sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Prefeito de Orizona sanciona lei que reajusta piso salarial de ACS e ACE

O prefeito de Orizona Felipe Antônio Dias sancionou no dia 09 de fevereiro de 2023, em ato no Paço Municipal, com a presença dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate de Endemias (ACE), a Lei Municipal nº 1.304/23, que reajusta o piso salarial dos ACS e ACE, adequando ao piso nacional da categoria, de R$ 2.604,00 (dois mil seiscentos e quatro reais), com efeitos que retroagem a 1º de janeiro de 2023. Os recursos, equivalentes a dois salários mínimos de remuneração por profissional, estão sendo repassados integralmente pelo Ministério da Saúde desde o último mês de janeiro.
A lei, aprovada pela Câmara Municipal de Orizona (ver apresentação do PL nº 06/23 no vídeo acima), revogou trecho da Lei nº 1.233/2020, promulgada pelo então presidente da Câmara Altaídes de Sousa Filho, em 14 de janeiro de 2020.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Orizona entrega tablets e EPIs para Agentes Comunitários de Saúde

O prefeito de Orizona Felipe Antônio Dias e o secretário de Saúde Hernane Rodrigues entregaram tablets e equipamentos de proteção individual para agentes comunitários de saúde (ACS), para utilização no dia a dia de trabalho. Também estiveram presentes no evento toda a equipe da secretaria municipal de Saúde, o vereador Ulysses Castro e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Flávio Dias da Silva.
Os equipamentos contém o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos ACS durante as visitas. Até então, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora, serão preenchidos e lançados apenas uma vez e assim, a produtividade será aumentada, além da qualidade do atendimento, permitindo que agentes, enfermeiros e médicos tenham mais informações sobre o histórico dos pacientes. Outro fator relevante da informatização dos dados é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes.
O prefeito Felipe Dias, durante a entrega, parabenizou os agentes pelo trabalho desenvolvido e principalmente, pelas inovações propostas pelos agentes. “Fico muito feliz de vê-los contribuindo para que a Saúde do município se desenvolva cada vez mais. Queria que vocês continuassem com essa visão, de inovar e melhorar o serviço. Que esse seja um ano de muito trabalho e muita motivação".

Texto e Foto: Assessoria/ Prefeitura Municipal de Orizona.

Cresol Goiás divulga agenda de Assembleias Ordinárias da Instituição Cooperativa

Cumprindo as disposições estatutárias, estarão abertos nos próximos dias os processos das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) da Cresol Goiás. A entidade financeira cooperativa recomenda que os associados entrem em contato com o/a gerente da sua agência de relacionamento, para que possa participar das decisões da cooperativa. Confira as agendas de assembleias:
13/02 - Orizona
27/02 - Vianópolis
01/03 - Silvânia
03/03 - Gameleira de Goiás
06/03 - Bela Vista de Goiás
08/03 - Luziânia
09/03 - Ipameri

Foto: Cresol Goiás.

Ex-delegado de Orizona assume a Superintendência da Polícia Judiciária da Polícia Civil

O governador Ronaldo Caiado apresentou, nesta segunda-feira (06/02), os novos chefes da cúpula da Segurança Pública em Goiás. O anúncio foi realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, após a publicação dos nomes no Diário Oficial do Estado (DOE), na última sexta-feira (03/02).
O Governo de Goiás utilizou os critérios de meritocracia e trajetória profissional para as escolhas. Na Polícia Civil, o primeiro escalão tem André Ganga como novo delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), sucedendo Alexandre Lourenço no cargo.
Na Polícia Técnico Científica, Ricardo Matos é o novo superintendente em substituição a Marcos Egberto. E Marcelo Aires Medeiros é o novo superintendente de Polícia Judiciária da PC. Destaque para o fato de o mesmo ter servido a Polícia Civil e a comunidade de Orizona.
Já na Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, as mudanças foram em cargos de subcomandante e gerentes.

André Ganga, delegado-geral da PCGO
Formado em Direito e Administração de Empresas, com pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, André Gustavo Corteze Ganga entrou na PCGO em 2004, atuando inicialmente em Caldas Novas, no sul goiano.
Foi coordenador do Grupo Tático de Operações e Recursos Especiais (GT3) da corporação, função que exerceu nos últimos 16 anos. Atualmente, preside o Comitê Nacional dos Coordenadores de Operações Policiais Especiais do Brasil e é instrutor na Escola Superior da Polícia Civil, onde atua há 16 anos.
É especialista em Gerenciamento de Crises, Negociador, Técnico em Explosivos, Entradas Táticas e Resgate de Reféns. É piloto de helicóptero policial, operador de Táticas Especiais e atirador de precisão. Recentemente, cursou Contraterrorismo na Europa. Foi o mais votado na lista tríplice indicada pelo Sindicato dos Policiais Civis no Estado de Goiás (Sinpol-GO).

