quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Antônio Baiano encerra campanha em Orizona com carreata

A coordenação de apoio a candidatura do vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano (PT) a uma vaga na Assembleia Legislativa realizou uma grande carreata pelas ruas da cidade. O ato teve também a presença do candidato.
Cerca de 50 veículos particiram da carreata, que saiu do trevo da EFAORI e passou pelos bairros Nossa Senhora de Fátima, Cinelândia, Santa Luzia, Campo Formoso, Santa Maria, Boa Vista e encerrou no Centro da cidade, mais precisamente na Praça do Lazer. Para a carreata, não foi feita divulgação volante ou distribuição de convites. A adesão aconteceu no boca a boca e teve a participação de militantes do PT e do PMDB, além de secretários e servidores municipais. Por onde a carreata passou, o candidato foi saudado pelos moradores com muito entusiasmo.
Na Praça do Lazer, Baiano fez um discurso rápido onde fez um balanço muito positivo da sua campanha. Comentou que nesse período esteve em 64 cidades e contou com o trabalho de apoiadores em 120 municípios. São mais de 200 voluntários trabalhando em prol deste projeto de comunidade na Assembleia Legislativa. Encerrou dizendo que acredita muito no sucesso de seu pleito em 3 de outubro.

Eleitor poderá votar com apenas um documento com foto

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (30) que os brasileiros precisarão apresentar apenas um documento com foto na hora de votar. A decisão foi tomada em caráter emergencial, por 8 votos a 2, a partir de ação proposta pelo PT. Para o partido, a exigência de dois documentos era um exagero e poderia representar impedimento ao voto.
O julgamento foi paralisado ontem (29) por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes quando o placar estava em 7 a 0 a favor da ação proposta pelo PT. O julgamento foi retomado hoje com o voto de Mendes pela obrigatoriedade de apresentação dos dois documentos. “Uma nova alteração há três dias das eleições poderá gerar insegurança", disse Mendes.
A votação a favor da apresentação de apenas um documento com foto foi aberta ontem pela relatora da ação, ministra Ellen Gracie. “Não é cabível que [a não apresentação de dois documentos] se torne um impedimento ao voto do eleitor. Essa análise é ofensiva ao principio da razoabilidade, uma exigência desmedida”, disse a ministra. Ela foi acompanhada pelos ministros Antônio Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski. (Rádio 730).

Em quem o eleitor orizonense votou nas eleições de 2006

Faltando três dias para o 1º turno das eleições, vamos refrescar mais uma vez a memória e lembrar quais foram os candidatos mais bem votados em Orizona nas eleições de 2006. No primeiro turno, 10.876 eleitores foram às urnas. Esses votaram em 7 candidatos a presidente, 6 a governador, 5 a senador, 69 a deputado federal e 186 candidatos a deputado estadual. Confira a seguir a relação dos mais votados:
PRESIDENTE: 1º) Geraldo Alckmin – 5.303 votos (63%); 2º) Lula – 2.427 votos (28,87%); 3º) Heloisa Helena – 505 votos (6%).
GOVERNADOR: 1º) Maguito Vilela – 4.481 votos (54,57%); 2º) Alcides Rodrigues – 3.419 votos (41,64%).
SENADOR: 1º) Marconi Perillo – 4.871 votos (62,23%); 2º) Ney Moura – 2.604 votos (33,27%).
DEPUTADO FEDERAL: 1º) Roberto Balestra – 1.851 votos; 2º) Marcelo Melo – 1.601 votos; 3º) José Izecias – 725 votos; 4º) Pedro Chaves – 658 votos; 5º) Leandro Vilela – 416 votos.
DEPUTADO ESTADUAL:1º) Antônio Baiano – 1.451 votos; 2º) Jardel Sebba – 928 votos; 3º) Cristóvão Tormim – 797 votos; 4º) José Nelto – 655 votos; 5º) Laudeni Lemes – 505 votos; 6º) Adriete Elias – 383 votos; 7º) Aurinho – 287 votos. (TRE-GO).

