sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Chuvas intensas trazem transtornos e abundância

Por mais um dia nesse verão, as chuvas foram intensas no município de Orizona. A cada pequeno intervalo ela vem forte ou suave. Mas não para e continua a penetrar no nosso solo de cerrado.
Nos mais de 5 mil quilômetros de estradas rurais, onde o trânsito de veículos pesados (por causa da força da agropecuária local) é intenso, não há muito o que o poder público municipal possa fazer momentos. Estradas de terra que dão acesso aos povoados de Taquaral, Firmeza, Cachoeira, Buritizinho, Montes Claros, Posse, Corumbajuba, Panela Quebrada e Rio do Peixe estão em condições péssimas. Pontes não estão suportando e comunidades já enfrentam dificuldades de acesso ao centro urbano. Os prejuizos na agropecuária também já podem ser vistos principalmente nas lavouras de soja e na produção de leite. Se o caminhão quebra ou atola, lá se vai o leite de dois dias de trabalho; se as chuvas são intensas as leguminosas começam a sofrer com problemas fúngicos.
E olha que o governo municipal tem tentado. Em dezembro, por exemplo, a  administração de Felipe Dias fez até parcerias com municípios vizinhos para recuperar as principais vias (os agricultores garantem que essa é a administração que mais trabalha para manter as estradas em condições adequadas). A erosão nas vias urbanas também estão surgindo, mas segundo o secretário de Ação Urbana Rui de Castro é preciso aguardar um pouco para as chuvas permitirem que as equipes trabalhem.
Mas mesmo com esse lado, o município não possui ninguém vivendo em áreas de risco e os prejuizos são relativamente pequenos se comparados àqueles dos atingidos pela "inércia" do Estado, seja no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Outro ponto é que diferente dos últimos anos em que a região era atingida pela seca nesse período, desta vez a abundância cai do céu. Assim, que Deus continue nos abençoando com a fartura e aumentando o volume de água de nossas nascentes.

Homens de Marconi querem tirar delegado de Orizona

Várias lideranças orizonenses estão unindo esforços para garantir a permanência do delegado de polícia Dr. Diogo Andrade Ferreira no município. O delegado chegou há apenas um ano na Delegacia de Orizona, após um esforço pessoal do prefeito Felipe Dias (PMDB) junto ao então secretário de Segurança Pública Ernesto Roller. Agora a Delegacia Regional pretende removê-lo para o município de Ipameri.
Com a chegada de Dr. Diogo no ínício de 2010, chegou ao fim um ciclo que o município viveu onde todas as ocorrências não eram encaminhadas e não havia certeza da solução das demandas e foi possível também a realização de importantes operações de combate ao crime no município.
No atual esforço, o prefeito Felipe, o presidente da Câmara Joãozinho Albino, o juiz de direito Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, o representante da OAB-GO Rivadávia Jaime, membros da própria comissão executiva local do PSDB (partido do Governador Marconi Perillo) e agentes e funcionários da Polícia Civil encaminharam documento à Delegacia Geral da Polícia Civil para garantir que Dr. Diogo permaneça em Orizona.
Nesse momento, as famílias orizonenses torcem para uma sensibilidade maior do Governo Estadual para essa questão que envolve os interesses de toda a comunidade. Haveria por acaso uma razão política para tal? A derrota do candidato nos dois turnos do último pleito por acaso incomodam os governistas? Há que se refletir sobre isso.

Chuva não vai dar trégua no final de semana em Orizona


Estação é a mais chuvosa da década.
As chuvas vão continuar caindo neste sábado (15) em todo o Estado, segundo previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec. As mais intensas, ou com acumulados significativos, estão previstas para as regiões Central, Oeste e Leste. A umidade do ar vai continuar elevada e os termômetros vão variar entre os 16ºC no Sul e os 32ºC no Norte.
Em Orizona, o sábado terá tempo instável, com sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 21 e 32º C. Precipitação provável de 23 mm. Umidade do ar de 45 a 87%. O sol nasce às 6h51min e pôe às 19h54min. Essa tendência deverá prevalecer pelo menos até a próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro. (Agecom/ Climatempo).

