sábado, 22 de maio de 2010

Oposição vence eleição de Sindicato em Orizona

Com 95 votos a mais que a chapa apoiada pelo atual presidente, a Chapa 2, encabeçada por João Bosco de Lima venceu a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona. A votação aconteceu nos dias 21 e 22 de maio (sexta e sábado) e 746 dos 1050 associados aptos votaram.
A apuração da votação só foi realizada depois das 16 horas do sábado, quando as urnas foram lacradas. A Chapa 2 venceu ao obter 405 votos, contra 310 da Chapa 1. Além disso, 17 associados votaram em branco e 24 anularam o voto.
A diretoria da chapa vencedora é formada por João Bosco de Lima (presidente), Luziano Pereira Rodrigues (tesoureiro), Walter Reis de Castro (secretário), Silvonei Lázaro de Sousa, Osmando Ferreira de Sousa e Teresinha Rosa de Castro (suplentes); o conselho fiscal é composto por Venceslau Braz de Oliveira, Pedro José de Sousa e Nilda Maria de Castro (efetivos) e Elivan de Sousa Pereira, Maria Lúcia G. Castro e Maria Madalena de Lemos (suplentes); os delegados representantes são João Bosco e Luziano (efetivos) e Venceslau e Pedro José (suplentes).
João Bosco (foto) será presidente da entidade pelo quarto mandato. Após a apuração, a chapa vitoriosa foi parabenizada pelo prefeito Felipe Dias, que se fez presente e contribuiu no processo. Felipe conta com a manutenção e a ampliação das parcerias entre o sindicato e a prefeitura de Orizona e a contribuição cada vez mais do sindicato para o desenvolvimento do município. O atual presidente, João Bosco Pereira, assim como o candidato derrotado Carlos Divino Miranda Pacheco, desejaram sucesso aos eleitos.
João Bosco, o presidente eleito, agradeceu aos associados que garantiram a sua vitória e à equipe que trabalhou no processo eleitoral. Comentou que fará uma gestão na base da parceria, com muita seriedade. Prometeu ouvir sempre os associados e trabalhar muito pelo agricultor familiar e o trabalhador rural. A nova diretoria toma posse dia 26 de junho para um mandato de três anos. (Anselmo de Lima).

Bairros recebem a implantação da rede de água

A Saneago iniciou não última semana a obra de instalação da rede de água nos bairros Bela Vista, Sol Nascente e Santa Maria II. De acordo com o secretário de Ação Urbana, Rui de Castro, 70% desses bairros já receberam o benefício. Essa obra era uma reivindicação antiga dos moradores.
No dia 1º de dezembro do ano passado, quando o diretor regional da empresa de água e esgoto José Carlos Mendes, esteve em Orizona lançando obra semelhante na saída para o Taquaral, ouviu da boca do prefeito Felipe Dias e de vários moradores, a solicitação para a demanda. O mesmo inclusive esteve nesses bairros, observando aquela realidade. De acordo com Rui de Castro, a espectativa é que em breve todos os três bairros recebam o benefício em sua totalidade.

Obra de iluminação do estádio Dom Antônio

De uma parceria entre a Câmara Municipal de Orizona, através de seu presidente, o vereador Ronaldo Costa, da secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, do secretário Paulo Henrique Barbosa, com o envolvimento do prefeito Felipe Dias, iniciou-se na última semana a obra de iluminação do estádio municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira.
O estádio, palco de grandes jogos, é um dos poucos na região que ainda não eram iluminados. A parceria, que também envolve empresas privadas, outras secretarias municipais (Administração, Controle Interno, Finanças e Ação Urbana), garantirá em breve a realização de jogos no período noturno. Segundo o presidente da Câmara, Ronaldo Costa, grande parte do custeio da obra será liberado pelo legislativo municipal. O projeto tem um custo de aproximadamente 170 mil reais.
Essa obra deverá a primeira de grandes melhorias que serão feitas na infraestrutura do estádio. Como pode ser visto na imagem, o sistema será todo subterrâneo e o projeto está de acordo com as exigências da Federação Goiana de Futebol. A meta é em breve garantir o Orizona Esporte Clube na série C do Campeonato Goiano e em outras competições importantes.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Iris visitará municípios da região Estrada de Ferro