Catalão faz a maior carreata da campanha de Iris Rezende

A cidade de Catalão, no sudeste do Estado, fez ontem (29) a maior carreata da campanha do candidato do PMDB ao governo de Goiás, Iris Rezende. Milhares de motos e carros promoveram uma das grandes demonstrações de apoio ao projeto da coligação Goiás Rumo ao Futuro. Às vésperas da eleição, a festa em Catalão consolida o clima de otimismo na campanha da aliança PMDB, PT, PCdoB.
Na cidade uma imensa quantidade de carros e motos aguardava pelos candidatos da coligação. Quase mil motos e mais de mil carros saíram em carreata pelas principais ruas e avenidas de Catalão. Por onde passou, a caravana foi recebida com enorme carinho e entusiasmo pela população.
A população foi às ruas saudar a passagem do comboio liderado por Iris Rezende e por Adib Elias (PMDB), candidato a Senador e ex-prefeito de Catalão. Depois de duas horas de carreata, parte dela realizada debaixo de chuva – o que não tirou o ânimo dos militantes –, os candidatos da coligação Goiás Rumo ao Futuro participaram de um comício.
Em Catalão, Iris estava acompanhado pelos dois candidatos ao Senado pela coligação Goiás Rumo ao Futuro, Adib Elias e Pedro Wilson (PT). Também pelos candidatos a deputado federal Thiago Peixoto (PMDB) e Sebbinha (PT) e pela candidata a deputada estadual Adriete Elias (PMDB), ex-primeira-dama da cidade. O prefeito de Catalão Velomar Rios (PMDB), do ex-prefeito José Moreira (PMDB) e o prefeito de Orizona, Felipe Dias (PMDB) também participaram da carreata e do comício em Catalão.
Além do prefeito Felipe, também estiveram presentes no evento os vereadores orizonenses Joãozinho Albino e João Lucas e o secretário de saúde Renato V. Cunha. Ao final do comício, os mesmos foram recebidos pelo prefeito de Catalão Velomar e por Adib Elias em suas respectivas residências, para coquetéis reservados apenas para as autoridades presentes. (Comitê Central).

Blog do Anselmo é mais um espaço de discussão na Web

Anselmo de Lima, criador e responsável pelo blog Orizona em Foco é um blogueiro apaixonado por esse mecanismo de discussão na web. Com o objetivo de tornar este blog cada vez mais informativo e parcial, o blogueiro mantém agora também a sua página pessoal com crônicas e dissertações sobre os mais diversos assuntos, sejam eles, política, esportes, economia, cinema, música, artes e cotidiano.
Anselmo é servidor do município de Orizona e professor do Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro (Nuclec). Desde a infância viveu em meio a lideranças comunitárias (como o próprio pai) e junto a organizações sociais. Militou junto a pastorais e organizações sociais como a Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Juventude Rural e Escola Família Agrícola de Orizona/ Centro Social. Nesse tempo recebeu uma formação política intensa e como um apaixonado pela leitura e escrita, tem mergulhado nesse espaço de discussão que seria quase uma exclusividade de jornalistas e profissionais afins. Os seus textos possuem uma característica contundente e polêmica, possibilitando porém, muita reflexão sobre os assuntos abordados.
O blog pode ser acessado pelo endereço anselmodilima.blogspot.com ou clicando na imagem localizada na barra lateral deste blog. Aproveitem para ler e opinar à vontade sobre os diversos temas abordados, concordando ou discordando à vontade, mas sempre sem ofensas pessoais a quem quer que seja. Boa viagem!

ACESSEM O BLOG DO ANSELMO CLICANDO AQUI.

Nova Ação Civil contra a ex-prefeita de São Miguel

O Ministério Público do Estado de Goiás, através do Promotor de Justiça Maurício Alexandre Gebrim (foto), da Comarca de Vianópolis, propôs nesta terça-feira (28/09) Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa em desfavor da ex-prefeita municipal de São Miguel do Passa Quatro, Eleusa França de Melo, de Cleulúcia de Fátima Fernandes Reginaldo, da Empresa Waldemir Antônio de Carvalho & Cia. Ltda. e de seus sócios-proprietários Waldemir Antônio de Carvalho e Aurora Conceição de Medeiros, por infração à Lei Federal nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), em razão de irregularidades ocorridas no Programa "Cheque Moradia" nos anos de 2005 a 2007.
No último dia 16 de setembro, Dr. Gebrim já tinha apresentado denúncia contra a ex-prefeita, juntamente com os então secretários de finanças Adriano Firmino e de saúde Lindomar de Fátima Silva "Lindamar", desta feita por emissão de cheques sem fundos, e também de promissórias e duplicatas que não foram resgatadas para pagamentos de diversas despesas do município. De acordo com o Ministério Público, os pagamentos “foram feitos sem autorização da Câmara dos Vereadores e em total desacordo com a legislação”. Veja os altos desse processo clicando aqui. (MP-GO/Rádio Rio Vermelho).

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Não deixe sua mãe ler o que publicam no Diário da Manhã

