sexta-feira, 24 de maio de 2019

Secretário de Meio Ambiente faz defesa do Plano Municipal de Saneamento Básico na Câmara Municipal

DA REDAÇÃO - O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Antunes de Oliveira (Carlos da Iraídes), esteve na Câmara Municipal de Orizona na sessão da última terça-feira, 21 de maio. Na oportunidade, defendeu o Projeto de Lei nº 05, de 24 de abril de 2019, apresentado naquela sessão.
O PL, de iniciativa do Poder Executivo, dispõe sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, destinado à gestão dos serviços públicos municipais de saneamento básico em todo o território municipal de Orizona.
De acordo com o secretário, o projeto é muito importante para o município, e também a realização de um sonho pessoal. A Empia  - Empresa de Projetos Industriais e Ambientais Ltda fez o estudo e trabalhou em sua elaboração desde o dia 22 de setembro de 2017, quando foi assinado o contrato de prestação dos serviços. Depois do estudo, da realização de seis audiências públicas e de debates no Conselho Municipal de Meio Ambiente, a empresa entregou os resultados em novembro de 2018, sendo necessário após isso, alguns ajustes ao seu texto.
Carlos pediu o empenho dos vereadores em aprovar o Projeto de Lei, uma vez que até 31 de dezembro deste ano, todos os municípios deverão ter os seus planos de Saneamento Básico aprovados, sob pena de não conseguirem mais acessar recursos junto ao governo federal.
O Plano terá durabilidade de 20 anos, mas a cada 04 anos podem ser feitas emendas em seu teor. Outro motivo para a necessidade de celeridade na análise do projeto, segundo Carlos, é que voltaram a ordem do dia as discussões para a criação de um consórcio intermunicipal do aterro sanitário, com a participação dos municípios de Orizona, Pires do Rio, Palmelo, Santa Cruz e Urutai. Comentou que na última sexta-feira (17) houve uma reunião na Prefeitura de Pires do Rio com a presença dos prefeitos desses municípios. Observou que o problema dos aterros sanitários é sério e precisa ser resolvido, porém, os entes não tem condições de fazer isso sozinhos.
O vereador José Gonzaga (MDB) pediu que os técnicos da secretaria de Meio Ambiente e da empresa contratada possam ir à Câmara Municipal e apresentar o projeto às Comissões, quando essas estiverem reunidas. O vereador Carlos Eduardo (PSD) parabenizou a secretaria de Meio Ambiente pela iniciativa e empenho e observou que este é um PL muito técnico e que exigirá um estudo minucioso, até que venha a ser levado à votação.
O vereador Altaídes de Sousa Filho - Taíde (PSD) comentou que as questões do saneamento básico e do aterro sanitário são muito sérias e urgentes, mas por conta principalmente dos custos financeiros, foram postergadas ao longo do tempo. São obras que não dão voto e por isso, não há o interesse político verdadeiro em resolver a situação. Jeremias Mendes (PP) foi outro que fez observações, comentando que neste projeto está a preocupação com a saúde do povo de Orizona e com o meio ambiente.
O presidente da Câmara, Renato Vieira da Cunha (MDB), também comentou da importância do PL e da cobrança da comunidade a respeito do assunto. Disse ainda que os vereadores darão total apoio e se esforçarão, com vistas ao seu bom andamento e aprovação. O PL foi encaminhado para as comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças e Orçamento e; Meio Ambiente e Recursos Naturais.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Vereadores lamentam que Prefeitura de Orizona não divulgou sobre parceria com a Câmara para reforma de estradas

DA REDAÇÃO - Alguns vereadores lamentaram a não menção da Prefeitura em seu portal eletrônico e nas redes sociais da parceria com a Câmara Municipal para a manutenção de estradas rurais do município de Orizona. As falas foram feitas durante a sessão da casa, ocorrida no dia 21 de maio.
O presidente da Câmara, Renato Vieira da Cunha (MDB), disse que em momento algum nas mídias da Administração é mencionado que o Legislativo repassou recursos para a execução dos serviços. Também observou que anteriormente, integrantes da administração foram em emissoras de rádio de Pires do Rio e Orizona e criticaram que os vereadores só faziam atrapalhar o governo municipal. Assim, quanto dos vereadores estão auxiliando, seria bom também que fossem lembrados. O presidente disse que a iniciativa de devolver recursos do duodécimo equivalentes a 10 mil litros de óleo (cerca de 39 mil reais) contou com a participação de todos os vereadores e foi dialogada com o prefeito municipal.
O vereador Jeremias Mendes (PP) também comentou que as regiões de origem e representação dos vereadores serão beneficiadas com essas ações e seria importante que fosse dado o crédito ao trabalho dos vereadores, que contribuíram para que esses serviços se viabilizassem.

