sábado, 17 de dezembro de 2022

Memórias de meu avô Jesus Policena Rosa

Neste 17 de dezembro de 2022, pela primeira vez em 87 anos não será possível comemorar o aniversário de meu avô materno Jesus Policena Rosa na sua presença, uma vez que nos deixou em 1º de abril último. Até 2008, convivi bem pouco, pois morava mais distante. Todos morávamos na região da Firmeza, mas em extremos. Convivíamos mais nas programações religiosas, esportivas e de lazer da comunidade do que visitando as residências de um ou outro.
Não tenho lembranças da avó Carolina, sua esposa, que faleceu em 13 de maio de 1984, quando eu tinha apenas sete meses de idade. Se casaram em 1958 e tiveram nove filhos, todos ainda vivos: Maria da Penha Pereira (Rosa) de Sousa, Rui Policena Rosa, Rubens Policena Rosa, Neusa Pereira Rosa, Neide Pereira Rosa da Cunha, Ramos Policena Rosa, Roberto Policena Rosa, Ronaldo Policena Rosa e Nadir Pereira Rosa. Eles criaram os filhos na região de Firmeza de Baixo, a margem esquerda do ribeirão Cachoeira, em localidade entre os povoados de Firmeza e Cachoeira.
A propriedade foi adquirida como herança do pai de Jesus, Ramiro Policena Rosa, falecido em 1956. Vô Jesus também foi comprando as partes dos irmãos e ao final, a terra se aproximava de 12 alqueires. Quando casou com Carolina, construiu um pequeno barraco para morarem. Como a família aumentou muito, foram adaptados quartos junto ao paiol. No final da década de 1970, construiu uma casa de alvenaria que podia abrigar toda a família. A propriedade foi dividida entre os filhos em 2008, quando Jesus se mudou para a cidade de Orizona.
Uma tarefa econômica que teve foi da produção de fumo. O tabaco cultivado e preparado, segundo minha mãe Neusa, era transformado em fumos de rolo e comercializado na cidade. Minha mãe e a tia Neide ajudavam na tarefa e como pagamento, vendiam trouxinhas menores com as sobras. Vovô Jesus buscava a sobrevivência nas mais diversas atividades. A propriedade, que era pequena, tinha o solo pouco fértil e só era cultivado aquilo que exigia para a autossubsistência. Mas era uma família de pessoas muito dedicadas ao trabalho. Em minha infância, lembro que geralmente saia para serrar madeira com a serra manual, com alguns dos filhos.
Uma grande atração que fica naquela área de terra é a cachoeira do Augusto, tendo seu ponto predileto o chamado “poção”, ótimo para um banho. Só recentemente que soube que a cachoeira tinha esse nome, por estar na propriedade de Augusto Policeno Rosa, avô e padrinho de Jesus. Augusto era morador dali desde o início da década de 1920.
Desde a infância, Jesus teve sérios problemas de saúde e, apesar de muitas vezes desenganado, foi vencendo as doenças a ponto a ter uma vida relativamente longa. Entre outras, teve chagas, úlcera no estômago e enfisema pulmonar, possivelmente provocado pelo uso do cigarro ou mesmo pelo manuseio do tabaco durante o trabalho. Esse último foi quem provocou a sua morte, mesmo tendo deixado de fumar 14 anos antes.
Para quem é criança e adolescente, os momentos na casa do avô sempre são bons. Além do banho de cachoeira, a sede tinha um quintal enorme. Em uma ocasião, tive um corte profundo na perna esquerda. Era bem pequeno e a cicatriz cresceu comigo. Gostava também de sua comida e de ler os livros que tinha, o mais interessante, uma linda Bíblia ilustrada em dois volumes. Indo em sua propriedade, na margem esquerda do ribeirão Cachoeira, geralmente encontrávamos os seus filhos mais jovens, principalmente a tia Nadir. Os casados viviam em outras localidades.
Vovô dedicou a muitos prazeres: caçar perdiz, jogar sinuca (ganhou o apelido de ‘Jesus do Prego’), baralho, dominó e pegar queda de braço, uma de suas grandes habilidades. Também foi um exímio jogador de futebol, mantendo a prática esportiva até mais de 60 anos de idade. Foi dirigente de comunidade das CEBs, na Firmeza de Baixo. Depois que mudou para a cidade de Orizona, em 2008, se integrou nos grupos de melhor idade e era um dançarino de destaque. Foi nessa época que também lhe pegou o apelido de ‘Jesus do Paraguai’.
No período entre 1995 e 1998, encontrava com vovô com muita frequência. Quando chegava no final da tarde para as aulas no Colégio Dorvalino Fernandes de Castro, ia direto em um bar do povoado e deparava com o mesmo chegando ou já jogando sinuca. Ali jogada (dando prego), fumava, bebia uma bebida forte (mas pouca), um petisco, conversava e ia para casa, onde vivia só. Os adversários da sinuca variavam, mas um que ficou em minha memória foi o Edilson do tio Joaquim Antônio.
Uma história conhecida entre os familiares foi durante a sua adolescência em Ceres. Ao lado dos irmãos José e Manoel e de mais nove amigos, era temido e faziam algumas extravagâncias impensáveis. A maior era a de atravessar o rio das Almas por dezenas de vezes a nado, até não conseguirem mais. Para se ter uma ideia, o rio é equivalente ao Corumbá. Não seria de duvidar, já que vovô tinha a prática de jogar alguns de seus filhos pequenos na cachoeira do Augusto para que aprendessem a nadar mais rapidamente.
Parece que tinha alguns valores quase inegociáveis. Um destes é que depois de viúvo, não quis casar, apesar de terem surgido algumas oportunidades. Foram quase 38 anos de viuvez, que preferiu viver só. Nos últimos anos de vida, não podia estar mais só e teve o apoio dos familiares ao seu lado, até o último instante, algo valioso e que vovô Jesus pode perceber. A gente não pode viver a morte dos entes queridos, mas podemos estar ao lado em vida, na velhice.