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ex-prefeito de Vianópolis foi vítima de infarto fulminante

Faleceu na noite desta quarta-feira, 12, aos 73 anos, no Hospital e Maternidade São Sebastião, o ex - prefeito de Vianópolis Fausto Geraldo Gonçalves de Araújo.
Ele foi vítima de um infarto fulminante. Fausto Gonçalves foi prefeito de Vianópolis no período de 83 a 89, pelo PMDB. Posteriormente, filiou-se ao PSDB. Fausto Gonçalves trabalhava na Agenfa de Vianópolis. (Correspondente Vianopolino/ Rádio Rio Vermelho).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Lideranças lutam para manter delegado no município

Várias lideranças orizonenses estão unindo esforços para garantir a permanência do delegado de polícia Dr. Diogo Andrade Ferreira no município. O delegado chegou há apenas um ano na Delegacia de Orizona, após um esforço pessoal do prefeito Felipe Dias (PMDB) junto ao então secretário de Segurança Pública Ernesto Roller. Agora a Delegacia Regional pretende removê-lo para o município de Ipameri.
Com a chegada de Dr. Diogo no ínício de 2010, chegou ao fim um ciclo que o município viveu onde todas as ocorrências não eram encaminhadas e não havia certeza da solução das demandas e foi possível também a realização de importantes operações de combate ao crime no município.
No atual esforço, o prefeito Felipe, o presidente da Câmara Joãozinho Albino, o juiz de direito Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, o representante da OAB-GO Rivadávia Jaime, membros da comissão executiva local do PSDB (partido do Governador Marconi Perillo) e agentes e funcionários da Polícia Civil encaminharam documento à Delegacia Geral da Polícia Civil para garantir que Dr. Diogo permaneça em Orizona.
Nesse momento, as famílias orizonenses torcem para uma sensibilidade maior do Governo Estadual para essa questão que envolve os interesses de toda a comunidade.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Confira o resultado do Processo Seletivo 2011/1 da UEG

O Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG) divulgou no fim da tarde desta segunda-feira (10) o resultado preliminar da segunda fase do Processo Seletivo 2011/1 e do Sistema de Avaliação Seriado para os alunos que estão concluindo o ensino médio.


Para os demais concorrentes do SAS, que ainda cursam o ensino médio, o boletim de desempenho pode ser conferido a partir do dia 19 de janeiro. Foram oferecidas 4.955 vagas, sendo 3.964 no Processo Seletivo e 991 no SAS. 29.021 estudantes se inscreveram no vestibular deste semestre. (Rádio 730).

Prefeitura está em dia com seus compromissos financeiros

Foi depositado ontem (10) a primeira parcela de 2011 do FPM - Fundo de Participação dos Municípios. O montante a nível de Brasil ficou em R$ 2.248.920.334, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Sem este desconto, o valor bruto é de R$ 2.811.150.418.
O presidente da CNM - Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski esclarece que o primeiro repasse do ano ainda tem reflexos da arrecadação obtida no final do ano passado, fortalecida pelas compras de fim de ano. O valor também indica uma possível sequência na recuperação do Fundo iniciada em dezembro de 2010. Isso é um  bom sinal, já que desde o início da crise econômica que teve ápice no segundo semestre de 2008, as prefeituras, principalmente aquelas de pequeno porte, viram a sua arrecadação declinar significativamente.
A prefeitura de Orizona, mesmo sofrendo diretamente com esse mal, conseguiu encerrar o ano de 2010 com todas as despesas quitadas. Graças a seriedade com que foram conduzidos os gastos do dinheiro público, foi possível antecipar o pagamento da folha de dezembro/10 para o dia 23 do referido mês, mesmo sem que o repasse de diversos convênios como o Estado e a União tivesse sido feito.
Também estão em dias o pagamento de todos os prestadores de serviço como a ATTEMO - Associação dos Trabalhadores do Transporte Escolar e Coletivo do Sudeste Goiano e as assesorias. Ao contrário do que algumas más línguas disseram por aí, a Administração (incluindo todos os fundos municípais), jamais deixou de fazer em dia os repasses e pagamentos ao INSS, Pasori, Consignações, Laboratórios e Hospital. No caso do Pasori - Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Orizona, o valor repassado nestes dois últimos anos garantiu que o fundo de previdência mais que dobrasse o seu saldo.
Nesse sentido, a Prefeitura prepara uma temporada de importantes obras no município. Mais de 6 milhões de reais foram viabilizados para serem convertidos em benefícios para a comunidade nesses dois anos. Serão construídos e/ou reformados postos de saúde, praças e vias públicas, adquiridos veículos de transporte e de trabalho. Além disso, o prefeito Felipe Dias (PMDB) contratou assessoria especializada para aumentar a eficiência e potencializar as ações da administração pública municipal.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Governo cria linha gratuita para informações sobre rodovias

A Agetop definiu o número gratuito para atendimento relacionado às rodovias. O número será o 0800 649 4000 e vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana. Os atendentes estão sendo treinados pela Agência. A previsão é de que o serviço comece a funcionar amanhã (11).
Por falar nisso, a GO-330 no trecho entre Pires do Rio e Vianópolis foi recapeada em dezembro, mas já está na mesma situação de antes. Vamos ligar, gente! (Rádio Rio Vermelho).