sábado, 14 de novembro de 2020

Pesquisa eleitoral coloca João Flávio à frente de Felipe Dias em Orizona

DA REDAÇÃO
- Uma pesquisa eleitoral, divulgada na noite desta sexta-feira, 13 de novembro, pela coligação "Esperança de uma Orizona cada vez Melhor", coloca o candidato João Flávio (PSB) à frente de Felipe Dias (MDB). A pesquisa foi realizada pelo Instituto Cristão Brasileiro no dia 09 de novembro, entrevistando 400 eleitores de Orizona.
Conforme os dados da pesquisa estimulada, João Flávio teria 36,25% dos votos, contra 32,25% de Felipe Dias, 2,75% de Jonas Júnior (DEM) e 2,00% de Antônio Baiano (PT). Os indecisos seriam 18,5% e os brancos/nulos, 8,25%. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos.
A mesma foi registrada no TSE com o número 03918/2020.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Juiz eleitoral deferiu registro da Candidatura de Dr. Itamar e indeferiu pedido de impugnação feita pelo DEM

DA REDAÇÃO
- O juiz da 27ª Zona Eleitoral de Pires do Rio (que integra também a comarca de Orizona), Hélio Antonio Crisóstomo de Castro, considerou improcedente o pedido de impugnação da candidatura de Dr. Itamar (PP), vice-prefeito da coligação "Esperança de uma Orizona cada vez Melhor", realizada pelo Partido Democratas (DEM).
No pedido de impugnação apresentada pelo Democratas de Orizona no dia 24/10/2020, foi alegado que Itamar Dias Teixeira teria vínculo com a Administração Municipal de Orizona através de contratos de prestação de serviços e desta forma, não teria se descompatibilizado em tempo, sendo assim inelegível. Para justificar, foram apresentados contratos do Hospital e Maternidade São Pio X e da empresa TXT Medicina e Saúde S/S, que teriam contrato com o Fundo Municipal de Saúde neste exercício e que o médico, empresas essas que o candidato a vice na chapa de João Flávio (PSB) seria sócio. Alegou, ainda, que os contratos firmados não observam a cláusulas uniformes, ante a existência de termos aditivos e alterações contratuais de comum acordo, conforme documentos juntados.
A coligação "Esperança de uma Orizona cada vez Melhor" apresentou defesa no dia 04 de novembro, argumentando que os contratos firmados obedecem à cláusulas uniformes e que as sucessivas renovações do contrato não possuem o condão de descaracterizar a uniformidade das cláusulas, não havendo prova de causa de inelegibilidade pautada na Lei Complementar nº 64/90, para tanto, juntou documentos. Intimados a apresentarem alegações finais, as partes ratificaram seus posicionamentos.
O Ministério Público Eleitoral, apresentou seu parecer no dia 10 seguinte. O promotor Fabrício Roriz Hipólito considerou improcedente o pedido de impugnação da candidatura do vice-prefeito, não incidindo causa de desincompatibilização alegada pelo impugnante. 
Diante das alegações, o juiz eleitoral nesta quarta-feira (11) "INDEFIRIU o pedido contido na Ação de Impugnação de Registro de Candidatura e, em consequência, DEFIRIU o registro de candidatura de ITAMAR DIAS TEIXEIRA, para concorrer ao cargo de Vice-Prefeito, sob o número 40, pela Coligação "ESPERANÇA DE UMA ORIZONA CADA VEZ MELHOR" (PSL/PSB/PSDB/PP), no município de Orizona, na Eleições 2020, em substituição ao candidato Sidney Mendes Batista", conforme apresenta no texto da sentença.
Não soubemos se o partido impugnante recorrerá da decisão.

Município de Orizona edita Nota Técnica com mudanças de regras para funcionamento de eventos sociais e religiosos


DA REDAÇÃO
- Em nota técnica publicada no dia 12 de novembro, em conjunto pela secretaria municipal de Saúde, comitê municipal de Enfrentamento à COVID-19 e o gabinete do Prefeito Municipal de Orizona, foram definidas as novas regras para funcionamento dos estabelecimentos no Município, com os protocolos para reabertura parcial de eventos sociais e ampliação da capacidade das Igrejas e Templos Religiosos.
A portaria nº 008/2020 tem efeito imediato após a sua publicação. Confira o ato administrativo na íntegra:






Duas coligações realizam carreatas em Orizona neste sábado

DA REDAÇÃO
- Duas coligações que concorrem às eleições municipais em Orizona confirmaram que realizarão carreatas neste sábado, 14 de novembro, às 17 horas, saindo de pontos diferentes do Município. As mesmas são de responsabilidade dos partidos e coligações.
A coligação "A Voz do Povo", integrada pelo MDB e Podemos, que tem como candidato a prefeito Felipe Dias (MDB) e vice Rui de Castro (MDB) se concentrará no trevo da EFAORI. A coligação "Esperança de uma Orizona cada vez melhor" (PSB, PP, PSDB e PSL), que tem João Flávio (PSB) e Dr. Itamar (PP) como prefeito e vice-prefeito respectivamente, sai do distrito de Ubatan e segue rumo à cidade de Orizona. As carreatas deverão ter roteiros de forma a não se cruzarem nas ruas da cidade, conforme orientação da Polícia Militar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Juiz institui a Lei Seca nos municípios integrantes da 27ª Zona Eleitoral de Goiás

DA REDAÇÃO - Em portaria nº 008/2020, datada desta quarta-feira, 11 de novembro, o juiz eleitoral da 27ª Zona, que envolve Orizona, Pires do Rio e Palmelo, Dr. Helio Antonio Crisóstomo de Castro (foto), instituiu a lei seca nesses municípios.
Desta forma, das 18 horas do próximo sábado, 14 de novembro, até as 18 horas do domingo das eleições, 15, fica proibida a comercialização no varejo e o consumo de bebidas alcoólicas em público. A decisão tem o propósito de inibir situações de animosidade entre cidadão, potencializadas pelo consumo de bebidas.
O magistrado, ordena que todos os estabelecimentos comerciais que explorem a venda de bebidas alcoólicas (bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, supermercados e similares) se abstenham de fazê-lo, devendo estes inclusive retirar a exposição de tais produtos, caso o estabelecimento permaneça de portas abertas ao público, sob pena de incorrerem nas sanções impostas pela legislação em vigor.
A medida administrativa pretende cientificar a comunidade em geral que a embriaguez pública constitui contravenção penal, advertindo-se que as pessoas encontradas publicamente embriagadas, causando tumulto e desordem, notadamente no dia das eleições, serão detidas e poderão ser submetidas a ação no juízo criminal.





quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Prazo para cadastramento de produtores rurais no PAA Estadual vai até dia 15 de novembro

