sábado, 28 de novembro de 2020

Jornal Orizona FM realizará série de entrevistas com candidatas e candidato a diretor/as das escolas municipais de Orizona

DA REDAÇÃO
- O Jornal Orizona FM, da rádio Orizona FM, realizará na próxima semana uma série de entrevistas com as candidatas e candidato a diretoras e diretor de unidades escolares da rede municipal de Ensino de Orizona. De acordo com a programação, as entrevistas ocorrerão na seguinte ordem:
Segunda-feira (30 de novembro)- o jornal entrevista Renildes Aparecida Pereira Paula (presidente do Sintego/ Regional de Silvânia) e a professora Gleice Mendes Lúcio Corrêa (candidata para diretora nas escolas municipais Rio do Peixe e João Gonçalves Ribeiro de Ubatan).
Terça-feira (1º de dezembro) - o jornal entrevista o professor Carlos Eduardo da Silva (candidato a diretor nas escolas municipais Geraldo Silvio de Lima de Buritizinho e Virgínio Vaz da Costa de Corumbajuba) e a professora Leidilene do Nascimento e Silva (candidata a diretora da escola municipal Francelino Nunes de Paula).
Quarta-feira (02 de dezembro) - o jornal entrevista a professora Claudia Maria de Sousa (candidata a diretora das escolas municipais Dorvalino Fernandes de Castro de Firmeza e São Miguel Arcanjo da Cachoeira) e a professora Keila Aparecida Silva Domingos (candidata a diretora da Creche Municipal José Ribeiro de Oliveira).
Quinta-feira (03 de dezembro) - o jornal entrevista a professora Flavia Beatriz de Oliveira Martins (candidata a diretora da escola municipal Parque Infantil Dona Zulmira Gonçalves) e a professora Nadir Pereira Rosa (candidata a diretora da escola municipal Guilhermina Pereira de Freitas).
O jornal Orizona FM vai ao ar ao meio-dia e é apresentado por Rinaldo Costa e Eberton Mendonça. Para ouvir, sintonize o rádio na frequência 87,9 FM. Pelo Facebook, assista ao vivo em www.facebook.com/jornalorizona ou ouça pela internet em radioorizonafm.com.br ou www.radios.com.br
As eleições para diretores das escolas municipais acontecerão no dia 09 de dezembro (quarta-feira), nos horários de funcionamento dessas escolas. Funcionários, famílias de estudantes e estudantes maiores de 12 anos poderão votar.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Orizona Esporte Clube e Prefeitura vão construir quadras de tênis para atender a escolinha

DA REDAÇÃO
- Em uma postagem em suas redes sociais, o prefeito de Orizona Joaquim Augusto Marçal (PSDB) informou que uma parceria da secretaria municipal de Esportes e a equipe do Orizona Esporte Clube permitirá construção de duas quadras de tênis do Estádio Municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira. A infraestrutura pretende atender as crianças e adolescentes da escolinha de futebol.Segundo Joaquim, "nestes quase 4 anos de gestão o Secretário de Esportes, Clayton França, Professora Ivone Dantas, Professor Moisés e todo a equipe da Secretaria de Esportes revolucionaram o esporte orizonense juntamente com a Escolinha do Orizona Esporte Clube, atendendo mais de 800 crianças em todos os distritos, povoados e na cidade em várias modalidades. Agora buscamos ampliar as modalidades de esportes com a construção destas duas novas quadras".

EFAORI prorroga inscrições para o Curso Técnico em Agropecuária até 09 de dezembro

DA REDAÇÃO
- A coordenação pedagógica colegiada da Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI) resolveu prorrogar até o dia 09 de dezembro as inscrições ao processo seletivo para a 1ª série do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.
A prorrogação aconteceu porque a direção da escola trabalha agora com a hipótese de abrir duas turmas novas em 2021. Outro motivo é a respeito das indefinições sobre a conclusão deste ano letivo de 2020 em outras escolas públicas e privadas da região, que pode ter feito com que algumas famílias interessadas perdessem o prazo. Desta forma, as inscrições feitas anteriormente serão analisadas, mas novos interessados que não se preencheram o formulário no prazo inicial ainda poderão se inscrever.
As inscrições:
Dentro dos critérios exigidos pela EFAORI, poderão buscar uma vaga no curso os jovens que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental em 2020. Prioritariamente, a escola recebe jovens do meio rural ou com vínculo comprovado à agropecuária e moradores do Território Estrada de Ferro. Contudo, qualquer interessado ou interessada do Estado de Goiás poderá se inscrever.
Na inscrição, alguns pontos deverão ser observados:Os candidatos devem observar alguns critérios de seleção:
- A inscrição é válida somente para ingressar na 1ª série e para isto, os(as) interessados(as) deverão ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, sendo portador de diploma/histórico escolar e/ou declaração emitida pela escola de estar cursando o 9º ano nesse ano 2020.
- Preencher a ficha de inscrição e formulário socioeconômico mediante as orientações constantes no Edital/inscrições EFAORI/2021.
Acesse o edital CLICANDO AQUI.
Realize a sua inscrição CLICANDO AQUI.
Resultado e matrículas:
O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 11 de dezembro e o resultado final será publicado no dia 13 de dezembro. As matrículas dos aprovados serão divulgadas após o resultado da seleção, entre os dias 14 à 16 de dezembro de 2020. 
Os candidatos classificados deverão acessar o comunicado de orientações complementares para as matrículas, que será publicado nos canais das redes sociais e em mural na secretaria da unidade escolar. Também poderá ser acessado o comunicado via telefone da secretaria da EFA (64-3474-1442; 64-99967-7874); da direção (64-98160-5383) e da coordenação pedagógica (64-99923-2625; 64-98409-2740). Se houver necessidade de atendimento presencial para consolidação do processo seletivo, serão especificados horários e outras informações pertinentes, conforme o cronograma estabelecido no edital.
Sobre o funcionamento do curso:
O curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio da Escola Família Agrícola de Orizona tem duração de três (03) anos e a parte profissionalizante acontece integrada à base comum do Ensino Médio. A EFAORI adota a Pedagogia da Alternância e é mantida pelo Centro Social Rural de Orizona, associação comunitária com mais de 60 anos de atividade no município.
Para o funcionamento do curso, o Centro Social realiza parcerias com produtores rurais, entidades, empresas e órgãos governamentais nacionais e internacionais. Neste modo de gestão escolar, estudantes e famílias participam ativamente da administração da escola.
A EFAORI está vinculada à Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Estado de Goiás (AEFAGOIÁS) e União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB). Mantém desde o início das suas atividades, parceria com a Prefeitura Municipal de Orizona e convênio com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC).

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa encerra dia 30 de novembro em Goiás

AGRODEFESA
- A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa entra na reta final. Os pecuaristas têm apenas mais uma semana para vacinar bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade. O alerta é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), lembrando que o prazo final para compra e aplicação de vacinas é 30 de novembro.
José Essado, presidente da Agência, afirma que a segunda etapa de 2020 segue ritmo normal, sem quaisquer intercorrências. Ele ressalta que a oferta de vacinas está regular em todo o Estado. A previsão é imunizar 10 milhões de animais. O insumo utilizado é a vacina bivalente, na dosagem de 2 ml. As diretrizes da segunda etapa foram definidas pela Portaria nº 516/2020 da Agrodefesa.
Essado reafirma a importância da vacinação, medida sanitária fundamental para garantir a saúde dos animais. Essa condição é imprescindível para atender as exigências dos mercados nacional e internacional de proteína animal. “A pecuária é um segmento que gera milhares de empregos, renda e divisas para Goiás, graças ao reconhecimento do Estado como área livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, enfatiza o dirigente da Agrodefesa.
Neste mês de novembro, a vacinação contra a raiva dos herbívoros é obrigatória em 121 municípios goianos considerados de alto risco para a doença. A aplicação deve ocorrer simultaneamente com a vacinação contra aftosa, abrangendo bovinos, bubalinos, equídeos, muares, caprinos e ovinos de até 12 meses de idade, conforme estabelece a Portaria nº 516/2020.
O gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Antônio do Amaral Leal, ressalta a importância do combate à raiva, doença transmitida pelo morcego vampiro da espécie Desmodus rotundus. Sem controle, ela causa grandes prejuízos aos pecuaristas e à economia do Estado. Ele reforça que a prevenção por meio da vacinação é a medida sanitária mais eficiente de controle. Vale ressaltar que após contaminação do animal não há tratamento e cura, ou seja, a letalidade é de 100%.
Tanto em relação à aftosa quanto à raiva, a Declaração de Vacinação é obrigatória. Em ambos os casos, os pecuaristas têm prazo para declarar até 7 de dezembro, ou seja, cinco dias úteis após a conclusão da etapa. Além dos animais vacinados, os pecuaristas precisam declarar também todo os rebanhos existentes nas propriedades.
As declarações de propriedades que tenham acima de 150 cabeças deverão ser feitas obrigatoriamente por via eletrônica no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). Para isso, o produtor precisará ter login e senha, que podem ser obtidos no ícone Sidago no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br).
Já os criadores que têm até 150 cabeças podem fazer as declarações também presencialmente nas Unidades Locais da Agrodefesa. Mas precisam agendar previamente a entrega física dos documentos, o que deve ser feito no escritório da Agência do município onde está localizada a propriedade. A lista dos escritórios, com telefones, está no site da Agrodefesa, no link ‘Fale Conosco’, no item ‘Unidades Regionais’.
Não serão aceitas declarações de vacinação encaminhadas à Agrodefesa via e-mail, via fax ou via Correios, sendo que eventuais inconsistências quanto ao lançamento da declaração de vacinação e do rebanho, via internet ou sob a forma impressa, deverão ser corrigidas diretamente pelo produtor na Unidade Local da Agrodefesa onde se localiza a propriedade.
As informações relativas ao cadastro de propriedades e espécies constantes na declaração do produtor, de interesse da defesa sanitária animal, tais como endereço, telefone, e-mail, marca do rebanho e geolocalização (latitude e longitude em graus, minutos e segundos) deverão ser obrigatoriamente atualizados no momento do lançamento e/ou entrega da declaração pelo produtor.

Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás – 3201-3546