sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Curiosidades históricas de Orizona e Região - I

Efeméride pode ser um acontecimento relevante que é lembrado em seu aniversário. Os eventos que, por suas características, permanecem na história e são lembrados com o passar do tempo, constituem efemérides. Também se chama efemérides à celebração desses aniversários e ao comentário orientado para os acontecimentos de cada jornada.
O que pretendemos aqui pode ser algo parecido. Visamos registrar fatos históricos e acontecimentos de instituições, pessoas e famílias (batizado, nascimento, casamento e óbito) de pessoas que viveram em Orizona em regiões adjacentes nas últimas duas décadas ou mais. Por sua extensão, dividiremos essa história em mais de um texto, para não ficar muito extenso. Evitaremos citar fatos conhecidos ou já publicados, mas isso não é uma regra.
Nesse primeiro texto faremos referências a moradores de Santa Cruz, Campo Formoso (Orizona), Pires do Rio, Vai-Vem (Ipameri), Catalão, Santa Luzia (Luziânia), Morro Alto (Piracanjuba), Vila Bela (Morrinhos) Bela Vista e Bonfim (Silvânia). Também só traremos acontecimentos do século XIX.

01/01/1834 – Faleceu na freguesia de Santa Cruz, Manoel Mendes do Valle, morador de região onde é hoje o município de Orizona.

11/01/1899 – Nasceu em Bela Vista, Egerinêo Teixeira, filho de Epinona Marques de Motta e Brasilino Roque Teixeira. Foi um combativo jornalista e prefeito de Campo Formoso.

18/01/1898 – Faleceu Antonio Fernandes de Castro, esposo de Cassiana da Cunha Telles e filho de Joaquim Fernandes de Castro e Maria Rosa do Carmo. A sede de suas propriedades estava localizada na fazenda Pontinhas.

29/01/1837 – Se casaram na Igreja Matriz de Santa Cruz, o lavrador Antonio de Sousa Bastos (filho de Ignácio de Sousa Bastos e Marcellina Maria de Jesus), 21 anos, batizado na capela de Nossa Senhora do Carmo, em Araxá-MG), e Izabel Maria da Conceição (filha de Francisco Pereira e Maria Jozefa de Jesus), 18 anos, natural e batizada na Matriz de Piumhi, bispado de Mariana-MG.

31/03/1883 – Faleceu o Capitão Joaquim Fernandes de Castro, esposo de Maria Rosa do Carmo e morador da Fazenda Firmeza, filho de Luiz Fernandes de Castro e Ana Felizarda da Conceição.

26/04/1843 – Na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, em Patrocínio-MG, receberam o matrimônio Florentino Vieira do Nascimento, lavrador, filho de Manoel Vieira da Motta e sua mulher Thereza Maria do Espírito Santo (falecida), naturais de Patrocínio-MG, com Maria Joanna de Jesus, 14 anos, filha de Manoel Pereira Cardoso (falecido) e de Justa Zeferina de Jesus, batizada na mesma freguesia. Celebrou o padre José Ferreira Estrella.

22/05/1839 – Foi batizado na Igreja Matriz de Santa Cruz, Ignácio, filho de José Archanjo Correa e Angela Pereira de Faria. Eram moradores da Fazenda Santa Bárbara. Foram padrinhos, José Francisco Correa e Thomásia Ribeiro de Jesus. A criança nasceu em 01/02/1839. Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

22/05/1845 – Batizou a Vicente, filho natural de Rita Angola, escrava de Francisco Pereira Cardoso. Foram padrinhos, Raimundo José Leão e Maria Gonçalves. A criança nasceu em 22/01/1845. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo.

22/05/1845 – Foi batizada na Capela de Nossa Senhora do Rosário, Santa Cruz, Carolina, filha de Francisco Pereira Cardoso e Anna Maria de Jesus. Foram padrinhos Manoel Mendes do Valle e Antonia Joaquina do Nascimento. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo. A criança nasceu em 05 de março de 1845.