Linha do Tempo:

1935 – Em 17 de dezembro nasce em Campo Formoso (Orizona) Jesus Policena Rosa, filho de Ramiro Policena Rosa e Mariana Pereira dos Santos. Ele nasceu em casa, na residência da família.

1942 – Nasce em 04 de janeiro em Campo Formoso, a avó materna Carolina Honorata de Jesus, filha de Josino Pereira Cardoso e Maria Honorata de Jesus. Era a filha mais jovem do casal. Nessa época, viviam na antiga sede do pai de Maria Honorata, José Gregório Pereira.

1942 – Em 11 de julho, falece o sogro Josino Pereira Cardoso, vítima de um infarto enquanto carreava milho no carro de bois.

1942 – Gustavo Pereira de Castro, primo de Jesus Policena Rosa, funda com familiares e amigos o time de futebol Firmeza Esporte Clube. O time foi integrado nas primeiras décadas principalmente pelas famílias Policena Rosa, Pereira de Castro, Gregório Pereira, Caixeta, Alarcão e Sousa. Jesus jogou por muito tempo pela equipe por outras da região.

1944 – Ramiro Policena Rosa muda com a família para Anápolis e mais ou menos dois anos depois, para Ceres, então Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG). Na CANG, sustentava a família produzindo hortaliças e vendendo na cidade.

1950 – Por volta dessa época, sua mãe Mariana Pereira dos Santos falece em Ceres-GO.

1952 – Em junho, Ramiro Policena Rosa retorna com a família para a antiga propriedade rural, em Orizona. Um dos motivos do retorno foi a vida dura que a família enfrentava na CANG. Jesus tinha nessa época, 16 anos.

1953 - Faleceu em Orizona, no dia 10 de julho, o trisavô Augusto Policeno Rosa, ocasionado por um quadro grave de Hepatite Crônica (nefrite), conforme laudo do médico Joel de Andrade.

1958 – Jesus Policena Rosa se casa com Carolina Honorata (de Jesus) Rosa em 20 de março, durante o período quaresmal, na capela da Cachoeira. Havia uma crença na época que casamentos na Quaresma davam azar. Eles tiveram nove filhos.

1956 – Morreu em 02 de maio o seu pai Ramiro Policena Rosa.

