sábado, 3 de março de 2012

Giro pelos últimos boatos da Política em Orizona

CAROS LEITORES, OS TÓPICOS ABAIXO SÃO PREDOMINANTEMENTE BOATOS. QUALQUER RELAÇÃO COM A VERDADE É MERA COINCIDÊNCIA:


- Tem reunião do grupo FICO, formado por todos os partidos de oposição, no povoado de Buritizinho neste domingo, 04 de março, a partir das 10 da manhã, com a presença do deputado estadual Valcenor Brás, do PTB.
- A última reunião do FICO, no distrito de Ubatan, segundo informações de terceiros, foi um fiasco, com presença de pouquíssimas pessoas da comunidade e com a ocorrência de alguns desentendimentos entre as lideranças do grupo.
- O FICO, depois de muito tentar, conseguiu ser recebido pelo governador Marconi Perillo. Há muitas incertezas quanto à composição da chapa majoritária do grupo, mas segundo boatos, o predileto do governador é Chico do Evaristo. Marconi só investiria na sua base em Orizona se o candidato fosse do PSDB.
- O médico Joaquim Marçal (PSDB) e outros pré-candidatos do FICO estariam utilizado da informação que o ex-prefeito Dr. Itamar (PP) não poderia ser candidato por problemas nas contas de sua gestão, para defender as suas pré-candidaturas. Essa informação não é verdadeira, porque as contas não aprovadas de Itamar ainda estão em julgamento e assim, ele ainda não teria problemas com a Lei da Ficha Limpa.
- Em pesquisas internas realizadas por partidos orizonenses, o único da oposição que hoje teria apoio e popularidade do eleitorado para disputar uma eleição seria o próprio Itamar. Já Roseli (PSB) estaria muito desprestigiada entre os seus eleitores, na maioria das vezes, peemedebistas insatisfeitos que vieram a fundar o partido, mas que jamais aprovariam uma aliança com os partidos que vieram da antiga ARENA.
- Muitos nomes pleiteiam uma pré-candidatura para disputar a eleição com o PMDB. Os mais novos a virem em evidência foi os dos agropecuaristas Nelson Carneiro e Oleno Marçal, que podem ser uma alternativa, pois não possuem desgaste nenhum.
- Aderindo a metodologia das reuniões nas comunidades, iniciada pelo FICO, o PMDB iniciou na última semana uma série de reuniões que irá culminar com um encontro municipal no dia 30 de março.
- Segundo informações da direção do PMDB, na primeira reunião, dia 28 de fevereiro, em Montes Claros, foram colhidas mais de 100 assinaturas somente de moradores da região. A militância está respondendo uma pesquisa que avalia a atuação do governo municipal e sugere quais rumos o partido deverá tomar.
- Em Montes Claros, o ex-prefeito Anteres, atual presidente do PMDB, defendeu a continuidade de Felipe Dias e praticamente se lançou candidato a vice. Anteres ressaltou que não há nenhuma diferença entre ele e o prefeito Felipe Dias.
- A postura de Anteres desagrada o PT e o PR, da base governista. Os partidos dizem que só coligarão se for mantida a composição da chapa majoritária. Anteres também tem muita rejeição no segmento evangélico, que foi nas últimas eleições fundamental para levar Felipe à prefeitura. Estaria o partido disposto a encampar uma chapa "puro sangue"?
- Com os impasses que estão sendo gerados, muitos peemedebistas já defendem que seja realizada uma convenção para definir sobre a formação das chapas majoritária e proporcionais. Em nota oficial do PMDB, a direção do partido disse disposto a negociar alianças com qualquer agremiação partidária que seja.
- O PMDB definiu também que somente a executiva do partido está autorizado a fazer as articulações com outros partidos. O presidente do PR, Wesley Camamugi, teria comentado que o partido não discutiria alianças com Anteres e Rinaldo Costa. Enquanto isso, o próprio PR dá sinais de estar aberto a propostas do FICO.
- Já o PT disse que só coligará novamente com o PMDB se pelo menos tiver Antônio Baiano vice de Felipe Dias. Do contrário, só coligará com qualquer partido se tiver o atual vice-prefeito na "cabeça de chapa". Ou ainda se não for possível, o partido optará por uma disputa autônoma.
- Na reunião do PMDB no dia 01 de março no povoado de Taquaral, a surpresa foi a presença do ex-vereador Zé Coalhada, que integra a oposição. Dizem que o líder comunitário inclusive mobilizou a comunidade para a reunião, que contou com a presença de mais de 120 pessoas.
- O presidente do PMDB, Anteres, até brincou com Zé Coalhada, dizendo que se o mesmo quisesse, as fichas de filiação estavam ali, e que ele poderia fazê-la naquele momento.
- A próxima reunião do PMDB será dia 06 de março, no povoado de Corumbajuba. Segundo alguns peemedebistas daquela região, como o professor Nélio, já foi feita uma reunião preparatória para o grupo local definir a postura que irão defender na reunião.
- O fato é que, aconteça o que acontecer, o PMDB terá os seus três mil e poucos votos. Aconteça o que acontecer, PSDB, PP, DEM, PSB e PTB terão os seus três mil e poucos votos. Os votos restantes são os que definem as eleições.
- Resta agora a seriedade e a sabedoria dos líderes partidários em consolidar alianças, porque uma margem pequena de eleitores irá definir o futuro político/ administrativo no município. Mesmo um partido pequeno, que fique fora da "distribuição", poderá definir as eleições, para um lado ou para o outro.