O pré-candidato ao Governo de Goiás pelo PMDB, Iris Rezende, deverá visitar municípios da região Estrada de Ferro no dia 10 de junho (quinta-feira). Em seu roteiro, deverá sair de Goiânia e passar pelos municípios como Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões e Silvânia, até chegar a Orizona, onde é esperado pela comissão executiva municipal do partido e pelo prefeito Felipe Dias.
Iris, se assim confirmar, participará de reunião com a sua base e estará com sua comitiva na abertura da 18ª Festa do Peão de Orizona. A base que apoia o pré-candidato é bastante forte e o mesmo é favorito na região, segundo alguns indicadores.
Iris Rezende foi vereador em Goiânia em 1958; deputado estadual em 1962 e prefeito de Goiânia em 1965, quando teve seu mandato cassado pelo regime militar em 1969. Governou Goiás pela primeira vez de 1983 a 1986. Foi ministro da Agricultura de 1986 a 1990. Governou o estado pela segunda vez de 1991 a 1994. Foi eleito senador da República 1994, e em 1997, ministro da Justiça.
Em 1998 candidatou-se a governador e foi derrotado por Marconi Perillo. Em 2002, concorreu ao senado, sendo derrotado por Demóstenes Torres. Em 2004, candidatou-se e foi eleito prefeito de Goiânia. Em 2008, foi reeleito prefeito. No início de abril último se licenciou da prefeitura e deverá ser o candidato do PMDB a concorrer nas próximas eleições ao governo de Goiás, em uma aliança formada por PMDB, PT, PSC, PRP e PC do B, que também apoiará a candidatura da petista Dilma Rousseff à presidência da República.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Seminário em Orizona discute sucessão estadual

Mais de 60 representantes de 12 Sindicatos Rurais participaram da sétima etapa do encontro regional, “O Que Esperamos do Próximo Governador”, realizado no município de Orizona. As discussões ocorreram nesta terça-feira (18), na sede do Sindicato Rural, onde produtores rurais, presidentes dos sindicatos e líderes do segmento levantaram sugestões que farão parte de um documento único que será formatado após a realização de oito encontros.
O documento vai conter propostas, sugestões, todas as necessidades e expectativas do segmento, será entregue aos candidatos ao governo de Goiás e aos presidentes regionais dos partidos políticos. Durante os oito encontros os participantes discutiram sete temas que norteiam os principais pontos que estão no dia-a-dia da atividade e da produção agropecuária, e que fomentam o desenvolvimento do setor ou atrapalham. Os debatidos foram: responsabilidade social; pesquisa, assistência técnica e extensão rural; infraestrutura e logística; meio ambiente; segurança alimentar; política agrícola, e segurança alimentar.
A formatação das sugestões e propostas ocorreu no período da manhã. No período da tarde, houve a apresentação dos trabalhos e uma plenária com os participantes do encontro e a população local. Dentre as principais pautas que devem balizar o programa do próximo governador goiano, os produtores do grupo de infraestrutura e logística, Paulo Carneiro e João Marcos de Ipameri colocaram como imprescindível, melhorar e refazer a malha rodoviária do Estado, otimizar a distribuição de energia elétrica, trabalhar junto ao governo federal para liberação de crédito para construção de armazéns dentro das propriedades e para agilizar o programa de construção de barragens para irrigação.
Participante do grupo de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, o técnico extensionista Luzimar Xavier, disse que é necessário trabalhar em várias pontas para que a pesquisa e a assistência técnica consigam retomar o trabalho de antes. Dentre os pontos colocados pelo grupo ele citou a necessidade de realizar um trabalho conjunto entre Estado, entidades e iniciativa privada para fomento da pesquisa e extensão. “É preciso apoio para estruturação dos campos experimentais, desenvolvimento de pesquisa voltada para a realidade do Estado e que atenda as principais cadeias produtivas, como leite, corte, grãos e outros”, diz o técnico. O grupo também reafirmou a necessidade de um orçamento definido pela Emater, bem como aparelhar e estruturar a entidade nos municípios e fazer concurso público regionalizado.
O grupo reuniu o maior número foi o de política agrícola, cerca de 15 pessoas entre produtores e técnicos. O produtor rural Luiz Sérgio Caixeta de Vianópolis e o produtor Claudio Cassandro de Catalão, elencaram as principais sugestões que o grupo apresentou como sendo necessidades da região como juros compatíveis com a atividade, organização dos produtores em associações e cooperativas para atuar na compra e venda dos produtos e uma política de preço mínimo, além de outros. (Foto: Marcus Vinicius / Texto: Karine Rodrigues - Depto. de Com. Integrada do Sistema Faeg/Senar).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Eleição de Sindicato será dia 21 e 22 de maio