1969 – Em 27 de janeiro falece a sogra Maria Honorata de Jesus. Nessa época, morava acima da antiga sede do patriarca Joaquim Gregório Pereira, que na época morava seu irmão Joaquim José Gregório. Fica na margem direita do córrego da Lagoa.

1984 – Em 13 de maio, Dia das Mães, morre aos 42 anos, a esposa Carolina Honorata. Ela morreu de problemas cardíacos enquanto rezava numa igreja em São Paulo – SP. Relatos afirmam que na ocasião estava muito emocionada. Seu corpo foi transportado de avião para Anápolis-GO, antes de ser velada e sepultada em Orizona.

2008 – Se muda da região da Firmeza em abril e vai morar no bairro Cinelândia. Por causa de sua condição de saúde e a necessidade de tratamento, deixa de fumar. Faz a partilha da terra da propriedade entre os 09 filhos.

2013 – Ajudou na organização da Festa da Família Policena Rosa, realizada no dia 13 de julho daquele ano, na AABB de Orizona.

2015 – Teve uma grave crise por conta de problemas respiratórios, deu entrada em estado grave no ambulatório médico de Orizona, sob cuidados do médico João Marcos Ribeiro. Foi posteriormente transferido para uma UTI em Senador Canedo. Depois da alta, passou a usar oxigênio medicinal e a fazer acompanhamento no CAIS Chácara do Governador e Hospital das Clínicas/UFG.

2022 – Falece em Orizona no dia 1º de abril, no Hospital e Maternidade São Pio X, de agravamento dos problemas pulmonares. Morreu por volta de 13:30 horas, foi velado na casa de velório da Funerária Liv Pax Orizona e foi sepultado no cemitério municipal no início da noite. Deixou 09 filhos, 25 netos e 27 bisnetos, genros e noras. Nessa trajetória não pode estar até o fim ao lado da esposa e do genro Otávio Joaquim de Sousa, que faleceu antes vítima de um acidente.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Orizona no conturbado período da Primeira República (1889-1930)

