sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Emenda de Rubens Otoni garante aquisição de mais um trator agrícola pela Prefeitura de Orizona

A Prefeitura de Orizona aguarda a entrega por parte do Sistema Planalto de Distribuição de Tratores e Equipamentos Ltda (Planalto Máquinas Agrícolas) de mais um trator agrícola Valtra BM-110, sobre rodas, novo, potência mínima de 110 cv, com motor diesel de 4 cilindros (semelhante ao da imagem).
O contrato foi firmado pelo prefeito Felipe Dias, representante do município, e o representante legal da concessionária vencedora do pregão presencial nº 006/2011. O equipamento custará aos cofres públicos o montante de R$ 100.575,00, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Municipal.
O recurso foi viabilizado através de emenda do deputado federal Rubens Otoni, do PT. Otoni, que é do mesmo partido da base governista de Dilma Rousseff e do prefeito Felipe Dias tem como seu principal representante em Orizona o vice-prefeito Antônio Baiano. O deputado foi o segundo goiano mais votado em 2010 para a Câmara Federal e um dos com mais votos em Orizona.
Será o oitavo trator a ser adquirido pela gestão de Felipe Dias. Antes haviam sido adquiridos um trator de pequeno porte para poda de grama, um trator de esteiras e outros cinco tratores de médio porte com potência variando entre 85 e 110 cv.

* Texto com informações e imagem de Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Programa Reabilitar Itinerante inicia 2ª etapa a partir de terça-feira

A Prefeitura de Orizona realiza em parceria com a Vila São José Bento Cottolengo nos dias 31/01, 01 e 02/02 a 2ª edição do Programa Reabilitar Itinerante. O programa visa a prestação de serviços médicos a pacientes para avaliação e possível dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
Uma equipe de profissionais estará atendendo nesses três dias a 111 pacientes já encaminhados pela Estratégia de Saúde da Família. A equipe da Vila São Cottolengo usará as dependências do Centro de Saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima. A mesma é composta por assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicóloga. Todo o trabalho será liderado pelo médico ortopedista Luiz Felipe Alvarenga Salles de Almeida Brito, que também presta serviços para a Secretaria Municipal de Saúde do município.
No caso de dispensação de algum equipamento para auxilio na locomoção, a parceria entre a Vila e a Prefeitura de Orizona fará a doação do mesmo. Em 2011 foram atendidos e encaminhados 120 pacientes e doados 184 aparelhos e equipamentos pelo Programa.


* Texto com informações e imagem de Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mesatenista silvaniense participa de Torneio Internacional na Alemanha

Segundo informações do blog do jornalista Célio Silva, o silvaniense Iranildo Espíndola embarca no dia 31 de janeiro para a Alemanha onde disputa mais um torneio internacional de tenis de mesa. A competição faz parte da preparação do atleta para as Paraolimpíadas de Londres-2012.
No ano passado o mesatenista Iranildo conquistou duas medalhas de ouro do Parapan do México. Ele também foi considerado o melhor jogador da competição. Silvânia está na torcida por mais conquistas do Iranildo.

* Texto com informações do blog do Célio Silva. Imagem de divulgação. Todos os direitos reservados.

Sobre o Calendário Escolar no município de Orizona

As escolas da Rede Municipal de Ensino, incluindo a Creche Municipal José Ribeiro de Oliveira, terão as suas aulas iniciadas na próxima segunda-feira (30). Os trabalhos de planejamento e preparação para o novo ano já se iniciaram. O calendário em vigor foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (leia mais clicando aqui) prevê 202 dias letivos em 2012.


Com 220 dias letivos, as escolas estaduais da cidade (Amélia Issa, MABEVE e Senador) tiveram suas aulas regulares iniciadas nesta segunda, 23 de janeiro. A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona iniciou nessa mesma data as atividades com estudantes do curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio, quando realizou uma assembleia geral para acolher os estudantes e seus familiares. O Centro de Ensino G-13, escola particular de Orizona, também iniciou suas aulas na última segunda-feira, 23.
O Núcleo Estadual de Educação do Campo - Nuclec - João Gonçalves Ribeiro inicia as suas aulas no dia 30. Esse calendário diferenciado visa conseguir acompanhar o do Município, já que a instituição depende do transporte escolar do município.