A militância e o pioneirismo na defesa do Agropecuarista pelo jornal "O Pioneiro" de Orizona

OPINIÃO - O jornal "O Pioneiro" foi lançado no dia 29 de setembro de 1959. Foi o segundo periódico a circular na cidade de Orizona, o primeiro após o lendário "A Roça" de Egerinêo Teixeira, que foi veiculado de 1923 a 1935. Na sua fundação, "O Pioneiro" foi dirigido por Olímpio Pereira Neto, Silvio Mesquita e Joaquim Pereira de Freitas (ex-prefeito), além da participação de José Delcides Pereira. Era impresso inicialmente nas oficinas gráficas da Fundação Pio XII, de Goiânia. Olímpio o manteve em circulação por cerca de 40 anos, em edições não contínuas.
De forma pretensiosa, Olímpio diz em setembro de 1959, "O Pioneiro demarca mais um passo dado no progresso de Goiás com a interiorização da capital do país. Figurarão, nas páginas deste órgão, feitos de orizonenses ilustres pouco conhecidos de nossos conterrâneos, homens estes que, beneficiaram com seus atos a Pátria, o Estado e o Município".
Ainda segundo Olímpio, ao afirmar o pioneiros e o idealismo, o órgão teria o propósito de "noticiar os acontecimentos e elevar o conceito do sitiante, do produtor e criador, que nesta região tem o nome de fazendeiro. E sendo uma classe que sustenta o Brasil através da produção, podemos contar nos dedos os órgãos que levantam sua voz em benefício daquele que mais sofre e não tem proteção". O diretor ainda fez uma defesa da liberdade de imprensa e demonstrou o interesse de evitar o embate político nas páginas do jornal.
Inicialmente, o jornal era editado em Goiânia e por isso, os diretores contavam com a colaboração dos leitores de Orizona para enviar as notícias da região para alimentar o jornal. Voltado principalmente para assuntos de interesse do meio rural, da cultura, religiosidade e política local, o jornal se apresentava em sua primeira edição da seguinte forma[1]:
"Aqui estou eu diante de vós pela vez primeira. O meu nome indica que sou precursor na espécie, em nossa progressista cidade. Pretendo, porém, ter vida longa e isso dependerá de vossa preciosa colaboração.
Orgulho-me de dizer que viverei do conteúdo moral, intelectual e material que me fornecerdes.
Aceito e agradeço penhoradamente a ajuda de todos. Recebo as críticas construtivas com satisfação, pois são incentivo para meu aperfeiçoamento. Desprezo, todavia, as destrutivas daqueles que, incapazes de produzir, limitam-se a criticar.
Procuro ampliar minha visão e, para isso, é necessário um trabalho de equipe. Leitores, não temais, enviai já vossa colaboração, para que seja facilitada a minha tarefa de dar assistência a todo o município.
Sou livre e independente de correntes político-partidárias e filosóficas. O meu ideal é analisar os feitos e assinalar o mérito de quem o possui.
A linha de minha conduta é moral, fora da qual não teria coragem de apresentar-me a vós, pois me julgaria indigno de vossa atenção e desmerecedor de vossa consideração.
Espero não vos decepcionar.
Pretendo voltar tão breve quanto vossa ajuda possibilitar, com matéria mais variada e abundante, pois o conhecimento, que tendes de mim, capacitar-me-á a vencer os obstáculos da distância e da comunicação, impeditivos na variedade de ideias  deste número inicial.
Até outra oportunidade.
O Pioneiro."

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com) 

Fontes documentais:
1. Ver: O Pioneiro. Ano I. Nº 01. Orizona, setembro de 1959.

