sexta-feira, 16 de julho de 2010

Solicitação de vaga na rede estadual começa segunda-feira

A Secretaria da Educação informa que a partir de segunda-feira, dia 19, novos alunos podem solicitar vagas para matriculas referente à transferências. O período termina no dia 3 de agosto. Antes de fazer sua solicitação, é preciso verificar se as escolas de preferência possuem curso, série e turno desejados. A solicitação de vagas na rede estadual será feita através do cadastramento dos alunos nos postos de atendimento (subsecretaria regional ou na unidade escolar) e no site www.matricula.go.gov.br. No cadastramento, o aluno deve ter os documentos pessoais em mãos e indicar três escolas, na ordem de sua preferência, para ser alocado. Mais informações: (62) 3201-3020. (Jornal do Sudeste).

Festival Cultural de Inverno de Vianópolis de 20 a 22 de julho

A promotoria de justiça de Vianópolis, com o apoio da prefeitura local, realiza nos dias 20, 21 e 22 de julho, sempre às 19:30hs, no Larga da Estação Ferroviária, o Festival Cultural de Inverno. A programação é a seguinte:

Dia 20 de julho - Terça-feira
- Coral do Ministério Público de Goiás
- Violino (João Batista Soares da Rocha)
- Sanfona, violão e contra-baixo (Adelvino)
- Contação de histórias e causos (alunos da Escola Estadual “Zenaide Campos Roriz”)
- Músicas de raiz ( PH da Viola)

Dia 21 de julho - Quarta-feira
- Apresentação de Ballet
- Contação de histórias e causos (Celmita Maria da Silva e Éder Mendes)
- Sanfona, violão e contra-baixo (Adelvino)
- Contação de histórias e causos (alunos da Escola Estadual “Zenaide Campos Roriz”)
- Show de Samba e Choro (Karine Serrano)

Dia 22 de julho - Quinta-feira
- Banda Sinfônica do CBPMGO
- Contação de histórias e causos (alunos da Escola Estadual “Zenaide Campos Roriz”)

Nos três dias do evento ocorrerão exposições de fotografias e gravuras (Mário Sérgio de Souza e Tatianny Leão Coimbra, alunos do curso de Artes Visuais da UFG), Bordados(Luzia), Esculturas (Isael), Maquete da Estação Ferroviária (Andréa Sanches), Telas, panos de prato, tapetes e cabaças (Sílvia Pereira da Silva), Cochas e almofadas em fuxico (Edith de Carvalho), Bonequinhas de madeira (Professora Isabelle Sotelo Goulart) e Telas em acríclio (Artista Plástica Romilda Meirelles Guimarães). (Rádio Rio Vermelho).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Programa pretende universalizar o uso da Internet no Brasil

Promover a inclusão digital, melhorar a prestação de serviços públicos e promover o desenvolvimento econômico, por meio da geração de emprego renda são alguns objetivos do Programa Nacional de Banda Larga. O projeto foi apresentado aos representantes municipalista nesta terça-feira, 14 de julho, durante a reunião do Comitê de Articulação Federativa (CAF).
Por reconhecer que a participação dos gestores municipais é fundamental para alcançar a meta de universalizar o acesso à rede mundial de computadores e levar a mais de 40 milhões de domicílios o serviço de banda larga até 2014, o programa foi pauta do encontro. Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanharam a apresentação.
A CNM defende a idéia de que não basta apenas universalizar o acesso a Internet, pois o foco principal é o ser humano e a tecnologia é apenas uma ferramenta que facilita o trabalho. Com base neste conceito e com intuito de levar o acesso a Internet e também promover o governo eletrônico aos Municípios, a entidade instituiu o Departamento de Governança Eletrônica.As atividades deste departamento visam, justamente, levar Inclusão Digital aos Municípios e aos cidadãos. De forma que o cidadão possua o acesso à rede mundial de computadores e também saiba utilizá-la em seu benefício. Neste contexto, a Confederação apóia o Programa Nacional de Banda Larga. (Portal CNM).

