sábado, 24 de agosto de 2019

Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo toma posse como bispo da Diocese de Ipameri

DA REDAÇÃO - Tomou posse canônica, durante celebração eucarística realizada na Catedral Diocesana de Ipameri, neste sábado, 24 de agosto de 2019, o quinto bispo da diocese de Ipameri, Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo. A celebração solene, neste dia de São Bartolomeu, contou com a presença do arcebispo diocesano de Goiânia, Dom Washington Cruz, do bispo de Lages/SC, Dom Guilherme Antonio Werlang, que esteve nesta diocese até março de 2018, do bispo emérito de Uruaçu, Dom José Silva Chaves, do bispo de Itumbiara, Dom Antônio Fernando Brochini e do bispo da diocese de Formosa, Dom Adair José Guimarães.
A celebração contou com a presença dos sacerdotes da diocese de Ipameri e de outras dioceses, de religiosas, religiosos, diáconos, seminaristas, ministros, autoridades políticas e de grande número de membros da comunidade, oriundos de todas as paróquias dos 19 municípios da diocese. Por conta do grande número de fiéis, foi instalado um telão do lado de fora, sob tendas que foram instaladas para esse fim. Ao final da celebração, foi servido almoço para todos os presentes.
Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, nasceu dia 24 de Dezembro de 1966, em Barras-PI. É filho do senhor Agostinho Rodrigues do Rêgo e da senhora Maria Creuza do Rêgo. Cursou da 1ª até a 5ª Série do ensino fundamental em Barras e, continuou os estudos até a 8ª Série do ensino fundamental em Brasília-DF, em escolas públicas.
Ingressou no Seminário Menor São José da Diocese de Uruaçu, em 20 de Janeiro de 1984, onde cursou todo o ensino médio no Colégio Nossa Senhora Aparecida em Uruaçu-GO. Em Janeiro de 1987, continuou seus estudos no Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ, cursou a Filosofia e tornou-se Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II. Em Fevereiro de 1989, iniciou o curso de Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima da Arquidiocese de Brasília e concluiu em Dezembro de 1992.
No dia 13 de Dezembro de 1992, foi ordenado Presbítero na cidade de Uruaçu, por Dom José Silva Chaves.
Foi nomeado Pároco para a Paróquia Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Barro Alto-GO, em 07 de Março de 1993, data em que também foi criada aquela paróquia, sendo ele o seu primeiro Pároco. Em janeiro de 1998, foi nomeado Reitor do Seminário Menor São José da Diocese em Uruaçu; e durante o mesmo período foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estrela do Norte-GO.
Em 24 de Janeiro de 1999, foi nomeado Pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Santa Teresinha de Goiás-GO, onde durante três anos exerceu o seu ministério presbiteral. Dia 10 de Março de 2002, foi nomeado Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, data em que também foi criada esta mesma paróquia, sendo ele o seu primeiro Pároco. Permaneceu como pároco desta comunidade até o dia 27 de abril de 2008. Dia 08 de maio de 2008, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu-GO. Em 27 de Janeiro de 2018, foi nomeado pároco da Paróquia Sant’Ana, cura da Catedral de Uruaçu e vigário geral.
Exerceu, ainda, as seguintes incumbências na diocese de Uruaçu: foi diretor espiritual do ECC 2ª e 3ª etapa; reitor do Seminário Menor São José; foi presidente da Associação de Presbíteros São João Maria Vianney; membro do Conselho de Presbíteros, membro do Colégio de Consultores, Coordenador da Pastoral Presbiteral, vigário forâneo, diretor espiritual no seminário.
Reconheceu, pelo Ministério da Educação, o curso de Teologia, em 2007, na Universidade Católica de Goiás; e, em 2010 reconheceu o curso de Filosofia na Faculdade Católica de Anápolis-GO.
No dia 15 de maio de 2019, através de decreto do Vaticano, tornou-se monsenhor, nomeado bispo para a diocese de Ipameri, vacante desde março de 2019. A sua posse episcopal foi realizada no dia 04 de agosto de 2019, em Uruaçu. Será o quinto bispo de Ipameri, após Dom Gilberto Pereira Lopes (1967-1975), Antonio Ribeiro de Oliveira (1976-1986), Tarcísio Sebastião Batista Lopes (1987-1996) e Guilherme Antonio Werlang (1999-2018).

Ministério Público recomenda que Prefeitura não realize o 3° Festival da Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona


DO MP/GO - O Ministério Público de Goiás recomendou ao prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, que não faça despesas com a contratação de eventos artísticos e culturais para o 3° Festival da Cachaça, Gastronomia e Aniversário de 169 anos da cidade, e demais eventos da mesma natureza, incluindo a contratação de artistas, banheiros, montagens de estruturas e outros relacionados à festa. Esta medida deve ser adotada enquanto o município estiver deficiente na prestação de serviços básicos e essenciais à população.
O festejo está agendado para acontecer entre 12 e 15 de setembro, no estádio municipal. Segundo a divulgação da atividade, a entrada será gratuita, o que indica que o município arcará, sob sua inteira responsabilidade, com o fornecimento de palco, iluminação e camarim, bem como o pagamento de taxas e encargos sobre direitos autorais que possam ser cobrados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Pela programação, serão, pelo menos, quatro shows, instalação de tenda eletrônica e DJ.
No documento, o promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira adverte que o uso de recursos públicos com o custeio do evento significa que a prefeitura gastará inadequadamente dinheiro público em atividade não essencial, infringindo, portanto, o princípio da moralidade.
Ele observa que, em 2019, o pagamento dos valores referentes às férias dos professores foi pago em quatro parcelas, evidenciando a crise que vive a administração municipal. A obra da creche do Setor Cinelândia não foi terminada e o cronograma está atrasado, além disso, não há vagas para atender as crianças de Orizona. A prefeitura ainda tem deixado de realizar os repasses ao Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos Municipais, sendo inegável a deficiência no atendimento e prestação de serviços básicos e essenciais à população. “A situação reclama reflexão e adoção de providências por parte do gestor, visando evitar gastos e priorizar o uso de dinheiro público em obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para a população”, alerta o promotor.
O prefeito tem prazo de cinco dias para informar sobre o acolhimento ou não dos termos da recomendação.