A cada nova manhã, quando pego o Diário da Manhã em mãos me deparo com um conteúdo cada vez mais assustador, digno de um folhetim partidário. Chego a pensar que publicações como o 'Mutirão', de apoio à campanha de Iris, consigam ser mais isentas que o referido jornal.
Vamos à capa do DM nesta quarta-feira (29). Me chamou a atenção algumas matérias e me sinto no direito de comentá-las:
- No topo, acima do título do jornal (porque os interesses parecem estar acima da credibilidade da publicação), um anúncio em caixa alta e letras garrafais: "MARCONI VENCE NO PRIMEIRO TURNO". Nesse caso não há como não ser irônico e responder: - Ué, mas as eleições já aconteceram? O TRE precisa ficar mais atento. Informes publicitários de candidatos terão que vir acompanhados do CNPJ do interessado e do valor pago pelo anunciante (é o que foi feito pelo adversário do senador Marconi ao divulgar hoje em O Popular resultados da pesquisa Brasmarket). Os informes deverão estar incluídos nas prestações de contas da campanha. Do contrário, configura crime eleitoral.
- As duas matérias seguintes, de maior destaque na capa são extremamente tendenciosas. A primeira aborda a falta de água em 166 bairros de Goiânia nesta terça-feira (28) e busca responsabilizar (e atingir) ao mesmo tempo o governo do Estado (de Alcides Rodrigues que é o inimigo nº 1 de Marconi e que apoia Vanderlan) e a prefeitura de Goiânia (do PT de Paulo Garcia, ex-vice de Iris, o grande adversário do tucano nas urnas).
- A segunda matéria de relevância aborda o debate entre governadoriáveis, realizado pela TV Anhanguera nesta terça-feira. O texto (que acredito já vir editado do comitê do candidato em questão e ter sido redigido pelo próprio senador) diz: "No debate promovido pela TV Anhanguera na noite de ontem, governadoriáveis Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR), ajudados por Marta Jane (PCB), concentraram esforços para atacar o líder das pesquisas, Marconi Perillo (PSDB), na tentativa de forjar o segundo turno. Mas encontro frusta as expectativas e se torna incapaz de produzir o fato novo com força para alterar o curso do pleito".
Leio e releio esta última matéria e a cada vez que faço esse exercício, mais distante fico de acreditar nos motivos que levam um jornal de grande circulação a ter tamanho desrespeito pelo leitor. O que é ética para este veículo? Os seus diretores sabem o que de fato significa o termo 'liberdade de expressão'? Teriam os leitores desse jornal o perfil intelectual do Scooby Doo?
Se me perguntarem, porém, o conteúdo que tem no restante do jornal, sou obrigado a confessar que não tive a coragem de abri-lo. E também não aconselharia minha mãe e minha filha a fazerem o mesmo com um jornal que diz palavrões e que publica imagem obscenas.

Nunca antes nesse país a elite reacionária apanhou tanto

E parece que o levante reacionário da direita, instrumentado nos oito tentáculo do PIG*, não está surtindo efeito. O PIG combinou o golpe nas pesquisas usando como mecanismo os dois órgãos mais manipuláveis (DataFolha e Ibope), os telejornais do Ali Kamel, as paginas do Estadão, da Folha e daquela ex-revista de prestígio com grande circulação nacional. O problema é que não combinaram a 'tomada da Prússia por Napoleão' com o povo brasileiro e com os demais órgãos de sondagem.
O CNT/Sensus reagiu à pesquisa preparada pelo DataFolha e divulgou levantamento hoje (29) em que vê Dilma 22 pontos à frente de Serra e com bem mais da metade das intenções dos eleitores. Veja a citação da Rádio 730 na web:

"A pesquisa estimulada mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 47,5% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 25,6% na corrida eleitoral pela presidência. Marina Silva (PV) tem 11,6%, segundo levantamento. Brancos ou nulos são 3,6%. Não souberam ou não responderam 9,5%. Os demais candidatos não chegaram a 1%".

A direita, pelo que vimos até hoje, não sabe contar. Não consegue nem perceber que um salário mínimo próximo de 70 dólares em dezembro de 2002 é pelo menos quatro vezes inferior a um salário mínimo de quase 300 dólares em setembro de 2010. Assim, a direita e o PIG não perceberiam que 47,5 % (54,7% dos votos válidos) de Dilma é pelo menos 10 milhões de votos a mais que 38,2% da soma dos demais candidatos.
O próprio IBOPE sacramenta a lógica em que quando um time está perdendo de 4 a 0 aos 43 minutos do segundo tempo jamais consiga virar o jogo. A pesquisa do instituto (por sinal, amplamente cooptado pelo PIG) divulgada também nesta quarta-feira em Brasília mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 50% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 27% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 13%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela (CNI) Confederação Nacional da Indústria (observe, não foi a Globo que encomendou e o IBOPE colocou o plano a perder). A pesquisa mostra também que apenas houve migração de votos entre os mais ricos, ou seja, aquela parte da elite brasileira que não gosta de pobre, preto e que pensa que lugar de mulher é pilotando um fogão.
Lula é outro que está nadando de braçadas: "Levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Instituto Sensus mostrou nesta quarta-feira (29) que 79,4% da população aprova o desempenho do governo do presidente Lula (PT). Os que fazem uma avaliação negativa da atuação do presidente somam 4% da população. A avaliação positiva do desempenho pessoal do presidente Lula continua alta e está em 80,7% de aprovação", como mostra o blog Os Amigos do Presidente Lula.
Ou estaria o PIG de fato acreditando em um contragolpe no golpe que o povo brasileiro está dando em favor da democracia e do bem comum? E o debate de quinta-feira na Globo, como fica? E as manchetes mentirosas amplamente veiculadas a todo minuto? A história não perdoa aqueles que insistem em ficar parados no tempo... no tempo do império, do voto de cabresto e do estado de excessão.