Secretário de Obras responde a solicitações e questionamentos de Vereadores

DA REDAÇÃO - O secretário municipal de Obras, Transporte e Serviços Urbanos, Adriano Marçal da Silva, respondeu nesta semana, via ofícios,  a requerimentos e questionamentos dos vereadores, a respeito de serviços de manutenção das vias e espaços públicos na cidade e no meio rural. As respostas foram lidas na sessão legislativa do dia 21 de maio.
Adriano Marçal, a respeito da solicitação do vereador Valdivino de Freitas Lemes (PP), da tapagem de buracos na saída do Cemitério Municipal, informou que a secretaria está preparando uma operação de tapa-buracos que ocorrerá em toda a cidade de Orizona.
Sobre solicitação do vereador José Gonzaga (MDB), da construção de uma pista de caminhada na margem da rodovia que liga a cidade à EFAORI, o secretário disse que em conversa com o prefeito Joaquim Marçal (PSDB), chegaram à conclusão que o trecho é inapropriado para práticas e exercícios físicos por ter uma declividade muito acentuada. Assim, não darão andamento à solicitação.
Adriano disse também que o programa "Prefeitura nos Povoados" continuará acontecendo e terá desenvolvimento de acordo com o cronograma estabelecido. O secretário disse que trabalha em consonância com as demandas do município e determinações do prefeito municipal.
Sobre a solicitação de pinturas de meio-fios, feita pelo vereador Elson Caixeta (MDB), Adriano disse que a prioridade com o final do período chuvoso será a operação tapa-buracos e a limpeza de ruas e avenidas de nossa cidade. Posteriormente, poderá verificar a necessidade de pintura de meio-fios.
Com relação a solicitação do vereador Jeremias Mendes (PP), da construção de uma ponte sobre o rio do Peixe, disse que irá pessoalmente ao local para fazer o diagnóstico e verificar a possibilidade de executar a obra. Adriano observou que nesta gestão foram construídas e reformadas mais de 40 pontes no município.

Cresol e Prefeitura lançam 2ª Turma do Programa 'Um Olhar para o Futuro' em Orizona

DA PREFEITURA MUNICIPAL/ CRESOL BASER - Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16) mais uma aula inaugural do Programa "Um Olhar Para o Futuro", desenvolvido pela Cresol Estrada de Ferro em parceria com a Prefeitura Municipal de Orizona, através da secretaria de Educação. Este ano, com novidades, o programa irá se expandir para mais duas escolas municipais: Escola Municipal Ana Cândida Vieira do Taquaral e a Escola Municipal João Gonçalves Ribeiro do Ubatan. No mesmo já acontecia na Escola Municipal Francelino Nunes de Paula. O programa de formação da Cresol atende a estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental.
O Programa "Um Olhar Para o Futuro" será desenvolvido pelos agentes de formação Nilson Vaz da Silva e Anita Borges, com a participação dos professores regentes. As atividades do programa irão acontecer durante o período de aula, com uma atividade mensal, durante o ano de 2019. Ao final das atividades, as crianças receberão certificado de participação. A Cresol Estrada de Ferro tem parceria também com os municípios de Silvânia e Vianópolis, onde também acontece a educação cooperativista em escolas públicas municipais.
Segundo a Cresol, o Programa “Um Olhar para o Futuro” é resultado de parceria entre as cooperativas singulares Cresol e as secretarias municipais de Educação, a fim de levar o Cooperativismo Solidário ao espaço escolar e despertar nas crianças, o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativistas e a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade. A Educação Cooperativista ensina às crianças, a cidadania responsável e a necessidade de saber e estarem envolvidas nas questões sociais. Desta forma, elas podem compreender melhor sobre as responsabilidades em relação a elas mesmas, suas famílias, sua comunidade e o meio ambiente. Portanto, busca-se a escola por ser uma instituição que pode auxiliar o Infocos  (Instituto de Formação da Cresol) e as cooperativas Cresol para guiar esse processo de aprendizagem, e desenvolvimento de modo organizado e sistematizado.
O evento de lançamento, realizado no auditório do Sindicato Rural de Orizona, contou com a presença de diversas autoridades e lideranças. Dentre elas, destacamos o prefeito municipal Joaquim Marçal, o presidente da Cresol Estrada de Ferro Luiz Antonio Fernandes (Luizinho), a secretária de Educação Adriany Santos, o presidente do Sindicato Rural Geovando Vieira Pereira, o vereador Antonio Donizete de Sousa (Tõe André), além de diretores de unidades escolares, professores, pais e estudantes.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Projetos de Lei que tramitaram na 3ª sessão legislativa de maio de 2019