Ricardo Matos, superintendente de Polícia Técnico-Científica da SPTCGO
Ricardo Matos da Silva é formado em Direito e Biomedicina, possui especialização em Investigação Policial e Toxicologia. O perito criminal está desde 2004 na polícia e, desde 2017, atua como instrutor do Comando da Academia da Polícia Militar.
Além disso, desde 2012, é instrutor da Escola Superior da Polícia Civil. E, desde 2011, trabalha como instrutor da Coordenação de Ensino da Polícia Técnico Científica. Entre 2019 e 2022, atuou como superintendente substituto adjunto da PTC.

Marcelo Aires Medeiros, superintendente de Polícia Judiciária da PC
Delegado de classe especial, Marcelo Aires Medeiros é graduado em Direito, pós-graduado em Direito Público e especialista em Gestão de Segurança Pública. Na PCGO, atuou nas delegacias de Orizona, Aparecida de Goiânia, na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente, no 9º Distrito Policial de Goiânia e na 1ª Delegacia Regional de Goiânia.
Foi delegado-geral adjunto nos anos de 2016 e 2017, assumiu como diretor da Escola Superior da Polícia Civil em 2018, onde segue como professor, e é o atual delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária.
É membro da Comissão Nacional do Ministério da Justiça para revisão da Doutrina Nacional de Inteligência e dá aula no curso de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Murilo Polati Rechinelli, delegado-geral adjunto PCGO
Formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública, o delegado de classe especial Murilo Polati ingressou na PCGO em 2004, tendo trabalhado em Uruaçu, Goianésia, Mozarlândia, assumindo, em 2010, como adjunto o 14º DP de Goiânia.
Foi, em seguida, titular do 2º DP, adjunto da DERCAP, adjunto do 8º DP e, em 2012, adjunto e depois titular da Delegacia de Investigação de Homicídios, onde permaneceu até 2014. Neste último cargo, chefiou a força-tarefa responsável pela prisão do serial killer Tiago Henrique.
Depois assumiu como Gerente de Operações de Inteligência da PCGO e, após, como chefe da assessoria da SPJ. Desde 2018, estava na assessoria do delegado-geral.

Pablo Lamaro Frazão, subcomandante-geral do CBMGO
Graduado em Sistemas de Informação, o coronel Pablo Lamaro Frazão exercia, até então, o cargo de Chefe do Estado Maior Geral da instituição. O novo subcomandante-geral ingressou no CBMGO em 1994 como cadete. Em seu currículo, possui cursos nas áreas de Defesa Civil, Perito de Incêndio e Gestão de Documentos e Arquivos. Durante a carreira militar, exerceu funções estratégicas dentro da Corporação e teve passagens nos comandos de Operações de Defesa Civil (CODEC), Operações de Inteligência (COI) e Batalhão de Salvamento em Emergência (BSE). Como condecorações, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Mauro Borges Teixeira, Medalha de Tempo de Serviço – Gradação Ouro, e da Ordem do Mérito Tiradente – Grau Grã-Cruz.

Clivis Pereira Sanches, subcomandante-geral da PMGO
Novo subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Clives Pereira Sanches possui formação em Direito e especialização em Transportes Urbanos e em Altos Estudos em Segurança Pública. Com ênfase em áreas como educação, legislação de trânsito e segurança pública, seguiu carreira com atuação junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Conselho Estadual de Trânsito do Estado de Goiás (Cetran-GO), Secretaria Nacional de Segurança Pública, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), entre outros.

Durvalino Câmara dos Santos Júnior, chefe de Estado-maior Estratégico da PMGO
Aspirante pelo Curso de Formação de Oficiais da PMGO em 2002, o coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior soma em seu currículo ainda conclusões de cursos como Operações de Rotam, Operações de Inteligência Policial Militar e ainda pós-graduação em Altos Estudos de Segurança Pública. Foi comandante do Batalhão de Rotam, do 42ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), do 19º Comando Regional de Polícia Militar (19º CRPM), além do 6º, do 9º e 1º CRPM. Entre as condecorações de sua carreira, possui as Medalhas Tiradentes, nas ordens Comendador e Grande Oficial, Mérito Anhanguera, entre outras.