* Texto por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Quarta rodada do Campeonato Municipal - Série B

Neste sábado, 3 de março, haverá rodada completa do Campeonato Municipal de Futebol de Orizona, série B. Confira os jogos que acontecerão no período da tarde nos gramados do município e valerão pela quarta rodada da competição:



Série B - Grupo A:
Local: Campo da Mata
14 horas: Corumbajuba x Rio do Peixe.
16 horas: Mata B x São Paulo JL B.

Série B - Grupo B:
Local: Estádio Dom Antônio, em Orizona
14 horas: Metalúrgica Robin x Máster da Firmeza.
16 horas: União B x Taquaral.

* Com informações de Elson Caixeta/ Rádio Orizona Web. Todos os direitos reservados.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Creche será construída em Orizona com 120 vagas

A Prefeitura Municipal de Orizona prepara, para os próximos dias, o início da construção de uma creche padrão FNDE na cidade de Orizona. Ela será localizada no Bairro Cinelândia, na Av. Raphael Lemes Franco (local onde normalmente se instalam os circos).
Segundo o secretário de Administração, Rinaldo Costa, o local escolhido para a instalação da creche foi estratégico, pois está no centro da região que hoje concentra 80% da demanda de vagas em creche, tal seja o bairro Nossa Senhora de Fátima, Campo Formoso, Santa Luzia, Residencial Palladium, além do próprio Bairro Cinelândia. 
A licitação para escolha da empresa que construirá já foi iniciada e 07 construtoras foram habilitadas. A expectativa é de que logo agora no início de março o prefeito Felipe Dias tenha condições de assinar a Ordem de Serviço.
De acordo com o secretário de Educação, Paulo Acácio, a vontade do Governo Municipal é de que a creche seja inaugurada ainda este ano.

* Texto com informações de Nilsinho Vaz/ Prefeitura de Orizona. Imagens: FNDE/MEC. Todos os direitos reservados.

EFAORI comemora o seu 13º Aniversário com uma Pamonhada

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona comemorou nesta quinta-feira (1º de março) o seu 13º aniversário de fundação. Durante a noite foi realizado um serão de estudos com a presença dos atuais estudantes, egressos, familiares, monitores e parceiros, além de membros da diretoria do Centro Social Rural de Orizona, entidade mantenedora da escola.
Com o trabalho de estudantes e de funcionários, foi preparada uma grande pamonhada com a produção de milho da lavoura que escola mantém, em área a um quilômetro da sua sede. Depois do jantar, aconteceu um momento com dinâmicas e relatos que fizeram os presentes lembrar e/ou conhecer um pouco da trajetória da escola, que efetivou em 1999, em prédio emprestado pela Prefeitura de Orizona, na região do Rio do Peixe, com 23 estudantes, e hoje já formou centenas de técnicos em Agropecuária.
Na abertura do evento, a diretora Aparecida Maria Fonseca saudou a todos os presentes. Em seguida um grupo de estudantes apresentou símbolos e cartazes relembrando aqueles que contribuíram com a trajetória da escola. Logo após, o monitor e egresso Luciano Alves Ferreira fez um depoimento sobre os momentos que mais lhe marcou enquanto estudou na instituição.
O ex-presidente do Centro Social, Sebastião Fernandes de Oliveira (Curraleiro), também falou daquele processo e lembrou os parceiros e o crescimento pessoal que experimenta qualquer pessoa que passa pela EFAORI.
Os estudantes Denis e David, da 3ª série, fizeram a leitura de um texto (de autoria de Denis) sobre a importância da escola na vida de quem já estudou e dos quase 100 estudantes e estão matriculados ali. 
Muito emocionado, o presidente do Centro Social, Antônio Baiano, lembrou o papel da Comissão Pastoral da Terra - Regional Goiás na implantação da EFAORI e resgatou a memória do amigo pessoal e colega na CPT, Luiz Ório, que muito contribuiu para o surgimento da escola.
Algumas lideranças municipais, como o presidente da Câmara Municipal de Orizona, Reinaldo Cardoso, o presidente do PASORI, Gerson Pinheiro, e o presidente do Sindicato Rural de Orizona, Domingos Sávio Ribeiro, prestigiaram o evento.
O blog Orizona em Foco parabeniza a EFAORI e reconhece a sua importância na história recente do município de Orizona. Parabéns!!!

