sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Igreja de Silvânia é tombada como Patrimônio Cultural do Estado de Goiás

A Igreja de São Sebastião, de Silvânia (GO), está agora sob proteção da Secult - Secretaria de Estado da Cultura. O Conselho Estadual da Cultura decidiu pelo tombamento do imóvel como Patrimônio Cultural do Estado, conforme a publicação do Decreto nº 7.514, de 20 de janeiro de 2012.
O estado de conservação do imóvel é muito ruim. Em 2011, a igreja foi interditada pela Defesa Civil em razão de oferecer risco de desabamento das estruturas e alvenarias. Em fevereiro de 2011, técnicos da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico e da Superintendência de Obras e Recuperação do Patrimônio da Secult Goiás realizaram vistoria do imóvel e constataram que as alvenarias apresentavam fissuras e trincas de caráter estrutural e problemas de infiltração entre outras danificações.
A partir de então, teve início um processo de estudo técnico da igreja, realizado pela Superintendência do Patrimônio Histórico e Artístico da Secult Goiás, que produziu um Dossiê Técnico comprovando os valores arquitetônicos, artísticos, históricos, simbólicos, culturais e religiosos do imóvel que preserva praticamente intactos elementos originais que lhe conferem a autenticidade histórica.
O conjunto desses atributos determina a significância da Igreja de São Sebastião e a relevância na manutenção de seus valores que não podem ser substituídos na história do município e do Estado, justificando assim a preservação desse monumento para as gerações futuras.
Ao ser tombado em nível estadual, a preservação do bem passa a ser de responsabilidade do proprietário, do morador e do Estado, conforme as legislações de tombamento - Lei nº 8.915 / 1980 e Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937.

* Com informação do Portal de Notícias Goiás Agora/ A Redação. Imagem: Divulgação/ Secult-Goiás. Todos os direitos reservados.

Moradora de Orizona é a 4ª vítima fatal de acidente ocorrido em Patrocínio-MG

Morreu em Patrocínio (MG), Rosilene Maria Carvalho Silva (Rose), de 35 anos, que ficou gravemente ferida no acidente ocorrido na noite de 10 de janeiro, próximo a cidade mineira. Rose era esposa do conhecido Luiz Chapuleta, uma família muito querida em Orizona.
A mesma não resistiu a gravidade dos ferimentos e 30 dias depois nos deixou em definitivo, após ficar internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio. O filho de Rose, Luiz Felipe, de 11 anos, a sua cunhada Vera Lúcia da Silva (43 anos) e a sobrinha Graciele Costa da Silva (17 anos) também morreram no grave acidente ocorrido após o veículo Mercedes Benz, Placa KDK 8629, de Goiânia (foto), dirigido por José Alves de Araújo (que saiu ileso) se chocar em uma árvore à margem da BR-365, altura do Km 497.
Rose deverá ser sepultada em Orizona na manhã deste sábado, dia 11 de fevereiro.

* Com informações de Olívio Lemos e Portal G1. Imagem: PRF. Todos os direitos reservados.

Jogos da 2ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Orizona

Neste final de semana acontece a 2ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol André Luiz de Freitas Castro - Edição 2012, séries A e B. Confira os jogos que acontecerão nesta rodada:

SÉRIE B - 11 DE FEVEREIRO (SÁBADO)

Grupo A:
Local: Rio do Peixe
15:00 h - São Paulo JL B x Corumbajuba
17:00 h - Rio do Peixe x Firmeza B
Folga: Mata B.

Grupo B:
Local: Firmeza
15:00 h - Buriti Grande x Taquaral
17:00 h - Máster Firmeza x União B
Folga: Metalúrgica Robin.

SÉRIE A - 12 DE FEVEREIRO (DOMINGO)