Em 15 de novembro de 1889 foi dado um golpe de Estado, em que o Império foi substituído pela República, construída no Brasil com bases positivistas, mas ainda vinculadas ao escravismo. A queda deste último foi o principal responsável pela deposição de D. Pedro II.
O período entre 1889 e 1930 foi um difícil e conturbado tempo de transição política, em que a República precisava, aos olhos de seus defensores, se consolidar. Foi, portanto, um rio de corredeiras, cercado por duas margens golpistas (em 1930 foi o golpe de Getúlio Vargas). Essa época ficou conhecida como República Velha, Primeira República ou República “Café com Leite”.
Para sustentar a República, os governantes utilizavam da força das lideranças locais para ganhar votos em troca de favores. Essas lideranças eram os coronéis, grandes proprietários de terra, cercados de agregados e de pessoas que lhes deviam favores. Foi um período de muita corrupção, compra de votos, ameaças, atos truculentos e conflitos entre grupos opostos. Campo Formoso (Orizona) surgiu formalmente nesta realidade onde se consolidava o coronelismo.
Primeiramente se tornou distrito de paz e policial de Nossa Senhora da Piedade de Campo Formoso em 1891, na aurora da República. Em 1906, veio a ser vila e em 1909, elevada a cidade. Em todas essas ações, desde a segunda metade do século XVIII, dominou-se o papel dos grandes fazendeiros e da Igreja Católica, que em momentos agiram de forma favorável e em outros, prejudicaram o desenvolvimento local.
Campo Formoso ou Correas começou a emergir por volta de 1850, na ocasião em que surgia a Lei de Terras, que dava ao pároco ainda mais poderes, pois era aquele que fazia papel de juiz ou tabelião, tomando nota e fazendo os registros de declarações dos proprietários rurais, de suas posses territoriais. Contudo, essa lei dava àqueles a possibilidade de ampliar o poder, declarando sobre aquilo que de fato não possuíam. Isso fez com que os proprietários, já poderosos, tornassem ainda mais influentes. Era uma época de muito atraso e isolamento. Parecia que a paisagem trágica do Cerrado havia abraçado os viventes e os transformado em partes dela. Se na capital da Província o isolamento e o atraso eram terríveis, imaginem ali.
Entre os anos de 1856 e 1890, o vigário Antonio Luis Bras Prego foi o responsável pela grande freguesia de Santa Cruz. Além de sua atuação pastoral, também exerceu cargos políticos na vila e possivelmente foi a pessoa que mais tinha influência na região. Foi sucedido por Gomes Pereira da Silva, que seguiu o mesmo caminho e teve papel importante, ao lado dos comerciantes e agropecuaristas mais influentes, no processo de emancipação política de Campo Formoso, na instalação do Conselho de Intendência e na elevação a freguesia (paróquia) de Nossa Senhora da Piedade de Campo Formoso em 1912.
Os principais coronéis da época foram em maioria, vindo das famílias tradicionais: o mais influente e poderoso foi José da Costa Pereira Sobrinho (Cel. José da Costa), falecido em 1913, passando o “bastão” para seu filho José da Costa Pereira (Zequinha), que acumulou muitas forças políticas nas décadas seguintes. Se o pai foi o primeiro intendente de Campo Formoso, o filho foi prefeito e senador da República.
Seu rival era o Coronel Zacarias Gonçalves Caixeta, que tinha a sua sede na fazenda Boa Vista, onde posteriormente surgiu o povoado da Beira, e desejava a mesma ascensão. Dizia a lenda que Zacarias “mandava e não perdia”. Em seu desfavor estava o fato que José da Costa tinha as suas terras ao redor da cidade e ele, entre o Corumbá e o Piracanjuba. Assim, tinha menos força junto a seus pares mais influentes do que Costa e estava mais distante.
Com grande poderio, nasceu e viveu na região da Firmeza, filho do Cap. Joaquim Fernandes de Castro e Maria Rosa do Carmo, Jeremias Fernandes de Castro foi grande proprietário de terras em muitas regiões e com muita força política no início do século XX: foi intendente e membro do Conselho de Intendência, juiz municipal e fabriqueiro da paróquia. Seus irmãos José e Modesto, principalmente, também tinham grande ascensão na época.
Seu sobrinho e afilhado Rodolpho Fernandes de Castro, filho de José Fernandes de Castro e Maria Silvéria de Castro, foi seu herdeiro político e econômico. Sua sede ficava na fazenda Retiro, na Mata da Firmeza, mas era proprietário de outras mais. Atuou politicamente, sendo vereador, membro do conselho de Intendência e prefeito de Orizona.
No período da Primeira República, as disputas entre o grupo Caiadista e Bulhonista e a conduta das lideranças locais fez com que a ferrovia fosse desviada por 12 quilômetros do perímetro de Campo Formoso. Os trilhos chegaram em Ubatã em 1923 e a cidade não colheu os esperados frutos do desenvolvimento.
De forma semelhante e até mais grave, Santa Cruz viu os trilhos sendo desviados e foi quem pagou mais caro. As cidades ‘banhadas’ pelos trilhos, por outro lado, viu a pujança chegar e permanecer por décadas. Campo Formoso não: se o crescimento econômico antes não era grande coisa, depois muito menos. Ubatã também não se aproveitou disso. Foi um dos únicos povoamentos da região que não se desenvolveu. Seria mais uma para a conta dos coronéis e da Igreja? Não sei. Até tentaram transformar o povoado em sede do município, mas isso não surtiu efeito, também por questões de disputas políticas.
Alguns defendem ainda hoje que o desvio da ferrovia para longe de Campo Formoso ocorreu por necessidade e que estava previsto no projeto de engenharia. Mesmo que isso fosse verdade, era preciso a ação contundente das lideranças locais, da mesma forma que assim fizeram em outros momentos históricos. Foram decisões que impactaram em um século (por enquanto) o futuro de Orizona. Apesar de fatos como esse, os chamados coronéis em muito contribuíram para a região, mas o papel de donatários municipais por alguns políticos, mesmo hoje, em outros tempos, faz com que quem concentra o poder veja a prejudicar toda uma comunidade.
Para encerrar, sugiro a leitura da dissertação “ A Invenção de Uma Cidade à Margem da Modernidade, 1889 –1930”(2016), do pesquisador Jennydavison Ribeiro Santos Batista. O trabalho historiográfico apresentados a Universidade Federal de Uberlândia é um dos melhores a respeito de Orizona. Está disponível na internet.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Curiosidades históricas de Orizona em Região - II