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa Saúde Toda Hora garante atendimento 24 horas em Unidade de Saúde de Orizona

Em evento com a presença de toda a Administração Municipal, foi lançado nesta quarta-feira (29 de fevereiro), o atendimento 24 horas na Unidade Básica de Saúde do bairro Boa Vista. O local já era sede temporária da Equipe II da ESF - Estratégia de Saúde da Família, já que o Posto de Saúde do bairro Santa Maria passará por reformas. O Programa Saúde Toda Hora foi criado para garantir a toda a população uma saúde pública, gratuita e de qualidade.
Assim, de segunda à sexta-feira, durante o dia, funcionará normalmente, o ESF. No período noturno, durante a semana, teremos atendimento médico no sistema de plantões, com a presença de equipe formada por um médico e uma enfermeira. Nos finais de semana e feriados os plantões serão nas 24 horas do dia.
O projeto de implantar o atendimento 24 horas foi um compromisso de campanha do atual prefeito Felipe Dias, que segundo ele mesmo, caminhando pelos bairros e povoados, percebeu um grande clamor da população por uma atenção maior nos serviços de saúde.
Assim, segundo o prefeito, quando assumiu a gestão do Município, logo mobilizou sua equipe para implantar o Centro de Apoio em Goiânia, com um atendimento atualmente muito bem avaliado pelos usuários. Também melhorou o pronto-atendimento ao adquirir mais duas ambulâncias novas e implantar uma base do SAMU 192. "Antes o município só possuía uma ambulância, já muito calejada. Quando ela quebrava, tínhamos que pedir ambulância emprestado com Vianópolis, Pires do Rio ou São Miguel do Passa Quatro. Era um pedido vergonhoso para um município de 15 mil habitantes".
Segundo o prefeito, que estava na ocasião muito emocionado, ao longo da sua gestão também ampliou os serviços médicos especializados com a contratação de profissionais em diversas áreas e aumentou a pactuação com o Hospital da cidade. De janeiro de 2009 até a presente data foi repassada pelo município ao hospital a quantia aproximada de 1.590.000,00 (um milhão e quinhentos e noventa mil reais).
Felipe deixou bem claro que a abertura do atendimento 24 horas não inviabilizará o convênio com o hospital. O termo de credenciamento para esse exercício já foi assinado e consta no objeto os mesmos valores praticados em 2011, para serviços de internações, pequenos procedimentos e exames hospitalares encaminhados pela secretaria municipal de Saúde.
O prefeito comentou que buscou durante esses três anos recursos estaduais e federais para a implantação de um ambulatório médico. "Eles estão na contramão da história: municípios com menos de 50 mil habitantes, na lógica deles, nunca poderiam ter um hospital público de referência. Mas entendemos que é preciso descentralizar os serviços de saúde. Hoje os hospitais em Goiânia e Aparecida de Goiânia estão um caos só por conta da superlotação de pacientes".
"Quando percebemos que não conseguiríamos recurso juntos ao estado e governo federal, buscamos no patrimônio de nosso município o que precisávamos. Tínhamos cerca de 800 lotes e pretendíamos alienar apenas 8% desses e algumas sucatas de maquinários, através de leilão. Mas infelizmente forças contrárias impediram a realização do sonho do povo orizonense. Aquele dia foi para nós como se tivesse morrido um parente muito próximo. Mas o povo entendeu o nosso empenho e nos confortou naquela ocasião", acrescentou o prefeito.
"Agora dizem que podemos até implantar o atendimento, mas que segundo essas bocas, nunca poderíamos mantê-lo. Ora, municípios de menor porte, como Santa Cruz e São Miguel do Passa Quatro, possuem hospital público e conseguem mantê-lo. Nós também podemos", afirmou.
O prefeito disse ainda que nos últimos dias estava muito empenhado e encontrou junto com o secretário de Saúde Renato Vieira da Cunha a alternativa para solucionar aquela demanda. Assim, a secretaria comprou os equipamentos e os insumos necessários e contratou os profissionais para garantir a implantação do atendimento nesta data histórica.
O lançamento do atendimento 24 horas contou com um grande público. Cerca de 500 pessoas compareceram ao local para prestigiar a grande iniciativa da Prefeitura de Orizona.   O evento contou com a presença do prefeito Felipe Dias, vice-prefeito Antônio Baiano, secretário municipal de Saúde Renato Vieira da Cunha, presidente da Câmara Reinaldo Cardoso, o assessor parlamentar do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), o presidente do Conselho Municipal de Saúde Alfredo Silveira Mesquita, demais secretários municipais e vereadores, estudantes, diversos servidores municipais, além de diversas lideranças comunitárias.
O lançamento do Programa Saúde Toda Hora foi aberto com uma grande caminhada em Defesa da Saúde Pública no Município de Orizona. A caminhada saiu da Prefeitura pela manhã e seguiu pelas ruas da cidade, passando primeiro pelo Centro Comercial da cidade, Posto de Saúde do bairro Santa Maria e Centro de Saúde do bairro Boa Vista.
Depois da caminhada pelo centro da cidade e passado pela Avenida Augusto Pereira de Mesquita, bairro Boa Vista, a caminhada chegou ao Posto do Santa Maria, onde foi lançada a pedra fundamental da obra de reforma e ampliação daquela unidade de saúde do Município. O benefício foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado Rubens Otoni no valor de R$ 101 mil. Ali será construída também infraestrutura adequada para o funcionamento em definitivo do atendimento 24 horas daquela unidade.
No horário de plantões médicos, o paciente poderá receber o primeiro atendimento gratuito na Unidade Básica de Saúde, localizada na na Rua 23, Esquina com Rua 20, Qd P, Lt 05, s/n, Boa Vista, próximo ao batalhão da Polícia Militar. Se necessário, o mesmo será encaminhado para o Hospital da cidade ou para outro município. Durante a semana, de 7 às 17 horas, o paciente poderá buscar o atendimento na unidade de saúde da ESF em sua área. Nesse caso, o procedimento não muda.
O atendimento no período noturno, feriados e finais de semana visa garantir que o paciente que desejar possa consultar gratuitamente. Nesta primeira noite de atendimento, dezenas de pessoas já procuraram a Unidade, onde foram atendidas adequadamente e encaminhadas, se necessário.