24/05/1833 – faleceu Bartholomeu Bueno de Câmara, descendente do Anhanguera, casado com Mariana Joaquina e morador do porto do Corumbá, em Santa Cruz.

25/05/1825 – Casaram em Santa Cruz, pelas 4 horas da tarde, Jozé Vaz da Costa (filho de Francisco Vaz da Costa e Ignácia Maria dos Santos), naturais de Araxá-MG, com Maria Roza Alves (filha de Francisco Alves de Magalhães e Tereza Tavares da Silva). Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

25/05/1836 – Se casaram na Igreja Matriz de Santa Cruz, Joaquim José Pinheiro (filho do Cap. Francisco José Pinheiro e Ana Maria Teixeira), naturais de Patrocínio-MG e moradores de Morro Alto, e Bárbara Maria Dias (filha de Jozé Dias de Andrade e Joaquina Constância de Jesus), naturais de São Brás de Alcântara-MG. Celebrou o vigário Antonio Joaquim Teixeira.

26/05/1844 – faleceu aos 64 anos o vigário colado Antonio Joaquim Teixeira, também conhecido como Provedor Teixeira. Foram muitos os serviços prestados à freguesia de Santa Cruz. Na região do atual município de Orizona, foram muitas as desobrigas realizadas e os sacramentos administrados nas fazendas. Foi sepultado na matriz de Santa Cruz.

28/05/1825 – faleceu Maria da Paixão Solidade, casada com o Capitão Vicente Miguel da Silva, importante pioneiro de Bonfim.

02/06/1844 – faleceu em Bonfim o sargento-mor Caetano Teixeira Sampaio, casado com Maria Nunes e filho do Capitão Caetano Teixeira Sampaio, um dos mais importantes cidadãos daquela vila.

04/06/1823 – O marechal Raymundo José da Cunha Mattos, comandante das Armas, a caminho de Villa Boa, capital da província, pernoitou no sítio do Baú, da senhora Maria da Luz.

05/06/1840 – No sítio Santa Bárbara, Santa Cruz, pelas 10 horas da manhã, na presença do padre Antonio Ferreira de Lima, casaram Antonio Correa Peres, 24 anos, filho legítimo de Jozé Correa Peres e Anna Joaquina do Espírito Santo, natural de Santana da Barra do Espírito Santo-MG; e Anna Joaquina do Espírito Santo, 22 anos, filha de José Antonio de Mello e Custódia Maria de Jesus, natural de São Francisco de Paula-MG.

06/06/1850 – faleceu Thereza de Jesus, esposa de Manoel Gonçalves Pereira, sepultada na Capela do Rosário, em Santa Cruz.

13/06/1831 – Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Santa Cruz, casaram Jozé Mendes de Assumpção, filho de Manoel Mendes do Valle e Venância Rodrigues da Silveira, naturais de Araxá-MG, e Anna Esmeria de Jesus, filha de Joaquim Rodrigues do Nascimento (falecido) e Jacintha Maria do Espírito Santo. Celebrou o Provedor Teixeira. Essas famílias viviam em regiões próximas ao córrego do Baú, Areias e onde hoje é o povoado de Montes Claros.

29/06/1838 – Batizou na fazenda Macaúba, em Santa Cruz, a Maria, filha do Ten. Jacintho Pereira Cardoso e de Anna Roza da Conceição. Foram padrinhos o padre Antonio Joaquim Teixeira (celebrante) e Maria Roza de Jesus (filha de Jacintho).

30/06/1838 – Se casaram em Santa Cruz, o agricultor Francisco Pereira Cardoso (filho de Jacintho Pereira Cardoso e Joaquina Rosa de Jesus - falecida), 20 anos, com Anna Maria de Jesus (filha de Jozé Affonso da Silva e Joaquina Rosa de Jesus), 20 anos, sendo os noivos naturais da freguesia de Araxá-MG (ele, em Patrocínio). Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

07/07/1895 – Nasceu em Leme/SP, Raphael Leme Franco, conceituado médico de Campo Formoso por mais de cinco décadas. Foi poeta e cronista em vários jornais.