Luiz Paulo Vide, gerente de Operações Integradas da SSPGO
Capitão da PMGO, Luiz Paulo Vide possui dois cursos de especialização na área de Inteligência, sendo um pela corporação e outro pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Com carreira na Polícia Militar desde 2010, iniciou a carreira como praça e prestou novo concurso para o Curso de Formação de Oficiais da PMGO. Ocupava a função de Assessor do Chefe do Estado Maior Estratégico da PMGO.

Ninivi Maria Gontijo de Siqueira Pereira, gerente de Contrainteligência Estratégica da SSPGO
A tenente da PMGO, Ninivi Maria Gontijo de Siqueira Pereira, que assume cargo de gerente de Contrainteligência Estratégica, é formada em Direito, possui Curso Master Business Administration (MBA) em Gestão de Polícia Ostensiva e pós-graduação em Direito Constitucional, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Com ingresso na Polícia Militar de Goiás em 2017, atuou em cursos de formação de oficiais, foi comandante do Policiamento da Unidade no 27° Batalhão, chefe da Seção de Comunicação Social do Comando da PM e atua na gestão de segurança pública desde abril de 2022, lotada na Superintendência de Inteligência Integrada.

Evenir da Silva Franco Júnior, superintende de Ações e Operações Integradas da SSPGO
Nomeado superintendente de Ações e Operações Integradas, o coronel da PMGO Evenir da Silva Franco Júnior é bacharel em Direito. Ingressou na Polícia Militar em 1990, sendo declarado Aspirante a Oficial em 1992. Entre as diversas funções que desempenhou, foi comandante de Policiamento Rodoviário, subchefe da Casa Militar e Chefe do Estado-Maior Estratégico da PMGO e, por último, ocupou o cargo de Subcomandante-Geral da PMGO.

Fonte: Agência de Notícias Cora Coralina; Fotos: Polícia Civil/GO.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Na primeira sessão legislativa de 2023 foram apresentados 05 projetos de lei para análise

No dia 31 de janeiro foi realizada a 1ª sessão legislativa do Município de Orizona (excetuando a sessão de posse da nova mesa) em 2023. A sessão extraordinária apresentou a nova composição das comissões, e cinco projetos de lei enviados pelo poder Executivo. Esses se referem a modificação no Estatuto do Magistério, permuta de imóvel, cessão de funcionários para órgãos estaduais e criação de autarquia municipal, que administrará futuramente o hospital.

Depois da leitura dos membros das comissões, a assessoria legislativa Elisângela Ferreira fez a apresentação dos projetos de lei:
- Projeto de Lei nº 01/2023: está datado de 06/11/2022 e foi recebido pela Câmara Municipal em 21/12/2022. Trata de alteração dos dispositivos da Lei Complementar nº 40/2016 e reformula o estatuto e plano de carreira do magistério público de Orizona. Refere-se a alterações pontuais na redação do artigo 24, 25, 34 e 114, que tratam das eleições de diretores de unidades escolares, passando os mandatos de 02 para 03 anos.
- Projeto de Lei nº 02/2023: está datado de 06/11/2022 e foi recebido pela Câmara Municipal em 21/12/2022. Trata de alteração dos dispositivos da Lei Complementar nº 40/2016 e reformula o estatuto e plano de carreira do magistério público de Orizona e cria o cargo em comissão de Diretor Substituto e Coordenador Substituto. O propósito, segundo a justificativa, é permitir a substituição de diretores e coordenadores em situações específicas de impedimento. A minuta prevê a criação de três cargos substitutos de diretores e três substitutos de coordenadores.
- Projeto de Lei nº 03/2023: está datado de 11/01/2023 e foi recebido pela Câmara Municipal na mesma data. O PL pede autorização legislativa para aquisição de imóvel em forma de permuta da Prefeitura de Orizona com proprietário, para ampliação da área do Cemitério Municipal.
É um projeto polêmico e que está provocando alguns descontentamentos, inclusive registrados na ocasião pelo presidente da Câmara Flávio Dias da Silva. Segundo o vereador Osvaldo Peixoto, ao opinar a respeito, a população precisa antes ter o entendimento a respeito. Flávio, que propôs uma enquete, disse que isso será garantido: as pessoas precisam saber que haverá uma troca de terrenos, que este terreno está em regime de comodato e outras informações necessárias.
- Projeto de Lei nº 04/2023: está datado de 26/01/2023. Solicita a autorização para descentralização das ações e para criação de entidade autárquica municipal na área da saúde para administração do Hospital Municipal (Saiba mais do assunto lendo a Lei Municipal nº 1.295/22).
- Projeto de Lei nº 05/2023: está datado de 26/01/2023. O mesmo pede autorização pelo Poder Executivo a estabelecer programas, projetos e/ou sistemas de cooperação com órgãos estaduais e federais, no sentido de otimizar a execução de serviços públicos inadiáveis e autoriza cessão de servidores e/ou colaboradores para apoio na execução desses serviços, bem como dispõe sobre criação de cargos em comissão para atendimento de assessoramento técnico e superior para implementação desse apoio. A respeito deste, o promotor de justiça Diego Osório da Silva Cordeiro fez questionamentos e recomendações ao poder Executivo municipal.
Os projetos de lei foram encaminhados para a comissões para análises e pareceres, sendo que aqueles que possuem caráter de urgência urgentíssima serão analisados primeiro.

