sábado, 5 de junho de 2010

Goianos entusiasmados com Dilma Rousseff

Para o prefeito de Anápolis, Antonio Gomide (PT), a pré-candidata petista Dilma Rousseff ganhou muita força perante o seu principal concorrente, José Serra (PSDB) e acredita que a mesma pode vencer as eleições para presidente ainda no primeiro turno.
Outro petista muito entusiasmado com a pré-candidatura de Dilma é o ex-prefeito de Goiânia e deputado federal Pedro Wilson: "A candidatura representa a continuidade de um programa de desenvolvimento econômico e social que é do presidente Lula", comentou em entrevista à rádio 730.
O vice-prefeito de Orizona e pré-candidato a deputado estadual Antônio Baiano acredita que Dilma vem muito forte em Goiás, afinal deverá ser apoiada por duas chapas muito importantes: a do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que deverá coligar com o PT e outros partidos da base do governo Lula, e do ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR), apoiado pelo governador Alcides Rodrigues (PP).
A nível nacional, o cenário ainda é mais favorável, de acordo com Baiano. Lula é quase uma unanimidade e a sua força deverá refletir diretamente na candidatura de Dilma, uma das principais responsáveis pelo sucesso do atual governo, concluiu. (Rádio 730/ Anselmo de Lima).

Iris Rezende neste domingo em Pires do Rio

O presidente do PMDB Jovem de Pires do Rio, Pablo Henrique, vai receber o pré-candidato ao governo de Goiás pelo partido, Iris Rezende Machado em sua residência para um café da manhã neste domingo, dia 6 de junho. Em seguida, Iris participará de um seminário do partido e da inauguração do PMDB Jovem no município. A atividade será no Ginásio Municipal.
Dia 10, quinta-feira, será a vez de Iris estar em Orizona, onde participará de reunião do diretório municipal, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a partir das 17 horas. O pré-candidato também estará presente na abertura da 18ª Festa do Peão de Orizona, no tatersal do Anteres, a partir das 22 horas. O prefeito Felipe Dias, o presidente da Câmara vereador Ronaldo Costa e o presidente local do PMDB, Anteres Vieira Pereira, preparam uma grande recepção para Iris. (Jornal do Sudeste).

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Vacinação contra gripe A continua em Goiás

A vacinação contra a gripe suína (H1N1) vai continuar enquanto tiverem doses no Estado. A informação foi dada no final da tarde de quarta-feira (02) pela secretária da Saúde, Irani Ribeiro, durante coletiva à imprensa. Estão distribuídas nos municípios goianos 300 mil doses e 60 mil na SES. Foram aplicadas 2,5 milhões de doses, o que representa 88% das pessoas que fizeram parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Irani Ribeiro de Moura conclama que os municípios que não atingiram os 80% preconizados pelo Ministério da Saúde continuem com ações de incentivo à imunização. “Quanto maior for a cobertura que conseguirmos, maior será nossa segurança ao enfrentar a possível nova onda da doença. Pessoas protegidas significa redução de casos e maior sobrevida”, declarou. A secretária ainda agradeceu a participação dos vacinadores, que cumpriram suas atividades durante a semana e alguns finais de semana.
O baixo número apresentado nos índices de crianças de dois a quatro anos e no grupo de adultos de 30 a 39 é justificado pela não inserção de todos os números por parte dos municípios. “Aos poucos os municípios vão repassando dados que ampliam esses números e vão nos mostrar a realidade desses grupos. O procedimento é normal e dentro de algumas horas serão alterados”, explica Elizabeth Araújo, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde. Até o último dia 27, foram notificados 259 casos suspeitos de gripe A. Destes, 149 foram descartados. Oito casos foram confirmados, sendo que dois deles vieram a óbito. (Agecom).