17/07/1848 – Casou por palavra Bento Correa Peres, viúvo de Teodora Ribeiro de Jesus, com Rita Ferreira da Silva, filha de Francisco Ferreira da Silva e Maria Ribeiro de Jesus. Celebrou o padre Antonio Francisco Nascimento.

23/07/1862 – O alferes José Pereira Cardoso e a esposa Anna Luíza da Cunha foram padrinhos de uma criança de nome José, filho de José Vieira da Cunha e Lucinda Maria da Cunha, moradores da fazenda Burity do Córrego Fundo, em Santa Luzia. O sacramento foi dado pelo vigário de Santa Cruz Antonio Luis Brás Prego com autorização do vigário de Santa Luzia.

09/08/1876 – Pela Resolução Estadual nº 570, foram as transferidas as regiões de Firmeza e Campo Aberto de Santa Cruz para Bonfim.

10/08/1828 – Casaram em Santa Cruz, os irmãos Ignácio Correa Peres e Anna Joaquina do Espírito Santo (filhos de Jozé Correa Peres e Maria Joaquina de Jesus), naturais de Santana da Barra do Espírito Santo (distrito de Patos de Minas) e moradores da fazenda Santa Bárbara; com os irmãos Belizária Maria de Jesus e Joaquim Alves Cabral (filhos de Francisco Alves Cabral e Maria Roza de Jesus), respectivamente, naturais de Araxá-MG e moradores da Fazenda Areias.

11/08/1890 – Faleceu na Fazenda Firmeza do José Pereira Cardoso Primo, esposo de Escolástica Maria do Carmo, filho Manoel Pereira Cardoso e Justa Zeferina da Conceição e genro do Cap. Joaquim Fernandes de Castro.

23/08/1873 – Criadas as Comarcas de Santa Cruz e do Rio Tocantins. A comarca de Santa Cruz passava a ser composta pelas vilas Bella de Morrinhos e Santa Cruz, desmembrando as comarcas do Rio Paranahyba (Catalão, Calaças, Santo Antonio do Rio Verde e Itumbiara) e do Rio Corumbá (Bonfim, Bela Vista e Campinas).

02/09/1844 – Às 7 horas, na Fazenda Firmeza, em Santa Cruz, casaram Manoel Pereira Cardoso, filho legítimo do finado Manoel Pereira Cardoso com a sua esposa Justa Zeferina de Jesus; e Anna Carolina de Jesus, filha legítima de Joaquim Fernandes de Castro e de Justa Maria do Carmo (falecida na data). Celebrou o padre Antonio Joaquim Araújo de Mello.

14/09/1880 – Nasceu em Campo Formoso, Olímpio Pereira Cardoso, filho do Capitão José Pereira Cardoso e de Maria Vieira d’Abbadia.

15/09/1891 – Cidadãos enviam abaixo-assinado ao presidente do Partido Republicano Federal, cônego Inácio Xavier da Silva, agradecendo pelo empenho que permitiu a elevação do vilarejo dos Correas a Distrito de Paz e Policial de Campo Formoso.

22/09/1888 – Faleceu em sua residência, na Fazenda Cuiabanos, a Sra. Ana Angélica de Jesus, esposa de Albino Fernandes de Oliveira.

27/09/1829 – Casou em Santa Cruz, João Teixeira Sampaio, filho do Cap. Caetano Teixeira Sampaio e de Anna Neto da Costa, com Marianna Alves Rodrigues, filha do Alferes José Alves Rodrigues e de Josefa Fagundes de Faria. Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

08/10/1848 – Na Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz, na presença das testemunhas Antonio Rodrigues do Nascimento e Manoel Pereira Cardoso e do vigário Antonio Francisco do Nascimento, receberam o matrimônio Jacintho Pereira Cardoso Júnior (filho de Jacintho Pereira Cardoso e Joaquina Rosa de Jesus), e Balbina Maria de Jesus (filha de Fulgêncio de Sousa França e Rita Maria de Jesus).

