quinta-feira, 24 de março de 2011

Orizona receberá etapa do 2º Goiás Leite dia 05 de abril

O Sistema Faeg/Senar em parceria com a Embrapa Gado de Leite realizarão no dia 05 de abril de 2011, no Salão Paroquial, a etapa local do 2ª Goiás Leite. O evento terá início às 9 e encerramento às 15:30 horas.
O evento será composto pelos painéis “Qualidade do Leite” e “Gestão da Atividade Leiteira”, onde os participantes poderão discutir melhorias da qualidade do leite, aumento de renda e gestão da propriedade. Após as palestras haverá espaço para perguntas e solução de dúvidas. A meta do evento é trabalhar para que o produtor observe cada vez mais a importância de melhorar a qualidade do leite que produz, pois esta é uma maneira de agregar maior valor ao produto.
A pecuária de leite atualmente é um dos principais segmentos da atividade agropecuária em Goiás, dada a sua importância econômica e social. Só em 2010, esse setor movimentou cerca de R$ 3,93 bilhões no Estado. Segundo o Diagnóstico da Pecuária Leiteira, produzido pela Faeg e publicado em 2009, a atividade está presente em todos os 246 municípios goianos, seja em caráter profissional ou de subsistência.  A cadeia contribui com 10% do PIB goiano.
Orizona é hoje a 2ª maior bacia leiteira de Goiás e a 8ª do Brasil. O 2º Goiás Leite ainda será realizado em Cabeceiras (04/04), Bela Vista (06/04), Morrinhos (07/04) e Quirinópolis (08/04). (Texto com contribuição da Assessoria de Imprensa do Sistema Faeg/Senar).

Rompimento provoca interrupção no fornecimento de água

Mais uma vez, o fornecimento de água na cidade foi interrompido na cidade de Orizona. Desta vez o que agravou foi o rompimento de uma barragem próximo à captação de água que fez com que o local fosse prejudicado. Foi na manhã desta quinta-feira, 24 de março. Segundo a Saneago, será necessário pelo menos o dia todo para reestabelecer o serviço.
Na última sexta-feira, 18, uma grande enchente de 72 mm de precipitação (a famosa enchente de São José segundo a crença popular) também comprometeu a captação de água localizada no córrego do Gato Preto. Na ocasião o fornecimento de água foi retomado nos primeiros bairros na noite de sábado (19) e em alguns bairros a água só chegou na manhã de domingo.
No fato acontecido nesta manhã, a água chegou a inundar alguns imóveis nas margens do ribeirão Santa Bárbara, mas não foi registrado nenhum prejuizo até o momento.

Leia também:
Chuvas em abundância causam prejuízos aos produtores goianos.

terça-feira, 22 de março de 2011

Prefeito decreta Situação de Emergência após chuvas

Em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas e do difícil e perigoso quadro que encontra o meio rural do município de Orizona, o prefeito Felipe Dias decretou na tarde desta terça-feira (22 de março) Situação de Emergência em todo o município. O decreto vigora pelo menos até o final deste mês.
O prefeito acatou recomendações do Conselho Municipal de Educação que reuniram extraordinariamente e elaboraram moção sobre o assunto. Dentre as razões para a decisão estão as condições sérias e degradantes de estradas e pontes em várias regiões, no momento impossibilitadas de serem restauradas e colocam em risco principalmente estudantes e educadores que transitam pelas mesmas diariamente. Além disso, o transporte escolar está comprometido em pelo menos 70% das rotas.
Com essa decisão, as aulas nas escolas da rede municipal serão interrompidas a partir desta quarta-feira. Felipe entrou em contato com a Sub-secretária Regional de Educação de Pires do Rio Bete Macedo para discutir uma paralização nas aulas do Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro (Nuclec), hoje com polos em Ubatan, Taquaral, Firmeza, Cachoeira, Buritizinho e Corumbajuba. A direção da Escola Família Agrícola também estuda alterações no calendário escolar.
Fortes e frequentes chuvas predominaram a região durante todo o mês de março e segundo as previsões, deverão ainda continuar por algumas semanas. A medida  tomada pelo prefeito abre caminho para as ajudas dos governos estadual e federal para superar a presente crise, já que a mesma reflete uma situação real de instabilidade climática.

Agência Regional vai dar apoio a demandas municipais

A Agência Goiana de Desenvolvimento Regional - AGDR vai apoiar os municípios de Cristalina, Orizona e Luziânia na identificação de demandas produtivas prioritárias e na elaboração de projetos técnicos e de planejamento estratégico que darão suporte à captação de recursos para os programas de desenvolvimento regional. Foi o que ficou definido em reunião realizada sexta-feira (18), na AGDR, com a participação do presidente da Agência, Wilter Coelho, e representantes de associações e cooperativas de produtores rurais dos três municípios.
Um ponto comum entre os problemas levantados é a ausência de planejamento estratégico para melhor aproveitamento das potencialidades de cada município.  Já existem alguns segmentos organizados em Arranjos Produtivos Locais, como o de frutas, em Luziânia, e o de pedras preciosas e semipreciosas em Cristalina que, mesmo em andamento, ainda enfrentam desafios como falta de matéria-prima e dificuldades para escoar produção. Também há diversas possibilidades identificadas nos municípios, mas a organização ainda é deficitária para a execução dos projetos.
Para dar início ao trabalho conjunto, com articulação da AGDR, já está marcada a primeira visita a Luziânia, às 10 horas do dia 23, na prefeitura. Na pauta, os projetos técnicos para os segmentos de frutas e leite. Em Cristalina e Orizona as visitas serão marcadas, mas os produtores, por meio de suas representações e com apoio das prefeituras, vão levantar suas demandas para que seja feito o diagnóstico e, na sequência, elaborados os respectivos projetos. (Goiás Agora).