Continuaremos tratando de curiosidades históricas do Município de Orizona e municípios vizinhos, ou de fatos que ocorreram em outras localidades, mas com vínculos no município. A essa coleção, damos o nome de “Efemérides”.
Efeméride pode ser um acontecimento relevante que é lembrado em seu aniversário. Os eventos que, por suas características, permanecem na história e são lembrados com o passar do tempo, constituem efemérides. Também se chama efemérides à celebração desses aniversários e ao comentário orientado para os acontecimentos de cada jornada.
O que pretendemos aqui pode ser algo parecido. Visamos registrar fatos históricos e acontecimentos de instituições, pessoas e famílias (batizado, nascimento, casamento e óbito) de pessoas que viveram em Orizona em regiões adjacentes nas últimas duas décadas ou mais. Por sua extensão, dividiremos essa história em mais de um texto, para não ficar muito extenso. Evitaremos citar fatos conhecidos ou já publicados, mas isso não é uma regra. E dessa vez, ampliamos as épocas, com fatos entre os séculos XVII e XIX. Sigamos em frente.

04/01/1894: morreu em Santa Cruz a Sra. Anna Francisca Ferreira, sogra do juiz Francisco Joaquim Marques e bisavó de Egerinêo Teixeira, ex-prefeito de Campo Formoso (Orizona). Deixou 10 filhos, 34 netos e 28 bisnetos.

07/01/1760: Foi batizado em Santo Amaro/MG, Luiz Fernandes de Castro, filho de Pedro Fernandes de Castro e Ignácia Ferreira de Jesus, pioneiros desta família em Minas Gerais.

12/01/1986: Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, bispo diocesano de Ipameri, toma posse como Arcebispo Metropolitano de Goiânia.

13/01/1986: Acontece no Clube Recreativo de Orizona o 1º Festival de Música de Orizona.

28/01/1906: Faleceu Silvério Pereira Caixeta, esposo de Maria Antonia de Oliveira (morta em 12/02/1903). O casal teve como herdeiros, Nelson, Maria Silvéria, Honorato, Floriana (esposa de Ananias Canedo), Amador, Alfredo, Gustavo e Delmiro Pereira Caixeta.

06/02/1855: Nasceu em Luziânia-GO, Cassiana da Cunha Telles, filha de Simeão Lopes Estelita Zedes e Anna da Cunha Coutinho. Casou com Antonio Fernandes de Castro, filho do Cap. Joaquim Fernandes de Castro e Maria Rosa do Carmo. O casal teve 11 filhos, além de outro que faleceu recém-nascido.

17/02/1950: Faleceu na fazenda Pontinhas, com 71 anos, Virgolino Fernandes de Castro, filho de Antonio Fernandes de Castro e Cassiana da Cunha Telles. Foi casado em 1ª núpcia com Mariana Cândida de Bonfim e em 2ª, com Cassiana de Sousa Bastos.

05/03/1896: Faleceu Flávia Vieira da Cunha, filha do Cap. José Pereira Cardoso e Anna Luísa da Cunha, esposa de Manoel Luiz Fernandes.

18/03/1865: Nasceu em Bonfim (Silvânia) Henrique Silva, filho de Francisco José da Silva e Ana Luísa Rodrigues de Moraes. Foi jornalista, político e militar, integrando a Comissão Exploradora do Planalto Central.

01/04/1913: Morreu Joaquim Gregório Pereira, morador da fazenda Firmeza, onde era agropecuarista, ferreiro e possuía uma farmácia. Era esposo de Carolina Maria do Carmo, filha de Escolástica Maria do Carmo e José Pereira Cardoso Primo.

03/04/1905: Nasceu em Campo Formoso, Benedito Silva, filho de Minervino Silva e Maria Gerônima Silva. Foi um renomado intelectual, servidor público, escritor e conferencista. Faleceu no Rio de Janeiro em 12 de fevereiro de 2000.

