sábado, 2 de julho de 2011

Vídeo: Escola Família Agrícola "Digital" de Orizona

O vídeo acima, entitulado "Escola Família Agrícola 'Digital' de Orizona" foi apresentado por estudantes da 2a série da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona para participação no Claro Curtas - Festival Nacional de Curtíssima Metragem de 2011. Os estudantes se escreveram na categoria "Alunos de Ensino Médio".

Orizona realiza sua IV Conferência Municipal de Saúde

Imagem: Nilsinho Vaz.
Foi realizada na última quarta-feira (29/06) a 4ª Conferencia Municipal de Saúde de Orizona, com o tema  “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. A conferência, realizada no auditório do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira foi preparatória para a VII Conferência Estadual e a XIV Conferência Nacional de Saúde, que acontecem ainda em 2011.
A conferência discutiu os eixos temáticos: Políticas de Saúde na Seguridade Social: O SUS Legal e o SUS Real, Participação da comunidade e o Controle Social nas decisões e consolidação do SUS, A Gestão do SUS e Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS. A conferência contou com a participação de representantes de trabalhadores na saúde, gestores, usuários e prestadores de serviço. O prefeito Felipe Dias e a primeira-dama Ana Lúcia participaram da abertura. Já o secretário de Saúde Renato Cunha. o vice-prefeito Antônio Baiano e o presidente da Câmara Joãozinho Albino participaram de toda a conferência.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Orizonenses mantém a tradição dos carros-de-bois

Um longo caminho enfrentado a pé é a missão de milhares de fiéis católicos que seguem em romaria em carros de boi rumo a Trindade. A caminhada mais longa é realizada por 28 carreiros de Orizona, cidade no sudeste de Goiás, a 180 quilômetros da capital da fé. São 15 dias de viagem, boa parte em estrada de chão, debaixo de sol quente ou vento frio.

Acontece nesta quarta a IV Conferência Municipal de Saúde

Acontece em Orizona nesta quarta-feira (29) a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizada no auditório do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira. A conferência terá como tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" e como eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".

Comunidade elege diretores para as Escolas Estaduais

A primeira eleição direta para o cargo de diretor de escola estadual está acontecendo hoje (28), das 7h30 às 21 horas, sem interrupção. Podem votar professores, agentes administrativos, pais e alunos das escolas públicas. Vai ter uma urna para professores e servidores e outra para os alunos com idade acima de 12 anos, pais, mães ou responsáveis por aluno de até 16 anos de idade.
Em Orizona, estão sendo realizadas eleições no Colégio Estadual Maria Benedita Velozo, Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira e Escola de Tempo Integral Amélia Issa. No Nucleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro não foi inscrito nenhum candidato e assim, a atual diretora Luzia Helena Caixeta deverá ser nomeada ao cargo.

Com informações do portal de notícias Goiás Agora.

Petistas apresentam demandas a Rubens Otoni

Em encontro da militância do PT - Partido dos Trabalhadores de Orizona com o deputado federal Rubens Otoni neste sábado (25), no plenário da Câmara Municipal, foram apresentadas por lideranças locais do partido e também por representações comunitárias do município algumas demandas junto ao deputado.
Antes do encontro na Câmara Municipal, o deputado almoçou com alguns representantes do PT. O vice-prefeito Antônio Baiano situou Rubens da questão do ambulatório médico 24 horas, que seria viabilizado pela Prefeitura Municipal através da alienação de bens móveis e imóveis do Município. Uma denúncia encaminhada, segundo o vice-prefeito, provavelmente por lideranças da oposição junto ao Ministério Público e acatada pelo juiz da Comarca de Orizona, Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, impediu a continuação do processo. Por isso a administração municipal estuda uma alternativa para a questão.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festa de Ubatan: de 14 a 17 de julho de 2011

Imagem: Prefeitura de Orizona.
A comunidade de Ubatan realiza dos dias 14 a 17 de julho a Tradicional Festa no distrito, em louvor a Santa Luzia, São Sebastião e Divino Espírito Santo. Os responsáveis pela festa neste ano são Redelvino Viana e Luzia Correa e Haroldo Max e Leila Correia, juntamente com os padres Aparecido e João Cézar. A festa faz parte do calendário oficial do Estado de Goiás.
A paróquia Nossa Senhora da Piedade e a comunidade local já começaram o trabalho de preparação do ambiente, com a reforma da capela e adequação do centro comunitário. 

Antônio Baiano reeleito presidente do Centro Social

Imagem: Anselmo Lima.
Em Assembleia Geral Ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (27) na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, foi eleita e empossada a nova diretoria do Centro Social Rural de Orizona, entidade mantenedora da escola. O vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano foi reeleito e a nova diretoria tem quase a mesma composição da anterior. Confira a nova composição eleita para um mandato de 2 anos:

domingo, 26 de junho de 2011

Um novo Capítulo, uma nova Violação

O deputado federal Cláudio Puty (PT/PA) denuncia, neste domingo (26) mais uma ameaça de madeireiros a assentados no sul do Pará, conforme publicado no blog Os Amigos do Presidente Lula. O deputado enfrenta muita dificuldade para formalizar a denúncia, condição normal em um Estado governado por representantes das elites:

"Era 01:36 hs desta madrugada quando recebi um telefonema nervoso do município de Anapu, da parte de lideranças dos comunitários do PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança, onde há alguns anos atrás foi assassinada a Irmã Dorothy e hoje se trava uma disputa violenta contra os madeireiros que tentam extrair a madeira ilegalmente do assentamento.
Ontem à noite, um grupo de mais de uma dezena de pistoleiros invadiu o PDS com caminhões e equipamento para a remoção das toras que foram apreendidas pela Polícia Federal após denúncias da comunidade. A comunidade se preparava para reagir e novas mortes podem ocorrer.
A delegacia de polícia do município até este momento (9:47 de domingo) está fechada e ninguém consegue fazer a denúncia.
Os comunitários já informaram o Ministério Público Federal.
Já denunciei o caso à imprensa nacional e Polícia Federal. Acabei de falar com o Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Dr. Nilton Atayde, que imediatamente se colocou à disposição para reforçar o policiamento na região".

A Fala do ex-presidente Lula no II BlogProg