Agrodefesa alerta para riscos de Germinivírus do tomateiro em municípios produtores

A Agrodefesa reafirma a necessidade dos envolvidos na cadeia produtiva do tomate cumprirem as medidas obrigatórias para a prevenção e controle da mosca branca e do geminivírus. De acordo com a Instrução Normativa Estadual nº 006/2011, são obrigatórios a produção de mudas em viveiros devidamente equipados; e o respeito a data de transplantio (01/02 a 30/06) pelos produtores de tomate rasteiro e também pelos de tomate tutorado nos municípios de Morrinhos, Itaberaí, Turvânia, Cristalina, Luziânia, Silvânia, Orizona, Vianópolis, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba e Goianésia.
Além do calendário de transplantio, é muito importante que o produtor fique atento a outras medidas de caráter obrigatório, como o cadastramento das lavouras de tomate até 15 dias após o transplantio pelo site www.agrodefesa.go.gov.br, e a eliminação com eficiência e rapidez dos restos culturais até 10 dias após a colheita de cada talhão. 
Segundo o coordenador Programa de Prevenção e Controle de Pragas na Cultura do Tomate, Samuel Esteves Pereira, caso o produtor tenha dificuldades de acessar o site da Agrodefesa para efetuar o cadastramento, pode comparecer a qualquer um dos escritórios da Agência para realização do procedimento com o auxílio dos fiscais agropecuários.
Quanto aos agrotóxicos, a Agrodefesa alerta sobre as principais exigências para o uso correto dessas substâncias, como a utilização somente de agrotóxicos registrados no Ministério da Agricultura e cadastrados na Agência; respeito ao período de carência (período compreendido entre a aplicação do produto e a colheita); e utilização do equipamento de proteção individual (EPI) durante as aplicações de produtos fitossanitários. Todas essas medidas, se seguidas corretamente, podem garantir o bom desenvolvimento das lavouras e evitar prejuízos para o setor.

* Texto com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Todos os direitos Reservados.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Torneio início da Série B e reforma do campo do Rio do Peixe

Foi realizado na comunidade Rio do Peixe (meio rural de Orizona) neste último domingo (22/01), o Torneio Início do Campeonato Municipal da Série B de Orizona 2012. Estiveram presentes no evento o prefeito Felipe Dias, o vice-prefeito Antônio Baiano, o presidente da Câmara Vereador Reinaldo Cardoso, o professor e vereador João Lucas (Representante da Região), vereador Joãozinho Albino, vereador Franquilino, vereador Vino do Bar, secretário de Esportes Paulo Henrique e demais secretários da Adminitração Municipal, autoridades locais, equipes participantes, dirigentes, árbitros e a presença de um grande público.
Na ocasião foi inaugurada a reforma do vestiário e do alambrado do campo de futebol do local. O benefício foi garantido após devolução de recursos pelo ex-presidente da Câmara, vereador João Lucas. Após a inauguração foi servido almoço para todos os presentes e logo após foi dado início ao torneio com as equipes presentes. No final da tarde o União B e a Firmeza B fizeram a final, sendo a Firmeza B campeã ao vencer a equipe adversária por 1 a 0, gol de Werick.
No próximo domingo (29), acontece o Torneio Início da Série A no povoado de Cachoeira. Mais uma vez, o prefeito Felipe Dias inaugura obras com melhorias no campo de futebol do povoado, melhorias estas propostas pelo vereador Ronaldo Costa. O campeonato municipal amador de Orizona homenageia este ano o árbitro aspirante a Fifa, André Luiz de Freitas Castro.

* Texto com informações e imagens de Elson Caixeta/ Rádio Orizona Web. Todos os direitos Reservados.