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Prefeitura de Orizona realiza caminhada em defesa da Saúde Pública

A Prefeitura de Orizona realizou nesta quarta-feira (29) uma grande caminhada em Defesa da Saúde Pública no Município de Orizona. A caminhada saiu da Prefeitura pela manhã e seguiu pelas ruas da cidade, passando primeiro pelo Centro Comerciar da cidade, Posto de Saúde do bairro Santa Maria e Centro de Saúde do bairro Boa Vista.
O evento contou com a presença do prefeito Felipe Dias, vice-prefeito Antônio Baiano, secretário municipal de Saúde Renato Vieira da Cunha, presidente da Câmara Reinaldo Cardoso, o assessor parlamentar do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), o presidente do Conselho Municipal de Saúde Alfredo Silveira Mesquita, demais secretários municipais e vereadores, estudantes, diversos servidores municipais, além de diversas lideranças comunitárias.
Depois da caminhada pelo centro da cidade e passado pela Avenida Augusto Pereira de Mesquita, bairro Boa Vista, a caminhada chegou ao Posto do Santa Maria, onde foi lançada a pedra fundamental da obra de reforma e ampliação daquela unidade de saúde do Município.  O benefício foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado Rubens Otoni no valor de R$ 101 mil. Ali será construída também infraestrutura adequada para o funcionamento em definitivo do atendimento 24 horas daquela unidade.
Por enquanto, o atendimento 24 horas funcionará no Centro de Saúde do bairro Boa Vista, na rua 20, próximo ao batalhão da Polícia Militar, próximo destino da caminhada.
Naquele prédio funciona de forma provisória a Unidade da Estratégia de Saúde da Família - ESF II. Além do atendimento da ESF em horário comercial, haverá a presença de equipe médica e de enfermagem no período noturno e nos finais de semana. A secretaria de Saúde fez investimentos no Centro de Saúde para poder garantir um pronto-atendimento de saúde pública adequado. Além disso, diversos profissionais de enfermagem e de medicina já foram contratados para fazer os plantões na unidade.
O lançamento do atendimento 24 horas contou com um grande público. Cerca de 500 pessoas compareceram ao local para prestigiar a grande iniciativa da Prefeitura de Orizona. O prefeito Felipe Dias, muito emocionado, resgatou um compromisso ainda de campanha e encheu de esperanças os moradores, principalmente os mais carentes, que podem ter acesso a um plano de saúde e não podem pagar por uma consulta particular e por isso mesmo, geralmente ficavam em casa, esperando a sorte vir para a doença passar.
Com o atendimento 24 horas no Centro de Saúde do bairro Boa Vista, agora, quem necessitar de atendimento à noite, sábados, domingos e feriados, poderá consultar na unidade. Pequenos procedimentos também poderão ser realizados ali. O ato da Prefeitura de Orizona foi em defesa de uma saúde pública, gratuita de qualidade, conforme está sendo discutido no tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa em Pires do Rio

A Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Carlos Antonio (PSC), retomou na quinta-feira, 23 de fevereiro, as visitas aos conselheiros tutelares de municípios goianos. O objetivo dessas visitas é conhecer a realidade de cada município, no que se refere às condições das crianças e adolescentes.
Naquele dia a visita aconteceu em Pires do Rio. Compuseram a mesa além do presidente da comissão, o presidente do conselho tutelar de Pires do Rio, representando o prefeito Adilson dos Reis Felipe, representante da Câmara Municipal, irmã Elidia.
Também estiveram presentes a gestora social e presidente do Creas, Geruza Rosa Gondinho, o sub-comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Pires do Rio, Major Neto, representando o conselho tutelar de Pires do Rio, a conselheira Terezinha Cavalcante dos Reis, além de líderes religiosos e políticos da região.
A reunião em Pires do Rio atendeu a região Sudeste do Estado representada pelos municípios de Orizona, Palmelo, Santa Cruz e Urutaí. O encontro acontece na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Pires do Rio.

* Texto por Assembleia Legislativa-GO. Imagem: Y. Maeda. Todos os direitos reservados.

Emenda de Rubens Otoni beneficia Orizona com reforma de Posto de Saúde

Representando o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), o assessor parlamentar, Madson Rodrigues, participou do lançamento das obras de ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Maria em Orizona e do serviço de atendimento 24 horas que vai começar a funcionar também ali após o término das obras.
O benefício foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado no valor de R$ 101 mil. “É uma alegria poder contribuir para melhorar a qualidade de vida do povo de Orizona e com o desenvolvimento da cidade”, destaca o Otoni.
O prefeito Felipe Dias (PMDB), agradeceu a emenda e afirmou que os orizonenses são privilegiados por ter o deputado como parceiro. “As portas de Orizona estão abertas para Rubens Otoni, que sempre tem nos atendido e buscado benefícios para a nossa cidade”, ressaltou.
O vice-prefeito, Antônio Baiano (PT), também fez os agradecimentos pela emenda e reafirmou o compromisso do deputado com a cidade. “É uma satisfação saber que sempre podemos contar com Otoni, um grande interlocutor nosso com o Governo Federal”, concluiu.

A empresa que realizará a obra é a Teceng Tecnologia em Engenharia Ltda, que tem um prazo de cinco meses para executar a demanda. O contrato prevê um custo de execução da obra no valor de R$ 101.346,60, com recursos do Ministério da Saúde e do tesouro municipal.


* Texto elaborado pela Assessoria do deputado Rubens Otoni. Imagem: Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Aos meus mestres com [muito] Carinho!

