quinta-feira, 15 de abril de 2010

"Desvio de Rota" apura crimes de falsificação

A Polícia Civil de Goiás realiza desde às 8 horas da manhã de hoje (15) a Operação Desvio de Rota, que visa apurar crimes de falsificação de Carteira Nacional de Habilitação - CNH. O trabalho está sendo coordenado pelas Delegacias Regionais de Polícia de Goiânia, Itumbiara, Catalão, Goiás, Anápolis e Jataí, mas abrange várias outras cidades do Estado, onde sete pessoas já foram detidas. Em Goiânia, foi preso um funcionário do Detran. As prisões aconteceram ainda em Sanclerlândia, Itaberaí e Abadiânia.
Em Orizona, uma equipe da Polícia Civil fez operação de busca no período da manhã, mas ninguém foi detido. O Delegado regional de Goiânia, Cléoviton Nerys informou que apenas na Capital são oito mandados de busca e apreensão e dois de prisão. No Estado são 36 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão que foram expedidos pela Justiça.
A investigação que resultou na Operação Desvio de Rota começou há cerca de dois anos pela Delegacia de Polícia de Itaberai, sob a coordenação do delegado que comandava a delegacia na época, Cleber Leandro Toledo Rodrigues. Além da falsificação de CNH, o trabalho investigava crimes de estelionato e formação de quadrilha. (Diário da Manhã).

Recuperação de Nascentes em Orizona e Silvânia

O Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman, de Silvânia, e a Comissão Pastoral da Terra - CPT Regional Goiás - realizam nesta sexta-feira, 16, seminário para o lançamento do projeto Nascentes de Água - Fonte de Vida. Em Orizona, o seminário será na próxima segunda-feira, 19, às 13 horas, na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona.
O projeto prevê trabalhar a questão da educação ambiental através de palestras, cursos, elaboração de cartilhas e vídeos sobre a temática e ainda a recuperação e o cercamente de nascentes em Silvânia, Orizona e cidade de Goiás.
A atividade prática de recuperação de nascentes nesses municípios ainda não foi agendada. (Rádio Rio Vermelho/ EFAORI).

Programação do Dia Mundial da Saúde

O Governo Municipal de Orizona, através da Secretaria de Saúde estará presente no dia 23 de abril no Trevo de Orizona (área ao lado do antigo Posto Sertanejo), orientando a população de como obter mais Qualidade de Vida e Bem Viver com Saúde. Stands serão montados a partir das 16 horas. A atividade faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Saúde.
Equipes de saúde bucal, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Apoio à Saúde da Família (NASF), Saúde da Família, Controle, Regulação e Avaliação estarão orientando e distribuindo material impresso à população sobre a Prevenção da Cárie e Câncer Bucal, com distribuição de folhetos e pasta dental, prevenção da Dengue, Doença de Chagas e Imunização, o cuidado com a água, orientações sobre “qualidade de vida” através da Atividade Física e Lazer, Hipertensão e Diabetes, Câncer de Colo Uterino, de Pele e Próstata, Hanseníase, Tuberculose, vacinação contra a Gripe A H1N1, alimentação saudável, cuidados das mães no pré-natal e com o bebê, orientação sobre SAMU 192 e sobre o encaminhamento de exames.
É uma oportunidade da população participar e recebe orientação para buscar uma vida cada vez mais saudável. No encerramento do evento, será inaugurado por parte da Prefeitura o Telecentro Comunitário do Bairro Santa Luzia. (PMO/SMS).

Panorama de Orizona na década de 1930

Direitos reservados a Paulo Acácio de Sousa.
Tivemos acesso a algumas imagens da cidade de Orizona nas décadas de 1930 a 1940. Por ser imagens históricas, resolvemos estudar um pouco de sua história. Fizemos também um trabalho de restauração digital das mesmas que estavam envelhecidas e afetadas pelo tempo. O resultado de duas dessas pode ser visto nesta postagem.
Os originais das imagens estão hoje sob o domínio do professor Paulo Acácio de Sousa (atual secretário de Educação). Não é possível precisar quem fotografou, mas é possível definir as datas. A imagem acima, da década de 1930, retrata o antigo casarão (sobrado) do Coronel José Pereira Cardoso, inaugurado em 14 de setembro de 1880 e demolido sem nenhum critério e remórcio em 1994, para a construção do Mini Box Boca de Lobo.
A imagem abaixo é datada de 1938 e retrata as duas principais avenidas, a torre da antiga matriz e a cadeia pública (sobrado à direita). É um panorama único, da cidade de Orizona na época. Pena que não temos o costume de respeitar e de valorizar o nosso patrimônio arquitetônico, hoje quase totalmente destruído, dando lugar a novas contruções. (Anselmo de Lima).
Direitos reservados a Paulo Acácio de Sousa.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Deputado indica nova Emenda para Orizona

O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), através de ofício (nº114/2010) encaminhado ao vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano, informou que indicou o município como beneficiário de Emenda Individual no valor de 100 mil reais, alocados no Orçamento Geral da União para o ano de 2010, para apoio a projetos e desenvolvimento do setor agropecuário. A emenda está direcionada para aquisição de patrulha agrícola.
O deputado já havia direcionado emenda também no valor de 100 mil reais (por sinal já empenhada), para a reforma e ampliação do Posto de Saúde do Bairro Santa Maria. Baiano confessou estar muito satisfeito com o apoio que Otoni tem dado a Orizona ao longo do tempo. (Anselmo de Lima).

