sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estações ferroviárias serão restauradas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciou que irá restaurar as três estações ferroviárias do município de Vianópolis. De acordo com a Arquiteta Milena Mighto, especialista restauração de monumentos e conjuntos históricos, o processo inicial para a restauração dos prédios já esta em andamento. Segundo o Engenheiro do IPHAN João Mariano Valadares, as restaurações dessas três estações estão orçadas no valor de R$ 300 mil. O Prefeito Silvio do Maracujá relatou que a intenção do município é criar após a restauração e adequação da estação de Vianópolis, um museu histórico que abrigará peças e acervos fotográficos que retratam a história da criação de Vianópolis e o funcionamento da Estação Tavares, já para os povoados de Ponte Funda e Caraíba, a idéia original é a implantação de bibliotecas e tele-centros para uso dos moradores. Além da estação ferroviária do centro de Vianópolis serão restauradas as estações dos povoados de Ponte Funda e Caraíba.

Audiência sobre Segurança Pública II

Foi realizada ontem, dia 25, Audiência Pública sobre Segurança Pública, no Auditório do Sindicato Rural de Orizona. A atividade foi promovida pela Camara Municipal em parceria com o Conselho Fraterno Político.
Na abertura estiveram presentes várias autoridades: o Dr. Ricardo Guimarães, Juiz da Comarca de Orizona, Dra. Cláudia Maria Rojas de Carvalho, Promotora de Justiça, o prefeito Felipe Dias, o vice-prefeito Antônio Baiano, o presidente da Câmara João Lucas Teixeira, Pe. Aparecido, Pe. Émerson, Pastor Edilson Nascimento, Hélio Frutuoso de Assis, presidente do Sindicato Rural, João Bosco Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Deuslírio Gonçalves, presidente da CREDFER, entre outras autoridades.
Após a composição da mesa e fala de autoridades, Dr. Leonardo Augusto, assessor da Câmara e coordenador do evento, conduziu aos palestrantes. A primeira fala foi da Dra Cláudia Rojas que discorreu sobre "O papel da Defensoria Pública na Construção da Segurança Pública". A seguir, Ir. Petra Silva Faller falou sobre o "Sistema Carcerário e Justiça Restaurativa". Pe. Geraldo Nascimento palestrou sobre "Direitos Humanos e Segurança Pública" e o Tenente Alfeu Magalhães Neto, comandante da PM em Orizona, falou do "papel dos Agentes de Segurança Pública".
Em seguida foi aberto espaço para o debate e esse momento proporcionou grande participação popular. A participação, aliás, foi um dos destaques, já que o auditório ficou lotado com presença de populares e de lideranças de diversos setores.
A tarde, para encerrar os trabalhos, uma equipe elaborou uma carta de intenções da Audiência, que será levada a público, além de ser enviada à Conferência Nacional de Segurança Pública, que se encerrará em agosto em Brasília.
Fonte: SEAD/ Comunicação


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cleiber Elias apitará em Itaberaí

O Orizona Esporte Clube jogará neste domingo, dia 28, contra o Itaberaí, no estádio Rio das Pedras, em Itaberaí, às 19:30 h. A FGF-Federação Goiana de Futebol divulgou a escala de arbitragem para esse jogo. Apitará o árbitro goiano Cleiber Elias, um dos principais do Estado. Cleiber será auxiliado por Valdir dos Anjos e Rogério Alves.
O jogo vale pela 7ª rodada da Copa Flávio's, onde a equipe orizonense não vai bem.
Veja no sitio da FGF a escala de arbitros completa para a rodada.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Giro por Orizona nesta Quarta

- Ontem, dia 23 de junho, o Sr. João Canedo foi vítima de um assalto que lhe subtraiu o veículo de trabalho, uma caminhonete 3/4 que o mesmo usava para fazer fretes. O fato ocorreu na estrada que liga a cidade de Orizona ao povoado de Taquaral.
- Hoje, 24, é o último dia para associados do Centro Social Rural de Orizona registrarem chapas que concorrerão na eleição da entidade, que ocorrerá nesta segunda, dia 29. A comissão eleitoral de que conduz o processo é formada por Ronaldo César de Lima (Ronaldinho), Hélio Luis Bastos (Motuca) e Gisele Sousa.
- A Câmara Municipal de Orizona, na pessoa de seu presidente, João Lucas Teixeira e de todos os vereadores e o Conselho Fraterno Político estão convidando a todos os orizonenses para participar de Audiência Pública sobre Segurança Pública, a ser realizada no dia 25 de junho (amanhã), às 8:30 h no auditório do Sindicato Rural de Orizona (Próximo a Rodoviária).
- O prefeito Felipe Dias esteve presente nesta manhã na formatura dos alunos do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, que ocorreu no Salão Paroquial. Formaram-se turmas de estudantes de escolas públicas que estão cursando o 5º ano do Ensino Fundamental.
- Segundo o secretário de Ação Urbana, Rui de Castro, hoje a tarde serão construidos quebra-molas em ruas do Bairro Nossa Senhora de Fátima. A ação está sendo executada a partir de reivindicações de moradores.
- Nesta semana estão sendo prosseguidas as obras de asfaltamento nos bairros Santa Maria e Campo Formoso. Enquanto uma equipe está colocando camadas de piche, brita e massa asfáltica no Bairro Santa Maria (foto), outra equipe trabalha preparando o solo próximo ao trevo da cidade. É a Prefeitura trabalhando!