Prefeitura de Orizona começa reforma de mais seis Postos de Saúde

A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (23) as reformas de mais seis postos de saúde em povoados do município. A primeira unidade a começar a receber reformas e melhorias foi a do povoado de Taquaral, que há décadas não recebia nenhuma melhoria. Simultaneamente, deverão acontecer as reformas dos postos de saúde da Posse, Firmeza e Cachoeira, além de Montes Claros e Corumbajuba.
Os postos de saúde da Cachoeira, de Montes Claros e Corumbajuba são os que receberão mais recursos, já que assim como o de Taquaral, não recebia reparos há um bom tempo. Os recursos para a realização dessas obras são próprios do município de Orizona e advém do FMS-Fundo Municipal de Saúde, que a partir de uma excelente gestão, conseguiu economizar para garantir essas melhorias.  As obras terão um custo total de aproximadamente 60 mil reais.
Anteriormente, a Prefeitura já havia reformado, com o apoio da Câmara Municipal, o posto do distrito de Ubatan, obra realizada em 2010. Além disso, o FMS está quase concluindo a obra de construção do Centro de Saúde do povoado de Buritizinho, um centro de referência que custará 200 mil reais, por conta de convênio com o Ministério da Saúde.
As obras de reforma do posto de saúde do bairro Santa Maria deverão iniciar em breve. A documentação está praticamente encaminhada e só falta a vistoria técnica da Caixa Econômica Federal para início dos trabalhos. A obra de reforma e ampliação superará os 100 mil reais, viabilizada através de emenda do deputado federal Rubens Otoni (PT).
No significativo trabalho de estruturação do Sistema de Saúde Pública no município de Orizona, liderado pelo prefeito Felipe Dias e pelo secretário de Saúde Renato Vieira da Cunha, aconteceu também a implantação em 2009 do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com a disponibilização de profissionais na área de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia e realização de diversos projetos e programas (como é o caso do Projeto Bem Viver com Saúde) no tocante à melhoria da qualidade de vida.
Foi implantada em 2010 uma base local do SAMU 192, com equipes de socorristas (composta por um condutor especializado e uma técnica em Enfermagem) que trabalham 24 horas por dia e uma USB - Unidade de Suporte Básico. Foram adquiridas também duas novas ambulâncias, viabilizadas com emendas dos deputados estaduais Cristóvão Tormin (PSD) e Adriete Elias (PMDB), e um Gol zero quilômetro, viabilizado com recursos próprios. Além disso, foi firmado um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, que disponibilizou por prazo determinado, um veículo tipo van, que transporta pacientes diariamente para Goiânia. Uma outra van terceirizada também faz o mesmo trajeto diariamente. Os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise na capital são transportados em condições especiais de conforto três vezes por semana.
Outra novidade na área de saúde e assistência social foi o convênio da Prefeitura com a Vila São José Bento Cottolengo, iniciado em 2011, para a implantação do Programa Reabilitar Itinerante, com a disponibilização de diversos profissionais e a doação de equipamentos para pessoas com algum tipo de deficiência física. Em 2011 foram atendidos e encaminhados 120 pacientes e doados 184 aparelhos e equipamentos. O convênio foi renovado para este ano. Os pacientes encaminhados pelas equipes de Saúde da Família, receberão os primeiros atendimentos entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro que se seguem, em mais uma etapa do Programa, que acontecerá durante este ano.
Outro convênio importante foi firmado em 2009 e mantido até hoje é com o Centro de Apoio em Goiânia. O serviço havia sido interrompido na gestão anterior e hoje funciona com auto padrão de qualidade, no acolhimento e apoio de pacientes orizonenses que buscam tratamento médico na capital.
Na saúde preventida, o atendimento da Estratégia da Saúde da Família foi melhorado e o combate à dengue e chagas foi intensificado, com a frequente realização de manejos ambientais e campanhas de conscientização da população. O projeto Orizona sem Drogas foi implantado em 2011 e realiza ações de prevenção às drogas, principalmente ao crack.
Na manutenção de convênios da gestão plena do SUS, foi repassado em 2011 ao Hospital e Maternidade São Pio X recursos para internações, consultas, exames hospitalares e pequenas intervenções cirúrgicas. Os exames laboratoriais foram realizados a partir de encaminhamento da Secretaria de Saúde nos dois laboratórios de análises clínicas da cidade. Como no município de Orizona não existe atendimento de alta complexidade, os recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o município para média e alta complexidade são pactuados com o município de Goiânia. Com isso, encaminhamentos de internações, exames de alto custo e tratamento ambulatorial para a capital são feitos eletronicamento ainda em Orizona, através de check-in eletrônico.
A Prefeitura de Orizona, através da Secretaria, deu continuidade nos últimos três anos a um convênio com a APAE de Anápolis que tem garantido a realização de uma média de 1.300 exames PSA em homens para o diagnóstico precoce de problemas na próstata. Neste ano, a campanha será realizada novamente.
Em 2011 a Secretaria de Saúde adquiriu somente com seus recursos uma grande quantidade de medicamentos. Destes, parte foi usada na manutenção da farmácia básica e os demais foram doados a pacientes do município que não tinham condições de adquirir os medicamentos convencionais e de alto custo e assim buscavam ajuda às secretarias de Saúde e de Assistência Social. Diabéticos e internos do Centro de Convivência do Idoso Campo Formoso também recebem doação de medicamentos e insumos de forma continuada.
Profissionais da área médica de diversas especialidades também foram contratados e atendem hoje regularmente nas unidades de saúde do município. Atualmente, a população orizonense pode contar com o atendimento de ortopedista, ginecologista, neurologista, otorrinolaringologista e a partir de fevereiro também poderá contar com o atendimento de uma dermatologista.
Essa é uma demonstração de zelo com o cidadão contribuinte, que paga seus impostos e deseja ver isso devolvido em benefícios sociais. Com relação às próximas ações, Felipe Dias e Renato garantiram que em breve algumas novidades com benefícios sem precedentes na história de Orizona deverão ser oficializadas e concretizadas.


