,33%).
3º) Marina Silva (PV): 643 votos (7,62%).
4º) Plínio (PSol): 67 votos (0,79%).
Os votos dados ao candidato Adib Elias (PMDB) foram considerados nulos, porque o mesmo teve a sua candidatura cassada. Orizona votou em 159 deputados estaduais e 62 deputados federais. A eleição teve um alto indice de abstenção (10,84%) e um número considerado alto de votos brancos e nulos.

Em quem Orizona votou no primeiro turno das eleições

A apuração do primeiro turno da eleição na 23ª zona eleitoral, que abrange o município de Orizona e foi feita com resultados de 38 sessões, foi concluída um pouco antes das 21 horas deste domingo, 3 de outubro. 9.053 eleitores foram às urnas. Confira os mais votados no município, segundo a Justiça Eleitoral:
Deputados Estaduais:
1º) Antônio Baiano (PT): 2.324 votos.
2º) Cristóvão (PTB): 1.109 votos.
3º) Nélio Freitas (PSB): 907 votos.
4º) Jardel (PSDB): 657 votos.
5º) Valcenor Brás (PTB): 508 votos.
6º) Samuel Belchior (PMDB): 346 votos.
7º) Adriete Elias (PMDB): 329 votos.
Deputados Federais:
1º) Roberto Balestra (PP): 1.820 votos.
2º) Leandro Vilela (PMDB): 1.275 votos.
3º) Pedro Chaves (PMDB): 904 votos.
4º) Leréia (PSDB): 592 votos.
5º) Rubens Otoni (PT): 527 votos.
6º) Flávia Morais (PDT): 425 votos.
7º) Leonardo Vilela (PSDB): 417 votos.
Senadores:
1º) Demóstenes Torres (DEM): 4.352 votos (36,19%).
2º) Lúcia Vânia (PSDB): 3.621 votos (30,11%).
3º) Pedro Wilson (PT): 3.294 votos (27,39%).
4º) Paulo Roberto Cunha (PP): 581 votos (4,83%).
5º) Renner (PP): 150 votos (1,25%).
Governadores:
1º) Iris Rezende (PMDB): 4.147 votos (49,59%).
2º) Marconi Perillo (PSDB): 3.706 votos (44,31%).
3º) Vanderlan (PR): 487 votos (5,82%).
4º) Marta Jane (PCB): 17 votos (0,20%).
5º) Washington Fraga (PSol): 6 votos (0,07%).
Presidentes:
1º) José Serra (PSDB): 3.884 votos (46,02%).
2º) Dilma (PT): 3.825 votos (45,33%).
3º) Marina Silva (PV): 643 votos (7,62%).
4º) Plínio (PSol): 67 votos (0,79%).
Os votos dados ao candidato Adib Elias (PMDB) foram considerados nulos, porque o mesmo teve a sua candidatura cassada. Orizona votou em 159 deputados estaduais e 62 deputados federais. A eleição teve um alto indice de abstenção (10,84%) e um número considerado alto de votos brancos e nulos. (Anselmo de Lima).

Goiás escolhe seus 17 deputados federais

Foram eleitos neste domingo (3) os 17 deputados que vão compor a bancada goiana na Câmara Federal. A deputada mais votada foi Dona Iris (PMDB), com 6,43% dos votos. Em seguida vem Rubens Otoni (PT), com 5,94% dos votos e Ronaldo Caiado (DEM), com 5,78% dos votos.
Os outros 14 deputados escolhidos foram Flávia Morais (PDT), Sandro Mabel (PR), Jovair Arantes (PTB), João Campos (PSDB), Armando Vergílio (PMN), Leandro Vilela (PMDB), Carlos Alberto Leréia (PSDB), Roberto Balestra (PP), Pedro Chaves (PMDB), Leonardo Vilela (PSDB), Thiago Peixoto (PMDB), Sandes Junior (PP), Vilmar Rocha (DEM) e Heuler Cruvinel (DEM).
Dos 17 deputados eleitos, apenas sete não continuam os mandatos na Câmara Federal. Foram reeleitos Carlos Alberto Lereia, Dona Iris, João Campos, Leonardo Vilela, Pedro Chaves, Ronaldo Caiado, Rubens Otoni, Sandes Junior, Sandro Mabel e Roberto Balestra, que chega ao sétimo mandato consecutivo.
Dos deputados goianos, cinco não concorreram à reeleição. Luiz Bittencourt (PMDB), José Tatico (PTB) e Raquel Teixeira (PSDB), além de Marcelo Melo (PMDB), escolhido para vice na chapa de Iris Rezende (PMDB), e Pedro Wilson (PT), que concorreu ao Senado. (Rádio 730).