terça-feira, 23 de junho de 2009

IV SEMINÁRIO PLANEJASUS

O prefeito de Orizona, Felipe Dias, o secretário de Administração, Rinaldo Costa, o secretário de Saúde, Renato V. da Cunha, e o Coordenador do Núcleo Epidemiológico, Cláudio, estão participando hoje do IV Seminário do PlanejaSUS. O evento acontece nos dias 23 e 24 de junho (terça e quarta-feira), no Auditório da ASMEGO (Associação dos Magistrados de Goiás. Na abertura esteve presente o Governador Alcides Rodrigues, o secretário da Fazenda, Jorcelino Braga e a Secretária de Estado da Saúde, Irani Ribeiro.
Os participantes serão qualificados e atualizados com relação aos instrumentos de gestão em saúde pública, tendo como tema central os diferentes aspectos, a regionalização e a organização de redes assistenciais. As palestras irão abordar a fragmentação do sistema e de seus principais entraves nas diversas esferas de governo. Devem participar, como palestrantes, representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), e secretários municipais de outros estados.
O superintendente de Planejamento, Dante Garcia, explica que serão repassadas informações sobre Atenção Primária, Secundária e Terciária; Vigilância em Saúde; Gestão Hospitalar; e os participantes poderão compartilhar experiências com os municípios do Estado. “Contamos com a participação dos gestores e técnicos para garantir planejamento eficaz e de qualidade em nosso Estado”, disse.
Leia mais aqui.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Eleição do Conselho Tutelar - Parte VII

Conforme já destacamos, aconteceu no dia 21 de junho (domingo), a eleição para escolha dos novos Conselheiros Tutelares em Orizona. O processo eleitoral transcorreu no Fórum Antigo de Orizona, localizado na Praça do Lazer, das 8 às 17 horas.
Nove mesários (João Bosco, Zilda, Lourival, Jaqueline, Pedro Henrique, Wander, Gerson Pinheiro, Welington Vaz e Walquíria), a Comissão Eleitoral (Ivonete, Anselmo, Lourdinha e Álisson) o Ministério Público (Maria e Dra. Cláudia), além dos demais membros do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, trabalharam com muita seriedade e garantiram que o processo acontecesse com muita eficiência e agilidade.
A apuração dos votos (foto) foi feita também no saguão do Fórum Antigo e às 18:30 h foi divulgado o resultado oficial, com a eleição dos candidatos Hosano Alfaiate, Norma Correia Bastos, Zé Beraldo, Joana D’arc e Maria Cristina. Os mesmos deverão ser empossados dia 1º de julho, para um mandato de três anos. Neste ano, o total de votantes foi de 1404 eleitores, superando os 1160 que votaram em 2006.
Várias autoridades do município como o prefeito Felipe Dias, o vice Antônio Baiano, a primeira-dama Ana Lúcia, a Promotora de Justiça, Cláudia Maria Rojas de Carvalho, os vereadores Ronaldo Costa, Joãozinho Albino, Vino do Bar e Sandra Chaveiro, e vários secretários municipais foram ao local e votaram em nome da criança e do adolescente de Orizona.

Vacinação contra a Paralisia Infantil III

Neste sábado, dia 20 de junho, foi o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). Em Orizona, 723 crianças de zero a 5 anos foram vacinadas. Essa quantidade representa 71% da meta, que era de atingir 100% dessa faixa etária. Segundo o secretário de Saúde, Renato Vieira da Cunha, essa meta será atingida até o final da Campanha, que segue pelo menos até o dia 3 de julho.
As crianças que ainda não foram vacinadas até o momento poderão ser levadas nos Centros de Saúde do Município para receber as "duas gotinhas" contra a Poliomielite.

Agenda da Prefeitura nesta segunda

O prefeito Felipe Dias está despachando em seu gabinete nesta segunda-feira, dia 22. O mesmo deverá permanecer o dia todo no Centro Administrativo Municipal e reunir com secretários de Governo, auxiliares e lideranças do município.
O vice-prefeito, Antônio Baiano (foto), estará em Goiânia o dia todo. De manhã, participou de reunião do Comitê Goiano pela Educação do Campo, na sede do Sintego e esteve no gabinete do Superintendente do Ministério da Agricultura em Goiás, Helvécio Magalhães, ocasião em que solicitou ao mesmo, doação de veículo à Escola Família Agrícola de Orizona. A tarde o vice-prefeito reune com o deputado federal Pedro Wilson (PT) para discutir sobre uma emenda parlamentar que permitirá a ampliação da Escola Municipal Francelino Nunes de Paula, no Bairro Boa Vista.
A maioria dos secretários municipais despacham hoje em seus gabinetes. Os secretários Rui de Castro (Ação Urbana) e Hélio do Quimba (Agricultura e Meio Ambiente) acompanham obras da Prefeitura na cidade e no meio rural, respectivamente.

