sábado, 28 de janeiro de 2023

Inventário de Eduardo Pereira Cardoso, morador da região do Taquaral

Filho de Jacintho Pereira Cardoso Júnior e Balbina Maria de Jesus, os avós paternos de Eduardo Pereira Cardoso foram Jacintho Pereira Cardoso e de Joaquina Rosa de Jesus e os maternos, Fulgêncio de Sousa França e Maria Rita de Jesus. Filho primogênito, foram seus irmãos mais jovens:
1. Nicolau Pereira Cardoso.
2. Zeferina Maria de Jesus, casada com Emídio Correa Peres.
3. Carolina Maria de Jesus, casada com Gabriel Pereira da Cunha.
4. Terêncio Pereira Cardoso, casado com Rosenda; e depois casado com Paula Francisca Piedade.
5. Antonio Pereira Cardoso.
Foi carreiro e agropecuarista na região do Taquaral. Teve três matrimônios, tendo como inventariante a esposa do último casamento, Theodora Maria de Jesus, 48 anos, filha de José Bento Correa e Manoela Francisca da Piedade.
Theodora tem papel histórico importante na região do Taquaral da Capela, uma vez que foi a mesma que transferiu para a Paróquia Nossa Senhora da Piedade a documentação do terreno para a capela daquela comunidade.

JUIZO MUNICIPAL DO TERMO DE CAMPO FORMOSO
COMARCA DE BONFIM – GOIÁS
ESCRIVÃO: Virgílio Reis
JUIZ MUNICIPAL DO TERMO: José Albino de Oliveira
INVENTARIANTE: Theodora Maria de Jesus (viúva)
INVENTARIADO: Eduardo Pereira Cardoso
REPRESENTANTE DA INVENTARIANTE: Roque Jacintho Pereira.
DATA DO INVENTÁRIO: 17/11/1919
DATA DO FALECIMENTO: 12/09/1919.

Eduardo Pereira Cardoso foi casado por três vezes: a primeira vez com Carolina Vieira de Jesus, cujo do casal ficaram quatro filhos; a segunda vez com Anna Maria de Jesus, cujo do casal ficou um filho; e com Theodora Maria de Jesus, tendo juntos seis filhos:

a) Herdeiros do casamento com Carolina Maria de Jesus, então falecida:
1) Balbina Vieira de Jesus, falecida, casada que foi com Pedro Gonçalves Pinheiro. Falecida a filha, foram herdeiros os netos:
a) Maria, casada com Manoel Pinheiro;
b) Ana, casada com Joaquim Gonçalves Pinheiro;
c) Eduardo;
d) Antonio;
e) Carolina;
f) Affonso.
2) José Januário Pereira, falecido. Desse modo, foram herdeiros os netos:
a) Joaquim Januário Pereira;
b) José Januário Pereira;
c) Benedicta.
3) Maria Vieira de Jesus, casada com Luíz Pereira da Cunha.
4) João Pereira Cardoso
b) Herdeiro do casamento com Anna Maria de Jesus, então falecida:
1) Joaquim Pereira Cardoso, falecido na juventude.
c) Herdeiros do casamento com Theodora Maria de Jesus, então com 48 anos:
1) Ana Maria de Jesus, solteira;
2) Manoel Pereira Cardoso;
3) Izabel Theodora de Jesus;
4) Maria José;
5) Rita Maria de Jesus;
6) Geraldo Pereira Cardoso.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