VEJA A LISTA COMPLETA DOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS.

Bom índice de renovação na Assembleia Legislativa

Na disputa pelas 41 vagas de deputado estadual, a coligação do PSDB-DEM, Avança Mais conquistou a maior parte das vagas para a Assembléia Legislativa. Helder Valin foi o candidato mais votado com e fez dobradinha com seu companheiro de partido Janio Darrot.
Os demais deputados da coligação são os reeleitos Fabio Souza, Jardel Sebba, Helio de Souza, Tulio Isac, Nilo Resende, o suplente Daniel Messac e os novatos Sonia Chaves e Itamar Barreto. Pelo PMDB, Samuel Belchior foi o mais votado, seguido de Paulo César Martins. Luiz Carlos do Carmo foi o terceiro reeleito do partido. Daniel Vilela, Bruno Peixoto, Francisco Junior, Waguinho e Nelio Fortunato formam a parte nova da bancada.
A coligação PDT-PSC (Goiás no Rumo Certo) elegeu Isaura Lemos, Misael Oliveira, Carlos Antônio e José de Lima. O PT manteve seus três deputados: Humberto Aidar, Luis Cesar Bueno e Mauro Rubem. Além disso, o Partido dos Trabalhadores adicionou um deputado: Karlos Cabral. Pelo PTB, Cristóvão, Henrique Arantes, Valcenor Braz e Ildo do Candango foram eleitos.
A coligação PP-PR (Goiás no Rumo Certo 2) fez três deputados: Evandro Magal, Ademir Menezes e Alvaro Guimarães. Pelo PT do B-PPS, Lincoln Tejota, Dr. Joaquim e Wellington Valim foram eleitos.
Os demais deputados são: Frederico Nascimento, PTN, Francisco Gedda, PTN, José Vitti, PRTB, Major Araújo, PRB e Elias Júnior, PMN.

VEJA LISTA COMPLETA DOS ELEITOS CLICANDO AQUI.

Terá segundo turno para presidente entre Dilma e Serra

As eleições para Presidência da República só serão decididas no segundo turno, entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra. Dilma chegou a 46,% dos votos e Serra, 32%.
Para que a corrida presidencial fosse decidida no primeiro turno, o candidato mais votado precisaria ter 50% dos votos mais um. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há mais chances matemáticas de Dilma se eleger no primeiro turno.
O fator surpresa da eleição foi o crescimento da candidata do Partido Verde, Marina Silva, na reta final da campanha. O crescimento chegou a ser indicado pelas pesquisas nas últimas semanas e pode ter sido o principal fator da disputa presidencial ter ido para o segundo turno. Marina chegou a pouco mais de 19% dos votos válidos.
As pesquisas de intenção de votos, no entanto, não apontaram um percentual tão representativo para o candidato Serra. Seu desempenho nas urnas foi muito melhor do que o apontado pelas pesquisas.

Iris e Marconi disputam segundo turno ao governo de Goiás

Conforme previam as recentes pesquisas de intenção de voto publicadas, a eleição para o governo do Estado de Goiás será decidida no segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, o candidato da coligação Goiás quer Mais, Marconi Perillo (PSDB) teve 46,3% dos votos válidos (1.400.227), enquanto o governadoriável da coligação Goiás Rumo ao Futuro, Iris Rezende (PMDB) teve 36,3% (1.099.552).Vanderlan Cardoso (PR), da coligação Goiás no Rumo Certo, chegou a 16,6% (502.462). Marta Jane, do PCB teve 0,5% dos votos e Washington Fraga 0,1%.
Chama a atenção o alto número de abstenção, chegando a quase 18%, sendo que 3% dos eleitores votaram branco e mais de 6% anularam. O segundo turno será dia 31 de outubro de 2010. (Rádio 730).