sábado, 18 de setembro de 2010

Sem credibilidade, Ecope registra pesquisas aos montes

Vocês devem estar acostumados a ver as pesquisas ECOPE DO BRASIL, aquelas publicadas quase que diariamente no Diário da Manhã com panoramas de determinadas cidades em que o candidato tucano Marconi Perillo (que tem total controle sobre boa parte dos veículos de comunicação em Goiás) aparece sempre à frente com larga vantagem sobre os adversários.
O jornalista Altair Tavares da Rádio 730 (foto) questionou em seu blog a forma que essas pesquisas são realizadas e registradas no TRE-GO, sempre aos montes e sem muito critério. Veja um trecho de sua análise:

"Lista de cidades com pesquisas registradas no TRE, entre 13 e 15, pela ECOPE e anunciadas pelo candidato Marconi de que já teria 25 das 40 pesquisas da campanha, conforme reunião na terça passada, com prefeitos.
Um dado curioso é que a pesquisa tem um período de coleta único iniciado em 08 de setembro e registro dela só pelo dia 13 a 15 de setembro.
A maior parte tem margem de erro de 6 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, a distância entre o mínimo e o máximo da margem de erro pode ser de até 12 pontos percentuais. Ex. se um candidato tem 30%, pode estar entre 24% e 36%. Ou seja, é uma margem bem larga.
Os dados são uma síntese do que está no sistema de registro de pesquisas do TRE-GO. Primeiro, as pesquisas são registradas para depois serem divulgadas".


Refletindo sobre esse caso, a estratégia parece clara: um fiel escudeiro cria um órgão de pesquisa de última hora (ou compra um), manipula dados, documentos e informações para que seja registrada, compra a primeira página de jornais de grande circulação e publica em letras garrafais. Assim, com bombardeio de informações manipuladas, boa parte dos eleitores que não querem "perder" o voto e preferem seguir a onda, aderem a essa pseudorrealidade ou não. Então, somente as urnas dirão. Pela sua conduta, parece que Marconi não vê outra alternativa a não ser vencer em primeiro turno. Vai saber!

MP denuncia ex-prefeita e ex-secretários de São Miguel

O promotor de Justiça Maurício Alexandre Gebrim, da comarca de Vianópolis, denunciou a ex-prefeita de São Miguel do Passa Quatro Eleusa França Melo e os ex-secretários de Finanças e Saúde, respectivamente, Adriano Firmino Braga e Lindamar de Fátima Silva, por emissão de cheques sem fundos, e também de promissórias e duplicatas que não foram resgatadas para pagamentos de diversas despesas do município. De acordo com o Ministério Público, os pagamentos “foram feitos sem autorização da Câmara dos Vereadores e em total desacordo com a legislação”.
Segundo Maurício Gebrim, os envolvidos agiram em comunhão de ações, de forma livre e consciente, mesmo sabendo que não poderiam honrar os compromissos no final da gestão, em 2008. Os 13 títulos de crédito foram dados no último ano da administração de Eleusa Melo, por meio de diferentes contas correntes da prefeitura e resultam no valor de R$ 102.376,29. A denúncia aponta que foram prejudicados: Manoel Laureando de Sousa, Auto Posto Caetano Ltda, Helder Bonifácio Leones, Hilda Bonifácio Leones, WP- Comércio de Peças para Veículos Ltda, Hélio Fernandes Mesquita e Retífica de Motores Americana Ltda.
Conforme a denúncia, a duplicata e as duas promissórias protestadas foram emitidas em 2006 para a empresa Belcar Veículos Ltda e correspondem ao valor de R$ 9.405,00. As empresas Auto Posto Caetano Ltda e Belcar Veículos Ltda protestaram contra a prefeitura por falta de pagamento. Assim, a administração municipal teve sua razão social negativada junto aos órgãos de proteção ao crédito, ficando proibida de comprar e movimentar contas bancárias. A situação foi resolvida temporariamente devido uma liminar concedida pelo juiz da comarca.
Os réus foram denunciados por crime de responsabilidade, previsto no artigo 1º, inciso VIII do Decreto-Lei nº 201/1967, que prevê pena de detenção de três meses a três anos. Os condenados por este delito também perdem o direito de exercer função pública por cinco anos. (Ministério Público-GO)