segunda-feira, 21 de março de 2011

Drogaria do Povo adere ao "Aqui Tem Farmácia Popular"

Orizona recebeu recentemente a primeira farmácia credenciada ao programa "Aqui Tem Farmácia Popular", uma ação do Ministério da Saúde. A Drogaria do Povo já disponibiliza os medicamentos subsidiados pelo governo.
Levar o benefício da aquisição de medicamentos e insumos essenciais a baixo custo ou gratuitamente a mais lugares e mais pessoas, aproveitando a dinâmica da cadeia farmacêutica (produção - distribuição - varejo), por meio de parceria do Governo Federal com o setor privado varejista farmacêutico.
O valor pago pelo Governo Federal é fixo, por isso o cidadão pode pagar menos para alguns medicamentos do que para outros, de acordo com o tipo (referência, similar ou genérico) e o preço praticado pelo estabelecimento. Em geral, a população pode pagar até um décimo do preço de mercado.
O “Aqui Tem Farmácia Popular” disponibiliza à população medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Desde o dia 14 de fevereiro de 2011, os medicamentos para hipertensão e diabetes estão sendo disponibilizados gratuitamente aos usuários.
A Drogaria do Povo está localizada na Rua Cap. José Pereira, nº 28, Centro. Informações: (64) 3474-2565.






2ª Festa da Cultura de Orizona foi um grande sucesso

Aconteceu na Feira do Produtor neste final de semana, sexta e sábado (18 e 19/03/2011), a 2ª Festa da Cultura de Orizona. Um momento dedicado totalmente a cultura do nosso povo onde desfilaram os talentos locais das diversificadas áreas do nosso munícípio, da música, poesia, artesanato e outras demonstrações artísticas também se fizeram presentes.
A abertura foi na noite de sexta-feira (18/03) e contou com presenças importantes que vieram reforçar parcerias e demonstrar apoio dos poderes Legilativo e Executivo do Estado de Goiás e demais Parceiros. Entre os presentes, o prefeito Felipe Dias, vice-prefeito Antônio Baiano, vereador João Lucas, presidente da ACIOR Elson Jacinto, Venerável da Loja Maçônica Jair Antônio Borges, Deputado Valcenor Braz; o Superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura Antônio Sêneca do Nascimento, o presidente da Creditag Orizona Deuslírio Gonçalves representante dos secretários municipais de Orizona Rui de Castro, demais Líderes ligados a Cultura do nosso município como: Ponto de Cultura Orizona Encenarte, ASDAO e Coletivo de Cutura de Orizona.
Na abertura do evento, houve uma boa presença de público que, apesar da chuva forte na sexta-feira, compareceram e confortavelmente puderam prestigiar essa grande festa. As apresentações foram de nível muito elevado, entre elas: grupo de capoeira, grupo de música (Banda Gospel), duplas sertanejas como Marcelo Antônio e Renato, Gilsinho dos Teclados, Zé Paulo (sanfona), João Pereira (João Baiano) e demais duplas de Orizona se revesaram no palco com apresentações de sucessos diversos. Poetas e artistas locais, entre eles Zé Conceição, Sebastião Eduardo que apresentaram suas poesias e belas letras escritas e musicadas também.
Durante todo evento, na feira do produtor, a Associação dos Artesãos de Orizona, esteve presente expondo em bancas seus produtos e trabalhos desenvolvidos - espaço esse de demonstração ao público e também de comercialização de seus belos e excelentes produtos. Além de barracas de comidas típicas, caldos, pastel, produtos da cana, almoço no marmitex, enfim todo suporte ao público presente ao evento. Além de contar também com a presença do potente som do Dj Alan que sonorizou e deu suporte de palco e musical em todo evento.
Um momento de emoção, sem dúvida nenhuma, no sábado de manhã com desfile de cavaleiros trazendo as Bandeiras (Brasil, Goiás e Orizona) acompanhado pelo desfile dos carreiros - um resgate histórico que a Associação do Carreiros vem fazendo sempre aqui em nossa cidade com a Romaria dos Carreiros a Trindade e a Festa dos Carreiros no Povoado de Taquaral, eventos esses que acontecem todo ano. Demonstração de Fé e valorização das nossas tradições passada de geração a geração. A realização do evento ficou a cargo do Coletivo de Cultura de Orizona e Ponto de Cultura Orizona Encenarte.
Não poderíamos deixar de parabenizar a todos pelo grande evento, entre eles: os organizadores, Parceiros que fortaleceram os organizadores com uma infra-estrutura de grande festa, ao público que prestigiou com muito entusiasmo o evento, e é claro a todos vocês artistas orizonenses que enriqueceram essa festa e continuam enriquecendo cada vez mais a nossa tão forte e maravilhosa cultura. Que exemplos como este possam ser seguidos em outras cidades e que seja sempre mais fortalecido. (Nilsinho Vaz/ Anselmo de Lima).