Local: Firmeza

15:00 h - São Paulo JL x Mata
17:00 h - Firmeza x Real Orizona

Local: Cachoeira
15:00 h - Posse x Guarani
17:00 h - Cachoeira x União

Escritor Sebastião Eduardo publica seu primeiro livro


O poeta, músico, humorista e trovador Sebastião Eduardo lançou recentemente o seu primeiro livro solo, intitulado "Reminiscências", uma homenagem a Orizona, aos seus amigos, familiares, amores e paixões.
Sebastião lembra com muito entusiasmo de sua escola na infância com as professoras Cali e Coraci, de sua mãe Alvina e do pai Pedro Eduardo, de seus amores Alvina (ex-esposa) e Fátima (atual esposa), o amigo e poeta Zé Conceição, os padres Máximo e Cláudio, além de personalidades orizonenses. Também trás uma mensagem em defesa do meio ambiente e enaltece a sua fé cristã.
O trabalho é prefaciado pela escritora Oliveira Marçal, que em certo trecho destaca "o seu romantismo nato de quem sabe com naturalidade expressar a beleza da poesia de nosso meio e de grande valor literário".  Além do sentimento, o humor é uma marca forte de Sebastião Eduardo, características reveladas nas parcerias com a esposa Fátima, Hélio do Quimba, o irmão José Eduardo, Zé da Conceição, Ivan Diniz, Tião Damas e Welson Tavares.
Fiquemos com um de seus poemas mais populares, o "Juramento de um Pinguço":

Bebi pinga e comi ovo
Numa certa ocasião
Quase morre dessa vez
Com uma baita congestão.

Na volta pra minha casa
Caí fundo numa grota
Se eu não fosse socorrido
Teria 'batido as botas'.

Já penei muito na vida
Já chega de sofrimentos.
Criei vergonha na cara,
Eu fiz um grande juramento:

Vou cumprir minha promessa
Jurei e não volto atrás
Bebo pinga todo dia
Comer ovo... nunca mais.

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lideranças orizonenses reunem amanhã com ministro da Educação

Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, as 9:30h, o vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano e a secretária administrativa da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (sediada em Orizona), Iara Ribeiro Silva, participarão de audiência com o ministro da Educação Aloisio Mercadante, juntamente com integrantes da coordenação do  FONEC - Fórum Nacional da Educação do Campo, composta por representantes do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, CONTAG -  Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura, RESAB, Observatório da Educação do Campo  da UNB, Fórum Catarinense de Educação do Campo  da UFSC e Fórum Paraense de Educação do Campo da UFPA. 
Pautando o conjunto das ações governamentais para assegurar o direito a escolarização aos povos do campo, a reunião, várias vezes reivindicada pelo FONEC, ocorre em um momento crucial das definições para a política de educação do campo no MEC, pois em abril deverá ser lançado o PRONACAMP - Programa Nacional de Educação do Campo.
Conforme Evandro Medeiros, membro da coordenação, espera-se nesta reunião constituir um canal mais eficiente de participação dos movimentos e organizações sociais e instituições que compõem o FONEC no debate e construção da politica governamental de educação do campo, considerando as efetivas demandas dos povos do campo e o acumulo pedagógico produzido pelas iniciativas dessa organizações e instituições, em especial, nas ultimas duas décadas. 
Por certo o convite para a reunião, feito como iniciativa do novo ministro em atendimento a antiga reivindicação do FONEC, já demonstra o reconhecimento e legitimidade de nossa luta e construção histórica. Esperamos que este momento seja um marco e que se anuncie o começo de mais um período de grandes conquistas, acrescenta Evandro.
Antônio Baiano, presidente do Centro Social Rural de Orizona e da Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro-Oeste e Tocantins, participa do fórum representando o movimentos CEFFAs - Centros Familiares de Formação por Alternância. Iara, que é esposa deste blogueiro, é pedagoga e egressa da Escola Família Agrícola de Porto Nacional (TO).

* Com informações de Evandro Medeiros/ FONEC. Imagem: Divulgação/ Senado. Todos os direitos reservados.

Dia de Campo do Balde Cheio em Gameleira de Goiás neste sábado

A Corumbá Concessões S.A. (CCSA) realiza neste sábado, dia 11 de fevereiro, em Gameleira de Goiás, o Dia de Campo do Balde Cheio, com o objetivo de apresentar aos produtores rurais da região os resultados alcançados pelo projeto na Unidade Demonstrativa (UD) da fazenda do produtor João Amauri Dutra. O projeto, que visa à geração de emprego e renda, além de manter o homem do campo no campo para evitar o êxodo rural, foi implantado em sete municípios do entorno do reservatório da usina hidrelétrica Corumbá IV. Tem como parceiros a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
A UD do município serve como escola para as propriedades vizinhas que fazem parte do projeto, as chamadas Unidades Assistidas (UAs), que replicam em suas propriedades as tecnologias implementadas no Balde Cheio. Estão programadas para este evento seis estações, ou seja, tendas onde serão discutidos os seguintes assuntos: uso da cama de frango; custo de implantação de irrigação; adubação e manejo de pastagem; controle integrado de pragas e doenças; ponto de corte do milho para ensilagem; e nutrição de vacas leiteiras para produção eficiente de leite. 
Para fechar o evento, um representante do setor de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) da Superintendência do Banco do Brasil do DF irá proferir uma palestra sobre captação e aplicação de financiamento, com o objetivo de orientar o pequeno produtor sobre como e quando tomar empréstimo e ainda como pagar esse dinheiro sem pesar no bolso. 