(*) Segundo Paulo Henrique Amorim, o PIG - Partido da Imprensa Golpista é a facção política (segundo o conceito de Voltaire) de maior atuação em favor da elite brasileira. A Folha, por exemplo, é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. A Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores na época da ditadura.

Umidade do ar aumenta em todo o Estado de Goiás

Hoje (29) será de nebulosidade variável e pancadas de chuva devem ocorrer em todo o Estado, conforme previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec. A umidade relativa do ar mínima vai estar elevada, com os menores porcentuais girando em torno de 30% no Norte. A temperatura deve chegar a 36ºC na Região Oeste. Na capital o dia será de sol entre nuvens e é possível haver pancadas de chuva, principalmente à tarde. Nesse período, a umidade do ar mínima vai ficar acima dos 30%, com grande variação ao longo do dia.
No município de Orizona, sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas de 23 a 38º C, com possibilidade de precipitação de até 17mm. Umidade relativa do ar de 33 a 60%. (Agecom/Clima Tempo).

Pesquisa coloca Iris na frente com 42,1% da preferência

A Pesquisa Brasmarket com intenções para o governo do Estado, aponta Iris Rezende (PMDB), candidato ao governo pela coligação Goiás Rumo ao Futuro, à frente na disputa. Segundo o levantamento, o peemedebista tem 42,1%, Marconi Perillo do PSDB, 40%, e Vanderlan Cardoso, do PR, tem 10,8% no cenário estimulado.
O Brasmarket foi à campo nos dias 23 e 24 de setembro e ouviu 1.200 eleitores em todo o Estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O Registro do levantamento no TRE, feito no dia 22 de setembro, é 45676/2010 e a contratante é a empresa Nova Cidade Publicidades, Eventos e Jornalismo. (Rádio 730).

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Candidatos movimentam semana de campanha em Orizona

A última semana campanha começou com muita movimentação e deverá terminar assim em Orizona. As intensas atividades começaram no domingo (26) com uma carreata da base de apoio dos deputados Samuel Belchior e Leandro Vilela (ambos do PMDB) pelos povoados de Montes Claros, Corumbajuba e Buritizinho.
Nesta segunda (27) vários candidatos movimentaram pela cidade. Como era o dia com a maior movimentação de agricultores, já que nesta data foi feito o pagamento do leite aos produtores, vários candidatos aproveitaram a oportunidade para intensificar o 'barulho'. Cristóvão Tormim (PTB), Tiãozinho Costa (PT do B) e Eterna Maria (PSDB) foram alguns dos candidatos à Assembleia que mobilizaram a militância na cidade.
Hoje (28) o candidato ao governo de Goiás Vanderlan Cardoso (PR) faz carreata a partir das 18 horas pelas ruas da cidade. Amanhã (29) será a vez de Nélio Freitas (PSB) e quinta-feira (30) Antônio Baiano (PT) encerra a sua campanha em Orizona. Dia 3 de outubro será a sua vez, eleitor. Participe ativamente desse processo democrático e contribua para o fortalecimento da democracia e para a melhoria das condições do nosso país.

Kajuru: "Marconi, o maior Exterminador da história de Goiás"

O jornalista Jorge Kajuru publicou em sua TV Kajuru nesse dia 28 de setembro (8 anos depois do fechamento da rádio K) um vídeo em que fala da conduta do candidato ao governo de Goiás, senador Marconi Perillo.
Kajuru, por causa de seu dossiê K foi juntamente com a equipe de sua emissora severamente perseguido pelo então governador de Goiás. Kajuru critica duramente o candidato por causa de episódios de violência que ocorreram em seu mandato como na desocupação forçada do Parque Oeste Industrial, na luta do transporte alternativo em Goiania e no fechamento da sua emissora de rádio, que empregava na época 98 profissionais.
Veja trecho da matéria abaixo, publicada na página do Dossiê K em 2 de outubro de 2002, relatando os fatos que levaram ao fechamento da emissora com uso da força policial e manipulação da justiça:

"No último sábado, 28 de setembro, às 16h30min, a polícia apreendeu os fotolitos e chapas que seriam usados na impressão do livro DOSSIÊ K, atendendo ao desejo de Marconi, que tenta impedir que o livro seja impresso antes do 1° e do 2° turno destas eleições.
Na noite de segunda-feira, 30 de setembro, ordenou o fechamento da RÁDIO K, a sétima vez que isso acontece desde que foi eleito governador.
Nesta terça-feira, 1° de outubro, seus capangas invadiram o comitê de Martiniano Cavalcante e Elias Vaz, apreendendo jornais e material de campanha.
Como se não bastasse, na manhã de hoje, 2 de outubro, reprimiu violentamente uma manifestação pacífica na Avenida Goiás, que exigia a reabertura da Rádio K e a livre distribuição do Dossiê K.
Ninguém escapou da fúria do Tempo Novo. O candidato ao senado Martiniano Cavalcante e o funcionário da Rádio K, Altair Tavares, foram espremidos pela cavalaria enquanto discursavam. Foram utilizadas bombas de gás contra os manifestantes, que ainda tiveram que enfrentar a truculência da Tropa de Choque e dos cães treinados pela PM.
O resultado de tanta violência: quinze trabalhadores hospitalizados; dez manifestantes foram presos, entre eles o advogado Edilberto, da assessoria jurídica da Coligação Força do Cerrado, o fotógrafo Leo Iram e o companheiro Zelito, coordenador nacional do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade.
Nem nos tempos da ditadura militar vimos tamanha arbitrariedade. Os assassinos da verdade se escondem atrás do silêncio da imprensa goiana - comprada a peso de ouro - da manipulação da justiça e da truculência policial.
Por que Marconi Perillo e seus protegidos, Lúcia Vânia e Demóstenes Torres, têm tanto medo de que o povo goiano conheça a verdade?..."