Felipe: "meus candidatos são aqueles apoiados pelo PMDB"

A coordenação de campanha do deputado estadual Cristóvão Tormin (PTB) divulgou esta semana um material onde várias lideranças de Orizona fazem depoimentos a respeito do candidato à reeleição.
Uma especial chamou a atenção dos militantes de seu partido. O prefeito Felipe Dias, que é do PMDB, teria dito que "o deputado é amigo, atuante e trabalhador. Tem família na região, que reforça o seu vínculo com Orizona. É uma revelação da política e tem surpreendido no cenário estadual. Apresentou várias emendas para o município, o que reflete o interesse dele por nossa cidade".
Questionado pelos correligionários, Felipe disse que concedeu uma entrevista há uns 4 meses em reunião em seu gabinete para a assessoria do deputado e agora os mesmos oportunamente a publicaram sem a sua autorização. Fez as declarações dado o respeito que tem por Tormin. Mas as declarações não mudam nada, afinal os seus candidatos a deputado estadual são aqueles que a sua base apoiam, ou seja, Antônio Baiano, Samuel Belchior, Adriete Elias e Daniel Vilela, declarou.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quanto se paga pela militância política em Orizona

Faltam 16 dias para o primeiro turno das eleições em 3 de outubro. Nessa reta final de campanha aqueles candidatos que tem maior poder aquisitivo e pouca consciência despejam dinheiro em cidades de sua representatividade. Como tudo que vai volta, ao comprar um voto ou uma liderança, o candidato está assinando um termo que ao ser eleito pegará de alguma forma o dinheiro de volta.
Se a candidatura, por outro lado é financiada por empresários, por exemplo, aquele político será um verdadeiro representante que defenderá os interesses do segmento econômico, político ou da empresa que o financiaram.
Ouvindo algumas “fofocas” de porta de buteco dá para estimar o que um cidadão ou líder local pode ganhar financeiramente em um município como Orizona para apoiar um candidato a deputado estadual por esse período de quase três meses de campanha (é claro que muitos trabalham legalmente com prestação de contas e tudo mais no final do mês). Os valores da tabela (que podem ser estimados e muitas vezes não podemos comprovar) incitam a nossa reflexão do quanto é importante ficar atento ao que acontece nos bastidores de uma campanha eleitoral:
- Para garantir uma liderança de grande representatividade: 10 a 30 mil reais.
- Para garantir um coordenador de campanha ou liderança menos expressiva: 2 a 10 mil reais.
- Para contratar um funcionário para comitê, cabo eleitoral e porta bandeira: de 500 a 2 mil reais.
- Para contratar um veículo para a propaganda volante: de 1 a 5 mil reais.
- Para colocar um adesivo pequeno no carro: 50 a 100 reais.
- Para colocar um adesivo grande no carro: 100 a 300 reais.
- Para colocar um adesivo traseiro (seetru) no carro: aproximadamente 500 reais.
E lembre-se que nem todos os candidatos e partidos tem essa postura pouco ética. Ao ver alguma irregularidade em uma campanha eleitoral, todo eleitor tem o dever de denunciar (mesmo anonimamente) junto ao Ministério Público e/ou à Justiça Eleitoral. Fiquem atentos.

