quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa Saúde Toda Hora garante atendimento 24 horas em Unidade de Saúde de Orizona

Em evento com a presença de toda a Administração Municipal, foi lançado nesta quarta-feira (29 de fevereiro), o atendimento 24 horas na Unidade Básica de Saúde do bairro Boa Vista. O local já era sede temporária da Equipe II da ESF - Estratégia de Saúde da Família, já que o Posto de Saúde do bairro Santa Maria passará por reformas. O Programa Saúde Toda Hora foi criado para garantir a toda a população uma saúde pública, gratuita e de qualidade.
Assim, de segunda à sexta-feira, durante o dia, funcionará normalmente, o ESF. No período noturno, durante a semana, teremos atendimento médico no sistema de plantões, com a presença de equipe formada por um médico e uma enfermeira. Nos finais de semana e feriados os plantões serão nas 24 horas do dia.
O projeto de implantar o atendimento 24 horas foi um compromisso de campanha do atual prefeito Felipe Dias, que segundo ele mesmo, caminhando pelos bairros e povoados, percebeu um grande clamor da população por uma atenção maior nos serviços de saúde.
Assim, segundo o prefeito, quando assumiu a gestão do Município, logo mobilizou sua equipe para implantar o Centro de Apoio em Goiânia, com um atendimento atualmente muito bem avaliado pelos usuários. Também melhorou o pronto-atendimento ao adquirir mais duas ambulâncias novas e implantar uma base do SAMU 192. "Antes o município só possuía uma ambulância, já muito calejada. Quando ela quebrava, tínhamos que pedir ambulância emprestado com Vianópolis, Pires do Rio ou São Miguel do Passa Quatro. Era um pedido vergonhoso para um município de 15 mil habitantes".
Segundo o prefeito, que estava na ocasião muito emocionado, ao longo da sua gestão também ampliou os serviços médicos especializados com a contratação de profissionais em diversas áreas e aumentou a pactuação com o Hospital da cidade. De janeiro de 2009 até a presente data foi repassada pelo município ao hospital a quantia aproximada de 1.590.000,00 (um milhão e quinhentos e noventa mil reais).
Felipe deixou bem claro que a abertura do atendimento 24 horas não inviabilizará o convênio com o hospital. O termo de credenciamento para esse exercício já foi assinado e consta no objeto os mesmos valores praticados em 2011, para serviços de internações, pequenos procedimentos e exames hospitalares encaminhados pela secretaria municipal de Saúde.
O prefeito comentou que buscou durante esses três anos recursos estaduais e federais para a implantação de um ambulatório médico. "Eles estão na contramão da história: municípios com menos de 50 mil habitantes, na lógica deles, nunca poderiam ter um hospital público de referência. Mas entendemos que é preciso descentralizar os serviços de saúde. Hoje os hospitais em Goiânia e Aparecida de Goiânia estão um caos só por conta da superlotação de pacientes".
"Quando percebemos que não conseguiríamos recurso juntos ao estado e governo federal, buscamos no patrimônio de nosso município o que precisávamos. Tínhamos cerca de 800 lotes e pretendíamos alienar apenas 8% desses e algumas sucatas de maquinários, através de leilão. Mas infelizmente forças contrárias impediram a realização do sonho do povo orizonense. Aquele dia foi para nós como se tivesse morrido um parente muito próximo. Mas o povo entendeu o nosso empenho e nos confortou naquela ocasião", acrescentou o prefeito.
"Agora dizem que podemos até implantar o atendimento, mas que segundo essas bocas, nunca poderíamos mantê-lo. Ora, municípios de menor porte, como Santa Cruz e São Miguel do Passa Quatro, possuem hospital público e conseguem mantê-lo. Nós também podemos", afirmou.
O prefeito disse ainda que nos últimos dias estava muito empenhado e encontrou junto com o secretário de Saúde Renato Vieira da Cunha a alternativa para solucionar aquela demanda. Assim, a secretaria comprou os equipamentos e os insumos necessários e contratou os profissionais para garantir a implantação do atendimento nesta data histórica.
O lançamento do atendimento 24 horas contou com um grande público. Cerca de 500 pessoas compareceram ao local para prestigiar a grande iniciativa da Prefeitura de Orizona.   O evento contou com a presença do prefeito Felipe Dias, vice-prefeito Antônio Baiano, secretário municipal de Saúde Renato Vieira da Cunha, presidente da Câmara Reinaldo Cardoso, o assessor parlamentar do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), o presidente do Conselho Municipal de Saúde Alfredo Silveira Mesquita, demais secretários municipais e vereadores, estudantes, diversos servidores municipais, além de diversas lideranças comunitárias.
O lançamento do Programa Saúde Toda Hora foi aberto com uma grande caminhada em Defesa da Saúde Pública no Município de Orizona. A caminhada saiu da Prefeitura pela manhã e seguiu pelas ruas da cidade, passando primeiro pelo Centro Comercial da cidade, Posto de Saúde do bairro Santa Maria e Centro de Saúde do bairro Boa Vista.
Depois da caminhada pelo centro da cidade e passado pela Avenida Augusto Pereira de Mesquita, bairro Boa Vista, a caminhada chegou ao Posto do Santa Maria, onde foi lançada a pedra fundamental da obra de reforma e ampliação daquela unidade de saúde do Município. O benefício foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado Rubens Otoni no valor de R$ 101 mil. Ali será construída também infraestrutura adequada para o funcionamento em definitivo do atendimento 24 horas daquela unidade.
No horário de plantões médicos, o paciente poderá receber o primeiro atendimento gratuito na Unidade Básica de Saúde, localizada na na Rua 23, Esquina com Rua 20, Qd P, Lt 05, s/n, Boa Vista, próximo ao batalhão da Polícia Militar. Se necessário, o mesmo será encaminhado para o Hospital da cidade ou para outro município. Durante a semana, de 7 às 17 horas, o paciente poderá buscar o atendimento na unidade de saúde da ESF em sua área. Nesse caso, o procedimento não muda.
O atendimento no período noturno, feriados e finais de semana visa garantir que o paciente que desejar possa consultar gratuitamente. Nesta primeira noite de atendimento, dezenas de pessoas já procuraram a Unidade, onde foram atendidas adequadamente e encaminhadas, se necessário.

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....