ASCAMARO apresenta relatório sobre as atividades desenvolvidas em 2022

Entre os anos de 2001 e 2004, durante a gestão do prefeito João Bosco Mesquita e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Sebastião Fernandes de Oliveira (Curraleiro), integrei o Conselho Municipal de Meio Ambiente, que foi instituído naquela época.
Um de nossos desejos, mas que era difícil do ponto de vista financeiro, era a instalação de uma infraestrutura para coleta seletiva de materiais recicláveis e permitir que uma instituição da sociedade civil, como uma cooperativa, pudesse operacionalizar esse serviço. Nunca seguiu em frente.
Mais recentemente, de forma autônoma, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Orizona (ASCAMARO), que formalizou o trabalho de trabalhadores que atuavam há mais de vinte anos e que foi formalizada de forma independente, começou a operar na área do lixão. Nos mais de dez anos, atuou da forma que podia, que era viável, mas desenvolvendo o trabalho necessário e que servia de fonte de renda aos integrantes.
Orizona é conhecida como berço do associativismo. Na verdade não é. É por outro lado, local de experiências associativas bem sucedidas. E com a ASCAMARO não é diferente. Além de geradora de trabalho e renda, tem um papel ambiental muito relevante e para além do que é propósito cotidiano, realiza por exemplo a proteção e o cuidado dos animais que vivem no local de atuação.
E em suas redes sociais, a ASCAMARO divulgou, através do seu presidente Ronaldo Alves Ferreira, um pouco do que de mais importante aconteceu no ano de 2022. Muitas ações não são rentáveis para a associação e seus membros, mas o fazem por necessidade. Siga o texto.
"Viemos mostrar o resultado de muito esforço e dedicação em prol do nosso município, prestando conta do nosso serviço realizado em 2022!! Juntamente com a empresa que coleta pneus a Ecofloor, retiramos 32 toneladas de pneus do meio ambiente, esse trabalho dos pneus é feito sem nenhum ganho para os associados da ASCAMARO, mais sabemos o quanto faz bem para o meio ambiente! Também juntamente com a empresa Sebo Hidrolândia, entregamos 25 toneladas de ossos, Isso por que antes esse material era jogado em buracos e não era reciclado, hoje já conseguimos fazer diferente!! E juntamente com a empresa Plaspel Reciclagem, retiramos 117.000 toneladas de papelão,126.000 toneladas de plásticos (pet, sacolas plásticas, vidros de produtos de limpeza, lona e muito mais) e 97.000 toneladas de sucatas! Isso ajudando o meio ambiente sempre! E com esse nosso trabalho a gente ajuda também a secretaria de meio ambiente Semma Orizona a pontuar no ICMS Ecológico!! para todos entenderem melhor oque é o ICMS Ecológico, ele é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas de recursos maiores do que aquelas que já tem direito!"

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Em 1936, Egerinêo Teixeira contava com grande reputação na sociedade

Egerinêo Teixeira foi prefeito de Campo Formoso (Orizona) entre 04 de janeiro de 1936 e 06 de junho de 1938. Nesse período, usou a seu favor o fato de ser muito conhecido nas rodas da imprensa e em círculos políticos estaduais e nacionais. Para promover a sua imagem, usou do tradicional ‘toma lá, dá cá’ e da grande reputação e da compra de espaços de mídia positiva através de patrocínios (comum ainda hoje). Mas nem sempre precisou disso.
O exemplo fui uma matéria no jornal ‘O Annápolis’ em junho/1936 (número 278, 21/09/1936), sobre a recente conjuntura política local:

“O município de Campo Formoso experimenta agora os influxos progressistas do espírito evoluído de um ótimo prefeito, que tudo faz em prol das possibilidades da terra do leite e do capado gordo.
Egerinêo Teixeira sempre foi um idealista, mas da classe dos que pensam e agem para cima e para frente.
Agora, eleito e empossado no cargo de prefeito de Campo Formoso, põe em prática diversas obras que irão mudar a face das causas municipais.
Estradas de automóveis, telefone para a Estrada de Ferro, estatística da produção, cooperativas, etc, etc.
O ambiente político daquela terra também é tranquilidade e paz. Também isso se deve a inteligência de Egerinêo que tudo faz para evitar os pequenos choques entorpecentes do progresso.
Jornalista combativo e algumas vezes humorista, o prefeito de Campo Formoso alvitra ideias e executa-as com critério e sagacidade.
Tudo ali marcha para a frente”.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Padre Joel Gomes agradece e se despede da comunidade católica de Orizona