74% dos domicílios foram pesquisados pelo Censo 2010

Segundo publicado no portal do IBGE, até esta sexta-feira (17) 74% dos domicílios orizonenses já foram recenseados pelos pesquisadores do Censo IBGE 2010. Em Goiás foram pesquisados os mesmos 74% e no Brasil, 71%.
Da população estimada pelo IBGE de 15.201 habitantes, 10.107 já foram lançados no sistema, o que representa 66% do total previsto. Quanto ao número de domicílios, 3.410 dos 4.606 previstos já foram concluídos. Os pesquisadores deverão concluir o trabalho até meados de outubro. O rendimento não é maior porque grande parte dos domicílios estão no meio rural e Orizona possui uma grande extensão territorial.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eles querem ser protagonistas (oportunistas) do acaso

Como morador do município de Orizona*, nunca tive tantos conterrâneos como agora. São tantos novos cidadãos reivindicando o 'título honorífico' de orizonense que chego a ficar comovido (ironia à parte).
São pessoas sempre sorridentes, bem apessoados, amáveis e muito carismáticos. Saúdam-nos com afinco, nos abraçam, apertam a nossa mão, dizem que tem um amor profundo pela nossa gente e por nossa cidade. Depois, humildemente, dizem ser candidatos a alguma coisa e pedem nosso voto.
Tem, por exemplo, aquele fulano que diz ter nascido aqui, ter morado sempre por essas bandas, mas nem os seus supostos vizinhos têm lembranças de quando foi isso. Tem aquela senhora que afirma ser natural dessas terras, mas toda a sua vida política foi em outro domicílio. Lembro-me também daquele sicrano que diz que sua avó é daqui, sempre está presente em nossa cidade, mas enquanto deputado fez muito, muito pouco por Orizona.
Tem também o tal beltrano que tem parentes no município e por isso se acha no direito de também ser daqui. Esse até já conseguiu o tal título de cidadania, assim como o anterior, mas a única coisa que fazem de fato é cooptar algumas lideranças e alguns outros oportunistas em troca de favores pessoais e aconteça o que acontecer em 03 de outubro, no dia seguinte não tem nenhuma satisfação a dar, afinal já não devem pelos votos que obtiveram.
E esses citados e mais alguns outros que aparecem no apagar das luzes garantem que tem mais credibilidade que aquele outro que realmente mora na cidade, sempre teve (e ainda tem) vida social e política aqui e sempre lutou pelo nosso povo (digo isso em nome de minha consciência e coerência). Nesse sentido, faço um desafio a quem é de Orizona ou da Estrada de Ferro e está lendo este texto. Nessas eleições use o seu direito ao voto e tenha uma postura estratégica e coerente. Leve em conta o chão que pisa e tome cuidado com o assoprar da brisa que entra sorrateiramente pela manhã e vai embora ao final da tarde.
Vote em um candidato que realmente tenha domicílio na região, que sempre está aqui no meio do povo e que tenha uma vida pública irretocável e comprovadamente honesta. Dessa forma você não 'perderá' seu voto em 03 de outubro e não terá nenhum peso de consciência quando deitar e por a cabeça no travesseiro.
(* Esse humilde blogueiro se impressiona como podem as eleições tornarem esse vil instrumento de promoção pessoal e conquista de status e favores).

Estiagem já começa a preocupar moradores da região

Um amigo disse hoje que "em ano de eleição acontece tanta baixaria que sequer chove". E essa máxima de alguma forma parece verdadeira. Já são praticamente quatro meses sem chuvas na região e os reflexos da estiagem já começam a aparecer no ar, no solo, nos leitos d'água e nas torneiras.
É de se preocupar a contínua interrupção no abastecimento de água em Orizona. Geralmente a água falta na cidade por problemas técnicos, principalmente no Centro e no Bairro Boa Vista. Pois a água está faltando também em bairros como o Cinelândia, onde a rede é mais confiável. Observando a excasses de água no início da noite dessa quinta-feira (16) dá para ter a quase certeza que a fonte está secando e que uma crise de desabastecimento é uma possibilidade real. É preocupante e esperamos que o problema se reserve apenas em nosso imaginário.

