sexta-feira, 29 de maio de 2009

Assembleia do Centro Social Rural II

O Centro Social Rural de Orizona promoveu hoje (dia 29), Assembleia Geral Ordinária, no Centro de Convivência da EFAORI. A assembleia iniciou às 10 horas, com um momento de oração. Em seguida o presidente, João César Caixeta, saudou aos participantes. Fernando Afonso, um dos diretores da entidade, conduziu processo para escolha da Comissão Eleitoral. Sugeriram os nomes de Ronaldo César de Lima, Gisele Maria de Sousa e Hélio Luis Bastos, sendo a sugestão acatada. Os sócios que forem compor chapa, deverão apresentar requerimento até o dia 24 de junho, cinco dias antes das eleições que acontecerão no dia 29.
O tesoureiro, Francisco Pereira de Lima, apresentou em seguida a prestação de contas do ano de 2.009. Outros assuntos como a Assembléia e Congresso da AEFACOT - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro-oeste e Tocantins foram também discutidos. O vice-prefeito de Orizona, Antonio Baiano, que é uma associado da entidade, também se fez presente. Ao final da assembleia, foi servido almoço aos participantes.

CONAB doará alimentos a Orizona

O deputado federal Leandro Vilela (PMDB-GO), através do seu apoio político, conseguiu inserir o município de Orizona no programa Mais Alimentos, do Governo Federal. A partir desse apoio, a Prefeitura de Orizona enviou projeto à CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento, e o município será contemplado com o repasse de 10 mil Kg de arroz e 1,5 toneladas de farinha de mandioca, que serão repassados a entidades assistenciais e a famílias carentes de Orizona.
Ações como essa comprovam que o Governo Municipal trabalha e sempre em diversas frentes, sempre em busca do melhor para o nosso povo.

Assembleia do Centro Social Rural

Conforme edital assinado pelo presidente, João César Caixeta, acontecerá hoje, dia 29 de maio, Assembleia Geral Ordinária do Centro Social Rural de Orizona, na sede da entidade, localizada na EFAORI-Escola Família Agrícola de Orizona (Rod. GO-424, Km 02 - Saída para a Cachoeira).
A assembleia, que iniciará em última convocação às 10:00 horas, terá em pauta, a escolha da Comissão Eleitoral para a próxima eleição da Entidade, a prestação de contas do ano anterior e demais assuntos de interesse.
A Assembleia Eletiva acontecerá no dia 29 de junho do corrente ano, também na EFAORI, a partir das 9:00 horas. Chapas poderão ser registradas até cinco dias antes do dia da eleição, conforme prevê o estatuto da entidade.
Só para lembrar: o Centro Social Rural de Orizona é a entidade mantenedora da EFAORI.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eleições nas Escolas Estaduais de Orizona

Duas escolas públicas estaduais de Orizona elegem diretores nesta sexta-feira, dia 29 de maio. As eleições acontecerão nas escolas Amélia Issa e Senador José da Costa Pereira e em todas as escolas, se inscreveram chapas únicas. Concorrerão chapas formadas por candidatos a diretor (a), vice-diretor (a) e secretário (a). Veja abaixo a relação da chapa concorrente em cada escola:
Na Escola Estadual Senador José da Costa Pereira, a professora Francis Aparecida Melo candidata como diretora, tendo ao seu lado,Juanita Carla Mesquita Vaz como vice-diretora e Elaine Oliveira Veloso, secretária.
Na Escola Estadual Amélia Issa, a chapa será encabeçada por Ana Lúcia Pereira Coelho (diretora), além de Jeni Maria de Sousa e Castro (vice-diretora) e Maria Inês da Cunha (secretária).
Na Escola Estadual Maria Benedita Veloso, o antigo Polivalente, não surgiu nenhuma chapa concorrente e a escola poderá sofrer intervenção do Estado.
Estudantes maiores que 11 anos, pais ou mães ou responsáveis e servidores modulados nas respectivas escolas poderão votar nas eleições, de 7:30 às 21:00 horas.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Candidatos ao Conselho Tutelar

Aconteceu no início desta tarde (dia 27) reunião da Comissão Eleitoral para as eleições ao Conselho Tutelar, na sede da Prefeitura de Orizona, com a presença da Promotora de Justiça, Dra. Cláudia Maria Rojas de Carvalho. Na reunião, os presentes avaliaram a documentação apresentada pelos pré-candidatos e constataram que todos estão em condições de continuar no processo. Porém, até o dia 1º de junho, de acordo com a Resolução 002/09, qualquer cidadão poderá pedir a impugnação de candidaturas junto ao Ministério Público.
A comissão eleitoral deverá até o dia 5 do mesmo mês, divulgar a relação definitiva com os candidatos aptos a seguir no pleito. As eleições acontecerão no dia 21 de junho, no Fórum Antigo de Orizona.
Segue abaixo a lista com os 18 candidatos inscritos:
1. Darci dos Santos
2. Deuslene Maria de Oliveira
3. Domingos Alves da Silva
4. Edilene de Fátima Pereira e Silva
5. Elísio Luis Domingos
6. Fabiane Aparecida de Sousa
7. Hosana Fernandes de Oliveira
8. Joana D’arc Fernandes de Oliveira
9. José Rosa de Oliveira
10. Lucilene Machado de Melo
11. Maria Angélica Fernandes
12. Maria Cristina Lopes
13. Maria Marta de Paula Mesquita
14. Norma Maria Correia Bastos
15. Ricardo de Paula Ferreira
16. Rosana Ribeiro de Araújo Fonseca
17. Sirley Rosa Fernandes
18. Wilson Geraldino dos Reis