24/04/1833: Casou na Matriz de Santa Cruz, José Archanjo Correa, filho de Jozé Correa Peres e Maria Joaquina de Jesus (natural de Patrocínio-MG), com Angela Pereira de Faria, filha de Joaquim Pereira de Faria e Januária Ribeiro de Miranda (natural de Santa Cruz-GO)

02/05/1956: Faleceu na Fazenda Firmeza, Ramiro Policena Rosa, filho de Augusto Policeno Rosa e Maria Rosa de Mesquita.

10/05/1838: Na matriz de Santa Cruz, casaram Joaquim Vaz da Costa, filho de João Vaz da Costa e Roza Maria de Jesus; com Maria Antonia de Jesus, filha de Pedro Vaz da Costa e Maria Antonia de Jesus. Celebrou o padre Antonio Ferreira de Lima. Os noivos eram naturais de Araxá-MG.

11/05/1892: Faleceram em Carangola-MG D. Philomena Brettas e o filho João. Em 19 do mesmo mês foi a vez do esposo Manoel Gomes Tolentino, juiz de direito substituto de Manhuaçu, ambos de febre amarela. Eram pais e irmão do médico e farmacêutico orizonense Enéas e Euclydes Brettas, respectivamente.

15/06/1876: O presidente da Província de Goiás, Antero Cícero d’Assis, apresenta relatório a Assembleia Legislativa e informa que o seminarista Gomes Pereira da Silva tinha 38 alunos naquele ano no curso de Francês no Seminário Santa Cruz. Gomes foi vigário em Santa Cruz, Campo Formoso e Bonfim. Fez parte do Conselho de Intendência do primeiro; foi um dos principais responsáveis pela emancipação de Campo Formoso e a criação da freguesia (paróquia) de Nossa Senhora da Piedade.

29/06/1985: Inaugurado o Grupo Escolar Diolina Ferreira de Jesus, na fazenda Cachoeira, entre as propriedades de Joaquim José Vieira (Joaquim Branco) e Florentino Oliveira (Adalto).

10/07/1953: Faleceu de nefrite, Augusto Policeno Rosa, morador da Fazenda Firmeza e natural de Catalão. Era casado com Maria Rosa de Mesquita e genro de Cassiano José de Mesquita.

21/07/1912: Nasceu em Campo Formoso Florentino Vieira Pereira (Florentino Albino), filho de Maria José de Jesus e José Albino Vieira. Foi agropecuarista e político no município, sendo casado com Dorcelina Pereira e pai do escritor e professor Olímpio Pereira Neto.

29/07/1984: Em um único dia foram construídas 40 casas populares no alto do Gato Preto, em Orizona, surgindo ali a chamada Vila Mutirão. Foi uma parceria entre a população e governos municipal e estadual.

04/08/1941: Nasceu Sônia Maria Ferreira, filha de Joaquim Luiz Ferreira e de Leonina Gonzaga. É uma prestigiada escritora e professora natural de Orizona.

05/08/1895: O Conselho Municipal de Santa Luzia vota contra a representação que alguns habitantes das fazendas Piracanjuba e Mandaguaí fizeram à Câmara dos Deputados Estaduais, pedindo a anexação dessas duas fazendas ao Município de Orizona, que Campo Formoso era distrito. Na época, todo o território entre os rios Corumbá e Piracanjuba pertenciam a Santa Luzia.

11/08/1944: Morreu em Orizona Isaac Pereira de Castro, filho de Joaquim Gregório Pereira e Carolina Maria do Carmo.

11/08/1954: Morreu em Belo Horizonte-MG o professor, agropecuarista, político e jornalista silvaniense Antonio Euzébio de Abreu Jr., filho de Antonio Euzébio de Abreu e Elisa Maria de Sousa. Era pai de Antonio Americano do Brasil e foi professor de centenas de jovens que se tornaram brilhantes, entre estes, o ex-prefeito e ex-senador José da Costa Pereira.

22/08/1908: Nasceu em Campo Formoso, Benedito Pereira de Lima, filho de Isaac Pereira de Castro e Escolástica Maria de Lima. Foi casada com Altina Policena Rosa e pai, entre outros, de Vilon de Lima.