Jorge Kajuru escreveu o livro Dossiê K. Esse livro apresentava denúncias de corrupções do governador reeleito Goiás em 2002, Marconi Perillo. Kajuru distribuiu cópias do livro no Campus II da UFG, momentos depois policiais federais e militares chegaram e agrediram os estudantes que lá estavam, querendo apreender todas as cópias do Dossiê K. Dias depois a Rádio K foi destruída por pessoas não identificadas, não podendo operar mais. A imprensa goiana que é totalmente manipulada pelo governo nada divulgou sobre o acontecido, mas aqui está o que a imprensa não fez na época e faz o inverso hoje, quando parte desta se aliar fervorosamente ao candidato rumo ao seu terceiro mandato de governador.
Está chegando novamente a hora da escolha. Ou escolhemos a possibilidade de viver em paz ou escolhemos pelo menos mais quatro anos de repressão. E isso não é uma sorte lançada. É a opção que o povo goiano terá que fazer.

Golpistas hoje são os mesmos que deram o golpe em 1989


Vocês lembram das eleições presidenciais de 1989? Naquela época tinha seis anos de idade e por incrível que pareça, lembro de mínimos detalhes, como a campanha dos presidenciáveis, os debates e principalmente os dias de votação.
Morava na comunidade rural de Firmeza, no município de Orizona. Sempre foi uma região de lideranças comunitárias importantes e de um povo muito politizado, graças à força da Teologia da Libertação e das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base. Recordo como se fosse hoje da ansiedade daquele povo em votar pela primeira vez.
Na minha família todos apoiavam um candidato de aparência ríspida e barbas longas, um sujeito que apenas treze anos depois veio a se tornar presidente e mais tarde, tornou-se o mais importante lider brasileiro de todos os tempos, com reconhecimento em todos os cantos do mundo.
No dia da votação em primeiro turno (não me recordo a data precisa) todos vestiram a melhor roupa, pegaram os cavalos, as carroças e foram para aquele grande e importante momento. A sessão ficava no Grupo Escolar de Firmeza, a escola da professora Maria Abadia. Antes, notórios nomes como os professores Salviano, Sebastião de Castro e Dona Ireni deram aula ali para meus pais, tios e avós. Do lado de fora da sessão, peguei a fila com meus pais e fomos. Pela curiosidade de uma criança lembro que entrei junto com eles no local de votação. Depois da votação, as pessoas se dirigiam para o povoado (a escola ficava a cerca de um quilômetro da sede da comunidade) e a prosa rolava descompromissada.
E com a apuração, Lula e Collor foram para o 2º turno. Do segundo turno não lembro de muita coisa, mas recordo da edição pela Globo o último debate, que aconteceu a 10 dias da votação. Assisti depois no Jornal Nacional na casa do Sr. Agostinho Ramos. Na região não tinha mais que cinco televisores, mas por acaso testemunhei aquela falácia histórica promovida pela Rede Globo em favor de um candidato playboy e fanfarrão.
Aquele último debate talvez seja o mais discutido até hoje. Realizado pela Rede Globo a dez dias do segundo turno, quando Lula e Collor estavam quase empatados nas pesquisas, o debate foi editado em um vídeo de 6 minutos para ser retransmitido no jornal do dia seguinte. A edição priorizava imagens de Lula nervoso, suando e titubeando nas respostas. Já Collor parecia a segurança em pessoa e ganhou um minuto a mais que o rival na edição. Depois de o vídeo ir ao ar, Collor descolou do petista já na pesquisa seguinte e ganhou a primeira eleição direta pós-ditadura.
E dessa vez, assim como a 21 anos atrás, a Globo do suprapoderoso Ali Kamel parece estar disposta a tudo para reverter uma condição extremamente desfavorável, que é a de ver Serra no segundo turno com Dilma. A missão não vai ser fácil mas o editorial de Kamel vai com certeza tentar de tudo até o último minuto. Já estão dando golpes em todas as frentes, com a fabricação de 200 escândalos por semana, com garantias de veracidade e tudo mais.
O último golpe foi a divulgação de mais uma pesquisa DataFolha, que mesmo contariando a lógica, prevê segundo turno entre Dilma e Serra. E temo muito o que poderá acontecer no último debate, promovido pela Globo. Alavancar Serra em uma debate é uma missão um pouco ingrata, já que seu desempenho é sempre terrível, haja vistas o debate de domingo na Record. Mas para quem tem Ali Kamel como um pomposo cabo eleitoral, vai que um milagre acontece. Eles só não esqueçam de combinar com o povo brasileiro, que está mais consciente, politizado e não se deixa mais ser levado tão facilmente pelo império do Cidadão Kane.
Em 1989 ficamos todos desapontados pelo golpe que nos deram. A vitória de Lula parecia algo concreto. Mas todos aqueles camponeses e operários um dia deram o contragolpe em favor do futuro de seus filhos e netos. Aqueles mesmos camponeses, e operários alguns não mais no nosso meio, não permitirão que um novo atentado à democracia aconteça em 2010. Dia 4 de outubro está ali na próxima esquina e teremos a prova disso.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Servidores estaduais e municipais recebem até dia 1º

