quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Não está definida a data para o julgamento do recurso de Joãozinho Albino no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará prioridade nesta semana ao julgamento de recursos que envolvem candidatos às eleições de 2012 impugnados pela Lei da Ficha Limpa. O tribunal informou que não será possível julgar todos os recursos, mas haverá esforço concentrado para acelerar as decisões. Depois do TSE, os candidatos podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Mesmo com este esforço, não está certa a data em que o vereador Joãozinho Albino (PMDB) será julgado. Joãozinho havia recorrido ao TSE após ver o seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
O promotor de Justiça Danni Sales Silva havia proposto em julho ação de impugnação de registro de candidatura do atual vereador, que tenta a reeleição. Segundo sustentava o promotor, o pré-candidato foi gestor do Fundef na cidade de Orizona, no ano de 2003, e teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO).

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Marrequinho: Minha Musa Inspiradora - Cap. XXI

Diz a tradição*, que todo poeta tem uma musa inspiradora por quem nutre um grande amor, uma avassaladora paixão. Acredito que em alguns casos, essa musa seja apenas uma fantasia. Só existe no pensamento do seu idealizador, que na sua carência de afeto abriga em sua mente, a imagem da companheira ideal, virtuosa, linda, meiga, sensual, humilde, desprovida de qualquer traço de egoísmo e de arrogância. Enfim, uma mulher deusa, que qualquer homem gostaria de conhecer, de amar e de ser amado por ela. Na verdade, quando mais jovem, alimentei inumeráveis fantasias. Musas fictícias fizeram parte da minha mente em algumas etapas da minha jornada artística. Ao longo da minha vida convivi com muitas mulheres, dentre as quais por diversas vezes pensei ter vislumbrado o perfil de quem poderia ser a mulher perfeita, para se tornar a "minha" musa. Mas, elas acabavam demonstrando que tinham apenas beleza física.

Horário de Verão inicia dia 21 de outubro

A partir da meia noite do próximo dia 21, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões centro-oeste, sul e sudeste do Brasil. A medida, que começa cinco dias depois do que no ano passado, vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2013.
O principal objetivo do horário é tornar mais leve as redes de transmissão de energia durante os períodos do dia em que o consumo é mais intenso, como das 18h às 21h. Um relatório da NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontou que, na última edição, a economia equivalente ao consumo de energia de uma cidade do tamanho de Belo Horizonte durante dez dias. Em dinheiro, segundo o Ministério das Minas Energias, a economia foi de R$ 160 milhões.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Artesanato com palha do milho gera renda para família camponesa de Orizona

A venda das espigas de milho sempre foi uma das principais fontes de renda da família Pereira. Mas, esse cenário está mudando. Após entrar no MCP - Movimento Camponês Popular, a família passou a diversificar e reaproveitar a produção. Há uma década a camponesa Maria Isabel Pereira, conhecida como Belinha, amplia a renda da família com a palha do milho, antes descartada. “A gente plantava o milho por toda a vida, para vender e dar de comida para os animais. Em 2002 comecei a usar a palha para o artesanato e com o movimento o trabalho melhorou muito”, diz.

Oposição faz maioria na Câmara Municipal de Orizona

O eleitor de Orizona também elegeu neste domingo, 7 de outubro, seus nove representantes na Câmara Municipal. O destaque fica para o fato da oposição ter feito a maioria dos vereadores, cinco contra quatro dos governistas. Confira a relação abaixo:
- Reinaldo Cardoso (PMDB) - 684 votos
- Roseli (PSB) - 580 votos
- Ronaldo Costa (PMDB) - 438 votos
- Vino do Bar (PP) - 422 votos
- João Lucas (PMDB) - 420 votos
- Taide (PSDB) - 416 votos
- Antônio Baiano (PT) - 398 votos
- Venerando do Aristeu (PSDB) - 327 votos
- Nelson (PSB) - 195 votos
Esse quadro pode mudar, caso o vereador Joãozinho Albino (PMDB) consiga através de recurso no Tribunal Superior Eleitoral efetuar o registro de sua candidatura. Joãozinho, que participou da eleição deste domingo através de recurso, obteve 418 votos, e poderá ter uma cadeira no legislativo caso consiga reverter a situação. O julgamento de seu recurso ainda não tem data definida.

Felipe Dias é reeleito em Orizona com 64,09% dos votos válidos

Felipe Dias, do PMDB, foi reeleito prefeito de Orizona com 6.017 votos, o que corresponde a 64,09% dos votos válidos. Chadud, do PTB, recebeu 3.371 votos, 35,91%. Com a diferença de 2.646 votos em relação ao adversário, foi uma das vitórias mais elásticas nas últimas décadas.
A eleição de Felipe é histórica, já que Orizona reelege pela primeira vez um prefeito. 9.889 eleitores foram às urnas votar para prefeito. Desses, 143 votaram em branco e 358 anularam o voto. Com isso, foram 9.388 votos válidos. 1.039 eleitores não compareceram nas urnas, o que equivale a 9,51% do total de eleitores no município.

Logo após o fechamento das urnas, a militância que apoiou Felipe Dias durante a campanha concentrou em frente ao comitê de campanha da coligação 'A Vitória do Povo', enquanto acompanhavam a apuração paralela feita pela coligação.

A Polícia Militar montou um forte esquema de segurança nas imediações da Praça do Lazer, para evitar confusões entre militantes. Com a confirmação da vitória de Felipe Dias, foi montado um palco e realizado um comício, com a presença do prefeito, de seu vice Anteres e dos vereadores eleitos e que participaram da coligação.



* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.