11/09/1703: Nasceu em Castrovicente, Bragança, Portugal, Pedro Fernandes de Castro.

11/09/1935: Nasceu na fazenda Areias, Laurindo Correa de Aquino, filho de Francisco Inácio Correa e Maria Tomaz de Aquino. Foi um importante agropecuarista e político de Orizona.

13/09/1902: Morreu na fazenda Cachoeira, Maria Felisbina de Jesus, viúva de Silvério Fernandes de Lima, naturais de Santana da Barra do Espírito Santo (município de Patos de Minas). Era mãe, entre outros, de José Fernandes de Lima, e avó de Adolpho Lima.

14/09/1604: Faleceu em São Paulo/SP, Antonio Rodrigues de Alvarenga. Natural de Lamego, Viseu, Portugal, foi proprietário, donatário e tabelião judicial e de notas de São Paulo. Era judeu sefardita, assim como o genro Sebastião de Freitas, ambos antepassados de famílias de Orizona.

14/09/1985: Inaugurada a nova sede da Emater-GO em Orizona, ao lado do Sindicato Rural e de frente para a Rodoviária.

17/09/1976: Governador Irapuã Costa Júnior assina contrato para a construção do Colégio Polivalente de Orizona, hoje CEPI MABEVE.

19/09/1913: Faleceu Venâncio Gonçalves Pereira, morador da fazenda Cachoeira, patriarca da família Venâncio Gonçalves de Orizona. Era esposo de Maria Justina de Jesus, filha de José Fernandes de Lima e Anna Justina de Jesus.

24/09/1984: Morreu em Goiânia-GO, Públio de Souza, político e militar cuiabano. Entre os cargos políticos, foi prefeito de Campo Formoso, Catalão e Santa Luzia (Luziânia). Era filho do Cel. João Pedro de Souza e de Clotilde Mendes.

29/09/1959: Encerramento da Tradicional Festa de São Miguel Arcanjo, da Cachoeira, que teve como festeiro Florentino Vieira Pereira. O vigário de Orizona na época era o padre Aldorando Mendes.

29/09/1959: Foi lançada a primeira edição do jornal O Pioneiro, fundado por Olímpio Pereira Neto, com participação inicial de Joaquim Pereira de Freitas, Silvio Mesquita e José Delcides Pereira.

01/12/1824: Nasceu na capital de Goiás, Vila Boa, Antonio Luis Bras Prego, filho do capitão porta-estandarte Gregório dos Santos Silva e de Delfina Antonia do Espírito Santo. Ordenou sacerdote com 31 anos de idade e foi um dos mais longevos na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz. Teve importante atuação nas áreas rurais e no território dos Correas ou Campo Formoso, onde esteve por centenas de vezes, inclusive tendo dado a benção a primeira capela.

01/12/1920: Faleceu no Hospital dos Estrangeiros, no Rio de Janeiro/RJ, José Fernandes de Castro, vítima de câncer. Foi sepultado no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. Tinha 75 anos de idade. Era esposo de Maria Silvéria de Castro e pai de quatro filhos, entre eles, o ex-vereador e ex-prefeito de Orizona, Rodolpho Fernandes de Castro.

02/12/1904: Nasceu em Jardinópolis-SP, Abel Pereira da Silva, Chegou em Campo Formoso em 29 de setembro de 1929. Casou com Anacleta de Jesus Silva, filha de João Ricardo de Souza e Maria Vargas. Foi motorista, servidor público, juiz de paz, relojoeiro, consertava vitrolas, máquinas de costura e veículos. Em São Paulo, foi jogador de futebol, atuando pelo Botafogo de Ribeirão Preto, Guarani de Campinas e XV de Piracicaba.

20/12/1930: Euclydes Tolentino de Figueiredo Brettas toma posse como prefeito de Campo Formoso, permanecendo até 18 de março de 1933, quando foi substituído por Alpheu Caixeta.

22/12/1949: Nasceu Joel Antonio Ferreira, filho de Joaquim Luiz Ferreira e de Leonina Gonzaga. Foi sacerdote e é escritor e professor universitário.

CONTINUA...

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com)