28/10/1845 – Foi batizado na Fazenda Firmeza, José Fernandes de Castro (Zeca Fernandes), filho legítimo de Joaquim Fernandes de Castro e Maria Rosa do Carmo. Foram padrinhos Vicente Fernandes de Castro e Ana Rosa da Conceição. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo. O mesmo nasceu em 21 de setembro de 1845.

28/10/1845 - Foi batizado na Fazenda Cachoeira, atualmente Orizona, Joaquim, filho legítimo de Manoel Gonçalves Pereira e Maria Joaquina Silveira. Foram padrinhos Manoel Pereira Cardoso e Anna Carolina de Jesus. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo. O mesmo nasceu em 05 de outubro de 1845.

28/10/1845 – Batizou-se na fazenda Cachoeira, a João, filho de Marianna Parda, escrava de José Gonçalves Pinheiro (genro de Jacintho Pereira Cardoso). Foram padrinhos Manoel Pereira e Eufrásia Crioula. A criança nasceu em 23/08/1845. Celebrou o padre João Batista de Sousa Lobo.

08/11/1899 - Faleceu no distrito de Campo Formoso, o Cap. José Pereira Cardoso, pioneiro na região.

27/11/1826 – Casaram em Santa Cruz, João Antonio de Araújo Valle, filho do capitão-mor João Antonio de Araújo Valle e de D. Innocência Cândida de Menezes, naturais de Pitangui-MG, e Maria Luíza de Jesus, filha do capitão Francisco José Pinheiro e Anna Maria Teixeira, naturais de Patrocínio-MG. São antepassados do escritor Leo Lynce e fundadores de Morro Alto.

30/12/1848 – Batizou a Gabriel, filho de Luíza, escrava de Joaquim Fernandes de Castro. Foram padrinhos: Manoel Pereira Cardoso e Anna Carolina de Jesus. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo.

CONTINUA...

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com)