A liberação da folha de pagamento de setembro do funcionalismo estadual começa com o Grupo 1, que vai ser repassado para o banco amanhã e estará disponível na quarta-feira, dia 29. Já para o Grupo 2, a liberação do pagamento vai para o banco na quarta-feira, dia 29, e fica disponível na quinta-feira, dia 30. A informação é da Secretaria da Fazenda, esclarecendo que no Grupo 1 estão mais de 40 órgãos e no Grupo 2 estão a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, TCE, TCM e as Secretarias de Educação e Saúde.
A folha dos servidores municipais em Orizona deverá estar disponível na quinta-feira (30 de setembro) para os servidores das diversas secretarias, com excessão dos servidores da saúde, que deverão ter o salário em sua conta no dia 1º de outubro, sexta-feira. (Agecom).

Estadão sai do armário e defende candidatura de Serra

O jornal O Estado de São Paulo publicou neste domingo um editorial denominado "O mal a evitar" (leia na íntegra clicando aqui) uma demonstração ferrenha de ódio ao presidente Lula e de apoio à candidatura do tucano José Serra. De fato, já estava na hora do PIG* assumir abertamente através de um de seus mais notórios representantes (O Estadão) de que lado está.
Em um trecho do editorial, o jornal vai direto onde pretende chegar: "Com todo o peso da responsabilidade à qual nunca se subtraiu em 135 anos de lutas, o Estado apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República, e não apenas pelos méritos do candidato, por seu currículo exemplar de homem público e pelo que ele pode representar para a recondução do País ao desenvolvimento econômico e social pautado por valores éticos. O apoio deve-se também à convicção de que o candidato Serra é o que tem melhor possibilidade de evitar um grande mal para o País".
Realmente O Estadão, a Folha, as Organizações Globo, que surgiram ou se estabeleceram num contexto de Estado de Excessão não se acostumaram a viver num mundo onde há de fato democracia e que as classes C, D e E estão se tornando protagonistas.
Segundo Vicente Busch, em comentário de rodapé da mensão de Paulo Henrique Amorim ao assunto, considera o essencial desse episódio: "A velha mídia esta saindo do armário. Tá assumindo que é partidária da direita na véspera da eleição. Quanta imparcialidade! O caráter democrático fica patente! Que exemplo ético e moral. Mas como a vice-procuradora-geral da Justiça Eleitoral Sandra Cureau vai reparar o equilíbrio democrático do pleito presidencial, a honra do Presidente da República e da candidata Dilma após 8 anos de campanha difamatória promovida pelo PiG nas capas dos seus jornais e revistas e principais programas de rádio e tv? Que justiça esperar da procuradora Cureau que não vê o partidarismo do PiG nem acompanha os gastos do Serra através do Diário Oficial, mas acolhe denuncias anônimas contra Revista Carta Capital e o Blog Amigos do Presidente Lula?"
Acho que O Estadão fez o certo em "sair do armário" e assumir que está do lado dos colonizadores europeus, dos facistas e dos militares golpistas de 1964. Finalmente, em minha posição quase irônica, acredito que veículos que tem posturas semelhantes deveriam fazer o mesmo e assumir sem meias palavras e sem reservas de que lado estão. Vai o recado para o Diário da Manhã, Organizações Jaime Câmara, membros importantes do diretório estadual do PIG em Goiás.
Ainda bem que o PIG terá pelo menos mais quatro anos para sufocar no próprio veneno e morrer de ódio. Afinal, o PIG tem um partido, uma ideologia, mas não desfruta de um candidato, apenas defende uma marionete que será devolvida a São Paulo em 4 de outubro.

(* Segundo Paulo Henrique Amorim, em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista).