DA REDAÇÃO - Na terceira sessão legislativa do mês de maio, ocorrida neste dia 21, quatro projetos de lei (PL) tramitaram na Plenária do Legislativo Municipal de Orizona, conforme veremos à seguir:
PROJETO DE LEI (PL) nº 02/2019, de 10/04/2019: a Comissão de Constituição, Justiça e Redação apresentou nova emenda modificativa ao teor do projeto de lei que versa sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2020. O PL foi devolvido e encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento.
PROJETO DE LEI nº 03/2019, de 16/04/2019: as Comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento analisaram conjuntamente o PL de iniciativa do Poder Executivo que institui o novo Programa Municipal de Regularização Fiscal (REFIS) ISSQN, Pessoa Física e Jurídica do Município de Orizona na sessão do dia 14 de maio. O parecer das comissões entenderam que o PL se encontra "de acordo com as formalidades legais, tendo em vista que obedece aos preceitos constitucionais, legais, gramaticais lógicos, bem como facilita aos contribuintes a regularização de seus débitos com o ISSQN relativo aos anos de 2017/2018, vez que poderão ser parcelados, reduzindo os valores de juro de mora, multa, beneficiando assim, os contribuintes interessados na quitação de suas dívidas".
O vereador Altaídes de Sousa Filho -  Taíde (PSD) observou que esse projeto dá autonomia ao Poder Executivo para negociar dívidas com profissionais autônomos e de nível superior. Segundo Taíde, seria interessante que a Prefeitura desse ampla divulgação nesse processo, para que os profissionais liberais tenham a possibilidade de regularizar seus débitos. A sua fala foi endossada pelo vereador Carlos Eduardo da Silva (PSD). O presidente da Câmara, vereador Renato V. Cunha (MDB), observou que o legislativo nada mais faz que autorizar o Executivo a cobrar a dívida do contribuinte, mas essa possibilidade de cobrança deverá estar de acordo com o projeto de lei.
O projeto de lei foi aprovado em primeira votação por oito votos e voltará na pauta da próxima sessão para a segunda votação.
PROJETO DE LEI nº 04/2019, de 10/05/2019: o projeto de iniciativa do Poder Executivo dispõe sobre a Declaração de Utilidade Pública Municipal à entidade denominada Associação dos Moradores de Orizona 'Viver Sustentável' (AMORI) foi devolvido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e será colocado na pauta da ordem do dia da próxima sessão para primeira votação.
PROJETO DE LEI nº 05/2019, de 24/04/2019: projeto de iniciativa do Poder Executivo dispõe sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, destinado a gestão dos serviços públicos municipais de saneamento básico em todo o território municipal de Orizona. O secretário de Meio Ambiente, Carlos Antunes de Oliveira, participou da sessão e fez a defesa do projeto. O PL foi encaminhado para as comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças e Orçamento e; Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Prefeitura realiza manutenção em Estradas Rurais de Orizona

DA PREFEITURA MUNICIPAL - A Prefeitura Municipal de Orizona através da secretaria municipal de Obras e Ação Urbana está realizando, nesta semana, a manutenção da rodovia que liga a cidade ao povoado de Cachoeira. Segundo a Administração, com a estiagem esta ação será realizada em todas as regiões do município. A Prefeitura conta com o apoio da Câmara Municipal e de produtores rurais para a realização desses serviços.
A secretaria, sob a coordenação do secretário Adriano Marçal, está realizando também um mutirão de limpeza na região da Posse.

