sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mutirão na Comunidade da Posse

Continuando as ações intinerantes, o Governo Municipal de Orizona realizará amanhã, dia 23 de maio, mutirão na comunidade da Posse. A administração estará presente na região o dia todo, com todo o aparato necessário para garantir a reforma de estradas, limpeza na sede da comunidade, reparos na iluminação pública, na infraestrutura dos órgãos públicos existentes no local, entre outros.
O prefeito Felipe Dias, secretários e vereadores deverão estar presentes e acompanhar as atividades de perto, além é claro, de se colocarem a disposição para ouvir os anseios da comunidade.

Jogos Abertos em Pires do Rio

Será realizado em Pires do Rio, a edição dos Jogos Abertos de Goiás, etapa microrregional, nos dias 12, 13 e 14 de junho. A cidade receberá equipes de 15 cidades, que ficarão em alojamentos e terão, segundo os organizadores, toda infra-estrutura como alimentação entre outras. Os Jogos Abertos serão realizados nas microrregionais nas modalidades coletivas de basquete, vôlei, handebol e futsal masculino e feminino. Nas regionais, com essas quatro mais o xadrez, atletismo, capoeira e agora natação. Já na fase final, serão acrescidos o ciclismo, jiu jítsu, ginástica artística, judô, caratê, tênis de mesa, bicicross e paradesporto.
As cidades que disputarão os jogos em Pires do Rio são: Bela Vista de Goiás, Cristalina, Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Palmelo, Piracanjuba, Professor Jamil, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia e Vianópolis.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

André Luiz pela Copa do Brasil

A partida pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, quando Vasco da Gama e Vitória empataram por 1 a 1, nesta quarta-feira (20) em Salvador, foi apitada pelo árbitro orizonense André Luiz Castro (filho do Secretário Luiz Antonio), auxiliado por Fabricio Vilarinho e Cristian Passos.
Foi um jogo muito tenso. Mesmo assim, o trio não faltou personalidade. No primeiro tempo, quando o jogo já estava empatado em 1 a 1, André anulou um gol de Gean (Vasco) em empedimento e expulsou Neto Baiano (Vitória) por agredir o vascaíno Ramon. Nessa última jogada, André foi muito pressionado pelos jogadores soteropolitanos (foto).
Com o Vitória sentindo o peso de fazer mais 5 gols para se classificar, o jogo esfriou um pouco, mas continuou desafiador ao trio goiano, que não está deixando a desejar frente a ninguém no país na atualidade.
André Luiz, desde o início do Campeonato Brasileiro, apitou e bem, Portuguesa 2 x 1 Fortaleza (pela Série B) e Grêmio Barueri 0 x 0 Fluminense (pela Série A). O árbitro está merecendo uma carteira de titularidade na Fifa há muito tempo.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Escola de Formação Diocesana para Jovens

De 22 a 24 de maio acontecerá a 1ª Etapa da Escola de Formação Diocesana para Jovens, uma parceria da Pastoral da Juventude e Pastoral da Juventude Rural, no Centro de Treinamento José Ribeiro de Oliveira, antigo Seminário (Av. 7 de setembro, nº 19 - Centro - Orizona-GO).
Jovens do campo ou da cidade que estejam organizados em grupos ou que tenham interesses em criar um poderão procurar a Secretaria Estadual da PJR , no Seminário, e efetuar as inscrições. Serão um total de seis etapas entre os anos de 2009 e 2010.

Governo publica complementação ao FPM

A Presidência da República publicou na sexta-feira, 15 de maio, a Medida Provisória 462 que trata da prestação de apoio financeiro aos Municípios. A MP, que está publicada no Diário Oficial da União, prevê a complementação da diferença nominal dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) entre 2008 e 2009, sem a incidência de descontos de qualquer natureza (Fundeb e Saúde).
O texto da MP 462 garante que o valor correspondente à variação negativa acumulada no primeiro trimestre deste ano será repassado aos Municípios em parcela única até o dia 25 de maio. Para o município de Orizona deverão ser repassados 111.742,95 reais, valor que é inferior pelo menos quatro vezes ao valor descontado no período de janeiro a março e que o município deveria ser ressarcido. De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o total que será repassado às prefeituras neste mês é de R$ 658,7 milhões.
Em relação à variação negativa dos meses de abril e maio, o valor será entregue em parcela única até o décimo quinto dia útil do mês de junho, no caso de haver disponibilidade orçamentária, ou até o quinto dia útil após a aprovação dos respectivos créditos orçamentários.
Maiores informações, acesse o portal da CNM.

