sábado, 15 de dezembro de 2012

José Geraldo da Silva dá nome a Centro de Apoio da Agricultura Familiar em Gameleira de Goiás

O saudoso médico-veterinário do escritório local da Emater de Orizona, José Geraldo da Silva, foi homenageado neste sábado, 14 de dezembro, em um empreendimento viabilizado pelo Território Rural da Estrada de Ferro. José Geraldo deu nome ao Centro de Apoio a Agricultura Familiar da Estrada de Ferro, localizado na cidade de Gameleira de Goiás.
A obra foi construída com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e gerido pela Prefeitura da cidade. O governador de Goiás, Marconi Perillo, participou do ato, assim com o prefeito Fernando Borges dos Santos e a família de José Geraldo, que recebeu diversas homenagens pela atuação do brilhante profissional, que deixou marcas de seu trabalho por todo o Estado de Goiás. Estiveram presentes no ato a esposa Sara e as filhas Marinês e Juliana Soares e Silva. Amigos como João Bosco Umbelino dos Santos também estiveram presentes e prestigiaram o evento.
Uma das homenagens foi feita pela empresa Corumbá Concessões, que entregou uma placa à família de José Geraldo contendo uma foto do mesmo e o poema "O Cântico da Terra", de Cora Coralina. José Geraldo morreu em 9 de setembro de 2011.

Nascido em Campos Alto-MG, em 14 de novembro de 1950, José Geraldo formou-se em Técnico Agrícola em 1971, em Bambuí, Minas Gerais, e logo se mudou para Goiás para trabalhar com extensão agrícola pela Emater. Ingressou na Universidade Federal de Goiás e formou-se em Medicina Veterinária em 1977. A partir daí começou a desenvolver um trabalho de extensão agrícola voltado para a organização da pequena propriedade e com especificação na produção de volumoso de qualidade para consumo animal.
Em 1998, Zé Geraldo, como é conhecido, começou um trabalho com teste de cultivares de milho para utilização de silagem e adubação alternativa para a cultura em pequenas áreas. Desde então, já experimentou mais de 50 variedades de híbridos diferentes de milho. Recentemente realizou ensaios, em vários municípios em Goiás, com mais 30 híbridos de diferentes empresas. A pecuária leiteira deve muito a Zé Geraldo, tendo contribuído para o fomento das diversas raças dentro do perfil dos “índices de produtividade”.


* Texto por Anselmo Di Lima. Imagens: EFAORI/ Juliana Soares/ Facebook. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....