Sindicato Rural de Orizona realiza Treinamento em Manejo Integrado de Pragas

SINDICATO RURAL DE ORIZONA - O Sindicato Rural de Orizona, em parceria com o Sistema Faeg/Senar e Faeg Jovem de Orizona, realizou nos dias 20 e 21 de maio o Treinamento de MIP(Monitoramento Integrado de Pragas). O presidente da entidade, Geovando Vieira Pereira, além de se empenhar para a realização da formação, disponibilizou área em sua propriedade rural para execução das práticas.
Segundo a Organização Internacional WWF, o manejo integrado de pragas e doenças é uma estratégia de controle múltiplo de infestações que se fundamenta no controle ecológico e nos fatores de mortalidade naturais procurando desenvolver táticas de controle que interfiram minimamente com esses fatores com o objetivo de diminuir as chances dos insetos ou doenças de se adaptarem a alguma prática defensiva em especial. Quando bem empregada, a técnica do Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP) limita os efeitos potenciais prejudiciais dos pesticidas químicos à saúde pública e ao ambiente natural. 
Ainda segundo a ONG, o objetivo dessa estratégia não é o de eliminar os agentes, mas reduzir sua população de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação agindo sobre suas presas favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela plantação e pelo uso de defensivos agrícolas. Dessa forma, requer o entendimento do sistema da plantação como um todo e o conhecimento das inter-relações ecológicas entre os insetos agressores, seus inimigos naturais e o ambiente onde está a plantação está inserida.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Orizona terá programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI)

DO SEBRAE/ DA REDAÇÃO - O Sebrae/GO, em parceria com o Sindicato Rural de Orizona, Associação Comercial e Industrial de Orizona (ACIOR) e Prefeitura Municipal, estará promovendo de 20 a 24 de maio atividades da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) e de 20 a 26 de maio a Semana Nacional de Educação Financeira.
Dentre as atividades, acontecerá uma oficina para os microempreendedores do Município, de "Como controlar o Fluxo de Caixa", no dia 23 de maio, no auditório do Sindicato Rural. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas na ACIOR com Raiany e na Prefeitura com Daniel Hipólito. O Sindicato Rural está localizado na avenida 7 de setembro, número 35, no centro de Orizona, logo acima da Rodoviária.
O Sebrae/GO também oferecerá aos microempreendedores o atendimento on-line. Estes poderão participar do chat e falar com um especialista (contador) todos os dias entre 20 e 24 de maio, das 9 às 12 e das 14 às 17:30 horas. Também poderão fazer um diagnóstico da Gestão Empresarial. Esse último serviço está disponível de forma permanente.
Promovida pelo Sebrae em todo o país, a Semana do MEI oferece capacitação e orientação para formalização do microempreendedor individual até sexta-feira (24). O presidente do Sebrae, Carlos Melles, durante abertura do evento em Vitória/ES, disse que o MEI é o maior programa de inclusão social do Brasil. “O MEI já beneficiou, ao longo de 10 anos, mais de 8 milhões de pessoas que puderam sair da informalidade e acessar os benefícios do empreendedorismo. Nesta Semana, nós estamos oferecendo a esses empreendedores e àqueles que querem abrir seu próprio negócio, oficinas, palestras e seminários em todo o país”, comentou Melles.
De acordo com o presidente, a atuação do Sebrae, em auxílio ao MEI, contribui para geração de emprego e renda no país. “O Sebrae atua como uma agência de desenvolvimento, ajudando a tirar milhões de desempregados das ruas”, acrescentou. Carlos Melles ressaltou que tornar-se MEI é muito simples e barato e que o dono do pequeno negócio pode fazer tudo sozinho, por meio do Portal do Empreendedor.

Prefeito de Orizona participa da abertura da OBMEP na Escola Francelino Nunes de Paula

DA PREFEITURA MUNICIPAL - O prefeito municipal de Orizona, Joaquim Marçal, juntamente com a secretária municipal de Educação, Adriany Santos, da diretora Creusa Canedo e dos professores de Matemática Igor Lopes e Antonio Maria de Sousa participou nesta terça-feira (21) da abertura da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2019 na Escola Municipal Francelino Nunes de Paula e premiação aos alunos que se destacaram na olimpíada em 2018.
A rede municipal de ensino de Orizona teve 04 estudantes que se destacaram em 2018, sendo premiados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações os estudantes: Gustavo Mesquita, Graziela Silva e Bruno Oliveira da Escola Francelino Nunes de Paula (bairro Boa Vista) e João Victor Moreira Lúcio da Escola Municipal Virginio Vaz da Costa (povoado de Corumbajuba), todos na época cursando o 8º ano. Durante a cerimonia o prefeito parabenizou a Secretaria de Educação, professores e estudantes envolvidos na OBMEP, destacando sua paixão pela educação e a importância da mesma para que possamos construir um país, Estado e Município melhor.