Eleição do Conselho Tutelar - Parte IV

Encerrou-se nesta segunda-feira, dia 25, as inscrições para os candidatos que pretendiam concorrer a uma vaga ao Conselho Tutelar para o próximo triênio. Conforme divulgado anteriormente no edital, ontem (dia 26) deveria ter sido divulgada a lista com os candidatos inscritos. Porém, motivado por uma solicitação da Promotora de Justiça, Dra. Cláudia Rojas, ainda não foram divulgados os nomes. Haverá hoje, dia 27, uma reunião da Comissão Eleitoral com Dra. Cláudia para que sejam tomadas algumas providências e em seguida, a relação deverá vir a público. A partir do momento que os nomes forem divulgados, qualquer cidadão poderá, se com motivos plausíveis, solicitar o veto de qualquer candidatura ao Ministério Publico ou a Comissão em um prazo de até 5 dias.

100 Anos de Emancipação Política

Eis aquela história que conhecemos bem sobre o nosso município, mas que nem sempre damos a devida atenção:
"Orizona, antiga Capela dos Correias, depois Campo Formoso e posteriormente Orizona, edificada à margem direita do Ribeirão Santa Bárbara, afluente do Rio Corumbá, foi fundada por Joaquim Fernandes de Castro e José Pereira Cardoso que, em 1850, deram começo aos trabalhos de construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade.
É desconhecida a primeira imigração. De Minas Gerais vieram agricultores entre
1840 e 1850, começando, assim, o povoamento. Destaca-se nesse movimento fundador, o cidadão Fulgêncio de Souza França. Edificada a capela, formou-se o povoado pertencente ao Município de Santa Cruz (hoje Santa Cruz de Goiás).
Em
1890, foi o povoado erguido em distrito com a denominação de Capela dos Correias. Graças ao desenvolvimento, foi elevado à categoria de Vila em 12 de julho de 1906, pela Lei nº 277, instalada a 15 de outubro do mesmo ano, já com a denominação de Campo Formoso. A categoria de Cidade lhe foi dada pela Lei nº 347, de 8 de julho de 1909.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8305, de
31 de dezembro de 1943, o Município de Campo Formoso passou a denominar-se "Orizona", termo de origem latina, ORIZA = Arroz + ZONA = Região ”Zona do Arroz” (Na época o município era um dos grandes produtores de arroz do Estado)"(IBGE).
Citei esse breve histórico, extraído das páginas do Wikipédia, para lembrar de uma data importante que não é lembrada pelos habitantes do nosso município: além de Orizona comemorar neste ano, 159 anos de fundação (dia 15 de setembro), comemora também, o Centenário de sua emancipação política, no dia 08 de julho, conforme está na lei 347/1909 e expresso no brasão oficial de Orizona.
É uma data que precisa ser lembrada e comemorada por nós.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Programas para um dia de Sábado

É merecedor de destaque o quanto o Governo Municipal de Orizona tem empenhado para contemplar as mais diversas demandas do município. Para exemplificar, vamos citar a agenda que a administração municipal teve neste último sábado, dia 23 de maio:
- O prefeito Felipe Dias (na foto entrevistado por Joãozinho Albino), secretários, vereadores e servidores estiveram o dia todo na sede da Posse, realizando juntamente com a comunidade, um mutirão de limpeza. Durante todo o dia, fizeram a limpeza das ruas, reformaram as estradas e o centro comunitário e cuidaram da iluminação do local.
- A Prefeitura continuou as obras de reforma e ampliação do Centro Comunitário do povoado de Corumbajuba.
- A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalhou o dia todo na região dos Coqueiros, Mata Velha e Água Grande, preparando todos os acessos e fazendo reparos na sede da APAMAC para melhorar as condições para a realização da tradicional festa da comunidade.
- A Prefeitura deu total apoio para a realização do Dia de Campo na propriedade do Sr. Joaquim Pereira dos Santos, o Joaquim Rebeca. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio do Quimba e o vereador Joãozinho Albino estiveram presentes, representando o prefeito Felipe Dias.