SEAPA/ Comunicação Setorial
- Os produtores rurais da agricultura familiar que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf/DAP Física) podem participar do Chamamento Público do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA/GO), na modalidade Compra com Doação Simultânea. O prazo para o cadastramento segue até o dia 15 de novembro e, no total, são disponibilizados R$ 5,36 milhões para o PAA no Estado. Os recursos são do Ministério da Cidadania e a execução é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), com o apoio da Secretaria da Retomada.
O PAA prevê a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas regionais de suplementação alimentar, além do desenvolvimento da economia local, na qual os produtos adquiridos são doados às pessoas em insegurança alimentar. Essa é a primeira vez que o programa está sendo operacionalizado em Goiás e irá abranger 100 municípios. Atualmente, o Estado tem 152 mil propriedades rurais, das quais 95 mil são provenientes da agricultura familiar. Graças à parceria entre o Governo de Goiás e o Governo Federal, o PAA/GO contribui com a cidadania e economia do Estado de Goiás.
Participação
Os editais de Chamamento Público nº 01/2020 e nº 02/2020 da Seapa estão disponíveis nos sites da Secretaria e da Emater. Lá também é possível baixar o Formulário para o envio de propostas, que deve ser preenchido com auxílio de um técnico da Emater. Para isso, o produtor interessado deve procurar a unidade da Emater mais próxima e solicitar auxílio para cadastramento no PAA Estadual.
Após o credenciamento e aprovação dos produtores, os alimentos são comercializados diretamente com o Governo de Goiás. O pagamento é realizado de acordo com a tabela de referência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), descrito no edital, que está disponível nos sites da Seapa (www.agricultura.go.gov.br) e da Emater (www.emater.go.gov.br).
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) são responsáveis pela identificação, cadastramento e capacitação das entidades sociais que vão receber os alimentos. As entregas serão realizadas conforme a demanda das entidades recebedoras de acordo com a periodicidade de entrega cadastrada na proposta inicial (semanal, quinzenal, mensal) durante um período de 10 meses.
De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o PAA é uma política pública que beneficia diferentes públicos. “Seguimos a orientação do governador Ronaldo Caiado de buscar oportunidades de promoção econômica e social para os goianos e vimos no PAA uma iniciativa ímpar, que traz recursos federais, articula as pastas do governo e promove um trabalho conjunto e complementar que beneficia pequenos produtores da agricultura familiar e famílias em condições de vulnerabilidade social”, explica. “É um ciclo virtuoso de desenvolvimento que impulsiona tanto o econômico quanto o social”, complementa.
Produtos adquiridos
Nesta primeira etapa, serão adquiridos os produtos descritos no edital. São eles folhosos (alface, brócolis, couve, repolho verde e rúcula); frutas (abacaxi, banana, laranja, limão, melancia e tangerina); tubérculos e raízes (batata doce, beterraba, cenoura e mandioca); verduras e legumes (abóbora, chuchu, jiló, pepino, quiabo, tomate e vagem); temperos (cebolinha e cheiro verde); panificados (biscoito caseiro - peta, pão caseiro, bolo caseiro, bolo de mandioca); farináceos (farinha de mandioca, polvilho e fubá de milho); carnes (peixe tilápia em postas, carne suína e frango caipira abatido); grãos (feijão e arroz beneficiado - tipo 1, tipo 2).
O pagamento será realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio do Banco do Brasil (em cartão específico), em até 45 dias após a apresentação da documentação atestada pelos responsáveis da Emater e da Seapa.
Municípios participantes
As compras e doações simultâneas serão realizadas para 100 municípios goianos. São eles: Abadia de Goiás, Abadiânia, Acreúna, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso, Amorinópolis, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragarças, Aragoiânia, Araguapaz, Aurilândia, Bom Jardim de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caiapônia, Campestre de Goiás, Campos Belos, Carmo do Rio Verde, Cavalcante, Ceres, Cezarina, Cidade Ocidental, Cristalina, Cristianópolis, Damianópolis, Diorama, Doverlândia, Faina, Fazenda Nova, Flores de Goiás, Formosa, Gameleira, Goiandira, Goianápolis, Goianésia, Goianira, Goiatuba, Guapó, Heitoraí, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Itapirapuã, Itapuranga, Itumbiara, Ivolândia, Jaraguá, Jaupaci, Jussara, Luziânia, Mairipotaba, Maurilândia, Minaçu, Mineiros, Moiporá, Monte Alegre de Goiás, Morrinhos, Morro Agudo de Goiás, Mozarlândia, Nerópolis, Nova Veneza, Novo Gama, Orizona, Padre Bernardo, Palminópolis, Paranaiguara, Petrolina de Goiás, Perolândia, Pirenópolis, Pires do Rio, Porangatu, Portelândia, Posse, Quirinópolis, Rio Verde, Rubiataba, Santa Rita do Araguaia, Santa Rita do Novo Destino, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São Miguel do Passa Quatro, São João da Paraúna, São João d'Aliança, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Silvânia, Trindade, Uirapuru, Uruaçu, Uruana, Valparaíso de Goiás, Varjão, Vianópolis e Vila Boa.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Prefeitura está colocando iluminação de LED em algumas vias da cidade de Orizona

DA REDAÇÃO
- O prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, informou em uma rede social que a Prefeitura iniciou na última semana a troca de todas as lâmpadas da Avenida 7 de Setembro por luzes de LED, que além de oferecer uma iluminação de maior qualidade e ter custo menor aos cofres públicos, são mais duráveis. Acrescentou que o mesmo trabalho será executado na Rua Marechal Floriano Peixoto (rua do comércio).
A iluminação retirada será aproveitado em demais pontos do município que requerem manutenção, disse o gestor.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Queda de meteoro chama a atenção de moradores do Estado de Goiás