Projetos de Lei que tramitaram no Plenário da Câmara Municipal de Orizona na 2ª sessão de maio

DA REDAÇÃO - Na segunda sessão legislativa do mês de maio, ocorrida no último dia 14, três matérias tramitaram na Plenária do Legislativo Municipal de Orizona, conforme veremos à seguir:
PROJETO DE LEI (PL) nº 02/2019, de 10/04/2019: a Comissão de Constituição, Justiça e Redação apresentou emenda modificativa ao teor do projeto de lei que versa sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2020. A emenda da comissão altera o Índice de Percentual Mínimo para o Orçamento de 68 para 25%. O PL continuará na Comissão para que esta dê o seu parecer tanto sobre o projeto, quanto a emenda modificativa.
A LDO é uma lei ordinária (obrigatória), devendo ser apresentada até o dia 21 de abril de cada ano, exclusivamente pelo Poder Executivo. Esta lei define as diretrizes e regras para o Orçamento (Lei Orçamentária Anual) do ano seguinte.
PROJETO DE LEI nº 03/2019, de 16/04/2019: as Comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento devolveram o PL de iniciativa do Poder Executivo que institui o novo Programa Municipal de Regularização Fiscal (REFIS) ISSQN, Pessoa Física e Jurídica do Município de Orizona. O projeto poderá ser colocado na pauta da próxima sessão para a primeira votação.
PROJETO DE LEI nº 04/2019, de 10/05/2019: o projeto de iniciativa do Poder Executivo dispõe sobre a Declaração de Utilidade Pública Municipal à entidade denominada Associação dos Moradores de Orizona 'Viver Sustentável' (AMORI). Segundo o presidente da Câmara, Renato Vieira da Cunha (MDB), em momento oportuno, a entidade será convidada para fazer a defesa do projeto, que foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Dr. Joaquim Marçal acompanha obras na Unidade de Saúde de Ubatan

DA REDAÇÃO - O prefeito de Orizona, Joaquim Augusto Marçal (PSDB), esteve na manhã deste sábado (18) no distrito de Utaban, acompanhando o andamento das obras de reforma da Unidade Básica de Saúde e da construção do novo consultório odontológico. O prefeito estava acompanhado dos auxiliares Pedro Rodrigues dos Santos Neto (Pedrinho Mizael), Neikel Castro e Daniel Hipólito.
Dr. Joaquim, na oportunidade, fez agradecimento a seus auxiliares, que segundo o mesmo, tem coordenado com seriedade e competência os trabalhos, bem como aos trabalhadores, que desenvolvem bem os trabalhos. Enalteceu também a parceria com a Associação de Moradores do distrito, que permitiu viabilizar as obras. A novidade é o consultório odontológico, que segundo Dr. Joaquim, será de ganho significativo para os moradores de Ubatan, Rio do Peixe e regiões adjacentes.

Vereador Renato Cunha e ex-prefeito Felipe Dias se reúnem com Senador Luiz do Carmo

DA REDAÇÃO - O presidente da Câmara Municipal de Orizona, vereador Renato Vieira da Cunha (MDB), e o ex-prefeito Felipe Antônio Dias se reuniram nesta segunda-feira (20) com o senador Luiz Carlos do Carmo (MDB). O encontro foi um convite do parlamentar e aconteceu no seu escritório político em Goiânia.
Na pauta da reunião estiveram assuntos de interesse de Orizona. Luiz do Carmo falou da sua grande ligação com o município e da sua disposição em contribuir com o desenvolvimento local, seja na forma de recursos ou na articulação política em defesa de assuntos de interesses orizonenses.
Segundo o vereador Renato, será discutido com a bancada emedebista o que é prioritário no momento. Em breve, Orizona será beneficiada com os resultados desta reunião, afirmou.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Celebração de Santa Rita de Cássia no bairro Cinelândia

