sábado, 13 de fevereiro de 2021

Está em vigor decreto que proíbe a realização de eventos durante o período do Carnaval 2021 em Orizona

DA REDAÇÃO
- O prefeito de Orizona Felipe Dias assinou no dia 12 de fevereiro, o Decreto nº 40/2021, que "Dispõe a adoção de medidas especificas de proibição de eventos no âmbito do Município por ocasião dos festejos do Carnaval 2021, em observância das recomendações de prevenção ao COVID-19 (Coronavírus), e dá outras providências".
De acordo com o artigo 1º, "ficam, em caráter excepcionalíssimo, suspensas, no âmbito do Município de Orizona/GO, as comemorações relativas a festejos de rua, ou manifestações públicas pertinentes ao Carnaval 2021, que possam gerar aglomeração de pessoas e, consequente, comprometimento do isolamento social".
Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços no âmbito do Município de Orizona, deverão funcionar conforme Decreto n° 039/2021 e a Nota Técnica 01/SMS emitida pela Secretaria Municipal de Saúde.
O artigo 2º determinou que as repartições públicas municipais terão funcionamento regular nos dia de Carnaval - dias 15, 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas) não sendo, em principio, abonáveis eventuais faltas ao serviço. As escolas da rede municipal, que seguem o calendário aprovado previamente pelo Conselho Municipal de Educação, não funcionarão nesses dias.
O decreto acompanha as medidas tomadas pelo governo estadual, que suspendeu os pontos facultativos deste início de semana. além disso, no dia 10 de fevereiro, a Assembleia Legislativa aprovou nem segunda votação e última votação, projeto de lei do Executivo que suspende o feriado de carnaval no ano de 2021 nas repartições públicas do Governo de Goiás. A medida, defendida pelo governador Ronaldo Caiado, é uma ação no enfrentamento da emergência sanitária decorrente da pandemia de COVID-19.
Conforme divulgado pelo comandante do pelotão de Orizona, sargento Marcelo Gomes, à reportagem do jornal Orizona FM, neste final de semana não surgiu nenhuma situação em desobediência às normas estabelecidas, que vieram a conhecimento da Polícia Militar.

Ministério Público continua apurando supostas irregularidades na vacinação contra o Coronavirus em Orizona