Santo de casa faz milagres e mesmo assim é crucificado

Enquanto o governo brasileiro do presidente Lula bate records atrás de records e ganha reconhecimento internacional, o PIG (Partido da Imprensa Golpista), a oposição política que de fato existe no país, insiste em atacar o presidente operário com uma maré de falácias. Veja no texto de Nelson Sá, destacado pelo blog Os Amigos do Presidente Lula:

"Bolsa do Brasil é agora a segunda maior do mundo", postaram "Wall Street Journal" e outros no final da semana. O "Financial Times" descreveu como Lula "levantou salvas e aplausos na Bolsa após concluir o maior lançamento jamais realizado". Sob o título "Investidores correm em bando ao Brasil", o "Guardian" abriu descrevendo como "por anos 'Lula' foi palavrão na Bolsa de São Paulo", mas "os tempos mudaram". Os jornais ecoam declarações de Lula no pregão, como "não foi em Frankfurt, não foi em Londres, não foi em Nova York. Foi aqui em São Paulo!".
O "WSJ" foi além, publicando no sábado uma comparação entre a oferta da Petrobras e a operação prevista na GM. São empresas "emblemáticas de seus países", mas hoje, sob controle do governo, a montadora não tem a mesma perspectiva. Sua oferta visa reduzir o controle estatal, o que, diz o "WSJ", "é elogiável, mas não é estímulo para venda forte"
Como outros pelo mundo, também o "New York Times" noticiou "o maior lançamento de ações da história, armando a Petrobras com o dinheiro necessário para implantar seu ambicioso plano".
A "Economist" postou que não é exagero descrever a operação da Petrobras como "um grande sucesso", porém "agora vem a parte difícil" _o que inclui levantar ainda mais dinheiro, achar gente qualificada etc.No Bloomberg Will Landers, falou do fundo BlackRock, avaliou que "o fato de a Petrobras ter sido capaz de levantar a maior operação jamais realizada, a dez dias da eleição presidencial, mostra o quanto este mercado avançou".
A Escola de Guerra do Exército dos EUA publicou estudo de 86 páginas sobre os "Dilemas da Grande Estratégia Brasileira" -a "grande estratégia de Lula" para "posicionar o Brasil como líder de uma América do Sul unida". Em suma, " foi bem-sucedida em elevar o perfil", mas "expôs dilemas estratégicos" como "as tensões crescentes com os EUA".
Do indiano "Business Standard" à alemã Deutsche Welle, ecoa o novo esforço conjunto de Índia, Alemanha, Japão e Brasil para reformar o Conselho de Segurança. O chanceler alemão vê "boas chances".O mesmo "FT" noticiou de Ramallah que a "Autoridade Palestina abre negociações comerciais com Mercosul". O primeiro-ministro Salam Fayyad "embarcou no esforço de preparar o caminho para a independência" do país.
"National" e "Gulf News", dos Emirados Árabes Unidos, deram que o país "está pronto para comprar aviões militares do Brasil", citando o cargueiro KC-390, parte de um amplo "acordo de defesa" entre as nações".

Enquanto isso... na nossa imprensa brasileira....o destaque é....

'O "Estado" apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República.' Do editorial "O mal a evitar", do jornal "O Estado de S. Paulo", ontem.

No último sábado (25) assisti ao programa Painel da Globo News quando William Waack ao lado de "mentes pensantes reacionárias" rangiam os dentes de ódio de Lula, Dilma e do sucesso do Partido dos Trabalhadores, embasados num suposto e fantasioso ataque do governo à liberdade de imprensa para justificar os seus olhos vermelhos de raiva.

Eita nóis!

Produtores recebem 92,74% a mais pelo feijão carioca

Entra em vigor hoje, dia 27, nova pauta de valores referenciais para incidência de ICMS do grupo feijão comercializado em Goiás. Levantamento da Coordenação de Pesquisa Mercadológica da Gerência de Informações Econômico-Fiscais, da Secretaria da Fazenda, verificou que o feijão carioca teve um aumento de 92,74%, no preço pago ao produtor, passando de R$89,50 para R$172,50, a saca de 60 quilos.
O feijão preto também registrou aumento de preço, passando de R$87,50 para R$113,75, a saca de 60 quilos, uma alta de 30%. O feijão jalo, passou de R$110,00 para R$165,00, a saca de 60 quilos, um aumento de 50%. Os dados do mercado atual indicam uma nova alta do produto que provavelmente terá a pauta reajustada, outra vez, na próxima semana. Conforme o novo levantamento dos técnicos da Sefaz, a saca de 60 quilos do feijão carioquinha já está sendo comercializada a R$200,00.
Entra em vigor também nesta segunda a nova pauta para cobrança de ICMS do grupo milho, vendido em Goiás. A saca de 60 quilos do milho debulhado passou de R$16,07 para R$18,63, um aumento de 15,93%. Já o milheto passou de 0,17 (centavos) para 0,24 o quilo, um acréscimo de 41,18%. Entra em vigor também nesta segunda-feira, 27, nova pauta de valores referenciais para incidência de ICMS dos produtos do grupo sorgo. A saca de 60 quilos do sorgo, em grão, passou de R$10,50 para R$14,40, registrando um aumento de 37,14%. Os produtos do grupo soja também terão nova pauta de valores, nesta segunda, 27. O quilo da soja em grão passou de 0,56 (centavos) para 0,63 (centavos), um acréscimo de 12,5%. (Agecom/ Rádio Rio Vermelho).