Confira o Calendário de Vacinação contra o Coronavírus nesta semana em Orizona

A secretaria municipal de Saúde de Orizona retomou a vacinação contra a COVID-19 nesta semana. Na segunda-feira (06/02), os imunizantes foram aplicados na UBS Santa Maria II. Na terça-feira, 07, a vacinação será semelhante e na mesma unidade, se repetindo em unidades diversas durante o restante da semana. Na quarta-feira (08) também teremos a vacinação de crianças de 06 meses a 11 anos na unidade de Saúde Santa Maria II.

07/02/2023 (TERÇA-FEIRA) UBS SANTA MARIA II:
- 4ª Dose para pessoas com 30 anos ou mais;
- 3ª Dose para pessoas com 12 anos ou mais;
- 1ª Dose para pessoas com 12 anos ou mais.

08/02/2023 (QUARTA-FEIRA) UBS SANTA LUZIA:
- 4ª Dose para pessoas com 30 anos ou mais;
- 3ª Dose para pessoas com 12 anos ou mais;
- 1ª Dose para pessoas com 12 anos ou mais.

08/02/2023 (QUARTA-FEIRA) UBS SANTA MARIA II:
- 1ª Dose para crianças de 06 meses a 11 anos.
- 2ª Dose para quem está com dose atrasada.
- Reforço (3ª dose) para crianças de 06 meses a 11 anos que receberam a 2ª dose há mais de 04 meses.

09/02/2023 (QUINTA-FEIRA) UBS SANTA MARIA II:
- 4ª Dose para pessoas com 30 anos ou mais;
- 3ª Dose para pessoas com 12 anos ou mais;
- 1ª Dose para pessoas com 12 anos ou mais.

10/02/2023 (SEXTA-FEIRA) UBS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA:
- 4ª Dose para pessoas com 30 anos ou mais;
- 3ª Dose para pessoas com 12 anos ou mais;
- 1ª Dose para pessoas com 12 anos ou mais.

A vacinação acontece regularmente as 8 e 14 horas.  