Júlio Auto Peças rompe com Gude

O vice prefeito Julio Auto Peças encaminhou uma Carta Aberta a População de Pires do Rio informando o rompimento político com o atual prefeito, Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha. No documento o vice-prefeito ressalta que o rompimento com a administração da qual foi eleito na eleição passada se deu por discortdar da forma que o prefeito Gude está administrando a cidade. (Jornal do Sudeste).

Planalto defende investigação contra Marconi

O Palácio do Planalto defendeu o processo de investigação do dossiê sobre supostas contas do senador tucano Marconi Perillo (GO) no exterior. Em entrevista concedida nesta terça-feira, 13, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a análise dos documentos que mostram uma possível movimentação bancária em paraísos fiscais de um dos mais ferrenhos adversários do governo teve até agora uma tramitação correta. "O governo, as instituições, tem mecanismos próprios para acompanhar qualquer denúncia", disse. "Um funcionário ao receber (uma denúncia) encaminha aos mecanismos próprios."
Um dossiê contra Marconi Perillo circulou no Planalto antes de chegar ao Ministério Público e ao Ministério da Justiça. O líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel (GO), confirmou que tratou com o chefe de gabinete pessoal da Presidência, Gilberto Carvalho, da existência das supostas contas do tucano em paraísos fiscais como Suíça, Ilhas Virgens Britânicas, Nassau e Bahamas. Carvalho disse, por meio de assessores, que conversou com Mabel sobre as suspeitas, mas não teria visto consistência nos elementos apresentados pelo deputado.
Os papéis que estão sendo analisados pelo Ministério da Justiça citam supostas movimentações do tucano nos bancos Wachovia, UBS, Citibank, Credit Suisse e Bank of America. (Agência Estado).


terça-feira, 13 de abril de 2010

Samu inaugura regional Centro-Sul em maio

Será inaugurado no dia 7 de maio a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da regional Centro-Sul. Ontem (12) à tarde a secretária Estadual de Saúde Irani Ribeiro apresentou aos prefeitos, secretários municipais de Saúde e profissionais da saúde a programação da organização para abertura do serviço. A reunião, que aconteceu em Aparecida de Goiânia, cidade sede da regional, serviu ainda para tirar dúvidas técnicas.
De 4 a 6 de maio haverá um curso de capacitação com médicos e enfermeiras que atenderão no Samu 192 Regional Centro-Sul. Foram convidados conferencistas nacionais que já atuaram diretamente no funcionamento do Serviço em várias partes do País.
A nova regional do Samu 192 é formada por 25 municípios, entre eles Orizona. Quinze Unidades de Suporte Básico (USB) e duas Unidades de Suporte Avançada (USA) compõem a estrutura móvel desse Samu que irá cobrir uma população estimada de 809.565 pessoas. A partir do dia 7 o serviço deverá funcionar em Orizona, onde será disponibilizada uma UBS. O atendimento 192 iniciará a partir dessa data. (Agecom).

Celg realiza manutenção em Orizona e região

A Celg Distribuição vai interromper o fornecimento de energia elétrica nas localidades de Hidrolândia e região rural, para manutenção na subestação Cepaigo, em Aparecida de Goiânia. O horário do serviço será das 07h15 às 11h15. No mesmo dia, as localidades de Itaberaí, Povoados de Gongome, Lobeira, Retiro, Santa Rita e região rural também vão sofrer corte de energia das 06h45 às 08h15. O serviço é instalar subestação móvel e retirar transformador da subestação de Itaberaí para manutenção.
Também no domingo, dia 8, as localidades de Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Povoados de Buritizinho, Cachoeira, Cavalheiros, Corumbajuba, Egerineu Teixeira, Firmeza, Montes Claros, Santo Antonio do Rio do Peixe, Taquaral, Tomazinópolis e região rural vão ficar sem luz entre 6h45 e 10h15, para manutenção na subestação de Pires do Rio. (Agecom).

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Conferência de Economia Solidária

Avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica e priorizar instrumentos de políticas públicas. Esta é a base da II Conferência Nacional de Economia Solidária, que será realizada no mês de junho, em Brasília, com o tema "Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável". Em Goiás, representantes já se organizam para discutir ações, estabelecer prioridades e propor estratégias na Conferência Estadual, de 29 a 30 de abril, no Centro de Treinamento Seagro - Centrar, no Campus II da UFG.
Itaberaí e Goiânia receberam recentemente as fases preparatórias da Conferência, que trabalhou conceitos de economia solidária, identificando avanços e limites nestas regiões. Na próxima terça-feira, dia 13, será a vez do município de Caiapônia. Na quinta-feira, 15, Niquelândia e Orizona recebem a Conferência territorial. Nesse último município, organizações como a EFAORI/ Centro Social e a Associação dos Artesãos "puxam" as discussões. No total, 44 delegados eleitos na etapa estadual devem representar Goiás na Conferência Nacional, entre os dias 16 e 18 de junho, em Brasília. Convocada em março, a Comissão estadual é composta por integrantes de diversos movimentos e entidades. (Agecom).