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

17 de julho de 1999: o dia que mudou as nossas vidas

O dia 17 de julho tem para mim um sentido muito especial. Primeiramente porque nasceu nesta data minha irmã Ionara Rosa de Lima, confidente e parceira de todas as horas. Depois, porque foi nesta data que perdi um breve e grande amigo: o Guilherme Pereira Machado. Foi em 1999, há mais de vinte e três anos.
Em 1999 foi o primeiro ano de funcionamento da Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI). A partir de articulações desde de 1997, lideradas por Antônio Pereira de Almeida (Baiano) e o professor João Batista Pereira de Queiroz, ambos da Comissão Pastoral da Terra, e de lideranças do Centro Social Rural de Orizona (entre essas destaco Manoel Ribeiro de Oliveira, Sebastião Fernandes de Oliveira e Francisco Pereira de Lima), resolveu-se colocar em funcionamento da escola naquele ano.
No intervalo desses dois anos, Baiano, Queiroz, as lideranças do Centro Social e educadoras como Aparecida Maria Fonseca e Luísa Maria Ribeiro Almeida fizeram um intenso trabalho de base por todo o município de Orizona, a fim de mobilizar a comunidade.
Com a parceria da Prefeitura Municipal de Orizona foi realizado o empréstimo da Escola Municipal Rio do Peixe. O prefeito era Anteres Vieira Pereira. Esse prédio estava inacabado e com pendências. A comunidade do Rio do Peixe não ficou satisfeita com a decisão da Prefeitura. Por isso, quando chegamos, uma das preocupações foi o relacionamento daqueles que ali viviam.
Depois de um mutirão, com a participação das famílias dos matriculados na EFAORI, para fazer algumas adequações no prédio, afinal a escola funcionaria por internato. Em 1ª de março de 1999 aconteceu a assembleia de abertura e a aula inaugural, em um dia muito chuvoso.
O tamanho da primeira turma variava, mas os que se estabeleceram no início foram 23 estudantes, de várias regiões de Orizona e Luziânia. Éramos uma turma rebelde, questionadora, tentando descobrir as possibilidades, mas muito comprometida com as atividades, principalmente as práticas, coordenadas pelo professor Felipe Antonio Dias (atual perfeito). A equipe de trabalho também era composta no primeiro ano por Francisco Pereira de Lima (Chiquinho), dona Maria do Dão (teve também a dona Rita), João Batista Queiroz (que assessorava a equipe pedagógica), Aparecida Fonseca, Luisa Ribeiro Almeida, Lúcia Claret Pereira e Antônio Baiano.
Ao final do primeiro semestre, aconteceu assembleia com as famílias, algo que acontece ainda hoje. Nessa altura, a turma tinha superado a maioria das diferenças e éramos um grupo bastante unido. O Guilherme, ao final da assembleia e do almoço coletivo, quando se despediu de meu pai João Bosco de Lima, disse:
- Nos vemos em agosto - contudo, isso não aconteceu.
Éramos em 1999 uma turma muito animada, que ‘pegava pra valer’ nas atividades práticas e jogávamos futebol, ora na quadra de cimento, ora no campo de futebol do Rio do Peixe. Também tinham as partidas de truco com vários praticantes e as rodas de violão com o Fábio Borges.
Dormíamos todos os homens em uma sala de aula improvisada para ser dormitório. Chegamos a pernoitar 20 jovens no mesmo quarto. As meninas, que eram três, dormiam em outra sala, com a monitora da noite. Quando deitávamos as 22 horas, sempre aguardávamos chegar por volta das 23 horas acordados, quando o Guilherme sempre conversava enquanto dormia. No outro dia, inventávamos um monte de mentiras sobre o que teria dito em seu sonambulismo.
No final de junho, saímos para as primeiras férias, cada qual para a sua propriedade rural, em localidades espalhadas pelo município de Orizona e também em Luziânia. Boa parte vivia na região do Buritizinho. Guilherme era um desses. Morava com a família no Mandaguaí, município de Luziânia. Também mantinham uma propriedade rural na região do Piracanjuba, próximo a Maniratuba. Guilherme era, apesar da juventude, um homem maduro e robusto, inteligente, bom jogador de futebol, cheio de amigos e querido pelas garotas.
