sábado, 24 de agosto de 2019

Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo toma posse como bispo da Diocese de Ipameri

DA REDAÇÃO - Tomou posse canônica, durante celebração eucarística realizada na Catedral Diocesana de Ipameri, neste sábado, 24 de agosto de 2019, o quinto bispo da diocese de Ipameri, Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo. A celebração solene, neste dia de São Bartolomeu, contou com a presença do arcebispo diocesano de Goiânia, Dom Washington Cruz, do bispo de Lages/SC, Dom Guilherme Antonio Werlang, que esteve nesta diocese até março de 2018, do bispo emérito de Uruaçu, Dom José Silva Chaves, do bispo de Itumbiara, Dom Antônio Fernando Brochini e do bispo da diocese de Formosa, Dom Adair José Guimarães.
A celebração contou com a presença dos sacerdotes da diocese de Ipameri e de outras dioceses, de religiosas, religiosos, diáconos, seminaristas, ministros, autoridades políticas e de grande número de membros da comunidade, oriundos de todas as paróquias dos 19 municípios da diocese. Por conta do grande número de fiéis, foi instalado um telão do lado de fora, sob tendas que foram instaladas para esse fim. Ao final da celebração, foi servido almoço para todos os presentes.
Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, nasceu dia 24 de Dezembro de 1966, em Barras-PI. É filho do senhor Agostinho Rodrigues do Rêgo e da senhora Maria Creuza do Rêgo. Cursou da 1ª até a 5ª Série do ensino fundamental em Barras e, continuou os estudos até a 8ª Série do ensino fundamental em Brasília-DF, em escolas públicas.
Ingressou no Seminário Menor São José da Diocese de Uruaçu, em 20 de Janeiro de 1984, onde cursou todo o ensino médio no Colégio Nossa Senhora Aparecida em Uruaçu-GO. Em Janeiro de 1987, continuou seus estudos no Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ, cursou a Filosofia e tornou-se Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II. Em Fevereiro de 1989, iniciou o curso de Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima da Arquidiocese de Brasília e concluiu em Dezembro de 1992.
No dia 13 de Dezembro de 1992, foi ordenado Presbítero na cidade de Uruaçu, por Dom José Silva Chaves.
Foi nomeado Pároco para a Paróquia Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Barro Alto-GO, em 07 de Março de 1993, data em que também foi criada aquela paróquia, sendo ele o seu primeiro Pároco. Em janeiro de 1998, foi nomeado Reitor do Seminário Menor São José da Diocese em Uruaçu; e durante o mesmo período foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estrela do Norte-GO.
Em 24 de Janeiro de 1999, foi nomeado Pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Santa Teresinha de Goiás-GO, onde durante três anos exerceu o seu ministério presbiteral. Dia 10 de Março de 2002, foi nomeado Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, data em que também foi criada esta mesma paróquia, sendo ele o seu primeiro Pároco. Permaneceu como pároco desta comunidade até o dia 27 de abril de 2008. Dia 08 de maio de 2008, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu-GO. Em 27 de Janeiro de 2018, foi nomeado pároco da Paróquia Sant’Ana, cura da Catedral de Uruaçu e vigário geral.
Exerceu, ainda, as seguintes incumbências na diocese de Uruaçu: foi diretor espiritual do ECC 2ª e 3ª etapa; reitor do Seminário Menor São José; foi presidente da Associação de Presbíteros São João Maria Vianney; membro do Conselho de Presbíteros, membro do Colégio de Consultores, Coordenador da Pastoral Presbiteral, vigário forâneo, diretor espiritual no seminário.
Reconheceu, pelo Ministério da Educação, o curso de Teologia, em 2007, na Universidade Católica de Goiás; e, em 2010 reconheceu o curso de Filosofia na Faculdade Católica de Anápolis-GO.
No dia 15 de maio de 2019, através de decreto do Vaticano, tornou-se monsenhor, nomeado bispo para a diocese de Ipameri, vacante desde março de 2019. A sua posse episcopal foi realizada no dia 04 de agosto de 2019, em Uruaçu. Será o quinto bispo de Ipameri, após Dom Gilberto Pereira Lopes (1967-1975), Antonio Ribeiro de Oliveira (1976-1986), Tarcísio Sebastião Batista Lopes (1987-1996) e Guilherme Antonio Werlang (1999-2018).

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....