PROGRAMAÇÃO 

08 horas: Recepção e lanche. 
09 horas: Distribuição dos grupos. 
10 horas: Estações 
Estação I – Uso de cama de frango – Hélvio Queiroz (médico veterinário do Ministério da Agricultura).
Estação II – Custo de implantação de irrigação – Humberto Campos Morais e Olivaldo Eustáquio Borburema (Engenheiros agrônomos da Seagro Goiânia). 
Estação III – Adubação e manejo de pastagem – Fernando Coelho da Silva (Zootecnista da Emater de Nerópolis).
Estação IV – Controle integrado de pragas e doenças – Mauro Fonseca (Zenit sementes). 
Estação V – Ponto de corte e ensilagem – Jamir Paulino (Produção agrícola).
Estação VI – Nutrição de vacas leiteiras para produção eficiente de leite – Daniel Sarmento (Agrocen). 
12 horas - Palestra: “Recursos de financiamento – da captação à aplicação”, por representante de DRS – Superintendência do Banco do Brasil. 
12h30: Encerramento e almoço. 

SERVIÇO

Evento: Dia de Campo do Balde Cheio. 
Data: 11/02/2012. 
Horário: Das 08h30 às 12h30. 
Local: Fazenda Bom Jardim das Antas – Gameleira de Goiás

* Com informações e imagem de Ana Guaranys – Ascom/ CCSA. Todos os direitos reservados.

Prefeitura e Parceiros estão recuperando rodovia entre Orizona e Buritizinho

Foi iniciada na última terça-feira (07), uma nova frente de trabalho para recuperação da GO-219, entre a cidade de Orizona e o povoado de Buritizinho. A rodovia estadual, que não é pavimentada, foi castigada pelas fortes chuvas precipitadas principalmente no mês de janeiro.
Como o trecho entre a cidade de Orizona e o povoado de Corumbajuba já havia sido recuperado pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, essa nova fase abrange apenas o trecho entre o trevo para Corumbajuba e Montes Claros até o povoado de Buritizinho.
Apesar de ser uma rodovia estadual, a sua manutenção geralmente se concentra mais nas mãos da Prefeitura. Somente agora que, após solicitação do prefeito Felipe Dias e do presidente da Câmara Municipal, vereador Reinaldo Cardoso, a Agetop enviou uma equipe do programa 3ª Via para auxiliar a Prefeitura nos trabalhos. Felipe e Reinaldo estão acompanhando de perto os trabalhos de recuperação desta rodovia.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Divulgação/ Joãozinho Albino. Todos os direitos reservados.

Agehab entrega dois Cheques-Moradia Comunitários para Prefeitura de Orizona

Por meio do convênio entre a Agehab - Agência Goiana de Habitação e a Prefeitura Municipal de Orizona, foi entregue na última segunda-feira (06) ao prefeito Felipe Dias, dois Cheques-Moradia Modalidade Comunitário para construção de duas praças na cidade: Santa Maria e Santa Luzia. Os dois benefícios referem-se à etapa B, no valor de R$ 20 mil, cada. O cheque foi entregue pelo diretor Técnico da Agehab, Hélio Filho.
Os benefícios foram viabilizados através de emenda do deputado estadual Cristóvão Tormin (PSD). As praças já encontram em estágio avançado de construção e logo deverão ser entregues pela Prefeitura de Orizona. As mesmas estão localizadas nos bairros Santa Maria (próximo ao batalhão da PM) e Santa Luzia.
Uma terceira praça está sendo construída no bairro Cinelândia, na localidade conhecida por Vila Esperança. Nesse caso, os recursos financeiros são todos da Prefeitura.