Comunicação MP-GO/ G1 Goiás
 - O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou ao prefeito de Orizona e ao secretário de Saúde do município, Felipe Antônio Dias e Renato Vieira da Cunha, respectivamente, a priorização da imunização de idosos, além de outras providências relacionadas à execução do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, incluindo a ordem da fila de vacina.
O documento, assinado pelo promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira, orienta que os gestores deixem de vacinar os profissionais que não atuam efetivamente na linha de frente de combate à pandemia como grupo prioritário em detrimento de idosos residentes no município.
Eles deverão dar preferência imediata à imunização da população idosa, observados os critérios e grupos etários estabelecidos na Nota Informativa 4/2021, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), de acordo com o número de doses encaminhadas ao município, sem prejuízo da retomada da vacinação de outros grupos prioritários informados nos Planos Nacional e Estadual.
Por fim, recomendou-se a não aplicação da segunda dose da imunização de pessoas indevidamente vacinadas, enquanto não vacinados todos os idosos do município. 
Conforme reportagem de repercussão nacional, exibida por veículos da rede Globo e emissoras associadas no dia 11 de fevereiro, O Ministério Público está investigando supostas irregularidades na vacinação contra a Covid-19 em 17 cidades de Goiás. Em Orizona, mais de 30% da vacinação pode ter sido feita em pessoas fora dos grupos prioritários. Já em Ceres, pessoas influentes e parentes de funcionários de hospitais particulares teriam se passado por faxineiros das unidades para serem imunizados.
O promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira recebeu a lista de vacinação em Orizona com 365 nomes divulgados em 10 de fevereiro. “Nós temos 120 suspeitas que estão sendo investigadas pelo Ministério Público para verificar se houve possíveis desvios. Verificamos que, de fato, foram vacinados veterinários, pessoas que trabalham no sindicato rural, pessoas que não trabalham na linha de frente, o secretário de Saúde” . O Ministério Público fez uma recomendação à Prefeitura de Orizona para que a segunda dose da vacina não seja aplicada a esse grupo suspeito até que os idosos sejam imunizados.
Em entrevista a Rinaldo Costa, do jornal Orizona FM, no dia 11 de fevereiro, o promotor disse que enfrentou muita dificuldade em ter acesso a essa lista. Disse que enfrenta-se um período de excepcionalidade, por conta da pandemia, e pelo fato de não haver vacinas para todos. Então, quando o ministério público pede transparência, o objetivo é garantir o controle social.
O secretário municipal de Saúde, Renato Vieira da Cunha, nega qualquer irregularidade e diz que todos os vacinados, incluindo ele e os médicos veterinários, estão inclusos nos grupos prioritários, uma vez que estão entre os trabalhadores da saúde, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. Segundo o secretário, a vacinação dos trabalhadores da Saúde ocorreu de forma universalizada em Orizona. O titular do órgão afirmou ainda que as doses para os idosos já estão sendo aplicadas.
Lucas César também disse que a secretaria municipal de Saúde de Orizona faz uma interpretação equivocada da nota técnica. O promotor pede que o gestor de saúde do Município tenha um raciocínio de bom censo, de humanidade e amor ao próximo. Os idosos são o público mais vulnerável (75% dos mortos) e é preciso levar em conta isso na hora de priorizar a vacinação.
Já o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) disse que não tinha conhecimento da ação do Ministério Público, mas afirmou que a categoria está inserida entre os profissionais da área de saúde, os quais constam como grupos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra Covid-19.
O Plano Nacional de Vacinação feito pelo Ministério da Saúde coloca trabalhadores dos serviços de saúde na lista de grupos prioritários e inclui nessa categoria todos os que atuam em espaços e estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas e laboratório, sejam eles profissionais da saúde (como médicos, enfermeiros, veterinários e profissionais de educação física) ou trabalhadores de apoio (cozinheiros, seguranças, recepcionistas, por exemplo).
Conforme a relação divulgada na última sexta-feira, 12, Orizona recebeu até o momento, 530 doses de vacinas contra o Coronavírus, sendo que 467 foram aplicadas em pacientes. Das vacinas aplicadas, 322 foram em trabalhadores da saúde, 43 em funcionários e internos de instituições (Casa do Idoso) e 102 são pessoas acamadas maiores de 60 anos de idade ou maiores de 90 anos.
Numa enquete realizada pela página FATOS E NOTÍCIAS DE ORIZONA e respondida por 219 pessoas, 93% cobram um pronunciamento e posição do prefeito Felipe Dias em relação a essa situação, uma vez que o mesmo se mantém em silêncio.
Um outro aspecto com relação à vacinação de idosos em Orizona é que falta um calendário com datas bem definidas para cada etapa. No momento estão sendo vacinados os idosos maiores de 89 anos de idade e os maiores de 60 anos que estejam acamados, mas a secretaria de Saúde não divulgou quando o próximo grupo, os idosos maiores de 85 anos, poderão procurar o local de vacinação. Isso está gerando reclamações de cidadãos nos veículos de comunicação da cidade.

Com texto de Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO e informações do portal G1 Goiás e Orizona em Foco.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Orizona e a maioria dos Municípios goianos deverão acompanhar governador e não terão ponto facultativo no Carnaval