domingo, 5 de fevereiro de 2023

No passado, poucos podiam voar, mas as experiências de voo eram muito atraentes

O jornalista Geraldo de Araújo Vale, natural de Orizona, filho de Idomeneu Marques de Araújo e Mariana Rosa de Araújo, nasceu no dia 23 de março de 1914 e faleceu no dia 30 de abril de 1979 apresenta essa ‘crítica’ (imagem abaixo) sobre um voo na Cruzeiro do Sul (Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul) em 1957, entre Goiânia e São Paulo. A crônica aparece na página do Jornal de Notícias de Goiânia. Viajou em uma aeronave Douglas DC-3, um avião bimotor a pistão, de asas baixas e propulsão à hélices, desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos pela Douglas Aircraft Company, de 1936 a 1950. Era o principal modelo usado pela Cruzeiro do Sul.
O outro caso é uma viagem da família orizonense composta pelo juiz Alcino Brettas e seus pais Euclydes Brettas (político, fazendeiro e farmacêutico) e Isolina de Castro Brettas (fazendeira e dona de casa). A família viajou entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro pela Panair do Brasil e foi destaque nas colunas sociais do Jornal do Brasil (RJ) do dia 07/01/1939. Voar de Panair era um luxo. Viajaram naquela ocasião em um Lockheed modelo L-10 Electra, um bimotor, avião monoplano totalmente metálico desenvolvido pela Lockheed Aircraft Corporation em 1930, para competir com o Boeing 247 e Douglas DC-2. O avião ganhou fama considerável, uma vez que foi pilotado por Amelia Earhart em sua malfadada expedição ao redor do mundo em 1937.
Recorte do Jornal de Notícias (1957).
A Cruzeiro do Sul, inicialmente chamada Syndicato Condor, foi constituída em 1º de dezembro de 1927. Foi controlada pela Varig na década de 1970, tornando-se subsidiária da companhia gaúcha e deixando de existir em 1º de janeiro de 1993, após ser totalmente adquirida pela mesma.
Já a Panair do Brasil S.A. foi fundada no Rio de Janeiro em 22 de outubro de 1929 por Ralph Ambrose O'Neill. Foi a principal empresa aérea brasileira entre 1930 e 1950, e perdeu mercado — principalmente o doméstico — na década de 1950, com o crescimento da Varig e da Real. A partir de 1942, as ações da empresa começaram a ser transferidas para investidores brasileiros, tornando-se ela majoritariamente nacional em 1948. Em 1964, as empresas da dupla de acionistas da Panair passaram a sofrer intervenções do governo militar recém-instaurado.
A Panair teve suas operações aéreas abruptamente encerradas em 10 de fevereiro de 1965, devido a um despacho do governo militar, que suspendeu suas linhas, por influência da Varig, que queria assumir o mercado, principalmente exterior, ocupado pela Panair. A opção pela suspensão, em vez da cassação, teria sido um mero artifício técnico encontrado pela ditadura. Assim, as operações poderiam ser, na prática, paralisadas de imediato, sem o decurso dos prazos legais de uma cassação. As autorizações de voo só foram oficialmente revogadas no Diário Oficial da União em 27 de agosto de 2009.
Nessas décadas remotas, viajar de avião era uma experiência quase que exclusiva de famílias muito abastadas e de quem estava a trabalho, pois o número de linhas e infraestrutura era muito reduzido e o custo das passagens era para poucos, um pouco também pela experiência do serviço de bordo, equivalente ao dos mais luxuosos hotéis. Em Goiás, a Cruzeiro do Sul tinha voos inclusive para o interior do Estado.
Serviço de bordo na KLM. Foto: Divulgação.

Os voos internacionais da Varig nas últimas décadas do século XX eram um exagero em termo de sofisticação e até de práticas inusitadas. Além das lagostas, caviares, whisky, Campari, outras bebidas e pratos sofisticados figuravam nos serviços. A KLM da Holanda, na década de 1960, servia uma carne assada que na prática era um churrasco do mais alto padrão.
Jumbo da Varig. Foto: Normando Carvalho Jr.

Segundo Gianfranco Beting (Panda), a Varig era uma empresa glamorosa porque os tempos eram assim e a concorrência entre as companhias exigia essas posturas. O próprio disse em uma entrevista ao canal Aviões e Música que em uma viagem do Rio de Janeiro a Paris, foi servido à primeira classe pelos comissários da Varig, um rodízio de churrasco, típico da tradição gaúcha. Era fevereiro de 1987.
Uma curiosidade que não sabemos até quando é verdadeira foi me contada muito em minha infância: que a companhia servia cachaças de alambiques de Orizona na década de 1980 e 1990 para os clientes. Naquela época, algumas marcas da bebida orizonense foram premiadas entre as melhores do país.
Um DC-3 voando pela Cruzeiro do Sul.

Hoje, mais gente pode viajar de avião, mas os custos são altos (mas muito menores) e a experiência de voo não é lá das mais empolgantes. Voar numa das três companhias (Gol, Azul e Latam) não é muito atrativo do ponto de vista da viagem. A distância entre serviços aos clientes de companhias aéreas atuais e antigas está relacionado ao perfil dos clientes. E não estou alegando que atualmente as viagens estão repletas de gente da classe C e D, por exemplo. Muito além do padrão econômico dos clientes, estão os hábitos e costumes criados nas últimas décadas. Parece que os equipamentos eletrônicos e redes sociais regrediram muito a sociedade, para um nível totalmente diferente daquele.
Família Tolentino Brettas. Foto: Acervo Familiar.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA.