sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Prefeito de Orizona cumpre agenda com prefeitos eleitos na Região

O prefeito de Orizona está cumprindo agenda com os prefeitos nos municípios da região da Estrada de Ferro. Depois de estar com o prefeito eleito de Urutaí, Nelsinho (DEM) e com seu vice Alexandre (PSDB) no dia 7 de novembro e com o prefeito eleito de Silvânia, Zé Faleiro (PT), no dia 12 de novembro, Felipe Dias e o vice-prefeito eleito de Orizona, Anteres, estiveram hoje (16) com a prefeita eleita de Ipameri, Daniela (PSDB). O vereador de Orizona, Joãozinho Albino, acompanhou a visita de cortesia.
O propósito de Felipe é o recepcionar os novos prefeitos e articular uma força municipalista na região, que geralmente é tão esquecida pelos outros entes federados (Estado e União). Neste momento de crise dos Municípios, o prefeito de Orizona pretende trazer uma motivação maior para os recém-eleitos, que tem pela frente uma missão importante na gestão de seus municípios.






* Texto por Anselmo Di Lima. Imagens: Hernane Rodrigues. Todos os direitos reservados.

Igreja Quadrangular promove Ação Social neste sábado

A Igreja Evangélica Quadrangular, através do Pr. Brás Cardoso, convida toda a população de Orizona para participar no dia 17 de novembro, neste sábado, da Ação Social Quadrangular - Projeto Lucas, quando serão prestados diversos serviços de assistência social.
Estará disponível na Av. Egerineu Teixeira, número 99, quase de frente ao Auto Posto Coapro, um ônibus equipado com consultórios médico e odontológico, psicológico, advogado, cabeleireiros, manicure, etc. O evento será realizado das 8 às 17 horas.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Felipe Dias participa de Mobilização de Prefeitos e visita Gabinetes de Parlamentares

O prefeito de Orizona, Felipe Dias, acompanhado do secretário municipal de Administração, Rinaldo Costa, e do vereador Joãozinho Albino, esteve em Brasília nesta terça-feira, dia 13 de novembro, participando da Mobilização Nacional de Prefeitos, que debateu a crise financeira que assola os Municípios brasileiros, bem como da frente de sensibilização para que a presidenta Dilma Rousseff sancione, sem veto, o Projeto de Lei aprovado na Câmara e no Senado, dando nova fórmula na distribuição dos royalties do petróleo, especialmente os oriundos do chamado pré-sal.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Comarca de Orizona será a primeira no Estado a Diplomar eleitos em 7 de outubro

Assim como nas eleições municipais de 2008, a 23ª Zona Eleitoral, que abrange a Comarca de Orizona, será a primeira em Goiás e uma das primeiras do país a diplomar 21 candidatos eleitos e suplentes de vereadores nas eleições a partir do resultado das eleições municipais de 7 de outubro passado.
A solenidade de diplomação acontecerá nesta segunda-feira, 19 de novembro, às 14 horas, no Auditório do Fórum Jairo Ramos Jubé, nesta cidade. O juiz, Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, diplomará o prefeito reeleito Felipe Dias, o vice-prefeito Anteres V. Pereira, os nove vereadores eleitos e suplentes das coligações de vereadores.

IF Goiano terá três cursos técnicos em Orizona através do PRONATEC

O IF Goiano - Instituto Federal Goiano está oferecendo 6.720 vagas no processo seletivo para cursos técnicos na modalidade a distância. As vagas são para os cursos técnicos em Administração, Logística, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Secretariado, Segurança do Trabalho e Açúcar e Álcool. Diretor de Ensino a Distância, Júlio César Garcia, enfatiza que todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e, ao final, os alunos receberão o diploma de técnico pelo IF Goiano.

PMDB de Orizona realiza Convenção no dia 22 de novembro

O PMDB de Orizona realiza Convenção Municipal no próximo dia 22 de novembro, quinta-feira, com início às 19 horas, com o propósito de realizar eleições dos membros do Diretório, do Líder de bancada, das Comissões e da Executiva Municipal. O evento acontecerá no Auditório do Sindicato Rural de Orizona, na Rua Dom Emanuel, esquina com a Av. 7 de setembro, logo acima da Rodoviária.
Serão eleitos por voto direto e secreto, os 44 membros do diretório municipal do partido, o líder da bancada na Câmara Municipal e 15 suplentes do diretório. Também serão eleitos 2 delegados e respectivos suplentes para a Convenção Estadual.