Na tarde do dia 17 de julho, como de costume, Guilherme e seu irmão mais novo Ernane transitavam entre as duas propriedades e próximo ao distrito de Maniratuba se chocaram frontalmente com outro veículo. Acidente frontais geralmente são terríveis.
Como de costume, naquele final de tarde eu jogava futebol no campinho da nossa comunidade na região da Firmeza, construído na propriedade do Ramos de Sousa. Por acaso, tive um mal-estar, que me deixou com as ‘pernas bambas’, a ponto de ter que me sentar, algo muito anormal para alguém de 15 anos, com a forma física e saúde em dia. Pouco tempo depois, o Chiquinho, que também era da comunidade, veio e avisou ao Máximo de Castro e a mim sobre o ocorrido. Máximo era o único colega da mesma comunidade que eu.
No outro dia fomos para o velório, na propriedade da família, na região do Mandaguaí. Era impossível pior impressão: o velório foi de uma dor terrível. Era desesperadora a situação da família, que via no caixão o corpo de um filho, sobrinho, cunhado, primo e irmão já desfalecido, e ainda tinham que se preocupar o estado gravíssimo de saúde do Ernane, que era mais ou menos da minha idade.
A comunidade EFAORI, que ainda era pequena, compareceu integralmente. Não faltou nenhum dos colegas de sala, nenhum dos funcionários. Também foram várias famílias de estudantes, associados e diretores do Centro Social e parceiros da escola. Todos estiveram juntos e choraram ao lado da família, sem que ninguém arredasse o pé.
Depois do velório e da celebração na capela de Maniratuba, o plantaram no solo, no cemitério daquele distrito. Depois teve a missa de sétimo dia e o Ernane foi se recuperando, graças a Deus. Parece que inconscientemente ou secretamente, assumimos o compromisso de continuar a caminhada pelo Guilherme.
Acredito que, apesar de todo o processo de criação da EFA, aquela segunda quinzena de julho de 1999 foi a fundação definitiva da escola (claro que digo isso simbolicamento). Em agosto, estávamos todos de volta à escola do Rio do Peixe, sentindo aquele vazio, mas motivados a continuar aquele projeto, que não sabíamos onde iria chegar. Antônio Baiano comentou algumas vezes que aquele grave acontecimento uniu a turma de tal forma que permitiu a continuidade da EFA.
No segundo ano, adquirido com recursos da entidade belga SIMFR/ DISOP e da Prefeitura de Orizona, a escola passou a funcionar em terreno próprio, nas proximidades da cidade de Orizona, na antiga chácara do Miguelão. Ali, juntamente com outra turma e novos professores (César e José Augusto) e funcionários (José Francisco, Vasco e Maria Gomes), começamos novamente quase do zero. Depois vieram outras turmas, outros monitores, outros funcionários, outras famílias.
Em 22 de dezembro de 2001, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona, colamos grau e diplomamos os mesmos vinte colegas que retornaram em agosto de 1999:
- Adair José Pereira
- Alberto Caixeta de Sousa
- Amador José Caixeta Júnior
- André Alistor de Oliveira
- Anselmo Pereira de Lima
- Ernando da Silva Pereira
- Fabiano Peres
- Fábio Borges de Oliveira
- Fábio Sebastião de Lima
- Fernando Fernandes de Oliveira
- Ivan Carlos Caixeta
- João Flávio Caixeta
- Júlio César Caixeta
- Keila Maria Lúcio
- Mariana Correia
- Máximo de Castro
- Luciano Alves Ferreira
- Osmando Ferreira de Sousa
- Samuel Matias de Araújo
- Solange Pereira.
Em 2007, quando eu era professor/ monitor na EFAORI, outro fato parecido voltou a nos abalar numa manhã de segunda-feira, o estudante Maximiliano, enquanto seguia para a sessão escolar na EFA, se chocou com um caminhão e também faleceu. Mais uma vez a escola se uniu e enfrentou mais uma tragédia envolvendo estudantes. Depois daí, outros egressos se foram por problemas de saúde e nos deixaram um vazio muito grande: Lucas, Jozélio e Fabrício.
São mais de vinte e três anos desde a morte do Guilherme, a EFA segue o seu propósito, de formar cidadãos e cidadãs técnicos e técnicas em Agropecuária pela Pedagogia da Alternância. E se prepara para receber a 25ª turma em 2023, com uma demanda cada vez maior. E faz isso de forma muito competente, para orgulho daqueles e daquelas que pela EFA passaram e deram a sua parcela de contribuição e que por outro lado, receberam muito da escola.

