sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dilma: vitória contra a inércia e o atraso

A Presidenta Dilma Rousseff fez um imponente pronunciamento ontem (11), ao visitar as obras da siderúrgica que se está construindo junto ao Porto de Pecém, no Ceará. Dilma cutucou a oposição com vara curta, como diz o dito popular.
Dilma foi direto ao ponto, politizando seu discurso que, infelizmente, não tem a repercussão que deveria. Disse que aquela siderúrgica era uma “vitória contra a inércia do pensamento do atraso” que achava que o Nordeste não podia se industrializar, não podia ter siderúrgicas ou refinarias de petróleo.
Exaltada, Dilma disse que “nós não vamos enfrentar a crise com recessão… Nós vamos enfrentar a crise gerando emprego e assegurando renda e defendendo o mercado interno”.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

37 anos sem Frei Tito de Alencar

O dia 10 de agosto deve ser lembrado, todos os anos, no Brasil  como uma data para reflexão sobre a importância da razão crítica e do compromisso com a ética e a verdade. Em 1974, há exatos 37 anos, Frei Tito, do alto de seu exílio em L'Arbresle, na França, deixava o plano terrestre e entrava para a história como mártir dos direitos humanos no Brasil e no mundo. Antes, o frade dominicano, antigo dirigente da Juventude Estudantil Católica, havia sido preso no Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Ibiúna, e, entre 1969 e 1970, recolhido a prisões em São Paulo, onde, por vários meses, foi submetido a covardes e intermináveis sessões de tortura, convivendo com os "demônios” que lhe perseguiram até a morte, na Europa.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quem se habilita à sucessão municipal?

Há um pouco mais um ano para as eleições municipais, muita coisa é dita nos bastidores a respeito da sucessão para a Prefeitura de Orizona. A oposição tem movimentado bastante. Dizem até que existe um acordo entre os principais partidos para que quem for indicado pela maioria seja apoiado pelos demais, com o propósito de se constituir uma chapa forte.
Os principais nomes são Dr. Joaquim Marçal, Dr. Itamar D. Teixeira, Roseli, Chico do Evaristo, Oleno Marçal e Jeremias, com alguns outros correndo por fora. Inimigos declarados a algum tempo, as informações da militância mais próxima afirmam que os dois médicos voltaram a ter uma convivência amistosa em prol de uma "causa maior".
Pelo lado dos governistas, o prefeito Felipe Dias não se considera candidato nato à reeleição e alguns outros nomes também são cogitados, como os do ex-prefeito Anteres, o secretário Rinaldo Costa, o presidente da Câmara Joãozinho Albino e o vice-prefeito Antônio Baiano.
Não está claro, mas há a intenção dos partidos aliados de continuarem junto com o PMDB. Dizem por aí, porém, que o PT só estará junto com os peemedebistas se o nome a encabeçar a chapa for um de seu próprio partido ou o do atual prefeito. O PR que também diz estar "firme" com o prefeito, sonha com a possibilidade de indicar um nome para vice-prefeito.
E por aí caminham as especulações, com muitas expectativas e interesses dos diversos grupos políticos, mas cada um com as suas próprias verdades.

Serviços normalizados no BB de Orizona II

Apesar de termos postados uma matéria na última semana sobre a normalização do autoatendimento na agência do Banco do Brasil de Orizona, até esta segunda-feira (08) os novos terminais estavam desligados, com apenas dois fazendo saques (e apenas um destes que faz depósitos) e um outro que apenas imprime folhas de cheques. Como um dos terminais para seque estavam sem manutenção, a fila no outro nas primeiras horas da manhã já era enorme. E aí, onde fica o respeito?