Ponto facultativo na Prefeitura de Orizona nesta sexta-feira, 16 de novembro

O prefeito de Orizona, Felipe Dias, decretou ponto facultativo para os servidores municipais nesta sexta-feira, dia 16 de novembro. O ponto facultativo foi definido pelo decreto municipal n. 2.230/2012, por ocasião do Feriado de 15 de setembro, que comemora a Proclamação da República do Brasil.
Serão garantidas as atividades indispensáveis como a limpeza pública, o atendimento no Ambulatório 24 Horas e o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que continuam acontecendo neste período em caráter de plantão.
Os demais servidores municipais estão dispensados de assinar o ponto nesta data.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ministério Público apura irregularidades no transporte escolar em Orizona


O Promotor de Justiça titular de Orizona, Dr. Carlos Luiz Wolff de Pina, instaurou Inquérito Civil Público para averiguar possíveis irregularidades no transporte escolar municipal, especialmente em relação a condição física dos veículos.
O transporte escolar é garantido a todos os alunos que não tenham sido matriculados em escolas perto de sua residência, a fim de que seja efetivado o direito à educação. Quando o Poder Público não o fornece diretamente, tem que conceder a instituição devidamente habilitada, em regra, por meio de licitação.

Cidade de Orizona vista da altura de 11.500 m

Recebi na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro, algumas imagens que considerei muito interessantes e pretendo compartilhar com os leitores do blog. Quem enviou as mesmas foi o amigo orizonense Cid Alessandro, piloto comercial da empresa Gol Linhas Aéreas.
Cid, no momento em que registrou as imagens, estava sobrevoando a cidade de Orizona como co-piloto, numa rota São Paulo-Brasilia, a uma altura de 38 mil pés, aproximadamente 11.500 metros. Cid disse que na ocasião o tempo estava muito bom e por isso foi possível registrar as imagens com uma certa qualidade.

Felipe Dias faz visita a Zé Faleiro, prefeito eleito em Silvânia

O prefeito reeleito de Orizona, Felipe Dias (PMDB), fez nesta segunda-feira, 12 de novembro, visita ao prefeito eleito de Silvânia, Zé Faleiro (PT), que recebeu o visitante em sua residência, para um café da manhã.
Felipe está no último mês com agenda com os prefeitos eleitos dos municípios da região da Estrada de Ferro. O propósito do prefeito de Orizona é dialogar a respeito das questões que são de interesse da municipalidade e discutir com os colegas, alternativas para o fortalecimento da região.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Estão abertas as inscrições para eleição ao cargo de Conselheiro Tutelar

A presidente do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Orizona, Zilda Geralda de Lemos, divulgou edital para a eleição ao cargo de Conselheiro Tutelar, para um total de cinco vagas, a ser realizado no dia 13 de janeiro de 2013.
O mandato terá validade até o dia 09 de janeiro de 2016, adaptando-se às disposições da lei federal nº 12.696/2012. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Ação Social, na Praça da Amizade, com a própria presidente do CMDCA até o dia 25 de novembro do corrente ano, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Agência do Banco do Brasil de Orizona já retomou grande parte dos serviços

A gerência e os funcionários da Agência do Banco do Brasil agiram rápido e grande parte dos serviços prestados pela instituição financeira foram retomados em Orizona nesta segunda-feira, 12 de novembro. Dois dos cinco terminais de autoatendimento estão funcionando normalmente e os serviços de atendimento internos (caixas e atendimentos personalizados de pessoas física e jurídica) foram retomados.
A agência foi alvo da ação de assaltantes na madrugada deste domingo, 11 de novembro. De acordo com informações da Polícia Militar, os criminosos utilizaram dinamite e destruíram cerca de 70% das instalações do banco.

domingo, 11 de novembro de 2012

Câmara Municipal de Orizona comemora Ano Internacional do Cooperativismo

A Câmara Municipal de Orizona, através de seu presidente vereador Reinaldo Cardoso, realizou na manhã da última sexta-feira (09), sessão solene em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU. O encontro contou com a presença do presidente da Coapro e do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Haroldo Max de Sousa, diretores e cooperados da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (Coapro), Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Creditag) e da Cooperativa Agropecuária de Buritizinho e Região (Comafab), vereadores atuais e eleitos, do prefeito Felipe Dias, do vice Antônio Baiano e líderes de importantes entidades ligadas ao meio rural do município, como sindicatos e associações rurais.