Inscrições da UEG prorrogadas até dia 6 de outubro

O prazo para as inscrições para o Processo Seletivo 2011/1 e para o Sistema de Avaliação Seriado - SAS da UEG foi prorrogado até o dia 6 de outubro, e só podem ser feitas pela internet. São 3.964 vagas para o PS e 991 para o SAS - Sistema de Avaliação Seriado. O valor da inscrição é de R$ 90 para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, R$ 80 para os demais cursos e R$ 40 para os candidatos treineiros. Para o SAS, a taxa de inscrição é de R$ 40 para alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio e de R$ 48 para alunos da 3ª série do ensino médio.
As informações estão nos sites: www.vestibular.ueg.br e www.sas.ueg.br, ou pelo site www.nucleodeseleção.ueg.br. (Rádio Rio Vermelho).

domingo, 26 de setembro de 2010

Carreata sofreu atentado no Entorno, dizem peemedebistas

Segundo a assessoria do candidato ao senado Adib Elias (PMDB), durante carreata realizada pela coligação Goiás Rumo ao Futuro (PMDB, PT e PCdoB), neste domingo (26), às 17 horas, na cidade de Águas Lindas, Entorno do Distrito Federal, um motoqueiro abordou a camionete que levava a carga de foguetes usada para abertura da carreata e jogou uma bomba de fabricação caseira dentro do veículo. Houve uma grande explosão.
Cerca de 15 pessoas ficaram feridas, entre elas, parte da equipe de apoio de Adib Elias, além de 3 crianças e um bebê de 10 meses, que sofreram queimaduras de 1º e 2º graus. O fogueteiro da campanha, mais conhecido por Bagaceira, pulou da camionete no momento do atentado, mas ainda sim se feriu. O motorista conseguiu retirar o veículo do comboio de carros e evitar que mais pessoas fossem feridas.
O candidato ao senado pela coligação Pedro Wilson (PT) sofreu forte abalo por conta do barulho ensurdecedor da explosão e necessitou de atendimento médico. Em virtude da grande explosão e confusão provocada pela bomba, policiais que acompanhavam a carreata nada puderam fazer para prender o motoqueiro.
A coordenação da campanha do candidato Adib Elias acredita que este foi um ato orquestrado pelos adversários da candidatura de Iris Rezende, Adib Elias e Pedro Wilson. Em entrevista à RÁDIO 730, Marcelo Melo, candidato à vice-governador pela coligação, lamentou o fato, que ele considera que teve motivação política. “Estamos fazendo nossa campanha de forma limpa e transparente, conversando com as pessoas e mostrando nossas propostas. O que assistimos nos entristece muito, porque não é esse tipo de política que nós acreditamos”, disse.
Moradores da região que presenciaram o fato, porém, dizem que o que ocorreu foi um acidente por falha humana ou problema do material. A polícia ainda não divulgou detalhes sobre o inquérito e a investigação sobre o caso. (Rádio 730/ Correio Braziliense).

Orizona perde e termina em terceiro na Copa Flávios

O Orizona Esporte Clube terminou a primeira fase da Copa Flávios/ Umbro de Futebol Amador na 3ª colocação do grupo 2, com 11 pontos. A equipe perdeu a última partida para o líder Sol Nascente em Trindade por 2 a 0. A partida foi nesse domingo (26), no Estádio Abrão Manuel da Costa.
A equipe orizonense se classificou no grupo, ao lado de Sol Nascente, Resende e Gyn Sports. Nas oitavas-de-finais o Orizona enfrentará o Aragoiânia em duas partidas de ida e volta. A Federação Goiana de Futebol divulga nesta semana os locais e horários das partidas, apesar da tabela ter sido feita desde antes do ínício da competição.

Chove em Orizona depois de 130 dias de seca intensa

Um fato ansiosamente esperado surpreendeu os moradores de Orizona no início da noite deste domingo (26 de setembro). Depois de aproximadamente 130 dias sem uma gota de chuva, eis que a precipitação caiu em solo orizonense. A silenciosa e agradável chuva de aproximadamente 20 minutos apagou a poeira da cidade e arredores, diminuiu a temperatura e melhorou a sensação de umidade do ar.
A expectativa dos moradores é que as chuvas continuem por esses dias. Mas segundo o portal Clima Tempo, não há previsão de chuvas pelo menos até a próxima quinta-feira. A chuva que ocorreu seria mesmo ocasional. A previsão de segunda até quinta-feira são de temperaturas diárias que vão de 22 a 39º C, com dias claros e poucas nuvens. A umidade prevista vai de 19 a 65%. A partir de sexta-feira (início de outubro), a previsão de chuvas deverá concretizar.