Nesses dias em que os professores/ educadores recebem o mínimo de valorização profissional, em que trabalhar na educação tornou uma profissão de risco (financeiro e de segurança pública), recebi esta foto acima, mostrando alguns desses que sempre considerei como heróis e pessoas que devia me espelhar em minha conduta pessoal e profissional.
Ao contrário do que prevalece hoje em que muitos professores são ameaçados, desrespeitados por estudantes, familiares e gestores, aprendi desde minha infância (e não faz muito tempo) que quem educa em uma sala de aula ou fora dela deve ser considerado uma autoridade e que a escola deve ser uma extensão da família.
Nesta imagem temos cinco pessoas que se enquadram, segundo a minha opinião, nesse perfil de "herói" e de "autoridade". Neste 1º de março de 2012, em que se comemora o 13º aniversário de início das atividades na EFAORI - Escola Família Agrícola da Escola, quero lembrar da trajetória daquela escola através de seus diretores, que aparecem acima.
A primeira diretora foi a professora de filosofia e sociologia Luisa Maria Ribeiro Almeida (minha madrinha), que dirigiu a EFAORI de 1999 a 2011. Luisa sempre se destacou pelo seu comprometimento com a Pedagogia da Alternância e com a Educação do Campo.
Depois veio o Felipe Dias, atual prefeito de Orizona, que dirigiu a escola de 2002 a 2004. Felipe foi meu professor de várias disciplinas de ciências exatas e naturais e da parte específica do curso técnico em Agropecuária.
O diretor seguinte foi César Augusto de Castro, o Kalango. O irreverente César foi meu professor desde a 5ª série do ensino fundamental, no Colégio Municipal Dorvalino Fernandes de Castro, em Firmeza. No ano de 2000 foi para a EFAORI, onde foi professor, entre outras disciplinas, de Geografia e Topografia.
Na aparece na imagem, mas a diretora seguinte da EFAORI foi a professora Maria Aparecida de Oliveira e Sousa, a Piri, que trabalha hoje na Escola Municipal Ana Cândida Vieira, no povoado de Taquaral.
O diretor que substituiu Piri foi o tecnólogo em Irrigação e Drenagem Cícero José da Silva. Cícero foi meu colega como monitor da EFAORI. Depois saiu para coordenar o Centaf, em Silvânia. Voltou como diretor e após concluir seu mestrado em Agronomia na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, foi admitido como professor no Instituto Federal Goiano - Campus de Morrinhos.
Com a saída de Cícero em 2011, retornou à EFAORI a professora Aparecida Maria Fonseca, que veio para assumir a direção da escola. Cida tem uma trajetória relevante e é muito prestigiada nas instituições em que trabalhou. Foi minha professora de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira nos três anos em que estudei na Escola Família Agrícola.
A todos os gestores do Centro Social Rural de Orizona, entidade mantenedora da EFAORI, educadores, funcionários, parceiros, familiares e estudantes de hoje e do passado, vimos através deste texto, parabenizar a EFAORI por esses 13 anos de sucesso em Orizona e nos municípios da região. É uma escola que realmente forma cidadãos, como diz o seu slogan. Parabéns!!!


* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Cida Fonseca. Todos os direitos reservados.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Marrequinho: A Mudança para Goiânia - Capítulo II

Em 1947, minha mãe foi aconselhada por sua irmã (tia Clotildes), que morava na nascente Goiânia a vir buscar oportunidades para a meninada que não via forma de sobreviver na pequenina cidade de Campo Formoso. O mesmo tio, Braulino, dono de um caminhão (International), se ofereceu para trazer (de graça, é claro) os cacarecos que compunham a mudança dos parentes pobres. E assim foi. Chegando á Goiânia, cada qual se esperneava como podia para conseguir qualquer trabalho, por mais insignificante que fosse, com o intuito de colaborar com o sustento da numerosa família. De minha parte, já com sete anos, arranjei uma caixa de engraxate com a qual conseguia alguns trocados, engraxando sapatos dos frequentadores do passeio de vai e vem, que se fazia na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas e nas vizinhanças do Setor Bonfim, onde fomos morar. Fui jornaleiro, vendedor de doces (feitos pela minha mãe), cobrador de ônibus, carregador de marmitas pra trabalhadores que construíam a nova Capital goiana. Um pouco mais tarde fui lustrador de móveis, sistema de aplicação com uma “boneca” de algodão embebido em verniz (que consiste de goma laca dissolvida em álcool) e óleo de linhaça, que é o que permite que se aplique camadas, uma após a outra, até que a madeira do móvel fique com os poros cobertos pelo dito verniz e adquira o tão admirado brilho dos móveis envernizados. Hoje isso é feito de uma maneira bem mais fácil. Aplica-se o preparo com “revolver” de pintura e são usados produtos da mesma natureza, mas, de composições e consistências diferentes. 