Conselho de Desenvolvimento Rural

Na reunião que aconteceu na Sala de Reuniões da Credfer, as entidades participantes do CMDRS-Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural indicaram os novos membros representantes (titular e suplente) do Conselho. Foram registrado em ata, as seguintes indicações:
Prefeitura Municipal: Carlos Eduardo Mesquita Pode e Hélio Joaquim Diniz.
Câmara Municipal: Ronaldo Costa e Reinaldo Cardoso.
SEAGRO: José Pereira de Lima e José Antônio Pinheiro.
Secretaria Estadual da Fazenda: Celso Domingo Celes e Antonio José de Castro.
Sindicato Rural: Hélio Frutuoso de Assis e Nilton Correa Marques.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais: João Bosco Pereira e Luziano Pereira Rodrigues.
Credfer: Carlos Divino Miranda Pacheco e Deuslírio José Gonçalves.
COAPRO: Helvécio de Oliveira e Castro e Maurílio Pereira de Castro.
EFAORI: Luciano Alves Ferreira e Cícero José da Silva.
Centro Social Rural: José Gonzaga e Fernando Afonso de Castro.
Central de Associações: José Correia Pereira e Laerte Donizete de Castro.
Associações que plantam Lavoura Comunitária: Alfredo Silveira Mesquita e Vasco Jacinto Pereira.
Na reunião foram votados e eleitos por aclamação, Carlos Eduardo Mesquita Pode (presidente) e Helvécio de Oliveira e Castro (secretário). Como representantes de Orizona no Conselho Territorial, foram indicados na reunião, Carlos Eduardo, Ronaldo Costa, José Correia, Helvécio e João Bosco.
Durante a reunião, ainda, foi proposta e aprovada a inclusão da Associação dos Feirantes da Feira do Produtor Rural de Orizona no CMDRS. Os membros do Conselho serão legitimados por decreto do prefeito Felipe Dias.

Reunião do CMDRS e Eleição da Diretoria

O CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável reunirá hoje, dia 20, a partir das 10 horas, na Credfer para definir sobre a nova composição do Conselho para os próximos dois (02) anos. As entidades membros deverão indicar através de ofício, um representante e um suplente para essa nova formação. Na reunião, está prevista também a escolha novo presidente e secretário do CMDRS. A partir da ata desta reunião, o prefeito Felipe Dias sancionará através de decreto a nova composição e só assim, o Conselho será legitimado.
Fazem parte do CMDRS, a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, SEAGRO/Orizona, AGENFA/Orizona, Credfer, COAPRO, Central de Associações, EFAORI, Centro Social Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Associações que plantam Lavouras Comunitárias.

Sobre o Conselho de Segurança Pública

Há alguns meses, em uma entrevista no programa Orizona Notícias, na Rádio Orizona FM, foi questionado sobre o funcionamento e a composição do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social de Orizona. Pesquisando, encontrei algumas informações sobre este Conselho.
A composição atual foi empossada em 16 de abril de 2.008, em uma reunião que aconteceu na Secretaria de Esporte. O mandato dos conselheiros é de dois (02) anos e a formação do 1º Conseg de Orizona é a seguinte:
Diretoria:
PRESIDENTE: Itamir Lorenzo
VICE-PRESIDENTE: Aline Gonçalves de Oliveira Tiago
SECRETÁRIA: Amanda Araújo Soares de Almeida
TESOUREIRO: Cíntia Pereira de Lima
Conselho Fiscal:
EFETIVOS: Élson Vieira Caixeta, Lucilene Machado de Melo e Hélio Luis Bastos.
SUPLENTES: Paulo Donizete de Castro, Wilmon da Silva Guimarães e Carina Vieira Machado Correa.
COLABORADORA: Joelma Aparecida Martins Gomes
Os Conselhos Comunitários de Segurança foram criados através do decreto n° 6.249 de 20/09/2005, do governo do Estado de Goiás e são os representantes da comunidade junto à Secretaria de Segurança Pública, auxiliando o Estado a combater com inteligência, a violência e a criminalidade nos bairros ou nos municípios onde são instalados.
Dentre os objetivos dos Conseg estão:
• Planejar a ação comunitária de segurança e avaliar seus resultados;
• Desenvolver campanhas educativas, visando orientar a população sobre condições e formas de segurança;
• Trabalhar junto à população, à polícia e ao governo para combater as causas que geram a criminalidade e a violência em geral.
Agora, para que o Conselho cumpra o seu papel, o mesmo precisa ser realmente atuante.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Dia de Combate à Exploração Sexual

Ontem, 18 de maio, foi Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes. Goiás ocupa a 4ª colocação em número de ligações para o disque denúncia nacional (fone nº 100). Em 2008 nosso estado registrou 679 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.Em 2009 já são 68 casos. Só no último final de semana a polícia goiana flagrou dois homens com menores em moteis.
Em Orizona, não podemos acreditar que as coisas vão bem, obrigado. Se procurarmos por aí, encontraremos casos seríssimos de exploração sexual e violência contra crianças e adolescentes. Se sabemos de algo, devemos denunciar. Não se pode acostumar e ser coniventes com a barbarie.

Escolha da Rainha da 17ª Festa do Peão

O evento para a escolha da Rainha da Festa do Peão será realizada no dia 30 de maio, do Country Clube de Orizona. As garotas interessadas em participar poderão se inscrever na Loja Lua e Mar, com a Luana. Após o desfile, haverá show com a dupla Gleydson & Alcemir, que tem no repertório o melhor do sertanejo universitário.

17ª Festa do Peão de Orizona - Parte II

Ontem, em entrevista ao Orizona Notícias, da Rádio Orizona FM, Aleandro Reis (Cia Luiz Maronezi) e Rinaldo Costa (Governo Municipal), confirmaram que está quase tudo pronto para a realização da 17ª Festa do Peão de Orizona, que acontecerá de 10 a 14 de junho no Tatersal do Anteres.
Para o evento, a área interna do Parque está sendo reformada e ampliada. As principais melhorias com relação aos anos anteriores serão, segundo os organizadores, a ampliação da área para estacionamento, maior disponibilização de banheiros, segurança reforçada e um maior rigor com os horários, para que as famílias possam acompanhar tranquilamente a programação. Segundo Aleandro, como está previsto na lei, a disponibilidade de meia entrada será integralmente garantida para aqueles estudantes que comprovem através de documento.
Quanto às atrações artísticas, quem for à 17ª Festa assistirá aos shows de Guilherme & Santiago (dia 10), Chico Rey & Paraná (dia 11), Saia Amassada (dia 12) e Gabriel & Rafael (dia 13). No domingo (dia 14), haverá Som Automotivo. Após os shows na arena, as atrações continuarão no Palco 2, com artistas locais. Haverá rodeio em touros todas as noites.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Orizona E. C. no Final de Semana

O Orizona Esporte Clube perdeu a sua segunda partida que disputou pela Copa Sudeste. Jogando em Cristianópolis, perdeu pelo placar mínimo (1 X 0), no último sábado, dia 16. Segundo as pessoas que assistiram a partida, a equipe de Cristianópolis é fraca tecnicamente, mas mesmo assim o Orizona não conseguiu somar os primeiros pontos.
Ontem, dia 17, o Orizona estreou na Copa Flávio's, jogando em casa e apenas empatou com a Equipe do Vasco de Itaberaí por 2 a 2. Foi um jogo com um nível técnico bastante elevado, mas o destaque ficou novamente para as falhas do sistema defensivo da equipe Orizonense.
Para registrar, o elenco é diferente para as duas competições. Clayton treina uma equipe para a Copa Flávio's e Moisés outra para a Copa Sudeste.