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aprovados no Processo Seletivo da Saúde de Orizona

A Secretaria Municipal de Saúde de Orizona divulgou ontem (13) a relação dos aprovados na 2ª fase do processo seletivo para agentes comunitários de saúde e agente de combate as endemias, conforme edital nº 002/2009. Confira abaixo a lista:
Agentes Comunitários de Saúde:
Área 01:
Tayssia Bárbara de Freitas
Área 02:
Meirilane Vieira Pereira
Jussara Pereira Bastos
Área 03:
Divina de Jesus
Área 04:
Leandro Vieira Gonçalves
Área 06:
Tássia Marília Vaz Mendes
Luciene Maria Cassimiro
Agente de Combate as Endemias:
Nilson José de Lima
Essa é a segunda lista de aprovados, já que a 2ª fase do processo seletivo havia sido cancelada em uma outra ocasião após diligência do Ministério Público, que alegava irregularidades na aplicação do exame de seleção. Dessa forma, os aprovados na 1ª fase foram novamente convocados e a nova fase foi realizada entre os dias 6 e 8 de julho, com o curso de formação, exame avaliativo e prova de títulos.
A Secretaria de Saúde aguarda agora parecer o Ministério Público para que os aprovados sejam convocados.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Desrespeito às convenções estaduais corre a solto na região

E a insubordinação dos diretórios locais dos partidos parece ser um dos ingredientes principais desses primeiros dias de campanha no Estado de Goiás. O que foi definido nas convenções parece ter satisfeito quase que exclusivamente aos interesses das direções de alguns partidos, já que na base as coisas fluem de uma forma diferente.
A incoerência com as definições dos partidos começou na região com o vice-prefeito de Pires do Rio Júlio Carneiro (PTB) e o ex-prefeito de Silvânia João Caixeta (PP), que declararam apoio ao peemedebista Iris Rezende. Membros do PR de Orizona tem se encontrado numa situação difícil, já que fazem parte da base do prefeito Felipe Dias junto com o PMDB, PT e PC do B, justamente a que apoia Iris em nível estadual.
Outro que deve se encontrar numa encruzilhada é João Bosco Mesquita. O ex-prefeito é assessor do deputado Marcelo Melo (PMDB), vice de Iris ao Governo de Goiás. O detalhe é que como articulador do PSB orizonense (que apoia Vanderlan no Estado), Mesquita fica numa situação digamos, um pouco irônica e ao mesmo tempo embaraçosa.
Na vinda de Marconi Perillo a Orizona, quase toda a cúpula do PP estava presente, demonstrando 'fidelidade' aos deputados Jardel Sebba (PSDB) e Roberto Balestra (PP), escudeiros de Marconi. Em São Miguel do Passa Quatro, Perillo foi recebido no sábado por uma comitiva organizada pelo prefeito recém-empossado Genivaldo Vicente da Costa (PT), que colocou seus dois carros particulares e uma moto na carreata e convidou todos os funcionários públicos do município para participar. Ao ajudar Marconi a plantar uma muda de ipê amarelo na entrada da cidade, o prefeito comentou que 80% dos filiados de seu partido no município tendem a apoiar o tucano.
E no balançar da carruagem, as coisas tendem só a piorarem e isso vai virar uma salada difícil de entender. Salve-se quem puder!

PRE encaminhou pedidos de impugnação de candidaturas

O procurador regional eleitoral, Alexandre Moreira Tavares, encaminhou pedidos de impugnação de candidaturas para o Tribunal Regional Eleitoral. Muitos pedidos foram analisados de acordo com a lei da ficha limpa.
Segundo a lei, os que forem condenados em decisão final por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha, podem ser casados no registro ou diploma de candidato pelo prazo de oito anos. O procurador eleitoral, Alexandre Moreira Tavares relata quais são os principais motivos dos pedidos de impugnação.
Além disso, é motivo de umpugnação a rejeição de contas relativas ao exercício de cargos e funções públicas pelo Tribunal de Contas dos Municípios nos últimos oito anos. Outros motivos levados em conta pela Procuradoria Regional Eleitoral são requerimentos de registros que não contenham cópias das certidões criminais e cíveis dos candidatos, comprovantes de desimcompatibilização e prova de alfabetição. (Rádio 730).