Eleição do Conselho Tutelar - Parte III

Hoje, dia 25 de maio, é o último dia para os interessados se inscreverem para concorrer a uma vaga ao Conselho Tutelar de Orizona. Conforme a legislação, nas eleições de 21 de junho, os candidatos concorrerão a 5 vagas para um mandato de 3 anos. A remuneração do conselheiro é baseada em um salário mínimo (R$ 465,00). As inscrições podem ser feitas na sede da Prefeitura de Orizona.
Conforme o edital, amanhã (dia 26) a lista com os inscritos deverá ser publicada, mas a Comissão Eleitoral e o Ministério Público terá cinco dias úteis para vetar alguma candidatura que esteja irregular. No dia 1º de junho, a lista definitiva com os canditatos será divulgada. Após a divulgação, os candidatos poderão pedir votos à comunidade conforme prevê a legislação eleitoral vigente (através do boca-a-boca ou com distribuição de panfletos, santinhos ou outros impressos portáveis).
Segundo a Lei Municipal 790/99 e a resolução 02/2009, poderão inscrever-se como candidatos ao Conselho Tutelar, os cidadãos que preencham os requisitos de reconhecida idoneidade moral, que tenham idade superior a 21 anos, que residam no município de Orizona há pelo menos dois anos, que estejam no gozo dos direitos políticos, com reconhecida experiência na área de defesa do atendimento aos direitos da criança e do adolescente, que comprovem escolaridade mínima (primeiro grau completo) e que não sejam filiados a nenhum partido político.
A eleição portanto, acontecerá no dia 21 de junho, das 9 às 15 horas, no Forum Antigo. Todo eleitor em regularidade com a Justiça Eleitoral poderá votar apresentando o título eleitoral ou carteira de identidade. Mesmo que esta votação não seja obrigatória, é muito importante o envolvimento da sociedade nesse processo eleitoral.

Vacinação contra a Febre Aftosa

Teve início dia 1º de maio a campanha de vacinação anti-febre aftosa. A meta de Goiás é atingir 100% do rebanho do Estado composto por 20,1 milhões de cabeças de bovinos e 23 mil bubalinos. Na última etapa realizada no final de 2008, foram vacinados 98,42% do plantel goiano. Porém, o produtor que deixar de vacinar o rebanho durante o período da campanha será visitado por ficais da Agrodefesa e submetido ao que dispõe a legislação (multa de R$ 7 por cabeça não vacinada. O valor pode dobrar em caso de reincidência).
Em todo o Estado há mais de 550 lojas revendedoras da vacina anti-aftosa. Os estoques são suficientes para atender todo o rebanho, o valor da dose está em média em R$ 1,15. Porém, o secretário da Comissão de Pecuária de Corte da Faeg, José Manoel Caixeta Haun, é importante que o produtor não deixe a vacinação para última hora. Após a vacinação, o produtor deve entregar em uma unidade da Agrodefesa, a declaração contendo informações da quantidade de animais vacinados no período da campanha. “O produtor deve declarar o número correto de animais, levando em conta a Campanha Marco Zero, iniciada em novembro de 2008”, diz. Em Goiás, a campanha se estende até o dia 31 de maio.
Leia mais aqui.

Giro pelo futebol orizonense

Jogando pela Copa Sudeste, o Orizona Esporte Clube conseguiu somar ontem, dia 24, os primeiros pontos na competição ao vencer o Palmelo por 1 a 0, com gol de Gaúcho. O jogo aconteceu no campo da equipe adversária. O próximo jogo será em Orizona no próximo final de semana contra o Urutaí, que perdeu na 3ª rodada para Pires do Rio por 3 a 1.
Pela Copa Flávio's, a próxima partida do Orizona será em Piracanjuba, contra o selecionado local. Neste final de semana, a equipe orizonense folgou na competição.

I Motocross de Orizona em Agosto

Será realizado nos dias 1º e 2 de agosto deste ano, o I MOTOCROSS DE ORIZONA, uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio do vereador Ronaldo Costa. O evento, que está sendo assessorado pela MCC Motocross Show, deverá reunir os principais nomes do motocross goiano e alguns destaques do esporte de outros estados. Haverá espaço também para competidores do município de Orizona.
A pista será instalada na área da prefeitura, após o trevo da EFAORI (estrada da Cachoeira) e contará com a participação das seguintes categorias:
- Nacional A
- Nacional B
- Estreante
- Intermediária
- Força Livre
- 65 cc
- 85 cc
- Cross Country

domingo, 24 de maio de 2009

Vestibular de Inverno de Urutaí

O Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (antigo Cefet) iniciou o período de inscrições para o Vestibular 2009/2 ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. As inscrições são realizadas gratuitamente pela internet no endereço www.cefeturutai.edu.br até o dia 21 de junho. Ao todo são oferecidas 30 vagas para o período noturno. As provas estão marcadas para o dia 5 de julho. O curso de Gestão da Tecnologia da Informação é oferecido no Campus Urutaí há três anos. A grade curricular prioriza a formação de profissionais capazes de atuar em um segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infra-estrutura física e lógica dos ambientes informatizados.