* Texto com informações e imagem de Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Festa Beneficente neste sábado na Sede da Mata

Amigos e familiares promovem neste sábado (28/01), na Sede da Mata, município de Orizona, um baile beneficente para levantar recursos para ajudar no tratamento médico de Fernando Afonso de Castro, o Fernando da Firmeza. Durante o dia haverá torneio de futebol no campo da Mata, com a participação de equipes amadoras de Orizona. À noite acontece show baile com a dupla Ademar & Adalberto.
Fernando (foto) que é filho do finado Lázaro Rosa, sofre de um mal que está degenerando os seus pulmões. O mesmo é uma liderança comunitária e religiosa bastante conhecida. Católico, participou da Pastoral da Juventude, é de dirigente das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base e membro do CEBI - Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos. Foi presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região da Firmeza, presidente do Centro Social Rural de Orizona (entidade mantenedora da EFAORI) e diretor por diversas vezes na Central de Associações do município.


* Texto com informações e imagem de Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COUNTRY CLUBE DE ORIZONA: Um Clube para Você e sua Família


O Country Clube de Orizona lançou uma superpromoção na venda de títulos ao  sócio-contribuinte. O título que historicamente é vendido a R$ 545,00 está o clube com uma promoção de desconto de mais de 70%. Vá a secretaria do clube e compre ja sua ação. 
O Presidente do Clube , Divino Jose Nunes  informou que o número de títulos a venda, com a promoção acima é limitado. Interessados em se associar ao Country Clube deverão ligar nos números: (64) 8103-9945, (64) 9645-1924 ou comparecer na secretaria do Clube. 
O Country Clube de Orizona que é hoje um dos únicos pontos de lazer da cidade, Precisa de você, Povo Orizonense. O clube ja melhorou muito e pode melhorar ainda mais, pois vive um momento de crescimento e melhoramento, tornando-se um local agradável e com várias opções de lazer e entretenimento para você e sua familia.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Registro de fungo da Ferrugem Asiática em Orizona e mais 8 municípios