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Baile de escolha da rainha da 18ª Festa do Peão

Será na noite dessa quarta-feira, 2 de junho, o baile para escolha da rainha da 18ª Festa do Peão de Orizona. O evento acontecerá no Country Clube de Orizona, a partir das 21 horas e definirá a rainha e primeira e segunda princesas, na categoria adulto e infantil. Todo o corpo de jurados virá de fora de Orizona. Entre os membros do júri, segundo os organizadores, deverá estar a Miss Goiás 2010, Dieniffer Ferreira da Costa, natural de Pirenópolis. O baile da rainha será promovido por Newtin Rodrigues e Lúcia Costa, que também são os organizadores da Festa do Peão. A festa será animada por Junior Funk, Núbia Aloah e Top DJs.
A 18ª Festa do Peão de Orizona será realizada de 10 a 13 de junho, no tatersal do Anteres e terá a presença de artistas como João Neto & Frederico, Marciano, Companhia Deja vu do Pará e Top DJs. A boiada e a extrutura do rodeio ficará por conta da Cia João Palestino. A festa terá ingressos a preços populares, uma reivindicação do prefeito Felipe Dias, que participa pessoalmente da coordenação do evento.

Feriado sem recesso na Prefeitura de Orizona

A prefeitura de Orizona não decretou ponto facultativo na sexta-feira, dia 4, e portanto o feriado de Corpus Christi não será prolongado para o funcionalismo público municipal. Apenas a educação emendará o feriado por questões práticas de funcionamento do sistema municipal de ensino.
O governo municipal, no entanto, estuda decretar ponto facultativo na outra sexta-feira, dia 11, por ocasião da 18ª Festa do Peão de Orizona. Isso porque a administração municipal está diretamente envolvida na realização do evento.
As cidades de Silvânia e Vianópolis, por outro lado, terão feriado prolongado. Os prefeitos Gilda Naves, de Silvânia e Silvio Pereira da Silva, de Vianópolis, assinaram decreto estabelecendo recesso municipal na sexta-feira, 4 de junho. Com isto, nesta duas cidades, repartições públicas, escolas e agências bancárias fecham nesta quarta-feira e só reabrem na segunda-feira, dia 7 de junho. (PMO/Rádio Rio Vermelho).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Mundo reage à violência extrema de Israel

A África do Sul está na mídia mundial por causa da Copa. Outro fato que está na mídia e enche o mundo de indignação é o ataque israelense ao comboio humanitário na Faixa de Gaza. O correspondente da Rede Record em solo sul-africano, Rodrigo Viana, repercutiu o ataque a partir do olhar do país da Copa em seu blog Escrevinhador.
"A imprensa sul-africana dá grande destaque às informações – que vieram a público nos Estados Unidos -mostrando a estreita colaboração que existia, nos anos 70, entre o regime racista sul-africano e o Estado de Israel.
A revelação dessa ligação ganha um caráter simbólico depois do ataque criminoso à frota que tentava se aproximar da Faixa de Gaza. Ataque ocorrido em águas internacionais, ressalte-se. Israel, mais uma vez, agiu como um Estado fora da lei. Israel impediu a chegada do comboio com ajuda humanitária. O ataque é apenas o complemento lógico e perverso da política adotada por Israel, em relação aos territórios palestinos ocupados.
Os palestinos sofrem hoje repressão semelhante aos dos negros da África do Sul em tempos de apartheid (foto) sob o domínio do Estado de Israel. E devemos lembrar que o tratamento dado às populações palestinas tem um nome: fascismo".
Não devemos no entanto confundir as coisas e cometer o mesmo erro. Não podemos ter uma posição anti-semitista, afinal esse é um problema de Estado e deve ser resolvido no campo diplomático.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vacinação contra Febre Aftosa termina hoje

Termina hoje (31) a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Aftosa. A partir de amanhã, estará proibida a venda da vacina e os técnicos da Agrodefesa vão visitar as 582 revendas em Goiás para conferir o estoque. O produtor tem até segunda-feira, dia 7, para declarar que imunizou o gado contra a febre aftosa. A partir desta data, os produtores que não fizeram a declaração pagam multa de R$ 60 e vão ser contatados.
“Se ficar constatado que o pecuarista não vacinou o gado, ele vai pagar multa de R$ 7 por cabeça, terá a propriedade interditada e a vacinação será assistida agora e na próxima etapa, em novembro”, explica o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Willian Vilela. “Não faltou vacina em Goiás e em todas as revendas havia doses para serem vendidas”, completou. O Estado tem 20,5 milhões de bovinos, o quarto maior do Brasil, e recebeu 24,5 milhões de doses para serem vendidas. (Agecom/ Rádio Rio Vermelho).