Prefeitura de Orizona promoverá a 5ª Feira Cultural da Lua Cheia

DA PREFEITURA DE ORIZONA - A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social e Diretoria de Cultura e Turismo, em parceira com a Secretaria de Educação, Obras, Transporte e Serviços Urbanos e ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona, realizará nesta segunda-feira (26) a partir das 09 horas, a 5ª Feira Cultural da Lua Cheia. Como de costume, o evento será realizado na praça do Coreto de Orizona.
Acontecerão apresentações culturais, atrações artísticas, bazar, espaço gastronômico, cinema, exposições e venda de artesanatos e orquídeas. Dentre as oficinas, serão realizadas a de Cuidados e Cultivo de Orquídeas, de Jogo Americano com Jornal e Pintura em Latas. A animação ficará por conta do grupo musical Os Originais.

Creche José Ribeiro de Oliveira deverá retomar suas atividades nesta terça-feira, 27 de agosto

DO JORNAL ORIZONA FM - A Secretaria Municipal de Educação de Orizona realizou na última terça feira (200 uma reunião com os pais dos alunos da creche. Na oportunidade a secretária de Educação, Adriany Santos, explicou os motivos da suspensão das atividades da creche e ressaltou que o prefeito tem buscado através da assessoria jurídica do município junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/GO) e poder judiciário soluções para que os serviços voltem a sua normalidade.
Em tempo a Secretária comunicou que a partir de terça feira (27), independentemente de qualquer resposta do TCM e/ou Poder Judiciário, as atividades na Creche Municipal José Ribeiro de Oliveira serão retomadas.
Segundo informação, estão sendo feito remanejamentos, onde as diretoras e coordenadoras das unidades escolares atuarão na sala de aula. Até mesmo a secretária Adriany Santos e profissionais de sua assessoria atuarão para cobrir os déficits em sala de aula. Para que a creche funcione, a secretária de Ação Social deverá disponibilizar profissionais de seus quadros. Informações não oficiais estão afirmando que o CEMO corre o risco de ser fechado.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Câmara Municipal devolve segunda parcela de recursos que beneficiará Centro de Convivência do Idoso

DA REDAÇÃO - O presidente da Câmara Municipal de Orizona, Renato Vieira da Cunha (MDB), encaminhou à Administração Municipal no dia 15 de agosto, recursos na importância de 40 mil reais, que serão doados ao Centro de Convivência do Idoso Campo Formoso. Os recursos referem à segunda parcela de mesmo valor neste ano de 2019 para ser repassado como auxílio às atividades da entidade.
O cheque foi recebido na Prefeitura pelo secretário de Finanças Pedro Henrique Pereira Felipe e pelo prefeito Joaquim Marçal, que serão responsáveis por encaminhar os recursos ao Centro de Convivência. Segundo Renato Cunha, com esse valor, a Câmara Municipal estará devolvendo à Prefeitura nesta gestão, a importância de 339 mil reais, oriundos de recursos do duodécimo.

Prefeitura de Orizona divulgou programação do 3° Festival da Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona

DA PREFEITURA DE ORIZONA - Em parceria com a Caixa Econômica Federal, Rádio Corumbá FM, L2L Soluções, Tenda do Sabor, Laticínios JL e demais parceiros, a Prefeitura de Orizona está programando o 3° Festival da Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona e comemoração aos 169 anos do Município de Orizona. Será de 12 a 15 de setembro, no Estádio Municipal Dom Antonio Ribeiro de Oliveira.
Na programação, teremos shows dia 12, com Gino & Geno e Os Originais; dia 13 com PH & Michel e banda OZ4; dia 14 com Irmãs Freitas, Zé Vitor & Fernando e Kelly Monteiro; e dia 15 com Nechiville e Gilsinho dos Teclados. Todas as noites haverá tenda eletrônica com DJ Neto Bueno. A locução será feita por Lázaro Santos, da Rádio Terra FM. A entrada será gratuita.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Prefeito de Orizona recebe presidente do Centro Social e fala de parcerias e projetos futuros

DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ORIZONA - O prefeito municipal de Orizona recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira, 16 de agosto, o novo presidente do Centro Social Rural de Orizona, José Geraldo Pereira (Zezinho do Benício). O Centro Social é a associação mantenedora e gestora da Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI).
Repleto de novos projetos e ideias, o presidente esteve com o prefeito para discutir parcerias futuras. Na oportunidade o prefeito Joaquim Marçal compartilhou que em breve estará entregando à escola, além de carro zero quilometro, novos computadores, aparelhos de ar condicionado, colchões etc, benefícios que somam mais de 100.000,00 (cem mil reais), obtidos com recursos do Proinf do Governo Federal. Essa verba exigiu grande esforço da Administração, uma vez que foi necessário fazer alguns ajustes no projeto original.