NOTA 1: Em 2001, foi inaugurada a praça de esportes da Escola Família Agrícola de Orizona, com a presença da família do Guilherme e realização de torneios de futebol Society. Foi descerrada uma placa, dando o nome à praça de Guilherme Pereira Machado. Por uma necessidade de gestão, posteriormente a praça de esportes teve que ser transferida para outro local da escola.

NOTA 2: Por ter um caráter muito pessoal, peço perdão desde já, caso tenha ofendido ou contrariado alguém com esse texto. Afirmo que foi com a melhor das intenções que o escrevi e com o propósito também de homenagear um amigo e também a EFAORI.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com)

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

A trajetória de Jacintho e a sua colaboração na formação da região do Taquaral

Temos em Orizona a tradição de chamarmos uma grande descendência familiar pelo nome de um antepassado comum. Daí, temos ‘os Jacintos’, ‘os Albinos’, ‘os Venâncios’, ‘os Lourenços’, entre outros, mesmo que a pessoa não tenha herdado o sobrenome. Neste texto, trataremos do antepassado comum de uma importante família do Taquaral, que se espalhou pelo município de Orizona: Jacintho Pereira Cardoso Júnior.
Jacintho Júnior nasceu em 1827 em Patrocínio, Minas Gerais, filho de Jacintho Pereira Cardoso e de Joaquina Rosa de Jesus, sendo que a mãe faleceu em 20 de maio de 1829. Era o irmão mais jovem do capitão José Pereira Cardoso (nomeado capitão da Guarda Nacional em 1883, lotado na 3ª companhia de Santa Cruz). Seu pai era filho de Manoel Pereira Cardoso e Ana Joaquina de Jesus e a mãe, filha de Antonio Gonçalves Pinheiro e Violante Antonia de Jesus.
A família paterna tinha origem na ilha de Açores, em Portugal e a materna, migrou de São Francisco de Paula para Patrocínio. Cabe aqui fazer referência a pesquisa do escritor e médico Fabrício Nunes, que publicou recentemente Fazenda Marinheiro – Orizona: uma viagem genealógica entre a Europa e os sertões do Brasil (2022), um trabalho primoroso que traz informações inéditas a respeito de algumas famílias. Em suas indagações em Patrocínio, contou com o apoio de Adeilson Batista, importante odontólogo e historiador. Em breve, traremos em parceria com o administrador de empresas e agropecuarista Jeová Vieira, mas informações interessantes sobre a história desta família, especialmente em Orizona.
Ficando órfão de mãe, Jacintho Jr teve o cuidado de mulheres escravizadas e da segunda esposa do pai, Anna Rosa da Conceição. Seu pai Jacintho, o tio Francisco, a tia Justa Zeferina e os irmãos Maria Roza de Jesus, Antonio e João Pereira Cardoso foram os pioneiros da família a ocupar o sertão de Santa Cruz, ainda na década de 1830. Jacintho, o pai, vivia em Vai-Vem (Ipameri), Francisco Pereira Cardoso na região da Cachoeira, a tia Justa, viúva de Manoel Pereira Cardoso Filho, tinha terras na Firmeza e Taquaral. O irmão João, Antonio e Maria viviam no Vai-Vem. O irmão Francisco (Chico Grosso) também foi para a Cachoeira e José Pereira Cardoso, apesar de não termos documentos sobre a sua chegada, estava casado com a primeira esposa e foi viver na região da Pedreira de Baixo, Santa Luzia (Luziânia). Depois, todos esses foram expandindo seus domínios para onde hoje é Orizona, num grande raio a partir da Cachoeira. Diferente do que se pensa, essas famílias mantiveram o vínculo com as comunidades de onde vieram (Minas Gerais) e tinham ali, propriedades e negócios.
Jacintho Júnior, mesmo antes da vida matrimonial, já possuía terras sob a sua responsabilidade. Da herança de seu pai, falecido antes de 1857, pelo menos parte foi vendida ao irmão Francisco. Parte de suas terras vieram também da herança junto ao sogro Fulgêncio de Sousa França, da região do Taquaral, falecido em 1856 (ver o blog Historiografia para Catalão).
Casou-se com Balbina Maria de Jesus, filha de Fulgêncio e Rita Maria de Jesus, na Capela de Nossa Senhora do Rosário de Santa Cruz em 09 de outubro de 1848, tendo como celebrante o padre Antonio Francisco do Nascimento e padrinhos, Antonio Rodrigues do Nascimento e Manoel Pereira Cardoso. Do consórcio, tiveram os seguintes filhos:
1. Eduardo Pereira Cardoso, casado com Ana Vieira de Jesus; depois com Carolina Vieira de Jesus; e Theodora Maria de Jesus.
2. Nicolau Pereira Cardoso.
3. Zeferina Maria de Jesus, casada com Emídio Correa Peres.
4. Carolina Maria de Jesus, casada com Gabriel Pereira da Cunha.
5. Terêncio Pereira Cardoso, casado com Rosenda; e depois casado com Paula Francisca Piedade.
6. Antonio Pereira Cardoso.
Jacintho Júnior, além da atividade agropecuária, teve uma importante carreira política, representando os interesses de Campo Formoso ou Correia junto a Santa Cruz. Em 1866, no esforço da chamada Guerra do Paraguai, doou o dízimo, juntamente com outros produtores, para auxilio à Província de Goiás.
Em 1869, foi listado na seleta e restrita relação de votantes de Santa Cruz, que podiam se tornar vereadores. Em 1872, teve 79 votos em Santa Cruz enquanto candidato a deputado provincial, o sexto mais votado no colégio. Em 1873, foi nomeado terceiro suplente de juiz municipal e de órfãos, tendo prestado juramento à Câmara Municipal em 19 de junho daquele ano. Novamente foi nomeado para a função em 1876. A partir desta data, não temos registros a respeito de Jacintho.
Dentro da família de Jacintho, a maioria se dedicou a agricultura e aos cuidados domésticos. Eduardo era famoso carreiro e Terêncio, que herdou parte dos dons do pai, também se dedicou a política e ao serviço público, além de ter mantido uma pequena farmácia, sob orientação da tia Maria Vieira d’Abbadia, esposa do Cap. José Pereira. O povoado do Taquaral foi construído em área doada pela família de Eduardo Pereira Cardoso. Sua terceira esposa, Theodora, foi quem se encarregou de providenciar a transferência da documentação da área da Capela para a Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Taquaral é uma região que cresceu e se fortaleceu muito aos longos dos anos, graças a um forte espírito comunitário e associativista. Desde meados de 1770, quando foi aberta a picada de Santa Luzia a Bonfim (Silvânia), que corta a região, o povoamento aumentou e cresceu mais a partir dos anos de 1820, com a onda migratória de Minas Gerais para o sul de Goiás. Viajantes estrangeiros nas primeiras décadas do século XIX também passaram por ali e teve quem registrasse a respeito. O marechal Cunha Mattos, registra em seu diário de viagem que em 31 de agosto de 1823 dormiu na beira do ribeirão Santana e que, graças a um oficial contador de histórias presente em sua comitiva, teve muito medo. O mesmo contava que uma sucuri que maior não tivesse vivia por ali e atacava as pessoas, causando algumas vítimas.
Além dos descendentes de Fulgêncio e Jacintho, tempos também os que vieram depois de José Francisco Correa, Manoel Joaquim Bastos, Francisco Rodrigues Xavier, além de outras famílias que vieram para região e também contribuíram com a comunidade desde então. Por que não falar dos Cunhas, Vieiras, Oliveiras, Martins, Linos, Guimarães e muitos outros?