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta para a presença da ferrugem asiática em lavouras de soja em Goiás. O fungo já foi registrado em nove municípios no Centro-Sul do Estado. Os focos foram confirmados por várias instituições, entre elas universidades, centros de pesquisa e pela própria Agrodefesa, nos municípios de Piracanjuba, no Sul do Estado; Campo Alegre, Orizona e Cristalina no Sudeste goiano; e em Jataí, Rio Verde, Santa Helena, Paraúna e Montividiu, no Sudoeste. O principal dano provocado pela ferrugem é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, com a consequente redução da produtividade.
O coordenador do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Soja, engenheiro agrônomo Mário Sérgio de Oliveira, orienta os produtores, principalmente das proximidades onde foi confirmada a ocorrência da doença, que redobrem os cuidados neste momento para evitar prejuízos maiores. Segundo ele, neste ano está sendo registrado um verão mais chuvoso que o normal, o que provoca uma incidência maior da ferrugem da soja, que deve ser mais intensa devido às condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento do fungo.
Para obter informações atualizadas sobre a situação de cada região, Mário Sérgio indica como importante fonte de informação para os agricultores e para os próprios fiscais, o site www.consorcioantiferrugem.net, que ajuda na detecção dos focos de ferrugem no Estado, podendo auxiliar no controle da doença. Por outro lado, segundo o coordenador, a maioria das lavouras em Goiás já está no final do ciclo, o que diminui um pouco os danos e, consequentemente, os custos com o combate da doença. 
De acordo com informações já coletadas, a colheita da soja deve começar no fim de janeiro ou início de fevereiro. Mesmo assim, o engenheiro agrônomo recomenda que sejam tomadas as medidas fitossanitárias obrigatórias de monitoramento e controle químico, em caso de confirmação da presença do fungo na lavoura.
O fungo da ferrugem asiática da soja causa o surgimento de minúsculas pontuações mais escuras que o tecido sadio da folha. Os primeiros sintomas surgem no terço inferior da planta e se alastram até seu topo. A confirmação da ferrugem é feita pela observação, no verso da folha, de saliências semelhantes a pequenas feridas ou bolhas, que correspondem às estruturas de reprodução do fundo. Passados alguns dias, as folhas infectadas tornam-se amarelas e caem. A disseminação é feita principalmente pelo vento, e sua sobrevivência depende de plantas hospedeiras que podem ser a própria soja, outras culturas ou plantas daninhas.

Mais informações: (62) 3201-8414

* Texto com informações do Portal de Notícias Goiás Agora Via TOSABENDO.COM. Todos os direitos Reservados.

1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas de Goiás

Com o apoio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, foi formada em outubro de 2011 a Comissão Estadual de Blogueiros Progressistas, que objetiva somar-se a outras entidades e movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação, visando conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural em Goiás.
O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e sediado na cidade de São Paulo, e já promoveu dois Encontros Nacionais de Blogueiros Progressistas, que contou com a participação de diversas personalidades, entre elas o ex-Presidente Lula, o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, os Deputados Brizola Neto e Luiza Erundina, o jurista Fábio Konder Comparato, os jornalistas Paulo Henrique Amorim, Luís Carlos Azenha e Rodrigo Vianna, dentre outros.
A cada biênio o Centro apoia a realização de encontros estaduais. A edição goiana acontecerá em 14 de abril (sábado), das 8h às 18h, no Auditório da Câmara Municipal de Goiânia. O 1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas de Goiás terá como tema “Fortalecendo a blogosfera em Goiás - Construindo novos caminhos”. O evento contará com a participação do jornalista Amaury Ribeiro Júnior (foto), autor do livro “A Privataria Tucana” e do diretor de jornalismo da RÁDIO 730, Altair Tavares.

As inscrições podem ser feitas no blogproggoias.ning.com/.
Informações pelo e-mail:blogproggoias@gmail.com
Twitter: @BlogProgGoias