Exercendo essa profissão (entre os quatorze e dezesseis anos de idade), eu e meu irmão Jair, trabalhamos por algum tempo (um ano e meio, talvez), numa firma recém-instalada em Goiânia, com o nome fantasia de "Móveis Novo Mundo", pioneira no ramo de móveis em Goiás, firma essa fundada pelo Sr. Luziano Martins (Zico) em sociedade com o Sr. Ciro Xavier. O lustrador chefe, chamado Altair tinha vínculo empregatício com a firma, e, terceirizava parte do serviço, a nós. Os móveis a serem envernizados eram fabricados em Tupaciguara-MG e transportados de caminhão, para cá, onde se fazia o devido acabamento. A referida loja funcionava na Avenida Anhanguera, num imenso Galpão que ficava quase em frente a Rádio Brasil Central, no início da baixada do Botafogo (hoje Vila Nova). Mas, o que eu queria realmente, era me tornar um violeiro cantador. Um caipira. 
Desde cedo (aos seis anos de idade) descobri certa queda para cantar em dueto, modas sertanejas que eu aprendia ouvindo rádio, geralmente na casa de algum parente ou vizinho, que a gente não possuía esse artefato que trazia notícias e cantigas de tão longe. Cantar em dueto é um dom nato de toda a minha família. Todos os meus irmãos eram cantadores. Como diria muito mais tarde o compositor, poeta e cantador Zé Mulato (Zé Mulato e Cassiano) em sua moda intitulada Violeiro, lá em casa quando nascia uma criança e quando a mesma chorava, quem prestasse atenção perceberia que ela chorava fazendo dueto na canção de ninar que a mãe carinhosamente cantarolava. 
Por pouco tempo frequentei escola. Completei apenas o curso primário que tinha a duração de quatro anos (hoje são nove), no Grupo Escolar Victor Coelho de Almeida que funcionava na Avenida São Paulo, em Campinas, onde sempre moramos. Posteriormente o Grupo foi transferido lá pras banda da Vila Abajá. Guardo muitas lembranças boas de alguns colegas de classe, e, de certa professorinha que fazia sonhar a minha alma de criança. Fui, sou e serei, sempre, um sonhador. E, dos sonhos que sonhei, alguns realizei, outros, ainda não. 




* Segundo capítulo do livro "Marrequinho - O Menino de Campo Formoso", de Francisco Ricardo de Souza. Imagens: acervo pessoal. Publicação autorizada pelo autor. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Prefeitura lançará Atendimento Médico 24 horas na Rede Pública de Saúde nesta quarta-feira


A Prefeitura de Orizona realizará nesta quarta-feira (29) uma grande caminhada em Defesa da Saúde Pública no Município de Orizona. A caminhada sairá da Prefeitura às 9 horas e seguirá pelas ruas da cidade, passando primeiro pelo Centro de Saúde do bairro Boa Vista e encerrará no Posto de Saúde do bairro Santa Maria.
O evento contará com a presença do prefeito Felipe Dias, vice-prefeito Antônio Baiano, secretário municipal de Saúde Renato Vieira da Cunha, presidente da Câmara Reinaldo Cardoso, demais secretários municipais e vereadores, além de diversas lideranças comunitárias.
No Centro de Saúde do bairro Boa Vista, na rua 20, próximo ao batalhão da Polícia Militar (imagem acima), acontecerá o lançamento de um dos grandes projetos dessa administração: o atendimento médico 24 horas naquela unidade de saúde. Naquele prédio funciona de forma provisória a Unidade da Estratégia de Saúde da Família - ESF II.
Além do atendimento da ESF em horário comercial, haverá a presença de equipe médica no período noturno e nos finais de semana. A secretaria de Saúde fez investimentos no Centro de Saúde para poder garantir um pronto-atendimento de saúde pública adequado. Além disso, diversos profissionais de enfermagem e de medicina já foram contratados para fazer os plantões na unidade.
Após o lançamento do atendimento 24 horas, serão lançadas também as obras de reforma e ampliação do Posto de Saúde do bairro Santa Maria (imagem abaixo). Os recursos para construção da unidade foram viabilizados junto ao Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), intermediada pela liderança petista no município, principalmente do vice-prefeito Antônio Baiano.

A empresa que realizará a obra é a Teceng Tecnologia em Engenharia Ltda, que tem um prazo de três meses para executar a demanda. O contrato prevê um custo de execução da obra no valor de R$ 101.346,60, com recursos do Ministério da Saúde e do tesouro municipal.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Jaciara Saavedra Monteiro. Todos os direitos reservados.