DA REDAÇÃO
- Na noite deste domingo, 08 de novembro, exatamente às 20h54min, um meteoro cortou os céus de Goiás e foi avistado de diversos pontos do Estado.
Conforme o G1 Goiás, na imagem acima, feita pelo piloto de avião Victor Neves, de 31 anos, mostra quando um clarão corta o céu da cidade. O piloto disse que conseguiu filmar por sorte e que chegou a se assustar, pois nunca havia visto algo parecido antes.
De acordo com o portal Zap de Catalão, moradores daquela cidade também avistaram o fenômeno atmosférico.
O editor do Orizona em Foco, Anselmo de Lima, retornava de Goiânia, viajando entre os municípios de Senador Canêdo e Bonfinópolis e avistou a luz em sua frente, ao sul. Disse que se assustou, por causa da intensidade do fenômeno e que também pode ver a queda de outros corpos celestes na mesma viagem.
O vice-presidente da Sociedade Goiana de Divulgação Científica, o professor e astrônomo Daniel Vinhal disse ao G1 que trata-se de um meteoro grandioso: “É um meteoro chamado de bólido. Pela imagem, esse bólido é um corpo grandioso. Um meteoro extremamente brilhoso que explode na atmosfera e vai descendo de forma rápida, incandescente e libera esse clarão no céu”, explica o professor.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Pesquisa eleitoral aponta vantagem de Felipe Dias do MDB em Orizona

DA REDAÇÃO
- Foi divulgada a primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sobre o cenário para prefeito em Orizona. O instituto que realizou a pesquisa foi o EBRAP - PESQUISAS LTDA e mostra o ex-prefeito Felipe Dias (MDB) com significativa vantagem sobre o segundo colocado. Os dados foram publicados na edição desta segunda-feira (09) no jornal Diário da Manhã.
Apesar de ter sido registrada no TSE em 03/11/2020, a coleta de dados aconteceu em 23/10/2020, ou seja, há mais de duas semanas. A mesma foi registrada com o número GO-04650-2020 e apresenta na estimulada o ex-prefeito com 45,85%; João Flávio (PSB) teria 28,29% das intenções; Jonas Júnior (DEM) aparece com 2,9% e Antônio Baiano (PT) com 0,98; não sabe/ indecisos são 20,98%. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
O candidato João Flávio, segundo essa pesquisa, teria rejeição de 16,59% dos entrevistados; Felipe Dias tem 15,61%, Antônio Baiano 15,12% e Jonas Júnior 7,8% de rejeição. Não sabe/ indecisos: 44,88%.
A pesquisa EBRAP, segundo o seu registro, entrevistou 410 pessoas, moradoras Centro, Boa Vista, Campo Formoso, Cinelândia, Nossa Senhora De Fátima, Residencial Palladium, Santa Luzia, Santa Maria, na cidade, além dos distritos de Buritizinho e Ubatan.
Constam ainda, no sistema do TSE, duas outras pesquisas com registro: do Instituto Cristão Brasileiro (registro GO-06439-2020) de 07/11/2020 e do IPOP Cidades e Negócios (registro GO-09370-2020), registrada em 18/10/2020. No último sábado, 07 de novembro, pesquisadores do instituto GRUPOM foram vistos entrevistando eleitores na cidade de Orizona.

Empresário morre em acidente automobilístico em frente à sua residência em Orizona

DO ZAP DE CATALÃO/ RÁDIO RIO VERMELHO
- O empresário Gerson de Almeida Costa (Tiezin), 41 anos, morreu neste final de semana vítima de um acidente na GO-330, no perímetro urbano de Orizona. O acidente aconteceu na madrugada de sábado, 7 de novembro.
O acidente aconteceu por volta das 01h20 e envolveu um GM/Astra, placa de Ipameri (GO), e uma camionete GM/S-10, placa de Vianopólis (GO). De acordo com informações, o Astra seguia na rodovia sentido Orizona a Vianopólis, quando na altura do km 186, ao realizar uma conversão a esquerda para acessar uma avenida, foi colidido na lateral pela caminhonete que seguia no mesmo sentido. Na batida, o motorista do Astra morreu no local. Já o motorista do outro veículo nada sofreu.
Imagem de uma câmera de vigilância flagraram o acidente. Tudo indica que o condutor da caminhonete foi surpreendido pela manobra do veículo que estava à frente e como a mesma estava em processo de ultrapassagem, a colisão foi inevitável. O empresário faleceu em frente a seu empreendimento comercial e a sua residência, tanto que o seu veículo se chocou com uma pá carregadeira de sua propriedade que estava estacionada em pista lateral à rodovia.
No dia 09 de setembro passado, um acidente parecido, no mesmo local, vitimou dois homens, representantes de uma empresa agropecuária.