* Texto por Lilian Braudes Coelho/ Agehab, com emendas de Anselmo de Lima. Imagem: Marcus Moreira. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Divulgada a programação do Carnaval Orizona 2012

Foi divulgada hoje (08), através do Portal Rádio Orizona Web, a programação do Carnaval Orizona 2012, obtido pelo professor e comunicador Nilsinho Vaz. O evento, tradicional em Orizona, será realizado de 17 a 21 de fevereiro, na Praça do Lazer, com a participação e animação dos blocos de nossa cidade.
Nas noites de 17 e 18, haverá show com a banda Balance da Bahia. Dias 19 e 20 será a vez da Banda Tradição. Na noite de encerramento do Carnaval, show com a banda Tora Saia. Todas as noites os DJs Júnior Funk e Núbia Aloah farão as suas partes nas pick ups.
Como tem sido uma marca da atual administração municipal, neste ano mais uma vez os foliões poderão contar com um forte esquema de segurança, com policiamento reforçado e sistema de câmaras de vigilância em todo o recinto.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações da Rádio Orizona Web. Imagem: Helder Gonçalves. Todos os direitos reservados.

Usina de Álcool, Açúcar e energia elétrica será instalada no município de Orizona

O secretário estadual de Indústria e Comércio e presidente dos Conselhos Deliberativos dos programas Produzir e Fomentar, Alexandre Baldy, presidiu ontem (07) pela manhã a primeira reunião de 2012 dos programas de incentivos fiscais do Estado.
Na ocasião foram aprovados sete projetos de industrialização, importação e exportação, no valor de R$ 552.465.879,00 milhões. Os municípios contemplados com as novas indústrias serão Anápolis, Alexânia, Hidrolândia, Porangatu e Orizona. 

Após sua implantação, as novas indústrias vão incrementar a economia de Goiás em regiões de demandas importantes para agregação de valores, como em Orizona. Para o município foi aprovado um projeto de grande porte de uma usina de álcool, açúcar e energia elétrica.
Graças aos esforços do prefeito Felipe Dias, o parque agroindustrial de Orizona foi regularizado em 2009 junto à Goiás Industrial. Somente naquele ano foi pavimentado trecho do distrito agroindustrial e regulamentadas nove empresas. Com isso, abriram-se portas para novos investimentos.
Em 2010 um grupo de empresários e produtores rurais locais se associaram e estão se organizando e buscando investimentos para a implantação de uma unidade de processamento de óleo de soja e produção de ração, prometendo gerar centenas de empregos.
Uma usina de álcool em nosso município gerará empregos, atrairá pessoas e aquecerá a economia. Mas não podemos esquecer dos efeitos colaterais que um empreendimento como este pode trazer, a citar, fortes impactos ambientais (já que exige o aproveitamento de extensas áreas de terra e aplicação de tratos culturais conservadores) e graves problemas sociais (a maioria dos empregos gerados são de baixo nível e a maioria das empresas do setor tem resistência para garantir condições dignas ao trabalhador), sem citar um possível aumento da criminalidade nas adjacências da usina, ocasionada pelo aumento significativo da imigração.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Imagem: divulgação. Todos os direitos reservados.

Governo promete continuar recuperação da GO-330

Na última segunda-feira, dia 6, o governador Marconi Perillo comunicou que as obras de recuperação da GO-330, partindo de Caraíba, passando por Orizona, Pires do Rio até chegar em Catalão, serão retomadas ainda neste mês. O governador aproveitou para fazer um balanço das últimas obras de infraestrutura que estão sendo realizadas pelo governo estadual, bem como anunciar novos investimentos para o Estado.
No final de 2011 foi recapeado trecho da rodovia, partindo de Vianópolis até próximo ao distrito de Caraíba. Para quem transita com frequência nessa rodovia, os efeitos colaterais diminuíram muito pouco, já que o trecho seguinte até chegar à cidade de Pires do Rio está muito ruim, causando inclusive prejuízos econômicos aos motoristas.
O deputado estadual Valcenor Brás (PTB) participou da solenidade. O petebista estava acompanhado inclusive de lideranças da região, que aproveitaram para reforçar junto ao governador a necessidade que se tem de dar continuidade a essas obras.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Rodrigo Cabral/ Assessoria de Imprensa. Todos os direitos reservados.

Horário de verão só terminará no dia 26 de fevereiro

Parece uma tortura, mas vamos ter que suportar mais um pouco: O horário de verão vai terminar somente no dia 26 de fevereiro, uma semana depois do previsto inicialmente que era 16 de fevereiro.
A informação é da Celg, acrescentando que de acordo com o decreto do Governo Federal, a data foi modificada porque quando há coincidência entre o encerramento e o domingo de Carnaval, o fim do horário acontece no domingo seguinte.
O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe se esquecendo de ajustar os relógios. O horário de verão 2011/2012 começou no dia 16 de outubro.