Resultados do Campeonato Municipal de Orizona - Série A

Nesse domingo, dia 26 de fevereiro, foi realizada a 3ª rodada do Campeonato de Futebol Amador de Orizona, série A. Esta edição do campeonato, promovida pela secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, homenageia o árbitro orizonense André Luiz de Freitas Castro.
No campo da Posse a Firmeza venceu a Cachoeira por 2 a 1 com gols de Eduardinho e Vonair. Renato marcou para a Cachoeira. No segundo jogo, a Posse venceu o Ubatan por 3 a 0, com gols de Euder (2) e Talles.
Na cidade de Orizona, na reestreia do Estádio Municipal Dom Antônio de Oliveira, o União venceu a Mata por 2 a 1, com gols de Leandro e Auricélio. O gol da Mata foi marcado por Lucas Bilu
No segundo jogo, transmitido pela Rádio Orizona FM, o Guarani venceu o Real Orizona por 2 a 1, Fábio Oliveira e Beto marcaram para o Guarani e Diego marcou para o Real Orizona. Fábio Oliveira é o artilheiro do Campeonato com 7 gols. Beto também do Guarani é o vice-artilheiro com 6 gols. Nesta rodada a folga foi do São Paulo JL.

* Texto com informações de Elson Caixeta e Nilsinho Vaz/ Rádio Orizona Web. Todos os direitos reservados.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vândalos danificam Praça no bairro Cinelândia

A Prefeitura de Orizona, através da secretaria de Ação Urbana, está praticamente concluindo a obra de reconstrução da praça da Vila Esperança, no bairro Cinelândia. Foi feito o calçamento das passarelas, plantio de gramas e árvores, iluminação, instalação de bancos e mesas. É uma obra importante para aquela localidade, que sempre esteve abandonada pelo poder público. Toda a obra está sendo feita com recursos próprios da Prefeitura.
O grande problema é que mesmo antes que a bela praça seja concluída, os vândalos já estão danificando e estrutura desse empreendimento. A imagem acima mostra uma mesa que foi quebrada por uma pessoa não identificada que segundo moradores, subiu na estrutura e pulou até que a mesma fosse inutilizada. Moradores também reclamam que crianças do bairro têm usado o gramado da praça para jogar futebol e brincar, um problema provavelmente provocado pela falta de áreas de lazer no bairro.

* Texto e Imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Projeto Roda Viva terá encontro nesta segunda-feira

Acontecerá na noite desta segunda-feira (27), mais um encontro do Projeto Roda Viva. Será às 19 horas, com CRAS - Centro de Referencia e Assistência Social, ao lado da Secretaria Municipal de Ação Social, na Praça da Amizade, bairro Campo Formoso.
O Projeto, voltado para pais, mães e educadores, busca auxiliar e orientar os responsáveis pela formação de crianças e adolescentes, com a realização de palestras e atividades lúdicas, que venham a dar apoio à família.
O encontro desta segunda tem em sua pauta uma palestra sobre "Violência contra a criança e o adolescente", que será ministrada pela psicóloga Sandra Carlos Pereira Toraci Marçal, uma das coordenadoras do projeto. O Roda Viva é uma iniciativa da secretaria de Ação Social, com o apoio das secretarias de Saúde e de Educação.

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Resultados da terceira rodada do Campeonato Municipal de Orizona - Série B

Na tarde deste sábado (25) foi cumprida a terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Orizona - Série B, com a realização de quatro jogos.
Pelo Grupo A, no campo da Firmeza o Rio do Peixe empatou com a Mata B em 2 a 2. Os gols do Rio do Peixe foram de Fernando e James. Marcaram para a Mata B, Clebinho e Eltinho. No segundo jogo o time da Firmeza B venceu a Corumbajuba por 2 a 1. Marcaram para Firmeza B, Ricardo e Gustavo e Lucas Mendes descontou para a Corumbajuba. No final deste jogo o Árbitro Darcísio e seu Auxiliar Adão foram agredidos pelo jogador Osmando do time da Corumbajuba.
Pelo Grupo B, no campo do Taquaral a tarde foi marcada por empate entre Metalúrgica Robin e Taquaral por 1 a 1 com gol de Kássius marcando pela Metalúrgica Robin e Poquinha descontando para o Taquaral. O outro empate foi no campo do Buriti Grande com o jogo entre Buriti Grande e União B em 3 a 3. Pelo Buriti Grande marcaram Valdir, Paulo Vinícius e Jonas. Pelo União B os gols foram de Givanildo, Jonathan e Fernando.
Na terceira rodada folgaram o Master da Firmeza e São Paulo JL B.

* Texto com informações de Elson Caixeta e Nilsinho Vaz/ Rádio Orizona Web. Todos os direitos reservados.