Ao final da Festa de São Sebastião neste domingo (22) na Igreja de São José, o padre Joel Gomes Martins de Souza, administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora da Piedade, se despediu da comunidade católica de Orizona. Foi a segunda passagem do sacerdote pelo município. Em texto direcionado e reproduzido nas redes sociais, disse:
"Estimados paroquianos de Nossa Senhora da Piedade, em Orizona/GO,
Hoje encerro a Missão que a Igreja, na pessoa de nosso Bispo, Dom Francisco, me confiou aqui nessa Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
Uma palavra resume tudo o que aqui vivi: gratidão!
Gratidão a Deus, à Igreja que me confiou essa árdua Missão e à você, estimado irmão (a).
Agradeço pelo carinho, acolhida e pelo zelo que essa Comunidade Paroquial tem para com os Padres.
Vou-me embora com a sensação do dever cumprido.
Agradeço todas as Comunidades, Urbanas e Rurais, Pastorais, Movimentos e Organismos, bem como, às nossas Irmãs Religiosas e Colaboradores (funcionários) da Paróquia pelo testemunho e dedicação com que cada um, neste tempo em que estive à frente desta Paróquia, procurou trabalhar na Unidade e no Respeito em comunhão com o vosso Pastor.
Agradeço, também, ao Poder Público Municipal pela parceria e trabalho em conjunto, bem como, pelo respeito e amizade.
Saio daqui engrandecido e rico de tudo aquilo que aqui pude presenciar e viver junto com vocês.
Foi uma bela experiência de Fé!
E, assim, continuo a caminhada mantendo o Olhos Fitos no Senhor, razão de minha vida e do meu Ministério!
Peço que rezem por mim e pela nova Missão que, em breve, assumirei na Paróquia São Francisco de Assis, em Catalão.
Acolham com muita alegria o novo Pastor que a Igreja vos enviará. E, assim, o Reino de Deus vai acontecendo entre nós.
Que Nossa Senhora da Piedade e seu esposo São José interceda por cada um e por esta Paróquia.
Meu forte abraço a cada um (a)!"
Padre Joel tomará posse canônica no dia 28 de janeiro próximo, na paróquia São Francisco de Assis, em Catalão, na presença de Dom José Francisco Rodrigues do Rego, bispo diocesano de Ipameri.
O prefeito de Orizona, Felipe Antônio Dias (PMDB), presente na celebração eucarística deste domingo, agradeceu a Joel pelo trabalho pastoral no Município:
Quanta honra não só para os que aqui estão presentes neste momento, mas para toda população do nosso município poder ter tido o privilégio de ter o senhor não somente como padre, mas sim como um amigo, um conselheiro, que com todo carinho e amor sempre esteve presente em nossa comunidade. E nós, evidentemente, não poderíamos reagir de outra forma a não ser toda essa admiração, carinho e respeito que temos pelo senhor, Pe. Joel. Um ser iluminado por Deus para pregar o bem e conduzir muitos que precisam para o caminho do amor. Em nome de todos que fazem parte do município de Orizona deixo o meu muito obrigado, que Deus continue te abençoando, e que seu coração seja um eterno janeiro, pois o nosso também será, janeiro este que o senhor sempre fará parte.
Alguns fiéis católicos lamentaram as mudanças tão frequentes que ocorrem com o clero da paróquia. Outros agradeceram pelo trabalho desenvolvido nesse curto tempo. Uma leiga comentou em uma rede social que Joel é muito estimado por todos os paroquianos e tem todo o respeito e admiração, que sente muito que tenha que ser assim: tão pouco tempo e tem que partir pra outra missão. Nunca é fácil essa adaptação a um novo pároco, principalmente quando se sabe quase nada a seu respeito, mas tem certeza que vamos seguir com nosso trabalho enquanto pastoral.
Assumirá a administração da paróquia de Orizona o padre José Elias Luciano da Silva, de 59 anos de idade e muito experiente. Ele possui 23 anos de vida sacerdotal e será a sua primeira vez de trabalho pastoral em Orizona.

Fotos: Paróquia de Orizona/ Diocese de Ipameri/ Felipe Dias.

domingo, 22 de janeiro de 2023

Morre em Orizona, Marcelinho Machado, vítima de acidente doméstico

Faleceu na noite deste sábado, 21 de janeiro, Marcelo Antônio Machado, o Marcelinho, vítima de um acidente doméstico provocado por choque elétrico. O mesmo foi socorrido mas não resistiu aos ferimentos. Conhecido e querido pela comunidade orizonense, o seu falecimento causou grande comoção em Orizona.
Marcelo, de 39 anos de idade, nasceu em 18 de outubro de 1983, é esposo de Ana Lúcia Marcelo, filha de Maria Joaquina e João Marcelo (João Francisco). Irmão de Ana Cristina e Renata, Marcelo é filho da professora, artesã e escritora Maria Aparecida Pinheiro e de Antônio Machado.
Marcelo também teve ao longo da vida, grande atuação na área da música (cantor, músico, professor de violão, coordenando festivais de música e participou de corais de música na Igreja Católica) e como realizador cultural. Colaborou muito com o ponto de cultura Orizona Encenarte.
Também atuou no serviço público na Prefeitura de Orizona em 2019 por um breve tempo, e desenvolveu muitas atividades laborais. Foi candidato a vereador em Orizona nas eleições de 2012 pelo PTB, na coligação "Avança Orizona", que tinha como candidato a prefeito Ricardo Chadud (PTB) e vice-prefeito Jeremias Mendes (PP). Ficou como suplente.
Será sepultado em Orizona neste domingo, 22. O seu velório será na Pax Universo, na Praça da Amizade, próximo ao Carvalho's Hotel. Às 15 horas será a celebração das exéquias.
Nos últimos anos, Orizona lamentavelmente perdeu comunicadores e pessoas da área da cultura: Lindomar Amorim, Amélia Machado, Paulinho do Gustavo, Ivo Bará, José de Paiva, Antonio Marçal da Silveira, Leonardo Ribeiro Correa e Marcelinho Machado.

Foto: Ponto de Cultura Orizona Encenarte.

*Texto alterado em 22/01/2023, às 15:58h.