* Com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Todos os direitos reservados.

Em 2011, Nuclec teve 100% de aprovação em vestibulares

Por quase dois ano, ministrei aulas de Química no Nuclec - Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro, escola que tenho muito amor e gratidão. Esta escola pública do meio rural disponibiliza o Ensino Médio em seis pólos descentralizados: Ubatan, Taquaral, Firmeza, Cachoeira, Buritizinho e Corumbajuba.
Em 2011, 65 estudantes concluíram a 3ª série. Como seria natural para uma escola de meio rural, boa parte dos jovens continuariam a rotina em seu meio sócio-profissional, cuidando da propriedade, buscando um trabalho, uma fonte de renda e uma minoria tentaria a sorte em um vestibular. E foi mais ou menos isso que aconteceu.
A diferença neste caso, para provar àqueles que acham do Nuclec uma "escolinha da roça", é que 100% dos formandos que tentaram o  vestibular neste final de ano obtiveram sucesso, uma prova que realmente a escola prepara seus estudantes com muito louvor.
Para orgulho deste educador e da equipe de trabalho do Nuclec, principalmente da diretora Luzia Helena Caixeta, confira a relação dos formandos aprovados nos últimos vestibulares:
Universidade Estadual de Goiás 
1. Lorena Guimarães Sousa (Tecnologia em Redes de Computadores)
2. Marlon de Paula Mendes (Tecnologia em Redes de Computadores)
3. Nathan Rodrigues Baracho (Tecnologia em Redes de Computadores)
4. Nayane Priscila Rodrigues Baracho (Tecnologia em Redes de Computadores)
5. Adriano de Sousa Costa (Geografia)
6. Adriele Moreira da Silva (Pedagogia)
7. Vanilza Cristina Lima (Pedagogia)
8. Jaciara Vânia Pires Gonçalves (Letras)
Instituto Federal Goiano - Campus de Urutai
9. Alana Vaz Silva (Gestão Ambiental)
10. Mikély Carvalho de Avelar (Desenvolvimento e Tecnologia da Informação)
11. Lucas Lemes (Engenharia Agrícola)
FASUG
12. Weider de Sousa Ferreira (Direito)
13. Paulo de Assis Ribeiro (Administração)
14. Taise Pereira Gonzaga (Ciências Contábeis)
FASAM
15. Kamila Caixeta da Silva (Sistemas de Informação)

Parabéns a todos e todas pelo sucesso!

5º Orizona Celebrai será no dia 10 de março

A quinta edição de louvor e adoração do Orizona Celebrai está agendada para ser realizada no dia 10 de março deste ano às 20 horas, na Feira do Produtor Rural, ao lado da Rodoviária de Orizona. A principal atração artística confirmada para este ano vem do grupo Xote Santo e Banda.
A organização do evento é de Wesley Camamugi e APLEO - Associação de Pastores e Leigos Evangélicos do Orizona. O evento, já tradicional, tem o apoio da Prefeitura de Orizona e Câmara Municipal de Orizona.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Pedro Henrique Fernandes. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vistoria do transporte escolar em Orizona dia 15/03

O Detran-GO realiza de 13 de fevereiro a 10 de abril a vistoria do transporte escolar em todo o Estado. Mais de 4 mil veículos serão inspecionados para verificar as condições dos itens de segurança e a documentação dos condutores. Os motoristas devem ter CNH categoria D, mais de 21 anos, ter feito curso específico e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais. A vistoria do transporte escolar em Orizona será no dia 15 de março. A empresa vencedora de pregão para o transporte escolar da rede municipal e conveniada de ensino é a ATTEMO - Associação dos Trabalhadores no Transporte Escolar do Município de Orizona, presidida por Donizetti Oliveira, o Zetinho.
Cinco equipes farão a vistoria, conforme calendário divulgado. A vistoria é obrigatória. Proprietários ou prefeituras que perderem o prazo podem responder à ação civil, de acordo com termo de cooperação firmado com o Ministério Público. A partir de dezembro de 2013, os veículos devem ter, no máximo, dez anos de uso no caso de ônibus e microônibus e oito anos para os demais.


São quase quarenta dias da data desta publicação até a vistoria em nosso município. Esperamos que os proprietários que não mantém seus veículos em condições adequadas tomem providências mesmo que somente preocupados em não ter os seus veículos aprovados na vistoria.
Como professor nos últimos dois anos, usufrui do transporte escolar e juntamente com colegas de trabalho e estudantes, passei por situações bastante perigosas, como início de incêndio por mais de uma vez no veículo no qual era transportado, panes elétricas e mecânicas que fizeram o veículo ficar incontrolável e muitas outras situações embaraçosas. Se para um adulto isso é ameaçador, imagine para crianças de seis ou mais anos que usa o transporte diariamente.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Todos os direitos reservados.