DA REDAÇÃO
- A Associação Goiana dos Municípios (AGM) está fazendo levantamento sobre a decisão que deverá ser tomada pelos municípios goianos em relação ao ponto facultativo de servidores no Carnaval. A entidade fez contato nos últimos dias com os 246 municípios do Estado e identificou que pelo menos 178 deles seguirão a posição adotada pelo governo estadual e que foi seguida por Goiânia, além de cidades turísticas importantes, a exemplo de Alto Paraíso, Caldas Novas e Pirenópolis. Segundo a AGM, a possibilidade de os servidores decidirem se ir ão ou não trabalhar está confirmado apenas em 10 locais, incluindo Aparecida de Goiânia e Corumbá de Goiás. Em Cachoeira Alta, os funcionários públicos que viajarem terão de ficar em casa para fazer o teste e não receberão por esses dias de quarentena. Outras 25 prefeituras informam que vão analisar a situação e a associação não conseguiu informações de 33.
O jornalista Caio Henrique Salgado, da coluna Giro, de O Popular, divulgou os dados colhidos até o momento pela AGM. A prefeitura de Orizona informou que NÃO haverá ponto facultativo para servidores municipais durante a data comemorativa. Destacamos também a situação de outros municípios da região Estrada de Ferro, onde tudo indica, a maioria acompanhará o decreto estadual.
- Bela Vista de Goiás: NÃO haverá ponto facultativo;
- Bonfinópolis: NÃO haverá ponto facultativo;
- Catalão: NÃO haverá ponto facultativo;
- Cristianópolis: NÃO haverá ponto facultativo;
- Gameleira de Goiás: NÃO haverá ponto facultativo;
- Ipameri: NÃO haverá ponto facultativo;
- Leopoldo de Bulhões: NÃO haverá ponto facultativo;
- Orizona: NÃO haverá ponto facultativo;
- Palmelo: Vai analisar;
- Pires do Rio: Não atendeu a ligação;
- São Miguel do Passa Quatro: Não atendeu a ligação;
- Santa Cruz de Goiás: Não definiu;
- Silvânia: NÃO haverá ponto facultativo;
- Urutai: NÃO haverá ponto facultativo;
- Vianópolis: NÃO haverá ponto facultativo.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), enviou na última quinta-feira (04) à Assembleia Legislativa um projeto de lei que suspende o feriado da terça-feira de Carnaval neste ano. É a segunda medida que ele toma em seis dias alegando enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os deputados aprovaram em 1º turno a suspensão do feriado de carnaval. em Goiás em votação nesta terça-feira, 09 de fevereiro.
Caiado já havia anunciado, em live no dia 29 de janeiro, que não decretaria ponto facultativo para os servidores estaduais no Carnaval deste ano por causa da pandemia. Por isso, os servidores não terão direito a dias de folga na segunda-feira (15/2), e o feriado na terça-feira (16/2) também fica suspenso.

(Com informações do jornal O Popular, jornal Opção e Metrópoles).

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo elege a sua nova diretoria

CONSÓRCIO ESTRADA DE FERRO
- Foi realizada nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, reunião que permitiu a constituição da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Região da Estrada de Ferro. O evento aconteceu no CRAS de Leopoldo de Bulhões.
A nova composição do consórcio ficou assim:
Presidente - Kelton Pinheiro (prefeito de Bonfinópolis);
Vice-presidente : Dr Geraldo Luiz Santana - (prefeito de Silvânia);
Secretário-executivo: Alécio Mendes (prefeito de Leopoldo de Bulhões);
Suplente : Samuel Cotrim (prefeito de Vianópolis).
Da Secretária executiva:
Diretora Administrativo-Financeira: Solange Gouveia (prefeita de Caldazinha);
Diretor de Projetos : Professor Lázaro Filho, do município de Bonfinópolis;
Diretor Jurídico: Dr. Rubens
Assessor de Comunicação: Felipe Antônio Dias (prefeito de Orizona).
Também estiveram presentes na reunião, o prefeito de Gameleira, Wilson Júnior, secretários de Cultura e Turismo da região, empresários, vereadores e lideranças. O evento também contou com a participação on-line da Goiás Turismo, Fórum de Turismo, na pessoa do presidente Valdir Antônio Rosa , e demais municípios da região Estrada de Ferro.

Foto: Assessoria/ Consórcio Estrada de Ferro.