APÊNDICE POLÊMICO:
O sogro de Jacintho, Fulgêncio de Sousa França ou Fulgêncio Caetano de Sousa, veio de Itabira do Mato Dentro, em Minas Gerais. Instalado na região do Taquaral, tinha propriedades confrontantes com os Correas, os Barbosas, os Sousa Bastos e os Fernandes de Castro. Conforme registros dos padres Ramiro de Campo Meirelles e José Trindade da Fonseca e Silva, foi esse mesmo Fulgêncio que construiu inicialmente a capela, que foi doada por João Correa Peres.
Alguns estudiosos da história orizonense considera o Esboço Histórico da Paróquia N. Senhora da Piedade Orizona – Arq. De Sant´Ana – Goiaz (1945) descabido ao fazer essas afirmações, mas, depois de tanto buscar entre as traças, acredito que é o mais plausível. João Correa é uma figura muito presente na metade do século XIX em Santa Cruz e Capela dos Correas, assim como Antonio, José Arcângelo e Bento, todos filhos de Jozé Correia Peres, originários de Santa da Barra do Espírito Santo (Santana dos Patos), hoje distrito de Patos de Minas. Sobre Fulgêncio, não encontramos nenhuma informação, a não ser de Fulgêncio Correa Peres, filho de Zeferina Maria de Jesus e Emídio Correa Peres e portanto, bisneto do outro Fulgêncio (informação dada por José Correia a Jeová Vieira). Obviamente este viveu bem mais recentemente.
Esse impasse histórico inclusive foi citado em ORIZONA: CAMPO E CIDADE (2010), de Olímpio Pereira Neto.
Agradeço também às contribuições do amigo Paulo Sampaio, gestor da cultura em Pires do Rio, que nos disponibilizou informações importantes para esse texto.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com)

Foto: Nilsinho Vaz.