Veja aqui a relação dos 59 candidatos que podem ficar fora do pleito.

Escritor silvaniense André de Leones lança novo romance

O escritor André de Leones lança neste mês de julho seu novo romance. O livro COMO DESAPARECER COMPLETAMENTE sai pela Editora Rocco e será lançado no dia 27 em São Paulo e no dia 28 no Rio de Janeiro.
André de Leones nasceu em Silvânia e é um dos mais destacados da nova geração de escritores brasileiros. Seu primeiro romance HOJE ESTÁ UM DIA MORTO, venceu um prêmio nacional de literatura. André também publicou um livro de contos: PAZ NA TERRA ENTRE OS MONSTROS.
O novo livro de André de Leones é um romance que se passa na cidade de São Paulo. Ele fez parte do projeto AMORES ETERNOS, que selecionou 16 jovens escritos brasileiros. Cada um viveu um determinado tempo em uma grande cidade do mundo com a missão de escrever seu romance. Mesmo com o projeto não indo à frente André de Leones concluiu seu romance que chega agora às livrarias de todo país.
Radicado em São Paulo André de Leones vive de suas obras, publicando livros, escrevendo para jonais com O Globo e Jornal do Brasil e participando de conferência, bienais e rodas de leituras por todo Brasil. (Rádio Rio Vermelho).

domingo, 11 de julho de 2010

Rádio Orizona Web, uma iniciativa inovadora em Orizona

Espaço de interação e comunicação social através da internet, foi instalada recentemente a Rádio Orizona Web "A Rádio do Coração", iniciativa sem precedentes no município, criação do professor Nilson Vaz e colaboradores.
O portal trás uma programação musical variada, veiculando os maiores sucessos da atualidade. Uma outra possibilidade é a publicação das últimas notícias de Orizona e do Brasil, além de menus interativos, mural de recados, vídeos, imagens, agenda de eventos, links com parceiros e páginas de relacionamento e o Top 10 das músicas mais tocadas.
ACESSE A RÁDIO ORIZONA WEB CLICANDO AQUI.
SIGA A RÁDIO ORIZONA WEB NO TWITTER.

España Campeón del Mundial de Fútbol Sudáfrica 2010

"El fútbol es España. Con sus luces y sus sombras. Con sus matices y sus aristas. Con su seda y su pano. Con su tesón y su talento. La final del Mundial de Sudáfrica terminó por coronar a la mejor generación que jamás existió en este país y al mejor equipo, en toda su extensión, de cuantos participaron en la fase final. La que más ha dado al fútbol y la más ha recebido a cambio.
Se ha cumplido el sueño de muchas generaciones, se han superado barreras históricas y se ha llegado al punto en el que nadie puede superarte. La Copa de Mundo en sus manos, para siempre. Habrá otras, pero ya nada será igual. España es campeona de Mundo"!
E o mundo fala espanhol e mesmo sem unanimidade tem que se curvar à seleção que foi mais longe graças à garra e o talento individual e coletivo de seus atletas. Villa, Iniesta, Puyol, Xavi, Sergio Ramos, Piqué, Casillas, Pedro, Navas, Xabi Alonso, enfim... e o grande responsável por um grupo vencedor: Vicente del Bosque. O gol de Iniesta despertou a euforia da fúria, conforme revelado nos dois primeiros parágrafos desse texto, extraído das páginas no jornal espanhol Diario de Sevilla. Dífícil será pará-los agora. Parabéns para os espanhóis. Só se estabelece quem tem competência para tal. Que os brasileiros tenham aprendido com os sulafricanos como se faz uma Copa do Mundo e com os espanhóis como se vence uma.

Rodrigo Rezende retrata a beleza da noite orizonense

Na manhã desse domingo (11 de julho), quero destacar o belíssimo trabalho do fotógrafo Rodrigo Rezende, publicado no fotoblog Olhares Fotografia On-line. Dentre o seu trabalho publicado, Rodrigo trás três imagens capturadas em Orizona. A primeira, da matriz de Nossa Senhora da Piedade, a segunda da Avenida Egerineu Teixeira e a última da capela de Nossa Senhora de Fátima. Confira o seu trabalho aqui.