DA REDAÇÃO - Nesta terça-feira (21), às 19 horas, será o encerramento da tradicional Celebração de Santa Rita de Cássia, na comunidade de mesmo nome, do bairro Cinelândia, em Orizona.
Nas últimas semanas, foi realizada a novena nas residências dos moradores, por onde passou a imagem peregrina da Santa. Agora, no encerramento, haverá a celebração eucarística (missa), procissão e confraternização da comunidade ao final.
A tradição da festa foi iniciada em meados da década de 1990, quando surgiu o bairro e foi fundada a comunidade católica. A celebração acontecerá no Centro Comunitário da Cinelândia, localizado na avenida Rafael Leme Franco, abaixo das futuras instalações da creche municipal, em frente a antiga funerária Pax Orizona.

Manutenção da GO-330 pela GOINFRA deverá chegar em breve a Orizona

DA REDAÇÃO - Iniciada em meados de abril a partir da localidade conhecida como Matinha, na GO-010, em Senador Canêdo, a operação tapa-buracos, promovida pela GOINFRA - Agência Goiana de Obras e Transporte, deverá chegar nas próximas semanas a Orizona, no trecho da GO-330. Os serviços estão sendo feitos pela Caiapó Construtora.
Depois de ter sido realizado o trecho entre Goiânia e Silvânia, foram retomadas as ações entre Silvânia e Vianópolis, para depois, seguir até Orizona. Conforme informação do Correspondente Vianopolino ainda, em abril, em conversa com o engenheiro Luiz Garcia, diretor de Manutenção Viária Indireta da agência, além da operação tapa-buracos, serão feitos ao longo do trecho Goiânia/Orizona, serviços de roçagem e limpeza de bueiros. Luiz Garcia disse também que os serviços de roçagem e limpeza de bueiros também serão feitos no trecho Vianópolis/Luziânia. Neste trecho, segundo ele, as condições da GO-010 estão boas.
Além destes, a expectativa da população é que a operação se estenda em breve também no trecho Sul da GO-330, a partir de Orizona no sentido Pires do Rio, uma vez que as condições estão ainda piores que estes estavam antes de começar a serem feitos os reparos.

Vereador pede apoio da Prefeitura a Carreiros que viajarão para Trindade

DA REDAÇÃO - Na sessão legislativa da última terça-feira, 15 de maio, o vereador Altaídes de Sousa Filho, o Taíde (PSD), apresentou requerimento a ser enviado ao prefeito municipal, Dr. Joaquim Marçal, solicitando auxílio financeiro da Administração aos carreiros de Orizona que saem dia 19 de junho rumo à Trindade.
Serão cerca de 15 dias de viagem. Taíde observou que os mesmos deixam seus afazeres, pagam funcionários e levam o nome do município à Festa do Divino Pai Eterno. Por isso, pediu que o prefeito avalie com carinho a possibilidade, considerando uma demanda justa.

Etapa do Torneio Interno da Escolinha do Orizona Esporte Clube

DA REDAÇÃO - Na manhã deste sábado (18), de temperaturas amenas e tempo encoberto em Orizona, foi realizado no Centro Esportivo do Estádio Municipal Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, mais uma etapa do Torneio Interno da Escolinha do Orizona Esporte Clube.
Como sempre acontece, foi um momento de jogos entre os alunos da escolinha, além da integração, uma vez que participam atletas de todos os polos mantidos pela equipe: Cidade e povoados de Taquaral, Rio do Peixe, Ubatan, Corumbajuba, Firmeza, Cachoeira e Buritizinho.
Os participantes do torneio também tem a oportunidade de exercer a solidariedade, doando alimentos não-perecíveis, que posteriormente serão distribuídos pela secretaria municipal de Ação Social a famílias cadastradas. Após o jogo, como de costume, foi servido almoço aos presentes.
O Orizona Esporte Clube tem como principal parceiro a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Esportes. Também conta com o apoio da Câmara Municipal e das marcas Cresol, Valeza, Oderich, Bar Baridade e Companhia Agropecuária.