Justiça decreta prisão preventiva por mais 30 dias para presos pela operação Mão de Ferro

O delegado de polícia de Silvânia Leonardo Barbosa deverá ouvir a partir desta segunda-feira (06) as pessoas detidas pela operação Mão de Ferro da Polícia Civil. Todos os 13 presos até o momento foram encaminhados para a Cadeia Pública de Silvânia. A operação deverá continuar até o cumprimento de todos os mandados de prisão emitidos pela Justiça e o encerramento do inquérito policial.
A Justiça também decretou prisão preventiva para todos os envolvidos por mais trinta dias. Nesse período, os mesmos somente poderão ser colocados em liberdade pela Justiça caso algum juiz aceite pedido de habeas corpus, após solicitação de seus advogados.
A prisão de um proprietário rural na região de Firmeza, em Orizona, surpreendeu aos moradores do município. O bem-sucedido agropecuarista Euzair, natural do Estado de São Paulo e que vive na região há décadas, onde planta soja e cria aves, foi preso, segundo a Polícia Civil, também por suspeita de envolvimento em diversos outros casos não solucionados até o momento, inclusive em homicídios.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações do Correspondente Vianopolino. Todos os direitos reservados.

Confira os resultados da 1ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Orizona

Foi realizada neste final de semana a primeira rodada do Campeonato Municipal Amador de Orizona, séries A e B. No sábado (04), aconteceram as partidas da série B, em rodadas duplas. No domingo (05) foi a vez dos jogos da série A.
No sábado, a Mata B venceu Corumbajuba 2 a 0, com gols de Betinho e Henrique. Firmeza B goleou o São Paulo JL B por 4 a 1. A equipe do meio rural fez os gols com Eduardo (2), Wesley e Gustavo. Cristiano descontou para o São Paulo JL. As duas partidas foram válidas pelo grupo A da série B aconteceram no campo da Firmeza.
Pelo grupo B da série B, a rodada dupla foi no povoado de Taquaral. A Metalúrgica Robin venceu o Buriti Grande por 2 a 0, gols de Kassius e Felipe Cardoso. Taquaral empatou com o Master da Firmeza por 1 a 1. O gol do time da casa foi marcado por Paulinho. Bazé fez para os visitantes.
No domingo, em Ubatan, o União venceu a Posse por 3 a 1 em jogo do grupo A, série A. Os gols do União foram marcados por Auricélio, Henrique e Rafinha. Odair descontou para a Posse. No outro jogo, transmitido ao vivo pela Rádio Orizona FM, o time da casa empatou com o São Paulo JL em 1 a 1. James fez para o Ubatan e Cristiano descontou para os visitantes.
Pelo outro grupo, realizados no campo da Mata, figuraram os placares mais elásticos do domingo. Na primeira partida, o Guarani massacrou a Cachoeira por 10 a 0. Fábio Oliveira fez 5 gols, Beto 4 gols e Matheus fez mais um. No outro jogo, com cobertura em flashes pela rádio Orizona FM, a Firmeza goleiou a Mata por 4 a 1. Aurélio fez para o time da casa. Os visitantes marcaram com Josué, Regis, Eduardo e Tomatiele (contra).

* Texto por Anselmo de Lima com informações repassadas por Elson Caixeta/ Jornal Folha Esportiva. Todos os direitos reservados. 

Mega Leilão inaugura recinto do Orizona Leilões nesta terça-feira

Será realizado na noite desta terça-feira (07) o Mega Leilão Orizona Leilões com inauguração do novo recinto do Orizona Leilões. Os leilões de gado para cria, recria e engorda, que aconteciam às terça-feiras no Parque de Exposições JV, agora serão transferidos para sede própria do Orizona Leilões, de propriedade de Alair de Freitas.
O novo recinto foi instalado à margem direita da rodovia GO-219 no sentido Orizona-Buritizinho, na altura do segundo quilômetro da rodovia estadual, em uma estrutura bastante ampla e confortável. O Mega Leilão de inauguração colocará em arremate mais de 1.500 animais. O leiloeiro, como de tradição é o comunicador vianopolino Olívio Lemos.

* Texto por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.