sábado, 15 de dezembro de 2012

José Geraldo da Silva dá nome a Centro de Apoio da Agricultura Familiar em Gameleira de Goiás

O saudoso médico-veterinário do escritório local da Emater de Orizona, José Geraldo da Silva, foi homenageado neste sábado, 14 de dezembro, em um empreendimento viabilizado pelo Território Rural da Estrada de Ferro. José Geraldo deu nome ao Centro de Apoio a Agricultura Familiar da Estrada de Ferro, localizado na cidade de Gameleira de Goiás.
A obra foi construída com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e gerido pela Prefeitura da cidade. O governador de Goiás, Marconi Perillo, participou do ato, assim com o prefeito Fernando Borges dos Santos e a família de José Geraldo, que recebeu diversas homenagens pela atuação do brilhante profissional, que deixou marcas de seu trabalho por todo o Estado de Goiás. Estiveram presentes no ato a esposa Sara e as filhas Marinês e Juliana Soares e Silva. Amigos como João Bosco Umbelino dos Santos também estiveram presentes e prestigiaram o evento.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Vice-prefeito é atacado por Cachorro e sofre trauma na Perna

O vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano, sofreu um acidente na tarde desta quinta-feira, 13 de dezembro. Baiano, quando retornava de sua propriedade, localizada na região do Capim, fez uma visita para uma família vizinha e quando chegava no curral da propriedade, foi atacado por um cachorro da raça Fila.
O animal conseguiu se escapar das correntes e atacou o vice-prefeito, atingindo uma de suas pernas. Ele ainda foi derrubado e conseguiu se livrar do cachorro após a chegada dos moradores. Baiano foi atendido no Hospital e Maternidade São Pio X pelo médico Itamar Dias Teixeira, que fez os procedimentos necessários.

Prefeitura de Orizona doa terreno para construção da Sede Nacional da UNEFAB

A Câmara Municipal de Orizona - Goiás, votou nesta quinta-feira, 13 de dezembro, o projeto de lei nº 15/2012, de autoria do prefeito municipal, Felipe Antônio Dias. O projeto de lei, aprovado por unanimidade pelo legislativo municipal em primeiro e segundo turno, garantirá a sessão de uso de um terreno público de aproximadamente 1.100 metros quadrados, no Setor Aeroporto, no perímetro sul da cidade, para a UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. O projeto aprovado aguarda agora a sanção de Felipe Dias.

Homologada lista de candidatos ao Conselho Tutelar de Orizona

O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de sua presidente Zilda Geralda de Lemos e dos membros da comissão eleitoral que coordenam o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares, divulgou relação definitiva dos inscritos para concorrer no pleito que acontecerá no dia 13 de janeiro de 2013. Confira a relação:
- Clarete das Graças dos Reis Pimentel.
- Domingos Alves da Silva.
- Fabiane Aparecida de Sousa.
- Fleuza Maria Gonçalves.

Silvânia tem o maior PIB da Região; Orizona aparece na 60ª posição no Estado

A Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, através do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Sócios Econômicos, divulgou o resultado do PIB - Produto Interno Bruno dos municípios goianos do ano de 2010. O PIB avalia a riqueza gerada nos 246 municípios goianos, identificando seus perfis produtivos, assim como a produção de cada um, englobando a agropecuária, o comércio, a indústria e os serviços. 
Dez municípios goianos detêm mais de 60% do Produto Interno Bruto de Goiás. Em primeiro lugar está a capital, Goiânia, seguida de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Catalão, Senador Canedo, Itumbiara, Jataí, Luziânia e São Simão.
Na região da Estrada de Ferro, Silvânia é o município melhor colocado na classificação geral do PIB/2010. Silvânia é a 47ª colocada entre os 246 municípios goianos. Orizona é o 2º colocado na região e aparece na 60ª colocação estadual. Vianópolis tem a 80ª posição. Leopoldo de Bulhões obteve a colocação 106ª e Gameleira de Goiás 143ª. Já São Miguel do Passa Quatro ocupa a posição de número 157. 
Clique aqui para ter acesso ao estudo completo. As informações foram sintetizadas pelo portal Rádio Rio Vermelho de Silvânia.

* Texto por Anselmo Di Lima. Imagem: Prefeitura Municipal de Silvânia. Todos os direitos reservados.

Marrequinho: A Decisão (1969-1970) - Cap. XXVI

Vivi um período muito difícil. Desencantado com a arte, desmotivado e indeciso quanto ao rumo que daria à minha vida, dali pra frente. Estava com 29 anos, sem emprego, sem rendas, a não ser o pinga-pinga dos direitos autorais. Não era o suficiente para garantir tranquilidade. Em matéria de finanças, eu estava no mato sem cachorro. A fama alimenta o ego, mas, não enche barriga, a menos que se faça uso do prestígio advindo dela (da fama) para realizações que produzam resultados concretos. Reconheço que fui um péssimo administrador da minha suposta fama. Então, resolvi fazer um balanço, para analisar as consequências das minhas atividades artísticas até aquela data. O resultado foi desanimador. Precisava fazer alguma coisa, mas, não sabia o que.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vino do Bar pleiteia presidência da Câmara de Orizona para o próximo ano

O vereador Vino do Bar (PP), que irá para o seu segundo mandato, pleiteia a presidência da Câmara Municipal de Orizona para o anuênio de 2013. Vino que obteve 422 votos em 7 de outubro, espera contar com o apoio do grupo de oposição ao prefeito Felipe Dias (PMDB), que fez a maioria das cadeiras.
Vino, se porventura tiver o voto somente do grupo oposicionista, será apoiado por Taide e Venerando do Aristeu (PSDB) e Roseli e Nelson (PSB). A base governista ainda não posicionou se pretende compor uma chapa, assim como os demais vereadores eleitos. Vino, que tem falado abertamente das suas intenções, teria comentado nos bastidores que interessaria por ocupar a presidência da Câmara no primeiro e no último ano de seu mandato.

Joãozinho Albino tem registro de candidatura concedido pelo TSE

João Batista de Castro Neto, o Joãozinho Albino (PMDB), vereador no atual pleito, obteve registro de candidatura a vereador de Orizona para o próximo mandato. Os ministros do TSE - Tribunal Superior Eleitoral concederam, na sessão desta quinta-feira, 13 de dezembro, o registro a Joãozinho já que o Tribunal de Contas recebeu recurso do candidato e suspendeu decisão anterior em que havia reprovado as contas de Joãozinho com relação à aplicação de verbas do FUNDEF - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério  em 2003.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Prefeito Felipe Dias só pretende divulgar primeiro escalão a partir da última semana de dezembro

Em entrevista concedida e veiculada na rádio Orizona FM nesta segunda-feira, 10 de dezembro, o prefeito Felipe Dias disse que só deverá divulgar o seu secretariado para a próxima gestão nas vésperas da sua posse para o segundo mandato.
Felipe comentou que aguarda entrar o recesso da Prefeitura, previsto para acontecer entre os dias 24 de dezembro de 2012 e 31 de janeiro de 2012, para definir a composição do primeiro escalão do seu governo. O prefeito não adiantou se fará uma reforma administrativa para o próximo pleito.

Última sessão da Câmara de Orizona antes do recesso acontecerá nesta quinta-feira, 13/12

A Câmara Municipal de Vereadores de Orizona realizará o encerramento do exercício nesta quinta-feira, 13 de dezembro, em sessões que serão realizadas a partir das 13:30 horas, no plenário do legislativo municipal. Será o momento em que os vereadores terão a oportunidade de fazer um balanço dos quatro anos de mandato, que foi marcado por uma forte parceria do legislativo com o executivo municipal.
Durante o período, conforme destacou o secretário municipal de Administração, Rinaldo Costa, durante sessão realizada nesta terça-feira, 11, todos os projetos e emendas propostas pelo prefeito Felipe Dias foram aprovados por aquela casa de leis. Ao todo, ao final do mandato, deverão ser votados 65 projetos de lei e 8 leis complementares de autoria do prefeito, sem contar os projetos e requerimentos de iniciativa dos vereadores. A grande maioria foi aprovada por unanimidade pela bancada municipal.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Inaugurada a Unidade Beneficiadora de Mel da COAPRO

A COAPRO - Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores de Orizona reinaugurou na última quinta-feira, 6 de dezembro, sua UBM - Unidade Beneficiadora de Mel, com a meta de chegar em breve a produzir cerca de 35 toneladas por mês. O projeto ganhou corpo depois da inscrição da unidade no SIF - Serviço de Inspeção Federal, emitido pelo Ministério da Agricultura.
A renovação da UBM contou com o apoio do Sebrae Goiás na capacitação dos produtores e profissionais envolvidos no projeto. Desde 2010 a Coapro gerencia a UBM, construída pela prefeitura de Orizona com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A unidade fica próxima da sede administrativa da cooperativa, no Distrito Agroindustrial de Orizona, e faz parte de um projeto de incremento da apicultura na região Sudeste e Estrada de Ferro de Goiás.


Além do Sebrae-GO, integram a parceria a Apis Goiás - Associação de Apicultores de Municípios e do Estado, UFG e diversos órgãos dos governos federal, municipal e do estado. “Já negociamos com a prefeitura a aquisição das áreas próximas à UBM visando uma expansão. A partir de 2013, vamos diversificar a produção com compostos de mel que agreguem valor à produção. Por trás desse negócio, existem as pessoas e com elas o cooperativismo, por isso que acreditamos tanto nesse projeto”, disse o presidente da Coapro, Haroldo Max de Sousa (também presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO), na solenidade de reinauguração da UBM, que contou com produtores cooperados, diretores da cooperativa, representantes das entidades parceiras e autoridades políticas de Orizona, tendo à frente o prefeito Felipe Dias.






















Dos 584 produtores cooperados da Coapro (que tem no leite seu principal produto), cerca de 50 já se dedicam à produção de mel. Wanderson Portugal, diretor-técnico do Sebrae Goiás, ressaltou a importância da nova unidade para a produção de mel no estado. “O mel deve ser visto como uma atividade empresarial. Esta UBM não é uma unidade local, ela já tem relevância estadual e vamos elevar ainda mais essa importância integrando-a com produtores de outros estados a partir de um congresso que realizaremos no ano que vem”, afirmou Portugal.


* Texto com informações da Assessoria da OCB/SESCOOP-GO. Imagens: Anselmo Di Lima. Todos os direitos reservados.