6ª Rodada da Copa Flávio's

Confira abaixo os resultados da 6ª rodada da Copa Flávio's, 1ª Fase:
Grupo 01:
Dia 20/06/09 – Sábado:
Eternit 0x0 Nova Veneza – na Eternit
UCG 2x3 Araçu – na UCG/Campus II
Grupo 02:
Dia 20/06/09 – Sábado:
Tigrão Malhas 1x0 Orizona – no CT Ovel
União Belavistense 2x0 Itaberaí – em Bela Vista
Dia 21/06/09 – Domingo:
Vasco de Itaberaí 0x1 Las Vegas /Ajel – em Itaberaí
Grupo 03:
Dia 20/06/09 – Sábado:
Renavi 3x3 Universo/Jaó/Metal Nobre – na Saneago
Dia 21/06/09 – Domingo:
OAB 0x2 Chico Zica/Auto Escola Parati – na OAB
ONG Aragoiânia Ajax 1x2 Guapó – em Aragoiânia
Pela Copa Sudeste, o Orizona perdeu novamente neste domingo (21), desta vez para Cristianópolis, pelo placar de 3 a 2, jogando em casa.
Fonte: FGF.

Felipe dá aval a GO-219

O prefeito de Orizona, Felipe Dias, assinou no final da tarde de sexta-feira, dia 19, documento que na prática autoriza a pavimentação asfáltica da GO-219, no trecho orizonense que liga o distrito de Ubatan a Bela Vista de Goiás. Nesta etapa serão asfaltados 67,4 Km. O Governador do Estado, Alcides Rodrigues, já havia autorizado a realização do Processo Licitatório para a obra e a empresa vencedora foi a Construtora Milão. O valor do empreendimento é estimado em 12 milhões de reais. O Secretário de Administração, Rinaldo Costa, que também assinou o documento, disse que esta é uma obra fundamental para Orizona e trará grande desenvolvimento.
O prefeito Felipe Dias enfatiza que esta é uma luta antiga do PMDB, desde os tempos do saudoso João Natal, que agora caminha para se tornar realidade. Vale lembrar que esta é uma obra estadual, mas necessita do aval do Prefeito para ser efetivada.

Luz para Todos em Orizona

Dezenas de propriedades rurais do município de Orizona estão sendo atendidas pelo Programa Luz para Todos, do Governo Federal.
Após vários meses praticamente paralizado no município, o programa foi reativado, após gestão junto ao Ministério das Minas e Energia e CELG pelo prefeito Felipe Dias e pelo vereador Ronaldo Costa. O deputado federal Leandro Vilela também teve papel fundamental na liberação de mais essa remessa do Luz para Todos em Orizona.
A maioria dos serviços estão sendo realizados pela empresa Fital Tecnologia, de Trindade.

Eleição do Conselho Tutelar - Parte VI

Confira abaixo o resultado da eleição para o cargo de Conselheiro Tutelar para o município de Orizona a partir da eleição realizada ontem, dia 21 de junho:
ELEITOS
1º HOSANA FERNANDES DE OLIVEIRA (ALFAIATE) – 178 votos
2º NORMA M. CORREA BASTOS – 150 votos
3º JOSÉ ROSA DE OLIVEIRA (ZÉ BERALDO) – 110 votos
4º JOANA D’ARC FERNANDES DE OLIVEIRA – 106 votos
5º MARIA CRISTINA LOPES – 100 votos
SUPLENTES
6º SIRLEY ROSA FERNANDES – 99 votos
7º RICARDO DE PAULA FERREIRA (SUCAM) – 90 votos
8º WILSON GERALDINO DOS REIS (CAXINÉ) – 82 votos
9º ROSANA RIBEIRO DE A. FONSECA – 76 votos
10º Mª MARTA P. MESQUITA (MARTA DO MIGUELINHO) – 74 votos
11º DOMINGOS ALVES DA SILVA (DOMINGÃO) – 71 votos
12º DARCI DOS SANTOS – 67 votos
13º FABIANE APARECIDA DE SOUSA – 63 votos
14º DEUSLENE MARIA DE OLIVEIRA – 59 votos
15º EDILENE DE FÁTIMA PEREIRA E SILVA – 31 votos
16º ELÍSIO LUIS DOMINGOS (FILHO DO IRIS) – 26 votos
17º MARIA ANGÉLICA FERNANDES – 16 votos

VOTOS VÁLIDOS: 1398 votos
Votos Brancos: 04 votos
Votos Nulos: 02 votos
TOTAL DE VOTANTES: 1404 eleitores