Inscrições para Processo Seletivo da EFAORI em aberto até 25/11

Estão abertas até o dia 25 de novembro as inscrições para o Processo Seletivo 2013 da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio. O curso tem duração de 3 anos e acontece na metodologia da Pedagogia da Alternância.
A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional.

Banco teve 70% das instalações danificadas; Prefeitura não sofreu avarias

Conforme informamos anteriormente, a agência do Banco do Brasil de Orizona foi alvo da ação de assaltantes na madrugada deste domingo, 11 de novembro. De acordo com informações da Polícia Militar, os criminosos utilizaram dinamite e destruíram cerca de 70% das instalações do banco.
À repórter Gabriela Lima, do Portal G1, o soldado da PM Wilson Peres, que estava de plantão, disse que o segundo andar, onde fica a Prefeitura, não foi afetado. Nem a entrada dela, que se dá pela lateral do prédio. De acordo com soldado, a princípio os assaltantes não conseguiram abrir os caixas eletrônicos. "Apesar do grande estrago, aparentemente eles não tiveram êxito em obter o dinheiro", relatou.

Marrequinho: Apresentadores Sertanejos de Goiás - Capítulo XXIV

De pé: Dr. Amélio Alves e o compositor Marrequinho.
Sentados: Claudino Silveira (R.D.G.), Goianinha
e Jason Abrão (R.B.C.), em 2007.                                
Alguns artistas sertanejos goianos ou radicados em Goiás, que não acharam jeito (assim como eu), de extrair da arte os recurso necessários para a sua subsistência como intérpretes, mas não querendo se afastar do meio artístico, optaram por se transformarem em apresentadores, e, lançaram seus próprios programas. Registro aqui, quatro desses casos: BRAZÃO, ADOLFINHO, REIZÃO e o JOÃO VELOSO. Nos três primeiros casos, os programas foram mantidos no ar enquanto seus titulares viveram. E o "Na Beira da Mata", do Veloso (R.B.C.), está no ar até hoje, sendo apresentado pelo seu próprio titular: João Veloso.¹

Polícia Militar detona duas bananas de dinamite encontradas na Agência do BB de Orizona

O Grupo de Bombas do COE - Comando de Operações Especiais da Polícia Militar detonou no final da tarde deste domingo, 11, duas bananas de dinamite encontradas na Agência do Banco do Brasil de Orizona, que não foram deflagradas durante a explosão da madrugada.
O Grupo recolheu os explosivos e os levaram a uma área sem residências no Setor Aeroporto. Foram realizadas duas explosões, onde os dispositivos foram detonados separadamente, quando os mesmos foram enterrados debaixo de cupinzeiros. A operação foi considerada bem sucedida pela Polícia Militar.

Forte explosão na Agência do Banco do Brasil de Orizona causa grandes danos

Por volta de 4:15 horas da manhã deste domingo, 11 de novembro, uma grande explosão na Agência do Banco do Brasil de Orizona assustou moradores das proximidades da praça Cônego Trindade e novamente causou grandes danos ao prédio, onde está instalada a agência e a Prefeitura de Orizona.
Um grupo de assaltantes, supostamente composto por quatro pessoas, segundo informações de alguns moradores, tentou arrombar terminais da agência, mas pela cena, provavelmente não conseguiram levar nada. Porém, com o impacto da explosão, todos os terminais ficaram bastante destruídos, assim como vidraças e a estrutura interna da agência. O terminal onde foram colocados os explosivos foi arrastado por metros, para dentro da agência. O prédio continua interditado.
Somente por volta de 12:30 horas deste domingo, com a chegada a Polícia Tecnico-Científica e do Grupo de Bombas da Polícia Militar, se iniciaram os trabalhos de perícia, que deverão se estender pelo período da tarde. A equipe de bombas da PM já havia retornado a Goiânia, quando foi encontrada duas bananas de dinamite não deflagrada na explosão. Assim, foram acionados para retornar a Orizona para remover os explosivos.
A agência estava sofrendo importantes obras e provavelmente o grupo aproveitou da rotina noturna (em que os trabalhadores usam a noite para fazer os reparos) para não chamar muito a atenção da população que já estava acostumada com a movimentação.
Possivelmente, nem a Agência do Banco do Brasil, nem a sede da Prefeitura estarão funcionando nesta segunda-feira. No caso da agência, está totalmente inviável e no caso da Prefeitura, será preciso fazer uma avaliação, já que não sabe se há danos estruturais no prédio.
 

* Texto por Anselmo Di Lima. Imagens: Anselmo Di Lima/ Wilson Peres. Todos os direitos reservados.