Denúncias não afetam Dilma Rousseff nas pesquisas

O jornal The New York Times publicou que apesar do bombardeio da imprensa brasileira (alguns que veem os fatos com os olho da oposição), os "Escândalos não estão parando líder no Brasil". Abrindo o texto, "dois escândalos de primeira página nos jornais do Brasil e ataques cada vez mais ásperos de seu rival José Serra não estão parando a candidata". Na Bloomberg, "Rousseff tira escândalos dos ombros e aumenta chance de vencer". Abrindo o texto, ela "viu suas chances crescerem mesmo depois que o candidato rival acelerou os ataques".
A prova disso está na divulgação de mais uma Pesquisa Data Folha nesta quinta-feira (16) em que Dilma Rousseff cresce 1 ponto percentual em relação à ultima semana. A pesquisa (veja gráfico cronológico com preferência dos candidatos clicando na imagem) feita entre os dias 13 e 15 de setembro mostra que Dilma ampliou a vantagem para 24 pontos: Dilma tem agora 51% (subiu 1 ponto em relação à semana passada), Serra mantém os 27%, assim como Marina que está com os mesmos 11%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste Dilma está com 49%, Serra tem 28% e Marina soma 13%.

ASDAO realizará dia 24 a 1ª Mostra Orizona Encenarte

A ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona realizará no dia 24 de setembro (sexta-feira) a 1ª Mostra Orizona Encenarte. A mostra acontecerá na Praça do Lazer, no centro da cidade, das 9:30 às 20 horas.
Na oportunidade serão expostos trabalhos em artesanato, comidas típicas, quadros, orquídeas, CDs, DVDs e livros com o trabalho de artistas da região. Na ocasião acontecerá também o lançamento do livro "Documentário Sertanejo", do escritor Francisco Ricardo de Sousa, de estudou e busca valorizar a cultura local. A mostra faz parte do projeto Orizona Encenarte, constituido pela ASDAO com o apoio financeiro da Agepel - Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira e do Ministério da Cultura. Participem desse importante evento e valorizem o trabalho da nossa gente.

Imagens do Desfile Cívico de 160 anos de Orizona

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MP age contra prefeito de Vianópolis por irregularidades

Em junho do ano passado, os vereadores Eduardo de Moraes e Claúdio Mesquita apresentaram na Câmara Municipal, denúncia de possíveis irregularidades na aquisição de equipamentos de informática pelo Departamento de Informática da Prefeitura de Vianópolis.
Inclusive, um dos vereadores esteve em Brasília e constatou que a empresa que vendeu equipamentos para a Prefeitura não existia e além do mais, os preços pagos estavam acima dos praticados no comércio de Vianópolis e de Goiânia.
Após investigações, os vereadores passaram as informações ao Promotor de Justiça de Vianópolis, Mauricio Alexandre Gebrim, a fim de que um procedimento administrativo fosse instaurado para comprovar ou não as irregularidades denunciadas.
Agora, o Promotor Vianopolino propõe junto ao Juiz da Comarca de Vianópolis, Chrispim Silva Araújo ação civil pública por ato de improbidade administrativa, uma vez que inúmeras irregularidades na aquisição de equipamentos de informática, desde falsificação de documentos, falta de licitação para compras, além de outras irregularidades.
Na ação, o Promotor de Justiça pede ao Juiz Chrispím Silva Araújo a condenação do Prefeito Silvio do Maracujá; dos secretários Josadack Lopes de Paula de Controle Interno e Leandro dos Santos Silva de Finanças, assim como de Luciano Gomes Noleto, na época, Diretor do Departamento de Compras; de Nilo César de Souza Mesquita, dono de uma empresa de informática de Brasilia e de Adriano Lopes de Alencar, na época, diretor do Departamento de Informática da Prefeitura de Vianópolis, que seria o principal responsável pelas compras e irregularidades constatadas.
Na ação, o promotor pede a suspensão dos direitos políticos dos envolvidos, além da perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário público. O ex-prefeito Dr. Antônio também foi acionado pelo PM de Vianópolis. Veja a matéria aqui. (Olívio Lemos/ Célio Silva).

Aniversário de Orizona comemorado com grande desfile

Resgatado em 2009 pela Prefeitura de Orizona através da Secretaria Municipal de Educação, o desfile cívico de 15 de setembro de 2010, em comemoração aos 160 anos de fundação de Orizona foi sem dúvidas o maior de todos os tempos. A secretaria envolveu um grande número de profissionais que articulou um evento que vai ser lembrado por muito tempo em nossa cidade.
O desfile mobilizou a cidade e parou quem estava nas ruas para assistir a um espetáculo por um lado, simples, assim como é nosso povo, mas por outro, grandioso por sua riqueza estética e de conteúdo. A fila de quase 2 quilômetros de carros alegóricos percorreu as avenidas 7 de setembro e Augusto Pereira de Mesquita, assistida por milhares de moradores que concentravam nas calçadas. Todas as escolas e projetos educacionais do município participaram do evento, cada um abordando um tema de relevância para a economia e a cultura orizonense, desde a produção de leite, algodão, artesanato, mel, derivados da cana-de-açúcar, mandioca até a contribuição da educação para a nossa gente.
As escolas municipais, estaduais, EFAORI, Escola G-13, Peti, AABB Comunidade, APAE, creche, entre outros vieram com muita criatividade em carros alegóricos e fantasias relacionados aos temas mais relevantes ao município. Vale destacar também a participação musical das fanfarras dos colégios estaduais Senador José da Costa Pereira (Orizona) e Ivan Ferreira (Pires do Rio), da banda da Polícia Militar e de artistas de nossa terra. Foi montado um palanque no final do roteiro, na esquina das avenidas Augusto P. Mesquita e Joel de Andrade, com a presença do prefeito Felipe Dias, do vice-prefeito Antônio Baiano, do presidente da Câmara Ronaldo Costa, do deputado Cristóvão Tormim, além de outras autoridades como vereadores, secretários municipais, empresários e dirigentes de entidades.
Parabéns a Orizona pelos seus 160 anos! Que centenas de anos prósperos sejam construídos por esse povo honesto, trabalhador e hospitaleiro.

Parabéns Orizona pelos seus 160 anos de Histórias!


Orizona, como és acolhedora, aconchegante,
que recebe de braços abertos todos os visitantes.
Como és bela, com um Sol que brilha
Neste amarelo-alaranjado jamais propagado!

Teus encantos são únicos, inéditos
e sem precedentes em outros solos.
Terra de povo que sempre sorri e brinca
Com as alegrias e também com as tristezas.

Teu verde, infelizmente nem sempre tão verde,
às vezes cinza pelo calor do Sol e das queimadas.
Mas aqui não há medo de se eliminar o suor diário
Por essa gente que faz do trabalho a sua mística.

Outrora recebestes muitos nomes, nomes belos
muitos títulos lembrados até os dias de hoje.
Seu povo não te deixa nunca, jamais te esquecerá.
Mesmo em outro chão, fica guardada no coração.

Tem solo de Cerrado, profundo, ácido,
Mas com o trabalho se faz bastante fecundo.
Teu povo compartilha a fartura da colheita
Que lhe faz grande paiol do nosso país.

Tua fauna e tua flora cerradeira,
Hoje tão escassa e com sofrimento derradeiro.
Mas a dor e as lágrimas não impedem o vosso brilho,
Repousada sob a Estrela Dalva e o Cruzeiro do Sul
No planalto próspero desse grande Brasil.

PARABÉNS ORIZONA PELOS SEUS 160 ANOS!

(Paráfrase poética de Anselmo de Lima inspirada no Hino Oficial de Orizona, de autoria de José de Sousa Peres).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Administração decreta ponto facultativo para essa terça-feira

O prefeito Felipe Dias, através do secretário de Administração Rinaldo Costa, decretou ponto facultativo aos servidores da Prefeitura de Orizona para essa terça-feira, dia 14 de setembro, véspera do feriado municipal que comemora os 160 anos de fundação do município. O decreto PMO/SEAD nº 441/2010 é datado de 13 de setembro de 2010.
Nessa data, os servidores estão dispensados de assinar o ponto. Essa medida visa deixar os mesmos à disposição para a preparação do Desfile Cívico de 15 de setembro, que acontecerá na manhã desta quarta-feira. Todas as escolas desfilarão em carros alegóricos, cada uma destas abordando um determinado tema. Outras áreas como as secretarias de saúde e a assistência social estarão diretamente envolvidas na realização do evento.

Segunda bacia de Goiás, Orizona realiza Torneio Leiteiro

Segue até esta terça-feira (14) a edição 2010 da Festa do Leite de Orizona promovida pelo Sindicato Rural do município. Este ano, o tradicional torneio leiteiro realizado durante a festa tem a participação dos 15 maiores produtores de leite de Orizona, cinco a mais que o torneio passado, com animais das raças Holandês e Jersey. A primeira ordenha do torneio foi realizada neste domingo (12) e a última está programada para a noite de terça-feira quando será conhecido o grande ganhador. Serão premiados os colocados do 1º ao 5º lugares em dinheiro e produtos veterinários. O grande ganhador leva um prêmio estimado em cerca de R$ 5 mil e o quinto colocado recebe premiações no de R$ 800.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Orizona, Hélio Frutuoso, os animais concorrentes chegam, facilmente, à média de 70 litros de leite por dia. A cerimônia de premiação está prevista para às 11 horas da quarta-feira (15), em comemoração ao aniversário da cidade. Orizona é hoje a segunda maior bacia leiteira de Goiás com uma média superior a 90 milhões de litros de leite produzidos anualmente. No ranking nacional, o município está na oitava posição dos maiores produtores de leite.
Segundo Hélio Frutuoso esses níveis de produção alcançados por Orizona são frutos do investimento em genética do rebanho e manejo melhorado realizados pelos produtores. Frutuoso também destacou a atuação de formação profissional e qualificação de mão de obra realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). "Programas como o Gestão da Pecuária Leiteira e os treinamentos na área de leite também contribuíram para o desempenho da produção que temos hoje. (Faeg/ Agrolink).

Dia 18 de setembro tem vacinação contra a Raiva Animal

A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que no dia 18 de setembro (próximo sábado) das 8 às 17 horas, estará sendo realizada a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, para cães e gatos. Todos devem levar os animais de estimação para vacinar, munidos de suas respectivas cadernetas de vacinação animal.
A vacinação será feita no Centro de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima, Posto de Saúde do Bairro Santa Maria, na Agenfa/ Agrodefesa (em frente à Prefeitura) e na Lavanderia do Bairro Santa Luzia. Participem desse importante mutirão e proteja seus animais e consequentemente, a sua família e vizinhos.

Programa Atualizar altera expediente do Foro de Orizona

Sob a direção dos juizes Nivaldo Mendes Pereira, diretor do Foro de Santa Cruz, e Ricardo de Guimarães e Souza, diretor do Foro de Orizona, foi instalado em Orizona o Programa Atualizar. Durante o ato, estavam presentes servidores e advogados.
Inovador, o Programa muda e padroniza as rotinas e procedimentos nas serventias, provocando impacto direto na celeridade da prestação jurisdicional, uma vez que agiliza a andamento dos processos, o atendimento às partes, a relação juiz-escrivania, entre outras mudanças. Entre os objetivos do Programa Atualizar estão o de capacitar servidores para procedimentos de escrivania, organizar as escrivanias com layout funcional, padronizar os procedimentos de escrivania, introduzir conceitos de gestão no ambiente das unidades judiciárias, inventariar o acervo de processos das escrivanias, reduzir a taxa de congestionamento, dar andamento aos processos mais antigos, deixando-os aptos ao julgamento e estabelecer critérios para a avaliação do desempenho das unidades judiciárias e dos servidores.
Em decorrência da instalação do Atualizar, foi alterado o funcionamento do Fórum de Orizona da última quinta-feira (9/9) até 17 de setembro. De acordo com a Portaria nº 12/2010, o horário de funcionamento será das 13 às 18 horas. O plantão forense e o protocolo judicial não sofreram alterações. (TJ-GO).

1º AGROCENTAF reune representantes de 14 municípios

Começou nesta quarta-feira (08) em Silvânia o I AGROCENTAF - I Simpósio de Agricultura Familiar do Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman. Foram três dias de palestras sobre agricultura familiar, meio ambiente, legislação e administração da pequena propriedade rural.O simpósio reúniu de 8 a 10 de setembro estudantes e pequenos agricultures de 14 cidades da região da Estrada de Ferro, organizados no território de identidade. O Centaf é uma escola profissionalizante de agricultura e pecuária que usa o método da Pedagogia da Alternância, assim como na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona. Nela estudam, gratuitamente, em regime de internato e no modelo de alternância, filhos de pequenos agricultores.
Os estudantes ficam uma semana na escola e uma semana com a família. O Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman é mantido pela UBEC, União Brasiliense da Educação e Cultura, entidade mantenedora da Universidade Católica de Brasília. A UBEC é mantida por congregações religiosas católicas, entre elas os Irmãos Maristas e Salesianos.
No simpósio que buscou valorizar a educação do campo para o campo, na perspectiva da agricultura familiar, participar estudantes, educadores e agricultores da EFAORI. (Célio Silva).

TRE-GO define data de lacração das urnas na região

O Tribunal Regional Eleitoral definiu calendário de audiência para preparação e lacração das urnas que serão utilizadas nas eleições de 3 de outubro nas cidades da região da Estrada de Ferro. Do ato foram convocados fiscais de partidos políticos e coligações políticos-partidárias, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.
A preparação e lacração das urnas eletrônica obedecerá o seguinte calendário:
- Dia 20 de setembro, segunda-feira, 67ª zona Eleitoral, comarca de Leopoldo de Bulhões, integrada pelos municípios de Leopoldo de Bulhões e Bonfinópolis.
- Dia 21 de setembro, terça-feira, 31ª zona, comarca de Silvânia, abrangendo os municípios de Silvânia e Gameleira de Goiás.
- Dia 22 de setembro, quarta-feira, 61ª zona, comarca de Vianópolis, formada pelos municípios de Vianópolis e São Miguel do Passa Quatro.
- Dia 23 de setembro, quinta-feira, 23ª zona eleitoral, comarca de Orizona. (Rádio Rio Vermelho).

Festa do Leite 2010 começa em grande estilo em Orizona

Com um grande público, foi aberta na noite desse sábado, 11 de setembro, a 2ª edição da Festa do Leite de Orizona, no Tattersal do Anteres. A festa se consolida pela sua organização e tornou-se um programa para toda a família. Os ingressos ao custo de 5 reais terão metade do valor revertido para o Centro de Convivência do Idoso Campo Formoso.
Na primeira noite do evento, organizado pelo Sindicato Rural de Orizona em parceria com a Prefeitura Municipal, dois shows animaram quem foi ao local. Rei do Gado & Fazendeiro trouxeram muito talento e o melhor da moda de viola. Fernando & Alessandro vieram depois com os maiores sucessos do sertanejo universitário. Além dos shows artísticos, aconteceu na manhã do sábado palestras técnicas e três ordenhas (às 6, às 14 e às 22 horas) das vacas competidoras do torneio leiteiro são realizadas diariamente.
No domingo (12), uma cavalgada que iniciou no tatersal e caminhou pelos arredores da cidade reuniu centenas de cavaleiros e amazonas. À noite, foi a vez da talentosa dupla Fred Ryck & Mateus cantar os sucessos do sertanejo atual. Nesta segunda à noite será a vez da dupla orizonense Pedro Paulo & Miliquinho ir ao palco com o mais animado do bailão sertanejo.

domingo, 12 de setembro de 2010

Pesquisas Serpes e Ibope indicam queda de Marconi

Mais uma rodada da pesquisa IBOPE, contratada pela TV Anhanguera, com intenções de voto para o governo de Goiás foi divulgada nesta sexta-feira (10). De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno em Goiás, pois a soma dos demais candidatos ultrapassa o percentual do primeiro colocado.
O candidato do PSDB, Marconi Perillo lidera com 42% das intenções de voto. Iris Rezende, do PMDB, foi lembrado por 33% dos eleitores e Vanderlan Cardoso (PR) apareceu com 10%. A candidata do PCB, Marta Jane e Washington Fraga (PSOL) não chegaram a 1%. Considerando o último levantamento do Ibope, Marconi caiu três pontos percentuais de 45% para 42%, no limite da margem de erro. Iris oscilou para baixo, de 34% para 33% e Vanderlan subiu de 5% para 10%.
De acordo com a pesquisa SERPES, divulgada no O POPULAR de hoje (12/09) há indicativo de queda do candidato Marconi Perillo (PSDB), na estimulada e na espontanea e aumento da rejeição dele. Serpes e IBOPE indicam tendência. Íris e Vanderlan crescem nas duas pesquisas.
A 21 dias da eleição, o tucano tem 47,3% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), com 34,8%, e o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR), que tem 9,3%.Na comparação com a rodada anterior, publicada em 28 de agosto, Marconi perdeu 1,9 ponto porcentual (ele tinha 49,3%), Iris teve variação positiva de 1,7 ponto (tinha 33,1%) e Vanderlan ganhou 1,5 ponto (aparecia com 7,8%). Marta Jane (PCB) tem 0,8% das intenções de voto e Washington Fraga (PSOL) aparece com 0,4%”. (Radio 730).

Orizona apenas empata em casa contra o Resende

Em jogo válido pela 3ª rodada do 2º turno da 1ª fase da Copa Flávios/ Umbro de Futebol Amador, o Orizona Esporte Clube apenas empatou com o Resende de Professor Jamil por 2 a 2. A partida foi nesse sábado (11) no estádio municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, em Orizona.
Com o resultado, a equipe orizonense caiu para a quarta colocação do Grupo 2 com 8 pontos, três a menos que o líder Sol Nascente de Trindade que está com 11 e um a menos que Gyn Sports e Resende, ambos com 9. O Juventus de Goianira está em último no grupo com 5 pontos. Para se classificar para as oitavas-de-finais, o Orizona deverá obter bons resultados nas partidas que lhe resta. A primeira será dia 19 em casa contra o Juventus e a última em Trindade contra o Sol Nascente, no dia 25 de setembro.

Antônio Baiano realiza carreata em Orizona nesse sábado

O vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano (PT), candidato a deputado estadual pela coligação 'Goiás Rumo ao Futuro' realizou carreata neste sábado (11) em seu município de domicílio. A carreata em apoio a sua campanha saiu no final da tarde do trevo da EFAORI e percorreu os bairros do Centro, Boa Vista, Bela Vista, Nossa Senhora de Fátima, Cinelândia, Campo Formoso e Santa Luzia, com encerramento no estacionamento do Tattersal do Anteres.
Baiano tem em Orizona a sua maior base eleitoral e recebe apoio efetivo de lideranças em 58 municípios goianos. Desde o início do período eleitoral o candidato já esteve em 52 municípios e tem base mais fortalecida na região da Estrada de Ferro, Região Metropolitana, Sudoeste Goiano, Mato-Grosso Goiano e Cidade de Goiás e região. O candidato tem defendido que é o único que de fato representa o município onde é vice-prefeito e a região da Estrada de Ferro.