segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Egerinêo e a criação da Comarca de Pires do Rio

A querida cidade de Pires do Rio completa em 9 de novembro próximo, seu primeiro centenário de história. Considero a capital cultural de nossa região. Alguns orizonenses e cidadãos que adotaram o município, muito contribuíram para o desenvolvimento piresino. Um destes foi o belavistense e ex-prefeito de Orizona, Egerinêo Teixeira.
 
Conforme destacou Francisco Accioli Martins Soares, em seu “Pontos Históricos de Pires do Rio”, Egerinêo Teixeira, o político e intelectual de Campo Formoso, foi um colaborador na luta pela elevação de Pires do Rio a Comarca. Como retribuição, Dr. Taciano Gomes de Melo, líder piresino, organizou uma recepção (sessão solene) para homenagear o colaborador. Estiveram presentes, Dr. Cyllenêo de Araújo (Leo Lynce), João Accioli, Francisco Sousa Lobo, Luciano Félix de Sousa e Armindo Teixeira França (cidadão de Campo Formoso).
Egerinêo fez parte do Clube Cívico de Pires do Rio (mesmo não morando lá). O clube seguiu com o fim de criar um gabinete de leitura, adquirir obras literárias e solicitar da imprensa jornais e revistas.
Fizeram parte: Taciano Gomes de Melo, Francisco Accioli, Joaquim Antônio Teixeira, Graziela Félix de Souza, Cyllenêo de Araújo, Abilon Borges (cidadão de Campo Formoso), entre outros.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA


Fonte:
- SOARES. Francisco Accioli Martins. Pontos Históricos de Pires do Rio. Goiânia: Nossa Folha, 1988. 67 p.