Será sexta e sábado (21 e 22 de maio, de 8 às 17 horas) a votação para escolha da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona. Duas chapas concorrem ao pleito e a disputa desde o começo está acirrada. Aproximadamente 1.200 associados deverão votar e é quase impossível fazer qualquer previsão de resultados.
O atual presidente, João Bosco Pereira, apoia a chapa encabeçada por Carlos Divino Miranda Pacheco – o Carlinhos da Coapro. Carlinhos disputa pela primeira vez à presidência do Sindicato. Ele é o atual vice-presidente da Creditag-Orizona e já foi diretor da Coapro, da Central de Associações e presidente do CTDRS - Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Estrada de Ferro. A chapa conta ainda com vários membros da atual diretoria, inclusive o atual presidente, que desta feita concorre como tesoureiro. Carlinhos apresentou na assembleia propostas que pretendem fortalecer as parcerias e dar continuidade à dinâmica da atual gestão.
A chapa de oposição terá como candidato a presidente João Bôsco de Lima, que presidiu a entidade por outros três mandatos. Além disso, figurou em entidades como a Coapro, CTDRS e Centro Social Rural. João Bosco tem nessa oportunidade o apoio de importantes lideranças como o ex-presidente do Sindicato, Pedro Jacinto, que na eleição anterior apoiara o atual presidente (João Bosco Pereira). Pedro Jacinto decepcionado com a atual administração rompeu com a mesma e chegou a desfiliar do STTR. Outro que mudou de lado foi o atual tesoureiro, Luziano Pereira, que concorre ao lado de João Bosco novamente como tesoureiro. A oposição defende uma maior aproximação da direção da entidade com a base, a melhoria do atendimento aos trabalhadores rurais e a ampliação das parcerias.
As duas chapas trabalharam muito, conversando e visitando os agricultores, distribuindo material, buscando assim, garantir maior votação. A posse da chapa vencedora será dia 26 de junho, em assembleia geral da entidade. (Anselmo de Lima).

Cadastro rápido de trabalhadores rurais no INSS

O Ministério da Previdência, através do INSS, lançou dia 3 de maio, em Goiânia, o CADASTRO DOS SEGURADOS ESPECIAIS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL. A parceria é resultado da luta da FETAEG e a CONTAG para o reconhecimento do trabalhador e trabalhadora rural como “Segurado Especial” , através da lei n.º 8.213, de 24/7/1.991, que garante benefícios da Previdência Social a todos os trabalhadores do campo e agricultores familiares. Segundo Sueli Pereira, secretária de políticas sociais da FETAEG,a medida garanti que todos os 121 Sindicatos de Trabalhadores rurais, tenham acesso ao serviço de cadastramento de segurados especiais.
Para garantir o direito de acesso aos benefícios, o Governo Federal criou um CADASTRO DOS SEGURADOS ESPECIAIS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL, dividindo responsabilidades com as entidades sindicais. Os sindicatos de trabalhadores rurais de Pontalina e Orizona, foram os primeiros no Brasil, que testaram o sistema. A Fetaeg e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais serão responsáveis pelo cadastramento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, facilitando assim, o processo de aposentadoria, ou seja, garantindo a rapidez do benefício, que poderá ser concedido em até 30 minutos.
Elias D’Angelo Borges, presidente da FETAEG, salientou que Goiás desenvolveu o projeto piloto do Cadastro Especial, com implementação inicial nos município de Pontalina e Orizona. “Fizemos o dever de casa, agora o governo tem uma ferramenta eficiente para agilizar o processo de aposentadoria dos trabalhadores rurais”, destacou Elias. (Ass. Comunicação/ Fetaeg).