sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Portaria proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas nos dias 6 e 7 de outubro

O Juiz Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral de Orizona, Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, publicou no último dia 10 de setembro, portaria que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no  período que vai das 18 horas do dia 6 de outubro até as 18 horas do dia 7 do mesmo mês, data em que serão realizadas as eleições municipais para escolha de novo prefeito, vice-prefeito e vereadores.
A portaria considera que o período eleitoral se estende até o final das apurações, e nele o Município de Orizona recebe grande quantidade de pessoas. Considera também que o uso de bebidas alcoólicas altera os ânimos e dá margem a desentendimentos entre militantes das coligações envolvidas no processo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

9º Concurso Goiás na Ponta do Lápis premiará estudantes de Orizona

O jornal Tribuna do Planalto, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, divulgaram os resultados da etapa regional (2ª etapa), que envolve as Subsecretarias Regionais de Educação, da 9ª etapa do Concurso Goiás na Ponta do Lápis. A primeira etapa foi realizada em cada escola, onde as melhores redações foram selecionadas.
Na subsecretaria Regional de Pires do Rio, a premiação dos vencedores será no próximo dia 25 de setembro, terça-feira. Este ano, o concurso para estudantes da rede estadual teve como tema “Valores Familiares: Como é Possível Resgatá-los?”.
Em Orizona, estudantes de quatro escolas, distribuídos em quatro categorias serão premiados. Confira a lista dos estudantes das escolas estaduais de nosso município que serão premiados nesta etapa:

Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal será dia 29/09

A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que dia 29 de setembro, sábado, das 8 às 17 horas, acontecerá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Animal (cães e gatos) nos postos de vacinação de costume.
A vacina estará disponível no Centro de Saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima, Escola Municipal Francelino Nunes de Paula (bairro Boa Vista), Prédio da AGENFA/Agrodefesa (em frente a Prefeitura) e na Lavanderia do bairro Santa Luzia.

Ações do CRAS Volante até o final de 2012

O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, coordenado em Orizona pela Secretaria Municipal de Ação Social, continua realizando no município a ação descentralizada da "Equipe Volante CRAS", com a prestação de vários serviços nos povoados e regiões do município.
Com o slogan "CRAS Volante e Você: uma Nova Realidade", a ação nas regiões prestará serviços gratuitos à comunidade como cortes de cabelo, palestras, cadastro do CADÚnico, atendimento com assistentes sociais e psicóloga, serviços urbanos, práticas esportivas e de lazer como o Forró da Melhor Idade e campeonato de truco, cuidados da área da saúde e lanches. Além da secretaria de Ação Social, várias outras secretarias municipais estarão envolvidas no programa.

Justiça Eleitoral está fazendo treinamento de eleitores para uso da urna eletrônica

O Cartório Eleitoral de Orizona está realizando neste mês de setembro treinamento de eleitores para melhor uso da urna eletrônica nas eleições municipais de 7 de outubro. Um técnico do cartório está acompanhando a urna em diversas localidades do município.
O treinamento já foi realizado na Feira Municipal, na Praça do Lazer, povoado de Firmeza e Cachoeira. Hoje, 19, o treinamento está acontecendo no Colégio João Gonçalves Ribeiro, no distrito de Ubatan.
Nesta quinta-feira (20) o treinamento será no povoado de Buritizinho, mais precisamento na Escola Geraldo Sílvio de Lima. Na sexta-feira (21) será a vez do treinamento acontecer no povoado de Montes Claros.

SESI oferece EJA para moradores de Orizona

O SESI - Serviço Social da Indústria, em parceria com a Prefeitura de Orizona, está oferecendo aos moradores de Orizona, a EJA - Educação de Jovens e Adultos, na metodologia do Novo Telecurso. As matrículas estão abertas para a Alfabetização, 6º ano do Ensino Fundamental, Segunda Fase e 1º período do Ensino Médio.
O horário das aulas será das 18h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira. A previsão é que as aulas sejam iniciadas no dia 1º de outubro próximo, em prédio de escola da rede municipal de Orizona, ainda a ser confirmada. O curso é totalmente gratuito
Os interessados devem procurar o CRAS/ Secretaria de Ação Social, em horário comercial, e falar com Zilda ou Maria Santana, já portando a documentação necessária para efetuar a matrícula. Mais informações, com Valéria: (64) 9974-8585.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Participantes do Agrinho de Orizona recebem medalhas

Professores, alunos e diretores de unidades de ensino públicas do município de Orizona receberam medalhas e certificados do Programa Agrinho, nesta sexta-feira (14/09), no parque de exposições, durante a Festa do Leite 2012. Eles participaram das ações do Programa no ano passado e desenvolveram projetos e trabalhos a respeito do tema Alimentação Saudável e Meio Ambiente.
As medalhas foram entregues pelos representantes das entidades que desenvolvem o programa em Goiás: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e Sindicatos Rurais. Estiveram presentes o presidente da Faeg e do Senar, José Mário Schreiner, o superintendente do Senar Goiás, Marcelo Martins que ministrou palestra sobre o programa Mercado Leite e o presidente do Sindicato Rural de Orizona, Domingos Sávio de Oliveira.

Marrequinho: "Marrequinho e Silvan" - Cap. XIX


Em 1965 fui convidado pelo Sr. Mário Vieira, diretor da Califórnia, para gravar um LP. Na época, nem dupla eu tinha. Mas, aceitei o convite assim mesmo. Um amigo meu, colega de boemia, de pinga e de "pindaíba", cantador de primeira voz, estava procurando um rumo na vida, assim como eu. Era o Waldivino Rodrigues da Paz (Bebé), Havia vindo lá das bandas de Firminópolis (GO) e estava em Goiânia, exercendo a duvidosa e pouco rentável profissão de ajudante de quem não fazia nada. E eu era um desses. Encontrei o parceiro que me convinha. O Bebé arranjou outro apelido, “SILVAN”, e formamos a dupla “MARREQUINHO E SILVAN”. Começamos a ensaiar um repertório feito ás pressas, e daí a uns dois meses estávamos tomando dinheiro emprestado para irmos à São Paulo gravar o tal LP. Gravamos. Mas, além do despreparo da dupla, o repertório era bem ruinzinho. O disco foi um fiasco. Porém, nem tudo foi perdido. 

Uma "chuvinha" para retomar os ânimos

No início da manhã desta segunda-feira, 17 de setembro, uma chuva suave caiu por alguns minutos sobre a cidade de Orizona e sobre algumas regiões do município. Foi o suficiente para "apagar a poeira" e amenizar a temperatura, que tem castigado com o excesso de calor.
Mesmo assim, o dia ainda foi quente e abafado. A chuva que não caia a mais de dois meses na região veio e trouxe aos moradores a expectativa de que um período com chuvas mais intensas está próximo.

Camponeses instalam banco de sementes em Orizona

Camponeses e camponesas do MCP - Movimento Camponês Popular têm um banco de sementes na propriedade do casal Inês e Clarindo Lopes, em Orizona. A comunidade armazena variedades crioulas: uma de arroz, uma de café, duas de gergelim, três de milho, cinco de feijão e adubos verdes. Apenas de milho são 2.500 quilos de sementes. As famílias camponesas são acompanhadas por técnicos do MCP.
Com o fortalecimento da organização camponesa na região, por meio da criação da secretaria regional da Estrada de Ferro, as famílias camponesas planejam a criação de um banco de sementes definitivo, com melhor estrutura. “Estamos utilizando um pequeno galpão improvisado, mas até o próximo ano vamos construir um local adequado para o armazenamento de sementes”, diz Realino Lopes, camponês e técnico em agropecuária.

Está faltando água na cidade de Orizona

Moradores de diversos bairros da cidade de Orizona tem enfrentado um sério problema que é o desabastecimento de água nestes meses mais secos do ano, principalmente do período que vem desde julho até o presente momento. Quase que diariamente, a partir do final da tarde, falta água nas residências, principalmente nos bairros Santa Maria I e II, Boa Vista Bela Vista e Sol Nascente.
Segundo alguns moradores, a água fica em falta por volta das 18 horas e quem não possui caixa para armazenar geralmente precisa aguardar pelo menos até às 22 horas. Segundo os próprios moradores tem ouvido dos profissionais do escritório local da Saneago, o conjunto moto-bomba não tem conseguido bombear água suficiente para atender a demanda, que nesta época de período seco é maior, e seria necessário redimensionar o sistema de bombeamento, o que não está previsto a curto prazo.
Quando são feitas as reclamações, os profissionais da Saneago tem justificado aos moradores que não podem fazer muito nesta situação, que a única alternativa é aguardar o reabastecimento.

Marrequinho: "Homenagem à ORIZONA, minha terra natal"

Por ocasião dos 162 anos de Orizona, ainda em tempo, publicamos o poema/ música "Berço da Minha Infância", de Marrequinho e Campeão:

Ministério das Cidades e Caixa visitam projeto em Orizona

A moradia do casal Inês e Clarindo Lopes, na zona rural de Orizona (GO), recebeu, no dia 5 de setembro comitiva de representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal. A superintendente nacional de habitação rural da Caixa, Noemi Aparecida Lemes, estava presente. A atividade teve início com uma apresentação sobre o projeto Moradia Camponesa e o processo de organização e luta das famílias.
A casa não é um benefício do governo, mas uma conquista das famílias camponesas que se organizam e participam de lutas em busca de melhorias no campo. “A gente precisa se mobilizar, ir para as ruas, para dar prosseguimento ao projeto e também para buscar políticas públicas voltadas aos camponeses e camponesas”, afirma Michelle Pantaleão, da coordenação do MCP - Movimento Camponês Popular.